Imite sua Fé - Livro

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por gerom »

O que a TORRE e o CG fazem atualmente é simples... colocam tudo dentro de um liquidificador - ensinos, membros, interpretações, bíblia - ligam o aparelho e trituram tudo. O que vai sair é um suco homogêneo. Que aliás, não serve pra nada, apenas para manter a seita de pé.

Pena que a grandiosíssima maioria não percebe isso... apenas aqueles que levam vida dupla na organização TJ.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Episcopos »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Episcopos escreveu: Uma vez que essa publicação está sendo estudada no estudo bíblico de congregação, acho oportuno que usemos esse tópico para expormos nossas impressões em relação a essa publicação.
Artista escreveu:Faz 2 ou 3 semanas que começou esse estudo.


Alguém pode passar-me o cronograma de estudos, a sequência dele, se houver, ou os próximos estudos, se for o caso?

Estou também interessado em participar desse "estudo bíblico".
Poderá encontrar a programação das reuniões no link:

http://www.jw.org/pt/publicacoes/ministerio-do-reino/
Avatar do usuário
amanhecer
Forista
Forista
Mensagens: 261
Registrado em: 23 Mar 2015 08:07

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por amanhecer »

Bom tópico.

Concordo com o que foi dito sobre as especulações. Para mim, essas coisas podem ser usadas de uma forma adicional, para nós pensarmos como os personagens. O problema que vejo é quando as especulações passam a ser mais importantes que o próprio relato, e é isso o que está ocorrendo nesse livro.

Você tem um capítulo inteirinho falando sobre Abel e Caim. O importante desse relato é aprender que não é bom nutrir ódio pelo nosso irmão. Que devemos ser humildes e não devemos buscar destaque para ser mais que nosso irmão. Antes disso, devemos fazer nossa parte para atender ao que Deus espera de nós. Daí, eu particularmente, puxaria alguns ensinos de Jesus, mostrando paralelos entre Jesus e Abel e Caim e os fariseus, por exemplo...

Mas nesse livro novo, achei que as divagações sobre Adão, Eva, Caim e Abel, criação de filhos e aprender de querubins, coisas que nada se fala na Bíblia, se tornaram muito mais importantes do que o que a Bíblia nos ensinaria...
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Episcopos »

Meu objetivo ao abrir esse tópico não é necessariamente fazer um comentário parágrafo por parágrafo do livro, expondo todas as incoerências e asserções feitas pela Torre.

Antes a intenção é demonstrar como além de qualquer dúvida a organização tem se aventurado num caminho perigoso de ESPECULAÇÃO, e ainda assim tem imposto tais interpretações a outros por meio desse e de outras publicações.

É interessante como nesses casos a organização desconsidera flagrantemente os seguintes versículos bíblicos que passo a subscrever:
1º Cor. 4:6,7 - “Não vão além das coisas que estão escritas”, a fim de que não fiquem cheios de orgulho...

Apo. 22:18,19 - “Declaro* a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste rolo: se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus tirará sua parte das árvores da vida+ e da cidade santa,+ que estão descritas neste rolo.~

!º TIm. 1:4 - nem prestem atenção a histórias falsas+ e a genealogias. Essas coisas não levam a nada, mas apenas provocam especulações, em vez de fornecer algo da parte de Deus no que se refere à fé.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Freud »

Acho que especulações são válidas numa roda de amigos bebendo num boteco e filosofando sobre algum assunto. É interessante pq a cada nova contribuição ou nova ideia sobre o assunto vc amplia sua visão. Mas geralmente não espera-se chegar a uma conclusão definitiva, é apenas troca de ideais.

Já no ensino de pessoas, independente de qual a finalidade, as especulações devem ser evitadas. Se vc se dispôs a ensinar o que a Bíblia ensina, use a Bíblia para ensinar e fim. Depois cada um, com base naquilo q aprendeu de concreto, se quiser q especule isso ou aquilo.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
amanhecer
Forista
Forista
Mensagens: 261
Registrado em: 23 Mar 2015 08:07

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por amanhecer »

Freud escreveu:Acho que especulações são válidas numa roda de amigos bebendo num boteco e filosofando sobre algum assunto. É interessante pq a cada nova contribuição ou nova ideia sobre o assunto vc amplia sua visão. Mas geralmente não espera-se chegar a uma conclusão definitiva, é apenas troca de ideais.

Já no ensino de pessoas, independente de qual a finalidade, as especulações devem ser evitadas. Se vc se dispôs a ensinar o que a Bíblia ensina, use a Bíblia para ensinar e fim. Depois cada um, com base naquilo q aprendeu de concreto, se quiser q especule isso ou aquilo.
Bem observado.
E em uma roda de amigos, todos têm a sua vez de participar, ouvir e falar.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4043
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Mentalista »

Pelo que vejo aqui, são feitas as mais variadas suposições nesse livro. Eu nem tenho mais prestado atenção nisso; já não me interessa como antes. O que eu acho muita ingenuidade (para não dizer outra coisa), é ficarem especulando sobre o "Novo Mundo". Por exemplo, já ouvi dizerem que "a perfeição não será um milagre, mas será resultado de um estilo de vida moderado e sadio". Um lado cômico dessa história é que poucos ali se importam com isso atualmente. Por que se importariam no futuro? Mas o pior é que isso não tem qualquer base. Sem falar das doenças, que se desaparecesseem por milagres já seria algo mirabolante, sem eles... Assim as TJs alimentam suas esperanças, vítimas de uma organização que cria um cativeiro mental. Conheço pessoas que já leram esse livro por completo e o consideram maravilhoso. Não surpreenderia ninguém se entre essas estivessem aquelas que citei antes que fazem especulações. Onde mais aprenderiam isso?
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por Episcopos »

Além do aspecto condenável do ponto de vista bíblico dessas especulações, o que me chama atenção é o fato de que a organização desestimula fortemente que seus fiéis especulem sobre o futuro e o paraíso. Mas num exemplo claro de duplipensar eles se acham no direito de fazerem o que condenam. Isso me lembra o seguinte texto:
Rom 2:21 - 24 - Você, que diz: “Não cometa adultério”, comete adultério? Você, que abomina os ídolos, rouba templos? Você, que se orgulha de ter lei, desonra a Deus pela sua transgressão da Lei? Pois “o nome de Deus está sendo blasfemado entre as nações por causa de vocês”, assim como está escrito.
Por exemplo note apenas alguns dos vários exemplos de admoestações que proíbem ou ao menos exigem cautela quanto a especulação:
w00 15/6 p. 7 - Em vez de especular sobre o tipo de diversão, local para fazer compras, tecnologia, ou transporte que teremos sob o Reino, imagine-se desfrutando o cumprimento das seguintes palavras: “‘O lobo e o cordeirinho é que pastarão como se fossem um, e o leão comerá palha como o touro; e quanto à serpente, seu alimento será o pó. Não farão dano nem causarão ruína em todo o meu santo monte’, disse Jeová.” (Isaías 65:25)

g01 22/11 p. 11 - Mas visto que a Bíblia não menciona nada a respeito, não convém especular sobre o assunto.

w10 15/4 pp. 14-15 - Hoje, alguns talvez tendam a especular sobre julgamentos futuros de Jeová, tais como exatamente quem sobreviverá ao Armagedom ou quem será ressuscitado. Em vez de nos perturbar com esses pensamentos, podemos nos lembrar da pergunta de Abraão. Conhecer a Jeová como benevolente Pai celestial e confiar plenamente na sua justiça e misericórdia, como Abraão, nos poupa de desperdiçar tempo e energia com preocupações desnecessárias, dúvidas enfraquecedoras e debates inúteis.
Por outro lado alguns talvez se lembrem do discurso de Gerrit Losch na sua ultima visita ao Brasil por ocasião da dedicação do SA de Itatiba em 2013. Naquela ocasião ele proferiu o discurso: "O que o futuro próximo nos reserva?"
Após dizer várias vezes que "we dont know" (Nós não sabemos) sobre perguntas enviadas à filial e desestimular fortemente os irmãos de fazerem perguntas especulativas, ele próprio contraditoriamente mergulhou em especulações. Veja algumas das "pérolas" soltadas por aquele iluminado:

Falando sobre a cura dos ressuscitados, Gerrit Losch especulou sobre como polvos e lulas tem seus membros recompostos e como os dentes de piranhas renascem. Raciocinou que não haverá salões de beleza, que a ressurreição levaria cerca de 300 anos e que gerações seriam ressuscitadas em grupos. Chegou a sugerir entre outras coisas que "É razoável concluirmos que eles não serão ressuscitados em cemitérios, mas sim em prédios e locais apropriados".

Naturalmente não há qualquer base bíblica para essas opiniões. E não haveria nenhum problema se fossem só isso, opiniões. Note porém que ele não falou dessas coisas como opinião particular numa conversa privada, mas sim como representante do CG, para milhares de fiéis. Ou seja, as divagações daquele homem são tidas como "alimento no tempo apropriado"do qual as TJ´s são OBRIGADAS a concordar e divulgar.
O mesmo acontece com esse livro em questão.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por gerom »

Episcopos escreveu:Meu objetivo ao abrir esse tópico não é necessariamente fazer um comentário parágrafo por parágrafo do livro, expondo todas as incoerências e asserções feitas pela Torre.

Antes a intenção é demonstrar como além de qualquer dúvida a organização tem se aventurado num caminho perigoso de ESPECULAÇÃO, e ainda assim tem imposto tais interpretações a outros por meio desse e de outras publicações.

É interessante como nesses casos a organização desconsidera flagrantemente os seguintes versículos bíblicos que passo a subscrever:
1º Cor. 4:6,7 - “Não vão além das coisas que estão escritas”, a fim de que não fiquem cheios de orgulho...

Apo. 22:18,19 - “Declaro* a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste rolo: se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus tirará sua parte das árvores da vida+ e da cidade santa,+ que estão descritas neste rolo.~

!º TIm. 1:4 - nem prestem atenção a histórias falsas+ e a genealogias. Essas coisas não levam a nada, mas apenas provocam especulações, em vez de fornecer algo da parte de Deus no que se refere à fé.
Meu caro, pelo menos por mim entendi perfeitamente... E você está completamente certo. A Torre se envereda pelo lado da especulação. Exemplo? A Torre especulou sobre 1975, depois que 'deram com os burros n'água' disseram que os membros ficam especulando. Quer mais? A Torre especulou sobre o 'rei do norte' dizendo que era a URSS. Quer mais? A Torre especulou sobre 'esta geração não passará' dizendo que era a geração de 1914. A Torre especulou dizendo que 1935 estava fechada a 'ponte' dos ungidos - se isto fosse uma interpretação verdadeira, quem recebeu a chamada antes de 1935 estaria hoje com uns 100 anos de idade = 80 anos + uns 20 anos de idade na época.

Mas, a 'corda sempre rompe do lado mais fraco', ou seja, do lado dos membros imbecis, os tais especuladores!
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Imite sua Fé - Livro

Mensagem não lida por gerom »

Episcopos escreveu:Além do aspecto condenável do ponto de vista bíblico dessas especulações, o que me chama atenção é o fato de que a organização desestimula fortemente que seus fiéis especulem sobre o futuro e o paraíso. Mas num exemplo claro de duplipensar eles se acham no direito de fazerem o que condenam. Isso me lembra o seguinte texto:
Rom 2:21 - 24 - Você, que diz: “Não cometa adultério”, comete adultério? Você, que abomina os ídolos, rouba templos? Você, que se orgulha de ter lei, desonra a Deus pela sua transgressão da Lei? Pois “o nome de Deus está sendo blasfemado entre as nações por causa de vocês”, assim como está escrito.
O problema meu caro, é que o CG é, primeiramente, megalomaníaco. Eles se colocam (não sei se no subquociente ou na 'cara dura' mesmo) acima de Deus. Falam o que quiserem falar e depois que a coisa não deu certo vemos colocarem nas publicações alterações de interpretações que saem como: 'nova luz', novo entendimento. Com isso fica claro que se houve erro a culpa é de deus que não fez com que aquela interpretação fosse correta, porque ela foi concebida com detida análise sobre a palavra de deus. Depois ouve-se aquela famosa frase idiota: a organização é perfeita, os homens são imperfeitos, dita por um bando de acomodados e alucinados. E disso tira-se duas conclusões: ou a culpa é de deus ou a culpa é do homem. Óbvio!
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 381 visitantes