As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Kali
Forista
Forista
Mensagens: 998
Registrado em: 01 Nov 2008 21:06

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por Kali »

André Felix escreveu:
Intessante como parte das explicações revelam os costumeiros preconceitos cristãos fundamentalistas, envolvendo fraternidades como a maçonaria ou movimentos como o New Age. Até o satanismo é usado como explicação.
Eu lamento que as pessoas deixem a "organização", deixem a religião das testemunhas de Jeová, mas permaneçam apegadas a esses tipos de preconceitos. "Satanás" é sempre o "outro". Nesse caso a Watchtower Society, a maçonaria, o neopaganismo, o movimento New Age.
No meu caso particularmente, acho estranhas algumas figuras penderem pra este lado esotérico, ou que envolvam alguns sinais de fraternidades, ou até mesmo o satanismo. Mas não é preconceito por estas outras crenças ou atividades, mas sim pq a Torre "detesta" e considera tudo isso como sendo da "babilônia a grande", e que nenhum tj deve ter nada a ver com estas coisas. Então é no mínimo incoerente ver ela se "associar" com quem ela atira tantas pedras, nem que seja em "inofensivos" desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares.
Mas é claro que isso tb é um prato cheio pra religiosos fundamentalistas.
Avatar do usuário
antitipo
Forista
Forista
Mensagens: 219
Registrado em: 04 Nov 2008 17:15

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por antitipo »

Exatamente a questão em jogo! As imagens ocultas dentro das publicações da Torre não tem nada de mais em si só. Mas para quem fala que é isenta de qualquer ligação com outras religiões, é um tanto hipócrita. Em relação a imagem do "Joãozinho Trinta" (gostei dessa, André :D ), pelo menos outras duas imagens também aparecem naquela mesma linha imaginária, não só a do nosso famoso carnavalesco. Será que Joãozinho Trinta é do Corpo Governante? :shock:
Kali escreveu: No meu caso particularmente, acho estranhas algumas figuras penderem pra este lado esotérico, ou que envolvam alguns sinais de fraternidades, ou até mesmo o satanismo. Mas não é preconceito por estas outras crenças ou atividades, mas sim pq a Torre "detesta" e considera tudo isso como sendo da "babilônia a grande", e que nenhum tj deve ter nada a ver com estas coisas. Então é no mínimo incoerente ver ela se "associar" com quem ela atira tantas pedras, nem que seja em "inofensivos" desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares.
Mas é claro que isso tb é um prato cheio pra religiosos fundamentalistas.
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por shurelambers »

André Felix escreveu:
antitipo escreveu:Até existem psícologos que analisam as pessoas tendo em vista suas interpretações. Onde os "puros de coração" enxergam uma borboleta os mais sacanas enxergam uma vagina.
É chato defender a Torre de Vigia. Vou começar a cobrar meus honorários .... :lol:
Putz.. devo ser um prato cheio para os psicólogos, pois sou da turma que enxerga vaginas em tudo... :1 :1 :1

Mas falando sério, deve ser por isso que não consigo mistificar tanto as coisas. Não consigo ver nada de satânico ou diabólico em nada do que colocaram aqui.
Uma das figuras inclusive fala de Jesus fazendo um sinal maçonico. Oras, sou maçom e nunca vi tal sinal!! Nem pra inventar direito, esse pessoal consegue.

Depois vão dizer que eu tb estou defendendo a Torre. :10
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por André Felix »

Kali escreveu:
André Felix escreveu:
Intessante como parte das explicações revelam os costumeiros preconceitos cristãos fundamentalistas, envolvendo fraternidades como a maçonaria ou movimentos como o New Age. Até o satanismo é usado como explicação.
Eu lamento que as pessoas deixem a "organização", deixem a religião das testemunhas de Jeová, mas permaneçam apegadas a esses tipos de preconceitos. "Satanás" é sempre o "outro". Nesse caso a Watchtower Society, a maçonaria, o neopaganismo, o movimento New Age.
No meu caso particularmente, acho estranhas algumas figuras penderem pra este lado esotérico, ou que envolvam alguns sinais de fraternidades, ou até mesmo o satanismo. Mas não é preconceito por estas outras crenças ou atividades, mas sim pq a Torre "detesta" e considera tudo isso como sendo da "babilônia a grande", e que nenhum tj deve ter nada a ver com estas coisas. Então é no mínimo incoerente ver ela se "associar" com quem ela atira tantas pedras, nem que seja em "inofensivos" desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares.Mas é claro que isso tb é um prato cheio pra religiosos fundamentalistas.
Eu não acho que a Torre de Vigia se "associa com quem ela atira pedra ... em 'inofensivos' desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares", com você afirma acima. Quando eu mencionei os borrões usados por alguns psicólogos como meio auxiliar de analisar conteúdos inconscientes projetados exteriomente em imagens aleatórias e de interpretação subejtiva eu tentei mostrar justamente o contrário. As próprias pessoas projetam nesse borrões e nessas ilustração os seus temores, ódios, bem como "fantasmas" e "demônios" interiores. Eu digo brincado que estou defendendo a Torre de Vigia mas na verdade eu penso o mesmo sobre a maioria das acusações do mesmo tipo. Por exemplo, uma das metades da ilustração da página 35 do livro "Conhecimento" é duplicada. Existe logo atrás da imagem de Jesus Cristo uma expessa folhagem. Usando esse tipo de duplicação, negativando uma delas, é óbvio que que seriam consideráveis as chances de surgirem algumas imagens estranhas. Quem fez essa duplicação conhece esse recurso e isso torna a acusação maldosa. Eu acho que a Torre de Vigia não perde tempo dando explicações sobre essas acusações pois acabaria nesse caso dando mais visibilidade, promovendo algo sem importância. Qualquer editora faria o mesmo.
Com isso eu repito - é de se preocupar que dissidentes fiquem vendo demônios ou figuras fantasmagóricas em ilustrações da Torre de Vigia. Eu não sou profissional do ramo, aliás não sou profissional de ramo algum, sou um apenas "achólogo" (acho que...), e posso até estar fornecendo munição para os nossos críticos mas eu penso ser apropriado uma auto-análise dos nossos conteúdos inconscientes. Notem que as interpretações dessas suposta figuras nas ilustrações revelam preconceitos muito comuns entre cristão, em especial evangélicos que, influenciados por lideranças inexcrupulosas, espalham falsas informações sobre adversários em potencial. Movimentos como a maçonaria, o misticismo ritualistico ou o movimento da Nova Era, embora não tenham relação entre si, representam uma possibilidade de abertura, de libertação dos condicionamentos limitadores e castradores presentes no cristianismo conservador. Um místico ou esoteristas genuíno é um "livre pensador", um buscador, que se torna independente da intermediação dos sacerdotes, das grandes e pequenas instituições ou das lideranças religiosas. A união com o divino se torna para tal uma experiência pessoal, alcançada quando o mesmo "entra em seu aposento e 'ora' ao 'pai' em secreto".
Sobre os borrões que eu mencionei estou me referindo ao teste de Rorschach. Segundo http://www.sobresites.com/psicologia/ar ... linica.htm o teste de Rorschach "é provavelmente o teste projetivo mais famoso da Psicologia. Nele o psicólogo mostra ao sujeito 10 folhas com borrões de tinta, no qual é solicitado ao examinado dizer o que está vendo. O objetivo é investigar a dinâmica de personalidade particular a cada pessoa mediante critérios estatisticos."

O site abaixo indicado "oferece um software com a finalidade de facilitar uma análise quantitativa destes critérios segundo a metodologia de John Exner e outra de Bruno Klopfer":
http://www.rorschachonline.com/rorschach/index.aspx

Exemplos ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por RX »

Eu me lembro de já ter visto uma ilustração dessas, um céu com nuvens e luz, que ocupa duas páginas de uma brochura, e que dobrando as duas páginas ao meio e juntando forma uma caveira luminosa no céu. Foi na Internet, e não me lembro onde. Se alguém puder localizar, eu agradeceria. Essa é inegável.

Quanto à possibilidade de imagens ocultas exercerem algum poder sobre a mente, não se preocupem com isso. É pseudociência. Mais informações nestes artigos:

http://www.projetoockham.org/pseudo_subliminar_1.html
http://www.projetoockham.org/pseudo_discursos_1.html
http://www.projetoockham.org/pseudo_disney_1.html
Avatar do usuário
Kali
Forista
Forista
Mensagens: 998
Registrado em: 01 Nov 2008 21:06

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por Kali »

André Felix escreveu:
Eu não acho que a Torre de Vigia se "associa com quem ela atira pedra ... em 'inofensivos' desenhos ocultos ou outros tipos de mensagens subliminares", com você afirma acima. Quando eu mencionei os borrões usados por alguns psicólogos como meio auxiliar de analisar conteúdos inconscientes projetados exteriomente em imagens aleatórias e de interpretação subejtiva eu tentei mostrar justamente o contrário. As próprias pessoas projetam nesse borrões e nessas ilustração os seus temores, ódios, bem como "fantasmas" e "demônios" interiores.
André, abra esses links e me diga se existe nelas, alguma ilustração ou borrão que possa representar algum "temor...ódio, fantasmas ou demônios interiores"??
http://indicetj.com/pdf/43.htm
http://indicetj.com/pdf/75.htm
http://indicetj.com/pdf/79.htm

São claras!!!! Todos que as observarem irão enxergar a mesma coisa, independente dos medos, ou fantasmas interiores de cada um!!!
Não tem como dizer que não existe coisas subliminares nas publicações.
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por shurelambers »

Shurelambers o advogado do capeta... o filho do Tinhoso...

http://indicetj.com/pdf/43.htm
Obelisco? Pra mim parece a lateral de um túmulo... e se for um obelisco? Qual o problema? A anta que desenhou isso talvez nem soubesse qual o "significado" de um obelisco, mesmo porque estudo não é o forte das Tj´s, ainda mais bestelitas.

http://indicetj.com/pdf/75.htm
É a Pascale Petit? Tá. E daí? Pelo menos colocaram uma gostosinha no livro.

http://indicetj.com/pdf/79.htm
Plágio? Alguém já viu as últimas aberturas de novela que o Hans Donner faz? Nada se cria tudo se copia.
Qual a culpa do Torrinha se outro "anta paralítica" não teve culhões ou criatividade suficiente pra criar um capa decente e copiou a idéia de um anúncio?

Essa de imagens "subliminares" não me convencem.

É procurar pelo em ovo Imagem

Ou chifre em cabeça de cavalo Imagem
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por shurelambers »

Como diria Nélson Rubens... ok ok ok

Imagem

Existem. E?

Não questão da gostosinha, não é plagio, é uso indevido de imagem. Concorda que não dá pros velhinhos babões controlarem tudo que é feito 24 horas por dia nas mesas de desenho? Se bem que eles devem tentar...kkkk

Me lembrou da Enoli Lara que processou a Globo por mostrar a bunda dela num programa sem pedir autorização. Essa sim foi esperta.

Mas vou parando por aqui, antes que você me mande pra "ponte que partiu"... :1 :1 :1 :1

Bjs
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por André Felix »

Kali escreveu:
André, abra esses links e me diga se existe nelas, alguma ilustração ou borrão que possa representar algum "temor...ódio, fantasmas ou demônios interiores"??
http://indicetj.com/pdf/43.htm
http://indicetj.com/pdf/75.htm
http://indicetj.com/pdf/79.htm

São claras!!!! Todos que as observarem irão enxergar a mesma coisa, independente dos medos, ou fantasmas interiores de cada um!!!
Não tem como dizer que não existe coisas subliminares nas publicações.
Imagem

Na primeira ilustração vemos um obelisco ou a lateral de uma lápide com o topo em formato piramidal. Esses são adormos comuns em alguns cemitérios. Eu não tenho fotos disponíveis mas no cemitério da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, existem túmulos com esse tipo de adorno. Protestantes no passado evitavam exibir cruzes em seus túmulos. Um dos adornos escolhidos eram simples obeliscos. Mas não existia preocupação com as origens simbólicas deles. Interessante que dissidentes da igreja adventista do sétimo dia também implicam com isso. Segundo eles, que se auto-entitulam "beranos" (curioso como "bereano" se transformou em sinônimo de "chato"), No túmulo da Elen Goldem Withe há um obelisco. Vejam:
Imagem

O tom de jocoso e alarmista do site Índice TJ chega a ser irritante. A adorno nem chega a ser subliminar. E ele associa sim à demônios. Afirma de modo preconceituoso que " A "personificação" do deus falso, na realidade um demônio, agora aparece on-line, à cores e completa, no site oficial das Testemunhas de Jeová!"Mas os leitores, em sua maioria, olham e não associam o suposto obelisco ou seja o que for com topo piramidal a nada. O que a Torre de Vigia pretendia? Mostrar um símbolo "oculto" para outros ocultistas? Do tipo - "olha! Nós somos um de vocês!"Não faz sentido. E se ela resolvesse colocar algumas lápides adornadas com cruzes? Ora, o que que tem? Não haverá também, segundo ela, uma ressurreição de "injustos", isto é, dos que morreram em "Babilônia", sem o conhecimento "exato da verdade"? Ademais, ela também poderia representar os que não serão ressussitados. Pessoas com disposição "caprina", que não aceitam as "boas novas do reino de Jah" e mandam adornar os seus túmulos com cruzes ou outros símbolos.

As outras duas imagens mostram plágios de anuncios publicitários.Entram para o rol de curiosidades da Torre de Vigia. E revelam desonestidade. Também revelam que a Torre de Vigia jamais esperava nos anos 80 que a internet surgisse anos depois para divulgar capas antigas de revistas como a alemã Stern, com capa da década de 60! Mas não há nada de subliminar em colocar uma atriz francesa numa ilustração ou um cair da tarde à beira mar, de um anúncio de Wiskey. Demonstra que na prática ela é tão desnoesta quanto muitas editores. Aliás, uma vez o meu irmão achou o mesmo papai noel de uma Despertai num anúncio da Revista da Folha, suplemento dominical do jornal Folha de Sâo Paulo. Quem copiou de quem?
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: As Testemunhas de Jeová e suas imagens ocultas

Mensagem não lida por André Felix »

Kali escreveu:Shure...a questão q eu coloquei não é que estas "mensagens subliminares" tem ou não de "convencer" alguém...
A questão é que nem todos estes desenhos q existem nas publicações, são coisas da nossa mente...Eles existem de fato.
As imagens existem.
Uma boa parte delas exige uma dose de subjetividade, de interpretação, outras demandam até alteração na apresentação delas.
No caso, por exemplo, do suposto obelisco, requer imaginar uma má intenção por trás de um simples adorno. O que cada um imagina ou aceita da imaginação que outro propõe aponta sim para conteúdos inconscientes. Tudo o que gera suspeita exagerada revela temores que precisam ser trabalhados. Eu sempre vi aquela ilustração e nunca liguei uma coisa com a outra. Um adorno com a ponta em formato piramidal não passa disso.
Editado pela última vez por André Felix em 06 Jun 2009 18:47, em um total de 1 vez.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Yurix e 61 visitantes