Apóstatas são doentes mentais

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Mentalista »

Um artigo que teve grande repercussão foi aquele que se encontra na A Sentinela 15 de Julho de 2011, páginas 15 a 19.

Sites de evangélicos também noticiaram que as TJs chamam ex-adeptos de doentes mentais. Até mesmo em países com poucas TJs esse artigo foi criticado pela mídia (ver Estônia por exemplo).

Vou postar alguns paragrafos do artigo para que possamos relembrar do que fomos chamados. Sublinhei as frases mais ofensivas e coloquei em negrito os adjetivos usados contra os dissidentes.
4 [...] Então, de onde vêm os falsos instrutores? Podem surgir de dentro da congregação. São apóstatas.* (A nota diz: “Apostasia” é renúncia da adoração verdadeira, afastamento, deserção, rebelião, abandono.) O que querem? Eles não se contentam em apenas deixar a organização que um dia talvez tenham amado. O seu objetivo, como Paulo explicou, é “atrair a si os discípulos”. Note o artigo definido na expressão “os discípulos”. Em vez de procurar fazer seus próprios discípulos, os apóstatas tentam arrastar consigo os discípulos de Cristo. Como “lobos vorazes”, os falsos instrutores buscam devorar membros desavisados da congregação, destruindo a sua fé e os afastando da verdade. — Mat. 7:15; 2 Tim. 2:18.

5 Como os falsos instrutores agem? Os seus métodos revelam astúcia. Eles ‘introduzem quietamente’ ideias corrompedoras. Assim como os contrabandistas, eles operam de modo clandestino, introduzindo sutilmente conceitos apóstatas. E, assim como um astuto falsificador tenta passar documentos falsificados, os apóstatas usam “palavras simuladas”, ou argumentos falsos, tentando passar por verdades seus conceitos inventados. Eles espalham “ensinos enganosos”, ‘deturpando as Escrituras’ para acomodar suas próprias ideias. (2 Ped. 2:1, 3, 13; 3:16) Obviamente, os apóstatas não desejam o nosso melhor. Segui-los nos desviaria do caminho para a vida eterna.

6 Como nos proteger dos falsos instrutores? Os conselhos da Bíblia sobre como lidar com eles são claros. (Leia Romanos 16:17; 2 João 9-11.) “Que os eviteis”, diz a Palavra de Deus. Outras traduções dizem “afastem-se deles” e ‘desviem-se deles’. Não há nada ambíguo nesses conselhos inspirados. Suponha que um médico lhe recomendasse evitar o contato com alguém infectado com uma mortífera doença contagiosa. Você entenderia as palavras do médico e seguiria estritamente o seu conselho. Os apóstatas estão mentalmente ‘doentes’ e tentam contaminar outros com os seus ensinos desleais. (1 Tim. 6:3, 4, Bíblia Pastoral) Jeová, o Grande Médico, diz que devemos evitar o contato com os apóstatas. Sabemos o que ele quer dizer, mas estamos decididos a acatar seu alerta em todos os sentidos?

7 O que está envolvido em evitar falsos instrutores? Nós não os recebemos em casa nem os cumprimentamos. Não lemos as suas publicações, não assistimos às suas apresentações na televisão, não acessamos os seus sites na internet nem adicionamos comentários aos seus blogs. Por que adotamos uma posição tão firme? Por causa do amor. Nós amamos o “Deus da verdade”, de modo que não nos interessamos em ensinos distorcidos contrários às verdades da Palavra de Deus. (Sal. 31:5; João 17:17)
Vejam também o apelo emocional de uma organização com medo de ser abandonada:
Além disso, nós amamos a organização de Jeová, por meio da qual aprendemos coisas maravilhosas — como o nome de Deus e seu significado, o Seu propósito para a Terra, a condição dos mortos e a esperança da ressurreição. Você se lembra de como se sentiu quando aprendeu essas e outras verdades preciosas? Por que, então, deixar-se contaminar por alguém que tenta denegrir a organização por meio da qual você aprendeu essas verdades? — João 6:66-69.

8 Não importa o que os falsos instrutores digam, nós não os seguiremos! Por que recorrer a tais poços vazios só para ser enganado e ficar desapontado? Em vez disso, estejamos decididos a permanecer leais a Jeová e à organização que tem um longo histórico de saciar a nossa sede com as puras e refrescantes águas da verdade da inspirada Palavra de Deus.
O que acharam desse repugnante artigo?
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Eles não se contentam em apenas deixar a organização que um dia talvez tenham amado. O seu objetivo como Paulo explicou, é “atrair a si os discípulos”
A julgar por essa ótica, uma Testemunha que antes fora católica tem seu campo ministerial restrito aos evangélicos e vice-versa. Caso seguisse o que acha apropriado para os apóstatas, a Torre acabaria por inviabilizar o seu próprio trabalho.

A Torre não leva em conta que o "apóstata" não mais crer na doutrina e, portanto, para o bem ou para o mal, não está mais sob a obrigação de continuar fazendo a vontade dela.
Como os falsos instrutores agem? Os seus métodos revelam astúcia. Eles ‘introduzem quietamente’ ideias corrompedoras. Assim como os contrabandistas, eles operam de modo clandestino, introduzindo sutilmente conceitos apóstatas. E, assim como um astuto falsificador tenta passar documentos falsificados, os apóstatas usam “palavras simuladas”, ou argumentos falsos, tentando passar por verdades seus conceitos inventados. Eles espalham “ensinos enganosos”, ‘deturpando as Escrituras’ para acomodar suas próprias ideias
E por acaso a Torre usou argumentos verdadeiros quando defendeu o mutante sentido de "geração", quando defendeu o sentido de "escravo fiel e prudente"?. As crenças da religião têm sofrido uma metamorfose contínua desde que foi fundada. Assim, quanta garantia se tem de que as doutrinas que agora defende são verdadeiras? Detentora de um histórico tão lamentável, a Torre não tem nenhuma condição moral de dizer que os "apóstatas" contam mentiras.

Pessoalmente, desde que comecei a ler conteúdo considerado apóstata, não topei com um sequer que não procurasse apoiar suas ideias em declarações da própria Torre,em notícias de jornais, e até em documentos produzido por instituições respeitadas. As ideias que desenvolvem a partir dessas fontes podem até não ter lógica, mas, quanto a isso, cabe ao leitor se servir das mesmas fontes e tirar a conclusão que achar apropriada.
Além disso, nós amamos a organização de Jeová, por meio da qual aprendemos coisas maravilhosas — como o nome de Deus e seu significado, o Seu propósito para a Terra, a condição dos mortos e a esperança da ressurreição. Você se lembra de como se sentiu quando aprendeu essas e outras verdades preciosas? Por que, então, deixar-se contaminar por alguém que tenta denegrira organização por meio da qual você aprendeu essas verdades?
Nome divino, propósito para com a Terra, condição dos mortos, ressurreição - isso não são crenças exclusivas das Testemunhas. Alguém poderia ter aprendido isso até com um vizinho adventista, com a vantagem que não escutaria nada sobre 1914, "geração" e "escravo fiel e prudente". Por que será que os autores excluíram dessa lista a palavra "geração", tal como era ensinada até o princípio da década de 90? Até essa década, quem era que estava promovendo um legítimo ensino apóstata?
estejamos decididos a permanecer leais a Jeová e à organização
A Testemunha só é leal à Organização e a Jeová na situação em que a Organização ensina exatamente a verdade, pois nos casos em que a Organização ensina mentiras (comprovadas pelos constatantes ajustes), a Testemunha terá que escolher a quem ser leal, se à Organização ou a Deus. E todos sabemos quais serão as consequências se essa Testemunha não tomar o lado do Corpo na questão.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

Decepcionante ler esses trechos, e perceber que cada um dos amigos que ainda amo lá dentro, sentem isso por mim.
Eles chegam a sentir até medo. Meus familiares nem um 'bom dia' (curioso que quando minha mãe era desassociada, eles até batiam papo). Sou uma doença.
O que me deixa revoltada é que a torre sabe o poder que exerce, ela brinca com os outros! Essa atitude que ela prega, é uma forma de repressão séria ! Eles tem consciência disso, usam e abusam.
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Xininha
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 22 Jan 2013 20:12

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Xininha »

Interessante que em um tópico anterior já postado narrei que um parente meu me considera uma BURRA,DESOCUPADA e MACONHEIRA por ser universitária,mas esqueci de citar que diversas vezes esse mesmo parente me chama com todas as letras de "DOENTE MENTAL".
Xina
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

[bgcolor=][/bgcolor]
Edem Xininha escreveu:Interessante que em um tópico anterior já postado narrei que um parente meu me considera uma BURRA,DESOCUPADA e MACONHEIRA por ser universitária,mas esqueci de citar que diversas vezes esse mesmo parente me chama com todas as letras de "DOENTE MENTAL".
Que sorte sua ter um parente desse em, como se controla? Ia ficar muito revoltada de ser chamada assim.
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Avatar do usuário
croger
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Abr 2015 15:44

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por croger »

Nossa, tenso. Ontem no estudo de a sentinela eu me controlava para não rir. Estava de indicador e era uma tal de virgens e 10 virgens e mais virgens e escravo fiel e prudente e blablabla e blablabla e era tanta virgem que fuck....

Eu acho que já não nos admiramos mais com esse tipo de argumentação não é mesmo? Vendo toda aquela multidão absorvendo aquilo... Hahauahaa
Is fuck.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Mentalista »

Agora, parem por um minuto e pensem na seguinte situação: A Torre é a apóstata. Depois leiam novamente a descrição que ela faz dela mesma. É perfeita. Cristo, tendo existido ou não, tem discipulos. Esses com certeza não seriam as TJs, porque são uma seita derivada de outras religiões, que também foram seitas, e assim por diante.

De modo que a Torre:

- É apóstata.
- Não se contenta em apenas deixar os adventistas, que um dia talvez tenha amado.
- Seu objetivo é “atrair a si os discípulos”.
- Em vez de procurar fazer seus próprios discípulos, tenta arrastar consigo os discípulos de Cristo.
- Como “lobo voraz”, busca devorar moradores desavisados na pregação, lavando seu cérebro e os levando a uma mentira.
- Seus métodos revelam astúcia. ‘Introduz quietamente’ ideias corrompedoras.
- Assim como os contrabandistas, opera de modo clandestino, introduzindo sutilmente ilusões.
- Assim como um astuto falsificador tenta passar documentos falsificados, usa “palavras simuladas”, ou argumentos falsos, tentando passar por verdades seus conceitos inventados.
- Espalha “ensinos enganosos”, ‘deturpando as Escrituras’ para acomodar suas próprias ideias.
- Não deseja o nosso melhor.
- Segui-los nos desviaria do caminho para a liberdade.
- Como nos proteger dessa falsa instrutora, que é a Torre? “Que a evitemos”, “afastemo-nos dela” e ‘desviemo-nos dela’. - O corpo governante está mentalmente ‘doente’ e tenta contaminar outros com os seus ensinos desleais.
- Nós nos desligamos mentalmente da "organização de Jeová", por meio da qual aprendemos grandes mentiras.
- Você se lembra de como se sentiu quando descobriu a verdade sobre essa "verdade"?
- Por que recorrer a tal poço vazio só para ser enganado e ficar desapontado?
exatoverdade
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 13 Out 2012 18:09
Contato:

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por exatoverdade »

phpBB [video]
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

5 Como os falsos instrutores agem? Os seus métodos revelam astúcia. Eles ‘introduzem quietamente’ ideias corrompedoras. Assim como os contrabandistas, eles operam de modo clandestino, introduzindo sutilmente conceitos apóstatas. E, assim como um astuto falsificador tenta passar documentos falsificados, os apóstatas usam “palavras simuladas”, ou argumentos falsos, tentando passar por verdades seus conceitos inventados. Eles espalham “ensinos enganosos”, ‘deturpando as Escrituras’ para acomodar suas próprias ideias. (2 Ped. 2:1, 3, 13; 3:16) Obviamente, os apóstatas não desejam o nosso melhor. Segui-los nos desviaria do caminho para a vida eterna.
Acho que vou mandar uma carta de agradecimento á torre por nos informar como podemos melhorar o nosso trabalho de disseminação de dúvida. A impressão que passa é que foi um "apóstata" que deu essas dicas por meio desse tão "bondoso alimento espiritual".
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Apóstatas são doentes mentais

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

Mentalista escreveu:Agora, parem por um minuto e pensem na seguinte situação: A Torre é a apóstata. Depois leiam novamente a descrição que ela faz dela mesma. É perfeita. Cristo, tendo existido ou não, tem discipulos. Esses com certeza não seriam as TJs, porque são uma seita derivada de outras religiões, que também foram seitas, e assim por diante.

De modo que a Torre:

- É apóstata.
- Não se contenta em apenas deixar os adventistas, que um dia talvez tenha amado.
- Seu objetivo é “atrair a si os discípulos”.
- Em vez de procurar fazer seus próprios discípulos, tenta arrastar consigo os discípulos de Cristo.
- Como “lobo voraz”, busca devorar moradores desavisados na pregação, lavando seu cérebro e os levando a uma mentira.
- Seus métodos revelam astúcia. ‘Introduz quietamente’ ideias corrompedoras.
- Assim como os contrabandistas, opera de modo clandestino, introduzindo sutilmente ilusões.
- Assim como um astuto falsificador tenta passar documentos falsificados, usa “palavras simuladas”, ou argumentos falsos, tentando passar por verdades seus conceitos inventados.
- Espalha “ensinos enganosos”, ‘deturpando as Escrituras’ para acomodar suas próprias ideias.
- Não deseja o nosso melhor.
- Segui-los nos desviaria do caminho para a liberdade.
- Como nos proteger dessa falsa instrutora, que é a Torre? “Que a evitemos”, “afastemo-nos dela” e ‘desviemo-nos dela’. - O corpo governante está mentalmente ‘doente’ e tenta contaminar outros com os seus ensinos desleais.
- Nós nos desligamos mentalmente da "organização de Jeová", por meio da qual aprendemos grandes mentiras.
- Você se lembra de como se sentiu quando descobriu a verdade sobre essa "verdade"?
- Por que recorrer a tal poço vazio só para ser enganado e ficar desapontado?
Descrição perfeita.
Spoiler!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes