“Volte para Jeová” – a nova brochura

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

“Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Dirigida aos inativos, a nova brochura parece ser mais uma opção adotada pelo Corpo Governante para deter o crescimento cada vez mais lento do número de Testemunhas de Jeová. Essa preocupação é evidente, e se não forem tomadas medidas drásticas, é possível que, em uma década, possa haver já um crescimento negativo.

Em resumo, a brochura apela para o sentimentalismo como meio principal para atrair o inativo – algo que o Corpo sempre condenou quando usado por muitas igrejas evangélicas.
No geral, alistam-se três razões para alguém ficar inativo:
1 – ansiedade
2 – mágoas
3 – sentimentos de culpa
Uma quarta razão poderia ser acrescentada:
4 – os graves erros do Corpo Governante

Mas quanto a esta última alternativa, o Corpo considera que não há necessidade de abordá-la. Nisso ele erra redondamente. Pois se se guiasse pela Bíblia, deveria reconhecer que o próprio Deus nunca deixou de tentar argumentar com aqueles a quem classificou de apóstatas – os israelitas. Eu mesmo ficaria lisonjeado se o Corpo se dignasse a me responder algumas breves perguntas. O fato de julgar que isso é desnecessário, a meu ver, vai de encontro à proposta de um pastor amoroso tal como se apresenta. Tudo bem que eu poderia acreditar nas respostas ou considerá-las insuficiente, mas deixar de me responder por simplesmente concluir que, no meu estado, já não vale a pena, parece ser um genuíno ato de prejulgamento.

Voltando a tratar da brochura, na página 5 lemos o que seria uma demonstração de como Deus se importa com os inativos:
Ele nos alimenta espiritualmente
Jeová sempre proveu uma variedade de alimento espiritual reanimador na hora certa. Lembra-se de um artigo, discurso ou vídeo que foi uma resposta à sua oração? Não acha que isso foi uma prova de que Jeová se preocupa com você individualmente?
Não sei em que categoria de retórica se classifica essa argumentação, mas muito me lembra aqueles vigaristas que, para provar-se capaz de ler a mente ou o inconsciente de alguém, afirma ter certeza que “em sua família tem uma pessoa doente”, “tem alguém com problemas financeiros”. Ora, bolas! Se se escreve um artigo sobre como resolver problemas no casamento, são enormes as chances de que, em dez centenas de milhares de casais cristãos, pelo menos alguns milhares terão orado a Deus com relação a algum problema matrimonial pouco tempo antes de receber esse artigo. Requerer que isso seja entendido como respostas a orações, a meu ver, é fazer pouco da inteligência alheia.

Ainda nessa página 5 é possível ler um chamado a que o inativo se recorde dos primeiro tempos como Testemunha, quando tudo era novidade e tudo trazia alegria. Pelo que sei, quase 100% das Testemunhas passaram por essa fase. Portanto, tanto quanto o argumento anterior, este também é típico de vigarista – um argumento certeiro. É pena que o Corpo não reconheça que esse entusiasmo, mesmo que volte e traga algum inativo ao rebanho, logo tende a se desvanecer.

Na página 6, ao tratar de ansiedade, o Corpo procura convencer ao inativo que o pouco que ele puder fazer, mesmo que seja apenas assistir a uma reunião, já é suficiente para alegrar o coração de Deus. Mas o inativo talvez saiba que enquanto estava ativo, pelo mais que fazia, parecia ser sempre pouco, não para Jeová, mas para a Organização.

Sobre isso, certa vez pude ouvir o lamento de uma jovem irmã, pioneira regular, que estava muito sobrecarregada com as tarefas de casa e as tarefas da congregação. Com isso, ainda tinha de enfrentar a incompreensão da família, que não era Testemunha, e a insatisfação dos anciãos, que não via sua dedicação ao serviço de campo. Tudo isso teve um ápice quando ela - pioneira regular – faltou a um dia de congresso para fazer uma prova de vestibular. Os anciãos, considerando o “mau exemplo” da irmã, logo a chamara para se explicar, mas o que conseguiram foi colocar mais um na lista de inativos. Por ser inativa, é bem provável que a nova brochura lhe seja entregue por algum ancião zeloso, mas com certeza essa irmã ainda tem vívidas lembranças do quanto já fez para a Organização e o quanto (e como) esta lhe retribuiu.

A mágoa (página 8) é considerada outro motivo para muitos passarem para a inatividade. Seja lá qual for a razão que leve uns a agir dessa forma, o Corpo não considera nenhuma possibilidade de que essa razão seja válida. Ao agir dessa forma, ele se esquece de um ponto crucial da vida cristã, que é a única maneira deixada por Cristo pela qual seus discípulos poderiam identificados – o amor entre eles. Minha convivência com as Testemunhas por uns 20 anos, tendo passado por três congregações diferentes e em três diferentes cidades, me deixou uma certeza: o amor cristão entre as Testemunhas é relativamente frágil. É verdade que há exceções, mas, no geral, cada um cuida da sua própria vida e mesmo aqueles da dianteira estão ocupados demais para dar atenção a alguém que muitas vezes quer tão pouco, tanto quanto apenas alguns minutos de atenção. Pode ser que alguém entre na inatividade por uma questão banal, mas razões legítimas existem com certeza, apesar de o Corpo lamentavelmente deixar de reconhecer.

Por último, o sentimento de culpa. Essa é com certeza uma realidade entre as Testemunhas – e novamente a razão principal não é reconhecida. Quando a Testemunha se deixa convencer que o Corpo tem razão absoluta em tudo o que diz, então toda a sua vida vai girar em torno do quanto pode fazer para viver à altura do que o Corpo define como padrão adequado para o cristão. E como ninguém é perfeito, os erros podem ir se acumulando a tal ponto que o desânimo cai como uma pedra sobre a consciência. E nisso, logo a Testemunha diminui sua atividade no campo, diminui a assistência às reuniões, o que logo a faz se sentir que não está fazendo “o máximo para Jeová” e, portanto, passa a se sentir indigna de seu amor e proteção. Foi talvez num estado como esse (enquanto convivia entre os fariseus) que uma prostituta se chegou a Jesus e lavou com lágrimas os pés dele – tudo por que tinha a certeza que não seria condenada. Uma Testemunha inativa não tem hoje a pessoa de Jesus Cristo, mas apenas os anciãos. E ela talvez saiba que, mesmo que o seu pecado não resulte em desassociação, ele será sempre uma nódoa em sua vida, uma vez que estará sempre ali, na mente dos anciãos, os quais para ela, talvez não sejam os melhores exemplos quanto manter confidências.

Em conclusão da brochura, veja que argumento foi usado para mostrar ao inativo que Deus se importa com ele:
Jeová quer que você volte para ele. Por que você pode ter certeza disso? Considere o seguinte: esta brochura foi preparada cuidadosamente com muita oração. Talvez você tenha ficado sabendo dela por meio de um ancião ou de outro irmão na fé. Daí você sentiu vontade de lê-la e de agir de acordo com sua mensagem. Tudo isso é prova de que Jeová não se esqueceu de você. Pelo contrário, ele bondosamente o está atraindo de volta. — João 6:44. (página 13)
Durante décadas se fez muitos livros, brochuras e revistas e se tratou de todo tipo de assunto, tanto que nessa brochura não se achou nenhum argumento novo par atrair um inativo. Então por que deveria essa brochura ser encarada como prova de que Deus se importa com ele? Se o Corpo é guiado por Deus, como argumenta, por que esse amor divino pelos inativos só foi manifestado agora? Estou propenso a crer que esse é mais um argumento para justificar mais uma maneira de combater o lento crescimento de Testemunhas. Considerando a possibilidade de que essa conclusão seja verdadeira, seria muito bom ouvir de Deus o que ele acha disso.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por DELTA »

Para mim as "obra" está estagnada a um bom tempo, os números só não são piores porque sempre dão um jeitinho de ser positivo, como por exemplo 30 minutos por mês bastam para alguém ser considerado publicador, anciãos que relatam para inativos,etc,etc.
Como ninguém de fora entra sempre inventam um meio de trazer os afastados.
Não li a brochura, mas notem que as 03 razões para alguém ficar inativo sempre é culpa da pessoa ou de algum irmão, nunca do corpo governante.
Os argumentos são sempre que Jeová está preocupado com você,etc,etc
No fundo é o CG está preocupado é com os R$$ das pessoas.
joquan
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 20 Abr 2015 22:47

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por joquan »

Dentre as razões para alguém ficar inativo, eu citaria mais uma, o espírito de Jeová já deve ter se afastado da pessoa. Digo isso porque quando os anciãos se reuniram comigo para me desassociar, eu lhes disse que se a desassociação tivesse ocorrido em outras épocas eu teria ficado muito mal comigo mesmo e muito abatido, mas que naquela época eu aceitava com muita naturalidade e não me causava nenhum mal. Foi quando um dos anciãos me disse que era porque o espírito de Jeová já havia se afastado de mim. Eu respondi: talvez sim. Hoje eu diria: que pena que ele demorou tanto tempo para se afastar de mim. Já devia ter ido a mais tempo. kkkkk
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

DELTA escreveu:
No fundo é o corpo governante está preocupado é com os R$$ das pessoas.
A lógica diz que essa preocupação não deveria existir. Se são necessários X dinheiro para cuidar de Y Testemunhas, então para cuidar de Y/2 Testemunhas seriam necessário apenas X/2 dinheiro.

Que a Torre está passando por uma crise financeira, ela confessou.

Agora qual a razão? Poder-se-ia apontar uma crise econômica internacional - coisa que atualmente não existe. A razão que agora me vem à mente é a seguinte:
Está diminuindo o número de Testemunhas que doam R$$$, bem como os que ainda estão doando doam cada vez menos.

Descartada essa possibilidade, a meu ver, resta presumir que está-se a aumentar gastos . Isso não devia ocorrer, uma vez a literatura praticamente está emigrado para o espaço digital, diminuiu-se em 3/4 o número de páginas mensal das revistas, os livros são impressos em papel de péssima qualidade, e as gráficas (pelo menos nas Américas ) foram reduzidas a umas três ou quatro.

Ou será que o Corpo está preocupado mesmo é com o status financeiro? Se esse é um fato, deveriam investir sangue para fazer a obra crescer em países ricos, porque,pelo jeito, a vaca está indo para o brejo - e a passos largos
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

Só espero que minha mãe não resolva me dá essa brochura pra ler !
Já fico agoniada só de ver esses vídeos sobre armagedom de whatsapp que ela me manda !
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

Pela descrição essa brochura na verdade é para quem ainda estar lá e não saiu, eles fazem uma brochura como se fosse para quem saiu e com o estilo literario como se estivessem se dirigindo a essas pessoas, mas com o objetivo real de persuadir os que ainda estão lá que quem deixa a religião é por problemas psicologicos ou motivos vergonhosos (sentimentos de culpa) que não tem nenhuma relação com os ensinos da religião e mudança de idéias da parte dos ex-membros, se fosse uma brochura realmente destinada aos ex-membros não teria como faltar uma menção aos apostatas que cresçem cada dia mais e a tentativa de refutar os principais e mais frequentes argumentos dos apostatas (coisa que eles nunca irão fazer), o objetivo real dessa brochura, apesar da intenção declarada é persuadir os atuais membros que quem deixa a religião ou se torna não praticante (inativo no jargão deles) é por problemas psicologicos e motivos vergonhosos (sentimentos de culpa) e esconder e ignorar a existencia de pessoas que descobriram que a religião é falsa.
Spoiler!
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por Pássaro »

A torre tá em crise e não se pode negar. Mas onde estão os bilhões de Brooklin?
Uma coisa aprendi nesse mais de 20 anos como tj. A torre não dá ponto sem nó!
Ela fatura muito, gasta muito?
Um circuito nos states pagou um salão de assembleias em um ano. Aqui até hoje se manda pra pra Camaçari!
Essa choradeira deve ser pra investir a grana dos tjs e não a deles!
O barco da torre tá afundando?
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

joquan escreveu:Dentre as razões para alguém ficar inativo, eu citaria mais uma, o espírito de Jeová já deve ter se afastado da pessoa. Digo isso porque quando os anciãos se reuniram comigo para me desassociar, eu lhes disse que se a desassociação tivesse ocorrido em outras épocas eu teria ficado muito mal comigo mesmo e muito abatido, mas que naquela época eu aceitava com muita naturalidade e não me causava nenhum mal. Foi quando um dos anciãos me disse que era porque o espírito de Jeová já havia se afastado de mim. Eu respondi: talvez sim. Hoje eu diria: que pena que ele demorou tanto tempo para se afastar de mim. Já devia ter ido a mais tempo. kkkkk
Nossa, as conclusões que eles tiram, é como se fosse o próprio Deus. Alegar que alguém não tem mais o Espírito Santo, é muito sério.
Ao invés de ajudar os "pecadores", aqueles q cometeram alguma falha mais grave, como o próprio Senhor, e Seu Espírito fariam... não fazem. Então quem não tem o Espírito Santo fica claro.
Quando alguém está esfriando na fé, tem muitos motivos, pecado, falta de amor e compaixão dos que estão ao lado, ataques do inimigo.
Se a vida fosse o foco, e não a obra urgente de pregação, haveria AMOR e se pregaria com urgência por compaixão pelas vidas que não tem a Jesus, por LIBERALIDADE, não obrigação. A obrigação traz frieza e distanciamento. Obrigação de preencher um papelzinho, etc...
Avatar do usuário
caangel
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 21 Mai 2010 11:34
Localização: São Paulo

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por caangel »

Se vierem me dar vou recusar :1
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: “Volte para Jeová” – a nova brochura

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Cheia do Espírito escreveu:
joquan escreveu:Dentre as razões para alguém ficar inativo, eu citaria mais uma, o espírito de Jeová já deve ter se afastado da pessoa. Digo isso porque quando os anciãos se reuniram comigo para me desassociar, eu lhes disse que se a desassociação tivesse ocorrido em outras épocas eu teria ficado muito mal comigo mesmo e muito abatido, mas que naquela época eu aceitava com muita naturalidade e não me causava nenhum mal. Foi quando um dos anciãos me disse que era porque o espírito de Jeová já havia se afastado de mim. Eu respondi: talvez sim. Hoje eu diria: que pena que ele demorou tanto tempo para se afastar de mim. Já devia ter ido a mais tempo. kkkkk


Nossa, as conclusões que eles tiram, é como se fosse o próprio Deus. Alegar que alguém não tem mais o Espírito Santo, é muito sério.
Ao invés de ajudar os "pecadores", aqueles q cometeram alguma falha mais grave, como o próprio Senhor, e Seu Espírito fariam... não fazem. Então quem não tem o Espírito Santo fica claro.
Quando alguém está esfriando na fé, tem muitos motivos, pecado, falta de amor e compaixão dos que estão ao lado, ataques do inimigo.
Se a vida fosse o foco, e não a obra urgente de pregação, haveria AMOR e se pregaria com urgência por compaixão pelas vidas que não tem a Jesus, por LIBERALIDADE, não obrigação. A obrigação traz frieza e distanciamento. Obrigação de preencher um papelzinho, etc...
Olá Joquan, Cheia do Espírito,

Sem ofensa, mas falando francamente, a meu ver, dificilmente você o conheceu. :( :cry:
É preciso aprender a dissociar o Espirito Santo das TJs (mas como alguém que caiu num engano desses faz isso de sí mesma??? Impossível!), pq esta é a situação delas em relação a Ele( Não que Ele não possa e não aja individualmente), logo, não se pode voltar para quem/onde não se esteve.


Aff Deve ser terrível sofrer assim por uma mentira.

Reitero é sem ofensa!


Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 119 visitantes