O que acharam da "Nova" Bílbia?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
vinny
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 20 Jan 2010 01:29

O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por vinny »

Bom pessoal, ainda não deu tempo de analisar com muito detalhe a nova Tradução do Novo Mundo. Mas pelo que pude perceber eu achei essa versão 2015, muito menos literal do que a anterior. Ficou parecendo mais com o estilo de traduzir da Bíblia na Linguagem de Hoje.

Eu acho que a Torre foi além de só modernizar as palavras. Tiraram o sentido literal de muitos textos.

Por exemplo:

Na TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS (EDIÇÃO DE 1986) João 8:57,58 diz:
Portanto, os judeus disseram-lhe: “Não tens nem cinqüenta anos, e ainda assim viste Abraão?” Jesus disse-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: Antes de Abraão vir à existência, eu tenho sido.”

Embora a melhor tradução seria EU SOU, compreendo esta forma de traduzir, pois a pergunta foi sobre a idade de Jesus. É coerente traduzir "Eu tenho sido". Os judeus não perguntaram sobre a divindade de cristo, mas sim sobre o tempo que ele existia. E eu creio que ele respondeu conforme lhe foi perguntado.

Já na TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DA BÍBLIA SAGRADA (EDIÇÃO DE 2015) João 8:57,58 diz:

Então os judeus lhe disseram: “Você não tem nem 50 anos, e ainda assim viu Abraão?” Jesus lhes disse: “Digo-lhes com toda a certeza: Antes de Abraão vir à existência, eu já existia.”


Notem a mudança no modo de traduzir:

Eu Sou > Eu tenho sido > Eu já existia

Conforme o apêndice da TNM com referencias diz, a maioria das traduções que apoiam a TNM reza :"eu era"


O que eu pude compreender sobre a tradução revisada é que a Torre não está preocupada em aderir ao original e sim dar uma forma de ler compreensível a luz de suas doutrinas.

O que vocês acharam sobre essa nova versão?
Avatar do usuário
TJYet
Forista
Forista
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Ago 2009 20:51

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por TJYet »

na minha opinião o sentido é o mesmo.. independente da doutrina
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por Brother Franz »

Tradução é sempre tradução, uma leitura de segunda mão infelizmente. Pegue um texto em inglês moderno e traduza, se 3 pessoas o fizerem, haverá diferenças. Imagine um texto de 2 mil anos, impossível uma tradução 'literal' ao pé da letra, as crenças (o "óculos" ideológico) de cada tradutor sempre vai influenciar em graus diferentes.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por kooboo »

Eu não acho errado adaptar ao idioma atual.
O ponto é - Quando aquilo foi dito 2000 anos atrás, o que as pessoas entenderam da mensagem? Isso é o que tem de ser repassado numa versão atualizada.

Uma vez peguei A Ilíada para ler, o texto era do grego original traduzido tal qual para o português... nem com dicionário na mão dava pra entender. Só palavras que não se usam, e olha que meu vocabulário é até bonzinho.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por Robert Orwell »

A Nova Bíblia foi a pá para a preparar a eira que receberá várias ''novas luzes'' muito em breve.

Agora sim, faz para mim todo o sentido aquele constante alerta do Corpo Governante desde 2010, pelo menos (que eu me lembre): "Sejamos fieis e obedeçamos ao "escravo", ainda que as instruções vindas dele não pareçam fazer sentido. Elas salvarão nossa vida". Eles já estavam HÁ MUITO TEMPO preparando o terreno para o lançamento das bombas, para minimizar o impacto mental e, principalmente, emocional, que mudanças significativas nas doutrinas terão nos que realmente lhes creem. Aposto que, nos bastidores, também já armou-se de advogados, contra-processos e recursos para a avalanche de litígios que poderão vir, se minhas suspeitas se confirmarem, e ocorrerem mudanças em coisas seríssimas como: fim da proibição de sangue para fins medicinais, deposição de 1914 como data que indica o "começo do fim" e 1919 como data que indica a Torre de Vigia como a religião eleita, abrandamento das sanções da desassociação (razão do suicídio e/ou morte de muitos ao longo dos anos), transformação da comemoração de aniversários e outras festividades não-religiosas em questão de consciência (pisando nos traumas de MUITOS daquela seita, que não puderam ter uma infância ou adolescência normal e feliz graças às proibições supracitadas)...
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

O EU SOU tem muita importância! Pois tem a ver com a divindade de Cristo.
Então eles colocaram de outra forma novamente, não assumindo desta forma a divindade.
Então continua a mesma baléla.
Só mudaram algumas coisas para embasar as suas mentiras, como citado em outros tópicos, pelas datas serem falhas, para poderem ser respaldados...a MEXPLICA pontuou perfeitamente, bem legal, a questão do amor nunca FALHA.. e como mudaram isso TAMBÉM, querendo dizer que eles não erram...
Palavra adulterada, manipulada, que foge do original. Bíblia demoníaca, de homens sem escrúpulos com as piores intenções. Um absurdo essa e qualquer tradução que possa ter já existido das NM. eu -> :9 <- C.G
Avatar do usuário
TJYet
Forista
Forista
Mensagens: 58
Registrado em: 09 Ago 2009 20:51

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por TJYet »

Desculpe a minha opinião mas não concordo em demonizar a Bíblia TJ como alguns tem feito. Na minha visão faltam argumentos plausíveis.
Essa Bíblia foi revisada e como era de esperar teve algumas alterações (daí o motivo de ser revisada). Agora até que ponto isso vai criar novas luzes é esperar para ver. Acredito que a gente reclama tanto de julgamento injusto que recebemos das TJ mas acabamos pagando na msm moeda.

Claro que voce pode comentar o que achou da Biblia (esse é o objetivo do tópico) mas daí a criticar algo que vc nem abriu pra ler, só pq esta carregado de ódio no coração não me parece muito imparcial.

Minha opinião é que independente das crenças a Biblia TJ é muito valiosa, assim como qualquer outra Bíblia, para quem crê na veracidade de Bíblia. Se você nao acredita na Bíblia essa ou qualquer outra tradução será papel impresso imprestável. Cabe ao leitor usar de discernimento.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por Brother Franz »

Exato, como se as outras traduções fossem excelentes. A Almeida por exemplo possui seus erros, e como o tradutor não esta vivo como saber se nao foi intencional ?.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4043
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por Mentalista »

TJYet, se as alterações são feitas para embasar novas luzes, obviamente versículos podem perder seu significado. A cada nova revisão, a tradução fica mais parcial. E esse não é um problema exclusivo da TNM.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: O que acharam da "Nova" Bílbia?

Mensagem não lida por Robert Orwell »

TJYet escreveu: daí a criticar algo que vc nem abriu pra ler, só pq esta carregado de ódio no coração não me parece muito imparcial.
Fala para não julgar e depois tece um comentário destes, tão cheio de certeza quanto de empáfia. Hipocrisia isso, não?

Bom, tendo em conta seu nome de usuário ("TJYet", "Yet=Ainda" em inglês; logo, "Ainda TJ"), dá para entender o porquê de você defender a versão atualizada da TNM.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 363 visitantes