A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Mente Independente »

O questionamento q trago nesse tópico surgiu praticamente por coincidência. Vou explicar: na minha congregação, ultimamente tem-se usado a edição simplificada de A Sentinela de estudo no Estudo de A Sentinela. A edição q começou a ser usada agora é a de 15/05/2015. De início, eu queria abrir um tópico sobre o artigo de estudo dessa semana, "Seja vigilante - Satanás quer devorar você!", e o artigo de estudo seguinte, "Lute contra Satanás - e vença!". Como já seria de se esperar, os dois artigos contém a típica lavagem cerebral da Torre, ditando aos adeptos como devem viver pra evitar ser "devorados" pelo Diabão. :roll: Mas o último artigo da revista (não de estudo) me chamou a atenção: "Por que a desassociação é um ato de amor". Entrei, então, agora de pouco no jw.org pra achar essa revista e ler o artigo, pra daí analisá-lo. Qual não foi minha surpresa ao ver q esse mesmo artigo não consta na edição padrão, só na simplificada. :? E mais: a edição padrão começa com a auto-biografia de Anthony Morris III (membro do Corpo Governante), enquanto q a edição simplificada não tem a mesma biografia, começando direto com o primeiro artigo de estudo. E, no lugar do artigo sobre a desassociação, o último artigo da edição padrão é "Ele viu o amor que reinava ali", q fala sobre os setores de alimentação q havia nos congressos até os anos 90.

Em resumo: dois artigos supostamente preparados com amor e carinho para o inteiro "povo de Jeová" como "alimento espiritual no tempo apropriado" (biografia de Anthony Morris e o artigo sobre os setores de alimentação), são excluídos da edição q foi "amorosamente" preparada para os "servos de Jeová" de formação mais humilde. Ao invés disso, os mais humildes recebem outra "sobremesa espiritual": o artigo sobre a desassociação, q tb teoricamente seria "alimento espiritual no tempo apropriado", mas não para os q usam a edição padrão. Pq isso? Seria mais um caso de "alimento diferente" para pessoas diferentes?

Gostaria da opinião dos amigos foristas. Se já houver um tópico aberto sobre isso, peço a moderação/administração q por favor exclua esse tópico.

Obg :D1
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Mente Independente »

Ah, antes q eu me esqueça: os links para ver os sumários de ambas as revistas:

Edição padrão: http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20150515/

Edição simplificada: http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/ws20150515/
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Depois de ler os assuntos, farei uma consideração melhor;

Por hora, VD, acho que a Torre tem todo o direito de meter artigo onde quer que ela queira, e quais ela quer; mas até por uma questão de bom senso e em respeito aos seus leitores, tantos aos letrados como aos indoutos, ela deveria deixar claro que colocaria artigos exclusivos em ambas as revistas. É possível que ela tenha dado esse aviso, seja por carta, seja no kkmm?

Caso não tenha feito isso, é mais uma dela, é mais uma para nos fazer de trouxa, inclusive eu, que nunca nem dei bola para essa edição simplificada.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Acho esse negócio de edição simplificada uma máscara pra ocultar o elitismo deles.
Isso apenas deixa implícito que as pessoas mais humildes podem ter a "disposição correta pra verdade", mas não a "mentalidade correta".
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Pássaro »

Alguns usa a edição simplificada para dar comentários diferentes dos demais onde não as usam. A torre é assim mesmo cheia de ambiguidades e falácias!
O negócio dela é manter-se funcionando a qualquer custo.
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por gerom »

O que esperar da Torre de Vigia e seu grupelho do C.G.? Dribles e manobras para cima das pessoas e dos "irmãos"!

A Torre sabe que seu site todo mundo pode acessar. Daí preferem deixar por lá nenhuma matéria que venha "ir contra" a politicagem, regras administrativas e interpretações próprias dela, aquelas que podem desagradar ao grande público (que pensa, age e critica). Pois, todos poderiam ter contato com a matéria que fala o que pensam sobre aqueles que não comungam com aquilo que eles definem sobre a expulsão e o ostracismo que praticam.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Debora »

Me expliquem melhor: a torre coloca um artigo para estudo no salão do reino e a publicação que chega até o público, é outro ? entendi corretamente ?

Se é este o caso, vejam este tópico:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... &sk=t&sd=a
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Debora escreveu:Me expliquem melhor: a torre coloca um artigo para estudo no salão do reino e a publicação que chega até o público, é outro ? entendi corretamente ?

Se é este o caso, vejam este tópico:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... &sk=t&sd=a
É isso mesmo, Debora; a revista que chega ao público é só garapa. Com uma revista exclusiva para as Testemunhas, a Torre se sente mais à vontade para contar estórias.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por Soares »

gerom escreveu:O que esperar da Torre de Vigia e seu grupelho do C.G.? Dribles e manobras para cima das pessoas e dos "irmãos"!

A Torre sabe que seu site todo mundo pode acessar. Daí preferem deixar por lá nenhuma matéria que venha "ir contra" a politicagem, regras administrativas e interpretações próprias dela, aquelas que podem desagradar ao grande público (que pensa, age e critica). Pois, todos poderiam ter contato com a matéria que fala o que pensam sobre aqueles que não comungam com aquilo que eles definem sobre a expulsão e o ostracismo que praticam.

Sim, a probabilidade de serem confrontados por críticos é bem menor. Além do mais, já pensei na hipótese das revistas que tem um publico alvo maior, A Sentinela pelo menos, não copiar a mídia e ser segmentada. Por ex: temos isso aqui no Rio, uma construtora que irá lançar empreendimentos de alto padrão, a partir de 4 milhões. Caso tenha propaganda do lançamento na TV, não passará em bairros teoricamente mais pobres. Eles só contam o que querem contar, para quem eles sabem que surgirá efeitos positivos e, no caso da Torre, não colherem mais problemas do que já existem. A mídia televisiva é um exemplo disso: segmentada.
Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: A Sentinela simplificada: "alimento" diferente

Mensagem não lida por tjawake »

VandersonDaniel escreveu:Mas o último artigo da revista (não de estudo) me chamou a atenção: "Por que a desassociação é um ato de amor". Entrei, então, agora de pouco no jw.org pra achar essa revista e ler o artigo, pra daí analisá-lo. Qual não foi minha surpresa ao ver q esse mesmo artigo não consta na edição padrão, só na simplificada.
Este artigo saiu na edição padrão de Abril/2015. Ao que parece, os artigos da revista simplificada não coincidirão totalmente com as da edição padrão.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 84 visitantes