Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Mentalista »

Jackasscaxias escreveu:Verdade, todo cuidado é pouco para quem quer fazer isso de modo sútil. A vezes a pessoa para quem falamos algo, por acreditar na organização acaba falando de modo inocente à outros mais astutos, que vêem o perigo de perder a ovelha e fazem o necessário para protegê-lo, blindando a pessoa para qualquer conversa desse teor.
Fazendo isso da forma como a organização faz, parece que eles estão sempre um passo a frente, é como se o espírito santo de Deus já tivesse prevendo e o CG de forma bondosa já havia alertado suas ovelhas. No final, nós é que vamos sempre ser os vilões, os doentes mentais, os revoltados, os ingratos, os deleais. Seria cômico se não fosse trágico :sa8:
É necessário ter cautela, uma vez que você não quer ser visto como "apóstata". Só que é bem possível você fazer isso sem maiores problemas. O jeito mais seguro e mais ético de fazer isso é motivar a pessoa a pensar, nunca querer que ela necessariamente tenha a mesma opinião que você. Outra coisa a se lembrar é que as pessoas têm diferentes razões e formas de se questionar. Há pessoas que se baseiam no que parece mais aceitável, outras no que é mais vantajoso para a família delas, outras pensam mais em como ter sua própria vida, outras querem apenas saber onde está a suposta verdade absoluta (e muitas vezes não encontram ao saírem), outras percebem que lá dentro estão sendo manipuladas e assim por diante. É tão diversificado que nem adianta pensar que o mesmo motivo que o motivo a buscar mais informações vai motivar também outras pessoas.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por olhoSingelo »

" É importante entender que, na maioria dos cultos baseados na Bíblia, embora o membro seja doutrinadamente ensinado doutrina, não é a doutrina que o mantém no grupo. É o sentido de que o grupo é o verdadeiro povo de Deus, um sentimento cultivado por técnicas de controle mental. Assim, envolver o membro do culto em um argumento ou discussão bíblica é muitas vezes inútil ".

Stephen Hassan, liberando as ligações p.145
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

olhoSingelo escreveu:" É importante entender que, na maioria dos cultos baseados na Bíblia, embora o membro seja doutrinadamente ensinado doutrina, não é a doutrina que o mantém no grupo. É o sentido de que o grupo é o verdadeiro povo de Deus, um sentimento cultivado por técnicas de controle mental. Assim, envolver o membro do culto em um argumento ou discussão bíblica é muitas vezes inútil ".

Stephen Hassan, liberando as ligações p.145

Isso é muito verdade, e noto isso nos olhos da minha esposa quando conversamos.
Perguntei pra ela dias atrás pq ela hesitava tanto em ouvir o que eu tinha a dizer, perguntei se era por medo de perder o contato com sua família, ou o medo de descobrir que o que eu descobri é verdade é que toda a vida é serviço que ela prestou foi em vão? Chorando ela me respondeu que são exatamente esses os medos que ela mais tem... Senti nessa resposta que as vezes preferimos enganar a nós mesmos, e em troca ter o conforto de não tomar nenhuma atitude!
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

Consegui entrar em um acordo em casa, pelo menos para conversamos.
Visto que minha esposa me evita quando ela percebe que quero falar sobre assuntos mais sérios, consegui fazer um acordo com ela. Uma noite por semana vamos sentar para estudar e conversar, sem fugir dos temas propostos.
Sugeri que podíamos começar hoje com o seguinte tema: "Como despertar seu senso crítico"
Hoje não quero ficar no assunto religião, quero fazer ela ver a importância de se questionar, e de não ir com a opinião da maioria. Espero que eu tenha sucesso...
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

Ah, se alguém tiver alguma matéria que eu possa usar nesse assunto e possa indicar, ficarei muitíssimo grato! d:7
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
TJ RENOVADO
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 27 Abr 2017 00:02

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por TJ RENOVADO »

Jackasscaxias escreveu:Ah, se alguém tiver alguma matéria que eu possa usar nesse assunto e possa indicar, ficarei muitíssimo grato! d:7
Que bom, meu caro. Apena uma sugestão.
Tem uma "Despertai!" de 22/03/1985 cujo assunto de capa é: É uma pessoa de mente aberta?

Nada melhor que usar as publicações incoerentes da Torre para iniciar um tema com uma TJ.

Boa sorte!
Avatar do usuário
Jackass
Forista
Forista
Mensagens: 162
Registrado em: 23 Dez 2017 19:44
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Jackass »

TJ RENOVADO escreveu:
Jackasscaxias escreveu:Ah, se alguém tiver alguma matéria que eu possa usar nesse assunto e possa indicar, ficarei muitíssimo grato! d:7
Que bom, meu caro. Apena uma sugestão.
Tem uma "Despertai!" de 22/03/1985 cujo assunto de capa é: É uma pessoa de mente aberta?

Nada melhor que usar as publicações incoerentes da Torre para iniciar um tema com uma TJ.

Boa sorte!
Muito obrigado pela dica TJ Renovado, vou dar uma olhada nessa matéria
Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês.
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por The Brother »

O que está escrito:

“O CONCEITO DA BÍBLIA É errado mudar de religião? …Visto que nosso Criador deseja que busquemos a verdade, não é errado agirmos de acordo com as evidências que encontramos — mesmo que isso signifique mudar de religião. Assim, a lealdade a Deus pode fazer com que você tome uma decisão que não agrada alguns membros da família. Embora a Bíblia faça uma clara distinção entre ensinamentos verdadeiros e falsos, Deus permite que cada pessoa escolha livremente quais deles seguir. (Deuteronômio 30:19, 20) Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família. Será que o estudo da Bíblia causa ruptura na família? Não.” —Despertai! Julho de 2009, pág.s 28, 29

O que realmente está escrito e como as TJs entendem:

“O CONCEITO DA BÍBLIA É errado mudar de religião E TORNAR-SE TESTEMUNHA DE JEOVÁ? …Visto que nosso Criador deseja que busquemos a verdade, não é errado agirmos de acordo com as evidências que encontramos — mesmo que isso signifique mudar de religião FALSA E TORNAR-SE TESTEMUNHA DE JEOVÁ. Assim, a lealdade a Deus pode fazer com que você tome uma decisão que não agrada alguns membros da família QUE NÃO ENTENDEM QUE ESTÃO NA RELIGIÃO FALSA E QUE VOCÊ ENCONTROU A RELIGIÃO VERDADEIRA. Embora a Bíblia faça uma clara distinção entre ensinamentos verdadeiros e falsos, Deus permite que cada pessoa escolha livremente quais deles seguir. (Deuteronômio 30:19, 20) Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável, CONTINUANDO NA RELIGIÃO FALSA, nem a escolher entre a religião e a família. Será que o estudo da Bíblia causa ruptura na família? Não. É A FAMÍLIA QUE PERMANECE NA RELIGIÃO FALSA QUE É CULPADA POR ESSA RUPTURA."—Despertai! Julho de 2009, pág.s 28, 29
Avatar do usuário
Dr. Schultz
Forista
Forista
Mensagens: 1054
Registrado em: 05 Fev 2016 09:54

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por Dr. Schultz »

TJCalado escreveu:Como já falei anteriormente aqui no fórum, não creio que qualquer tentativa de sabotar a confiança que a TJ tem no corpo governante funcione. Mesmo que tenha algum aparente resultado, no final das contas o TJ fica cheio de dúvidas, sentindo-se um traidor, geralmente voltando arrependido para as garras do corpo governante.
Do meu ponto de vista - e várias experiências mostram que - a única maneira de realmente se libertar das doutrinas da Torre de Vigia é de forma pessoal. A pessoa percebe algo estranho por si mesma e, a partir daí, começa a puxar o fio que desenrolará todo o novelo, descobrindo que outras pessoas também percorreram o mesmo caminho. Essa é a única forma de sair de lá sem achar que foi enganado por um apóstata.
Terei de discordar com vc. Pelo menos no meu caso, a transparência em mostrar diversos erros do CG foi exatamente o que gerou o conflito e por fim o entendimento com minha esposa de que essa religião é apenas mais uma de muitas.
Foi dolorido todo o processo mas hoje vejo que foi exatamente a questão do abuso sexual, as mentiras doutrinárias, que abriram os olhos da minha esposa. Soma-se a isso, o fato de que ela diminuiu o empenho nos assuntos organizacionasi devido a decepções com irmãos locais.

Então nem sempre essa afirmação é verdadeira e vale tentar de tudo. A chave a meu ver é ter paciência e muito sangue frio.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Mudar de religião - iniciando uma conversa com um TJ

Mensagem não lida por TJCalado »

Dr. Schultz escreveu:
TJCalado escreveu:Como já falei anteriormente aqui no fórum, não creio que qualquer tentativa de sabotar a confiança que a TJ tem no corpo governante funcione. Mesmo que tenha algum aparente resultado, no final das contas o TJ fica cheio de dúvidas, sentindo-se um traidor, geralmente voltando arrependido para as garras do corpo governante.
Do meu ponto de vista - e várias experiências mostram que - a única maneira de realmente se libertar das doutrinas da Torre de Vigia é de forma pessoal. A pessoa percebe algo estranho por si mesma e, a partir daí, começa a puxar o fio que desenrolará todo o novelo, descobrindo que outras pessoas também percorreram o mesmo caminho. Essa é a única forma de sair de lá sem achar que foi enganado por um apóstata.
Terei de discordar com vc. Pelo menos no meu caso, a transparência em mostrar diversos erros do CG foi exatamente o que gerou o conflito e por fim o entendimento com minha esposa de que essa religião é apenas mais uma de muitas.
Foi dolorido todo o processo mas hoje vejo que foi exatamente a questão do abuso sexual, as mentiras doutrinárias, que abriram os olhos da minha esposa. Soma-se a isso, o fato de que ela diminuiu o empenho nos assuntos organizacionasi devido a decepções com irmãos locais.

Então nem sempre essa afirmação é verdadeira e vale tentar de tudo. A chave a meu ver é ter paciência e muito sangue frio.
Apenas uma ou duas amostras não definem uma conclusão. Por exemplo, o fato de toda semana uma pessoa ganhar na loteria não faria você ter tanta certeza em ganhar a ponto de garantir o pagamento de uma dívida com um possível prêmio. Minha declaração citada por você considera os riscos da atitude. As chances de você perder o familiar ao se revelar contrário a organização são muito grandes.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 78 visitantes