"Você pode entender a Bíblia"

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

"Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Não somos vendedores ambulantes da palavra de Deus, como muitos são (2 Coríntios 2:17; TNM, versão de 2015).

O Corpo Governante, a autoridade espiritual das Testemunhas de Jeová, mais uma vez elaborou um artigo com claros objetivos de atrair para si pessoas incautas, com pouco ou nenhum conhecimento da Bíblia. Essa é a conclusão que tiro ao examinar a revista A Sentinela de 1º de dezembro de 2015, que trás o artigo de capa: “Você pode entender a Bíblia”. Todo o fraseado sugere que foi preparado para uma espécie de campanha especial no campo asiático, bem como, por tabela, a todos os asiáticos espalhados pelo mundo.

Assim, como que falando a um analfabeto, a revista serve-se de uma linguagem bem simples, procurando chegar ao coração de um leigo em cristianismo – presumindo que assim seja o povo asiático.

De imediato procura destacar o valor prático da Bíblia Sagrada, especialmente em campos tais como finanças, família, felicidade e relacionamentos. Isso de imediato atrai a atenção de qualquer pessoa.

Nesse contexto é citado o testemunho de uma japonesa de nome Yoshiko, que estava curiosa para saber o que dizia a Bíblia e então decidiu lê-la sozinha. Ela conta:
“A Bíblia me ajudou a encontrar um objetivo na vida e a ter uma esperança para o futuro. Não sinto mais um vazio por dentro” (página 3).
Não é dito se Yoshiko é Testemunha de Jeová, mas a frase sugere que seja. Em isso sendo verdade, e se com “objetivo na vida” e “esperança para o futuro” ela estiver se referindo a um futuro paraíso na Terra, que se dará em breve, logo depois do Armagedom, então essa deve ser a primeira pessoa a concluir tudo isso lendo somente a Bíblia, sem a ajuda das Testemunhas de Jeová

Não dizer que Yoshiko é Testemunha de Jeová pode muito bem ser uma tática sutil, algo como dizendo que você pode encontrar “objetivo na vida” e “esperança para o futuro” sem, contudo, pertencer a uma religião ocidental.

Debaixo do tópico “Um livro para ser entendido”, depois de considerar a antiguidade do livro e mais uma vez destacar que é a Bíblia é um livro fácil de entender e prático para o dia-dia, a revista acrescenta:
“Você já se perguntou: ‘Por que estamos aqui?’ Essa pergunta tem intrigado a humanidade há milhares de anos. Mas a resposta pode ser encontrada nos dois primeiros capítulos de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia” (página 4).
O Corpo Governante trás essa questão para uma simplicidade espantosa, como se a Bíblia, um livro de milhares de anos, estivesse até agora nos porões de sua sede, inacessível a toda a humanidade.

Pergunta-se: se essa resposta está na Bíblia há milhares de anos, por que será que milhões ou bilhões de pessoas do mundo ocidental ainda procuram a resposta? Não será talvez porque a resposta da Bíblia não é convincente? Mas o Corpo Governante faz uma aposta: os orientais não têm tanto discernimento assim, eles não pensam rápido.

O parágrafo continua, cheio de sutilezas:
“Ali, o relato bíblico volta ao “princıpio” — bilhões de anos atrás —, quando o Universo, incluindo as galáxias, as estrelas e a Terra, veio a existir. (Genesis 1:1) Depois, ele descreve em várias etapas como a Terra se tornou habitável, como várias formas de vida vieram a existir e como os humanos surgiram no cenário — bem como o propósito de tudo isso” (página 4).


Um oriental que ler isso sobre a Bíblia, logo tem sua curiosidade despertada. Um livro tão antigo que fala do surgimento do Universo, sobre como veio a existir a diversidade de vida na Terra – esse livro deve ser muito importante! O Corpo Governante, porém, apesar de citar o primeiro versículo da Bíblia, estrategicamente omite as palavras “criação” e “criador”, coisa que logo criaria um bloqueio numa mente oriental. É como dizem: ele não dá ponto sem nó.

O próximo tópico, “Escrita para ser entendida”, mais uma vez salienta que a Bíblia contém uma linguagem simples, fala das coisas do dia-dia, e que “não é um livro de mitologia nem de fábulas.” A Bíblia pode não ser exatamente um livro de mitologia ou de fábulas, mas essa religião americana tem gasto dezenas, talvez centenas de páginas, e muitas décadas para derrubar esse conceito da mente do povo ocidental, sendo que muitos dos que adotaram esse conceito são religiosos intelectuais, os quais o fizeram depois de muito estudo desse livro considerado sagrado. Ademais, um oriental ficará mais que surpreso que um livro ausente de fábulas contenha relatos onde uma cobra fala, fogo cai do céu, um mar se parte ao meio, dragão sai do mar e uma cidade desce do céu.

No tópico “Disponível para todos”, apesar de negar o crédito por isso à Igreja Católica e muitas igrejas protestantes, o Corpo Governante chama a atenção para o fato de que a Bíblia foi amplamente traduzida e amplamente distribuída, estando, portanto, à disposição de cerca de 90% da população mundial.

Depois de ler o artigo da revista até aqui, depois de saber que a Bíblia é um livro que usa uma linguagem do dia-dia, que não é um livro de fábulas ou mitologias, é surpreendente o que se ler no parágrafo citado a seguir.
“Nenhum outro texto religioso se compara a Bíblia nesses aspectos. Assim, fica claro que a Bíblia foi escrita para ser entendida. No entanto, pode ser desafiador entendê-la. Mas ha ajuda disponível. Onde você pode encontrá-la? Quais serão os benefícios? Veja o próximo artigo.” (página 5)
.

O quê?! Depois de apresentar enes razões de que a Bíblia é um livro fácil de entender, como é possível que a revista agora diga algo exatamente ao contrário, que entendê-la pode ser um desafio? Mas é preciso que se diga isso, pois o Corpo Governante não deseja que você corra à livraria mais próxima, compre seu exemplar da Bíblia e ponha-se a lê-la sozinho. Ele precisa dizer que é desafiador entendê-la para logo em seguida colocar-se à disposição para explicá-la para você. Afinal de contas, apesar de ‘a Bíblia ser um livro fácil de entender’, você é incapaz de entendê-la sozinho. Acha isso humilhante? Mas é exatamente esse o conceito da autoridade religiosa.

Isso ficou bem documentado em 1954, quando um caso envolvendo interesses da religião foi levado a um tribunal escocês. Nessa ocasião, o então vice-presidente do movimento, Frederich W. Franz, foi submetido a um interrogatório, onde a questão quanto a quem pode entender a Bíblia deixou mais que evidente qual é o verdadeiro conceito da entidade religiosa. A seguir atente para um trecho do interrogatório. “P” significa pergunta e “R” significa resposta.
P. Uma Testemunha não tem alternativa senão aceitar como compulsórias e obedecer às instruções publicadas em ''A Sentinela'' ou no ''Informante'' ou na ''Despertai'', não é?

R. Ele tem de aceitá-las.

P. Há alguma esperança de salvação para o homem que depende apenas de sua Bíblia, quando em sua situação no mundo não é possível obter os tratados e publicações da Sociedade [editora de propriedade do Corpo Governante]?

R. Ele estará dependente da Bíblia.

P. Será ele capaz de interpretá-la corretamente?

R. Não.

P. Não pretendo ficar trocando textos bíblicos com o senhor, mas não disse Jesus, ''Aquele que crê em mim, viverá, e aquele que crê em mim jamais morrerá''?

R. Sim.

(Em Busca da Liberdade Cristã, página 25)
.

Quatorze anos depois, a revista A Sentinela posicionou-se de modo nada incerto sobre o assunto.
À medida que o cânon dos livros da Palavra de Deus e as Escrituras Gregas Cristãs foram adicionadas para terminar a Bíblia, cada livro foi escrito à congregação cristã, ou a certo membro da congregação cristã, em benefício desta. Assim, a Bíblia é um livro de organização e pertence à congregação cristã como organização, não a indivíduos, não importam quão sinceramente creiam poder interpretar a Bíblia. Por esta razão, a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová Deus. (1 Pedro 4:17) (A Sentinela de 1º de junho de 1968, páginas 227,230, conforme citada no livro Em Busca da Liberdade Cristã, páginas 120, 121).


Onze anos depois, em um discurso para funcionários da sede americana, F. W. Franz continuava dogmático sobre essa questão:
Alguns estão agora falando em ler a Bíblia, que nós devemos ler “só a Bíblia” Ora, é isso o que as igrejas da cristandade vêm dizendo ao povo há séculos, e olhem a confusão que resultou. (Em Busca da Liberdade Cristã, página 36).
E tão recente quanto em 1994, o Corpo Governante voltou a se posicionar que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem ajuda, por simples e puramente dedicar-se à leitura dela.
É óbvio que precisaremos de ajuda para conseguir entender a Bíblia. O clérigo Hal Llewellyn, secretário de teologia, fé e ecumenismo da Igreja Unida, disse: “É muito importante esclarecer o que a Bíblia significa para nós, e como é lida e interpretada.” Mas mesmo que nem todos se dêem conta disso, o fato é que não podemos entender a Bíblia por conta própria. Precisamos de ajuda (A Sentinela de 1º de outubro de 1994, página 6).
Toda Testemunha de Jeová sabe que esse ainda é o posicionamento da organização religiosa, ninguém pode entender a Bíblia, senão com a ajuda delas, isto é, com a ajuda da literatura bíblica elaborada nos Estados Unidos, na sede internacional do movimento religioso. Se esse é um fato incontestável, pergunta-se por que o Corpo Governante não é absolutamente franco sobre isso? Por que não diz abertamente que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem a ajuda dele? Eu compreenderia muito bem se essa estratégia de se posicionar com meias verdades, omitindo informações desagradáveis e ressaltando pontos atrativos, viesse da boca de um vendedor inescrupuloso, que desejasse empurrar seus produtos a clientes incautos. Mas saber que tudo se origina de uma entidade religiosa que se declara escolhida por Deus para representá-Lo da Terra, então não posso deixar de sentir nada mais que asco, uma espécie de revolta, e todo tipo de sentimento negativo, algo tipo como deparar-se com genuínos “vendedores ambulantes da palavra de Deus” (2 Coríntios 2:17).

Artigo elaborado originalmente para meu blog.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Soares »

E tão recente quanto em 1994, o Corpo Governante voltou a se posicionar que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem ajuda, por simples e puramente dedicar-se à leitura dela.
Lourisvaldo, existe uma ditadura do CG muito grande. Eles se poe em pé num lugar santo e usurpam ou tenta usurpar o lugar de Cristo.

Mentem demais. Eles sabem que são hipócritas. Impossível não saberem que não seguem a bíblia corretamente, visto que mentem deliberadamente


Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Debora »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Depois de ler o artigo da revista até aqui, depois de saber que a Bíblia é um livro que usa uma linguagem do dia-dia, que não é um livro de fábulas ou mitologias, é surpreendente o que se ler no parágrafo citado a seguir.

“Nenhum outro texto religioso se compara a Bíblia nesses aspectos. Assim, fica claro que a Bíblia foi escrita para ser entendida. No entanto, pode ser desafiador entendê-la. Mas ha ajuda disponível. Onde você pode encontrá-la? Quais serão os benefícios? Veja o próximo artigo.” (página 5)
.

O quê?! Depois de apresentar enes razões de que a Bíblia é um livro fácil de entender, como é possível que a revista agora diga algo exatamente ao contrário, que entendê-la pode ser um desafio? Mas é preciso que se diga isso, pois o Corpo Governante não deseja que você corra à livraria mais próxima, compre seu exemplar da Bíblia e ponha-se a lê-la sozinho. Ele precisa dizer que é desafiador entendê-la para logo em seguida colocar-se à disposição para explicá-la para você. Afinal de contas, apesar de ‘a Bíblia ser um livro fácil de entender’, você é incapaz de entendê-la sozinho. Acha isso humilhante? Mas é exatamente esse o conceito da autoridade religiosa.

Quatorze anos depois, a revista A Sentinela posicionou-se de modo nada incerto sobre o assunto.

À medida que o cânon dos livros da Palavra de Deus e as Escrituras Gregas Cristãs foram adicionadas para terminar a Bíblia, cada livro foi escrito à congregação cristã, ou a certo membro da congregação cristã, em benefício desta. Assim, a Bíblia é um livro de organização e pertence à congregação cristã como organização, não a indivíduos, não importam quão sinceramente creiam poder interpretar a Bíblia. Por esta razão, a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová Deus. (1 Pedro 4:17) (A Sentinela de 1º de junho de 1968, páginas 227,230, conforme citada no livro Em Busca da Liberdade Cristã, páginas 120, 121).


Onze anos depois, em um discurso para funcionários da sede americana, F. W. Franz continuava dogmático sobre essa questão:

Alguns estão agora falando em ler a Bíblia, que nós devemos ler “só a Bíblia” Ora, é isso o que as igrejas da cristandade vêm dizendo ao povo há séculos, e olhem a confusão que resultou. (Em Busca da Liberdade Cristã, página 36).


E tão recente quanto em 1994, o Corpo Governante voltou a se posicionar que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem ajuda, por simples e puramente dedicar-se à leitura dela.

É óbvio que precisaremos de ajuda para conseguir entender a Bíblia. O clérigo Hal Llewellyn, secretário de teologia, fé e ecumenismo da Igreja Unida, disse: “É muito importante esclarecer o que a Bíblia significa para nós, e como é lida e interpretada.” Mas mesmo que nem todos se dêem conta disso, o fato é que não podemos entender a Bíblia por conta própria. Precisamos de ajuda (A Sentinela de 1º de outubro de 1994, página 6).


Toda Testemunha de Jeová sabe que esse ainda é o posicionamento da organização religiosa, ninguém pode entender a Bíblia, senão com a ajuda delas, isto é, com a ajuda da literatura bíblica elaborada nos Estados Unidos, na sede internacional do movimento religioso. Se esse é um fato incontestável, pergunta-se por que o Corpo Governante não é absolutamente franco sobre isso? Por que não diz abertamente que ninguém é capaz de entender a Bíblia sem a ajuda dele? Eu compreenderia muito bem se essa estratégia de se posicionar com meias verdades, omitindo informações desagradáveis e ressaltando pontos atrativos, viesse da boca de um vendedor inescrupuloso, que desejasse empurrar seus produtos a clientes incautos. Mas saber que tudo se origina de uma entidade religiosa que se declara escolhida por Deus para representá-Lo da Terra, então não posso deixar de sentir nada mais que asco, uma espécie de revolta, e todo tipo de sentimento negativo, algo tipo como deparar-se com genuínos “vendedores ambulantes da palavra de Deus” (2 Coríntios 2:17).

Artigo elaborado originalmente para meu blog.


Loury,

Belíssimo trabalho !!!
A torre é tinhosa. Repleta de duplas falas.
O que exatamente é a torre de vigia, senão uma grande multinacional perseguindo avidamente lucros ?
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Eu acho que esta edição, pra ser realmente honesta, deveria ter como título:

Você pode entender a Bíblia...
...mas JAMAIS por conta própria!


Ou então:

Você pode entender a Bíblia...
...mas apenas com as NOSSAS conclusões!


E quem sabe ainda:

Você pode entender a Bíblia...
...mas apenas através do NOSSO canal de comunicação!
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

Em uma argumentação com um TJ sobre a bíblia, foi justamente sobre isso que citei, de pesquisar sobre falarem depois "des-falarem" sobre o entendimento da biblia. E a resposta dele foi que sem o Filipe, Eunuco tava "ferrado" (minhas palavras). Uhum.. ok, resposta pronta das revistinhas e apoios TJtanos.
Mas contra-argumentei que Filipe não ficou na cola do Eunuco, ou deu uma SENTINELA pergamínica para o Eunuco, ou inscreveu ele num estudo semanal. Filipe foi trasladado!
A atitude do fulano em questão?... mudou de assunto!
Pq será?
O entendimento da biblia parte do Espírito Santo, a biblia é divinamente inspirada como cita 2 timóteo 3:16. Se o C.G acha que somente eles podem interpretar a biblia, através de revistinhas, se intitulam os únicos divinamente inspirados, e únicos intermediários entre o povo e Deus.
Sendo que Deus, nos relata na Sua palavra que, onde estiverem 2 ou 3 reunidos em Seu nome, ali Ele estará. Não estará somente quando estiverem reunidos ao redor de uma revista ou dos ensinos de um grupo determinado de homens.
Ponto.
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »



O que dá a uma TJ, a certeza de que a Torre entende a bíblia?

E como é que uma pessoa sabe que realmente entende a bíblia :?:
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Habiru »

Olá Lourisvaldo!!!

Pode parecer que estou a bajular, mas, são um deleite os teus textos, e este não fugiu a regra. Muito interessante!!!
Eu compreenderia muito bem se essa estratégia de se posicionar com meias verdades, omitindo informações desagradáveis e ressaltando pontos atrativos, viesse da boca de um vendedor inescrupuloso, que desejasse empurrar seus produtos a clientes incautos.
Eu, quando no movimento sempre tive uma sensação duradoura de estar numa empresa multinacional (porque de fato é), do que numa congregação cristã (porque de fato não é). Logo a sensação de consultor/vendedor-ambulante da Torre de Vigia era uma consequência.

Continue escrevendo sempre!!!

Abração!!!
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Oi, Aprendiz? Tudo bem?

Como a pergunta não tem destinatário, respondo por mim. rsrs.
Aprendiz de Cristo escreveu: O que dá a uma TJ, a certeza de que a Torre entende a bíblia?
O que me deu a certeza de que a Torre entendia a Bíblia foi sua manipulação da própria Bíblia combinada com a manipulação de fatos históricos relacionado ao movimento religioso. Creio que essa seja a razão de milhares ou milhões de tjs ainda darem credibilidade à liderança internacional.
Aprendiz de Cristo escreveu: E como é que uma pessoa sabe que realmente entende a bíblia?
Aí é que está.
Acho que existe muitas maneiras de responder a essa pergunta, por isso novamente respondo por mim.

Acho que se Deus quisesse que sua palavra fosse entendida na sua inteireza, versículo por versículo, com o sentido exato estando à disposição de cada pessoa na Terra, deveria haver na Terra pelo menos uma religião que a explicasse de forma harmônica e cujos seguidores, princialmente a liderança, vivessem de acordo com ela (é lógico, sem deixar de levar em conta o fator imperfeição). Mas para mim está mais do que claro que essa religião não existe. E como acho difícil que um único ser humano possa, sozinho, ter pleno conhecimento de toda a Bíblia, assim, na sua inteireza, então concluo que cada um deve fazer uso dela da maneira que mais lhe servir, procurando se beneficiar de seus conselhos, de sua moral e, na medida do possível, ir formando seu próprio conceito sobre a Pessoa de Deus, de Jesus Cristo e do espírito santo.

Essa é a minha resposta, Aprendiz; é assim que penso.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por TJCalado »

Lourisvaldo Santana escreveu:...então concluo que cada um deve fazer uso dela da maneira que mais lhe servir, procurando se beneficiar de seus conselhos, de sua moral e, na medida do possível...
Infelizmente, os únicos que se beneficiam dos conselhos da bíblia são os líderes aproveitadores de ovelhas.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "Você pode entender a Bíblia"

Mensagem não lida por Mentalista »

Aprendiz, a lavagem dá essa certeza. Provas mesmo não existem. Até o CG reconhece não ser inspirado e que TENTA cumprir esse papel (quem disse que eles deveriam fazer isso?)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes