Imite sua Fé - Livro

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Episcopos escreveu: Uma vez que essa publicação está sendo estudada no estudo bíblico de congregação, acho oportuno que usemos esse tópico para expormos nossas impressões em relação a essa publicação.
Artista escreveu:Faz 2 ou 3 semanas que começou esse estudo.


Alguém pode passar-me o cronograma de estudos, a sequência dele, se houver, ou os próximos estudos, se for o caso?

Estou também interessado em participar desse "estudo bíblico".
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Episcopos escreveu:
hazazel escreveu:Se a Bíblia fosse um produto divino cujo objetivo é fornecer tudo o que precisamos para adorar ao Criador, com certeza a torre não precisaria fazer tanto malabarismo com a imaginação para orientar os fiéis.
Episcopos escreveu:Hazazel

Respeito sua opinião que põe em cheque a credibilidade da Bíblia enquanto livro de origem divina. No entanto, se me permite discordo de suas colocações.

Não quero entrar num longo debate improfícuo sobre a veracidade das afirmações da Bíblia de ser inspirada por Deus. Esse nem mesmo é o objetivo tanto do tópico quanto do fórum que aliás acolhe bem pessoas que creem ou descreem no que quiserem.

Mas o que lhe leva a crer que a Torre precisa da Bíblia para fazer malabarismos para orientar seus fiéis?
Como já comentei aqui em outro tópico, a organização não precisa da Bíblia para defender seus ensinos peculiares.

Isso se dá tão somente, porque alicerce da argumentação da Torre não é a Bíblia, e sim sua tradição organizacional. Para justificar suas pretensões a Torre não raro usa suas próprias publicações. E quando faz qualquer inferência à Bíblia, o faz de forma descontextualizada, ou exegeticamente não aceitável, ou seja, em vez de exegese ela usa eisegisis*.

O fato de quem quer que seja interpretar a Bíblia incorretamente não a desqualifica por si só.

Cada um de nós tem todo o direito de desacreditar da Bíblia se assim quiser, mas isso não tem nada a ver com a torre.

*Processo pelo qual se interpreta a leitura de um texto para atender seus pressupostos estabelecidos.
Episcopos, d:4 d:4 d:4

A TORRE não deveria ser usada como base para nada !

A TORRE usa o comentário de ateu para argumentar que Deus existe !
A TORRE usa o comentário de evolucionista para comprovar a criação !
A TORRE usa o cometário de apóstata para fortalecer a fé das Tjotas !
A TORRE usa o cometários da Bíblia para provar ensinos não bíblicos !

A nossa tristeza é saber que as Tjotas estão cegas quanto a isso...!

A TORRE é a Torre o resto é coisa de criança !!
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por TJCalado »

O problema é a autoridade alegada da Torre de Vigia. Tudo o que o corpo governante diz é aceito como canônico. As TJs foram doutrinadas a isso. Um "provavelmente" dos chefões é entendido como a verdade absoluta, sem questionamentos. Certa vez, ouvi uma palestra de um filósofo que disse que no final de todas as afirmações nós deveríamos colocar uma interrogação antes de aceitar como verdade.
A situação das TJs em relação ao Corpo Governante é de fascínio, a reação beira ao delírio.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
The Lord
Forista
Forista
Mensagens: 121
Registrado em: 06 Out 2015 01:03

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por The Lord »

Como deve ser torturante ir a uma reunião, nao fazendo mais parte desta podridão de fé e ainda estudar as suas revistas, texto diario e livrinhos CHEIOS DE HISTORINHAS E PROPAGANDAS MENTIROSAS...

Graças a Deus, estou livre disso, ter que digerir esses venenos, que só é perda de tempo...

Vcs podem analisar revistas e livros de 50 anos atras e daqui ha 50 anos no futuro... É A MESMA COISA... NO FINAL VCS TERÃO CONSUMIDOS 100 ANOS DE IDIOTICES....

O processo de libertação é difícil mesmo... as vezes estamos até fora... mas a nossas mentes ainda continuam dentro... É A TAL LAVAGEM CEREBRAL, QUE NOS MOLDAS, UMA VEZ MILITAR... SEMPRE MILITAR... MESMO JÁ NÃO SENDO...
" Porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se." Mateus 10.26
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por gerom »

Artista escreveu:Episcopos! d:7 d:7 d:7 :D3 :D3 :D3 :D3 :D3 d:5 d:5 d:5 :D2 :D2 :D2 :D2 :D1 :7 :7 :7 :bjo9: :bjo9: :bjo9: :bj
[2]
Episcopos sem retoques nos seus comentários...
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por gerom »

O que a TORRE e o CG fazem atualmente é simples... colocam tudo dentro de um liquidificador - ensinos, membros, interpretações, bíblia - ligam o aparelho e trituram tudo. O que vai sair é um suco homogêneo. Que aliás, não serve pra nada, apenas para manter a seita de pé.

Pena que a grandiosíssima maioria não percebe isso... apenas aqueles que levam vida dupla na organização TJ.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Episcopos »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Episcopos escreveu: Uma vez que essa publicação está sendo estudada no estudo bíblico de congregação, acho oportuno que usemos esse tópico para expormos nossas impressões em relação a essa publicação.
Artista escreveu:Faz 2 ou 3 semanas que começou esse estudo.


Alguém pode passar-me o cronograma de estudos, a sequência dele, se houver, ou os próximos estudos, se for o caso?

Estou também interessado em participar desse "estudo bíblico".
Poderá encontrar a programação das reuniões no link:

http://www.jw.org/pt/publicacoes/ministerio-do-reino/
Avatar do usuário
amanhecer
Forista
Forista
Mensagens: 261
Registrado em: 23 Mar 2015 08:07

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por amanhecer »

Bom tópico.

Concordo com o que foi dito sobre as especulações. Para mim, essas coisas podem ser usadas de uma forma adicional, para nós pensarmos como os personagens. O problema que vejo é quando as especulações passam a ser mais importantes que o próprio relato, e é isso o que está ocorrendo nesse livro.

Você tem um capítulo inteirinho falando sobre Abel e Caim. O importante desse relato é aprender que não é bom nutrir ódio pelo nosso irmão. Que devemos ser humildes e não devemos buscar destaque para ser mais que nosso irmão. Antes disso, devemos fazer nossa parte para atender ao que Deus espera de nós. Daí, eu particularmente, puxaria alguns ensinos de Jesus, mostrando paralelos entre Jesus e Abel e Caim e os fariseus, por exemplo...

Mas nesse livro novo, achei que as divagações sobre Adão, Eva, Caim e Abel, criação de filhos e aprender de querubins, coisas que nada se fala na Bíblia, se tornaram muito mais importantes do que o que a Bíblia nos ensinaria...
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Episcopos »

Meu objetivo ao abrir esse tópico não é necessariamente fazer um comentário parágrafo por parágrafo do livro, expondo todas as incoerências e asserções feitas pela Torre.

Antes a intenção é demonstrar como além de qualquer dúvida a organização tem se aventurado num caminho perigoso de ESPECULAÇÃO, e ainda assim tem imposto tais interpretações a outros por meio desse e de outras publicações.

É interessante como nesses casos a organização desconsidera flagrantemente os seguintes versículos bíblicos que passo a subscrever:
1º Cor. 4:6,7 - “Não vão além das coisas que estão escritas”, a fim de que não fiquem cheios de orgulho...

Apo. 22:18,19 - “Declaro* a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste rolo: se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus tirará sua parte das árvores da vida+ e da cidade santa,+ que estão descritas neste rolo.~

!º TIm. 1:4 - nem prestem atenção a histórias falsas+ e a genealogias. Essas coisas não levam a nada, mas apenas provocam especulações, em vez de fornecer algo da parte de Deus no que se refere à fé.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Freud »

Acho que especulações são válidas numa roda de amigos bebendo num boteco e filosofando sobre algum assunto. É interessante pq a cada nova contribuição ou nova ideia sobre o assunto vc amplia sua visão. Mas geralmente não espera-se chegar a uma conclusão definitiva, é apenas troca de ideais.

Já no ensino de pessoas, independente de qual a finalidade, as especulações devem ser evitadas. Se vc se dispôs a ensinar o que a Bíblia ensina, use a Bíblia para ensinar e fim. Depois cada um, com base naquilo q aprendeu de concreto, se quiser q especule isso ou aquilo.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 106 visitantes