Citação destorcida de texto em "A Sentinela"

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Citação destorcida de texto em "A Sentinela"

Mensagem não lida por Mente Independente »

Sabem aquelas citações tendenciosas da Torre? Pois bem, achei uma delas no artigo de estudo dessa semana, 'Escute e compreenda o significado'. Se encontra na edição de estudo de 15/12/2014, e o objetivo do artigo (bem como do próximo) é explicar algumas das ilustrações (ou parábolas, q seja) de Jesus e mostrar às TJs como aplicá-las em seu ministério. Bem nos primeiros parágrafos, levanta-se a questão: "Pq mtas pessoas ouviram Jesus, mas não compreenderam o significado das ilustrações dele?". Típico questionamento torreano, seguido de uma explicação tb torreana: "as pessoas não entenderam as parábolas de Jesus, pq não tinham a motivação correta, não queriam mudar suas opiniões nem seu modo de vida". Mas eu queria destacar é o texto q citaram pra apoiar essa ideia.

Pra efeito de comparação, vou colocar o texto das duas edições, a normal e a fácil de ler. Vejam:

Edição normal:
2 Por que muitos não conseguiram compreender o significado do que Jesus disse? Alguns se apegavam às suas próprias opiniões e tinham motivações erradas. Jesus disse que essas pessoas haviam ‘colocado de lado o mandamento de Deus, a fim de reter as suas tradições’. (Mar. 7:9) Elas não se esforçavam para entender o significado das palavras dele. Não queriam mudar seu comportamento e sua forma de pensar. Seus ouvidos estavam abertos às palavras de Jesus, mas seu coração estava “embotado”, ou insensível. (Leia Mateus 13:13-15.) Que dizer de nós? Como podemos manter nosso coração receptivo e assim nos beneficiar do ensino de Jesus?
Edição fácil de ler:
2 Por que muitas dessas pessoas não entendiam o significado do que Jesus falava? Porque algumas já tinham sua própria opinião sobre o assunto ou até mesmo estavam ali com a motivação errada. Então, Jesus disse: “Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguirem os seus próprios ensinamentos.” (Marcos 7:9, Bíblia na Linguagem de Hoje) Elas não se esforçavam para entender o significado do que Jesus estava falando. Elas não queriam mudar seus costumes nem suas opiniões. Ouviam com os ouvidos, mas não entendiam com o coração. (Leia Mateus 13:13-15.) O que temos de fazer para entender o que Jesus ensinou e usar essas coisas na nossa vida?
Eles citam o texto de Marcos 7:9, tanto na TNM (no primeiro caso) como na Bíblia Linguagem de Hoje (na edição fácil). O interessante é q se formos ver o texto, veremos q se trata da passagem em q Jesus responde à acusação dos fariseus sobre os discípulos dele não lavarem as mãos. Ao invés de responder diretamente à pergunta (subtendendo q os discípulos de Jesus realmente não lavavam as mãos), Jesus responde com outra pergunta, acusando-os de deixarem a Lei mosaica de lado para fazerem valer suas próprias tradições. Vejam:

Marcos cap. 7, vers. 1-9:
7 Ajuntaram-se então em volta dele os fariseus e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.+ 2 E quando viram alguns dos discípulos dele comer a sua refeição com mãos aviltadas, isto é, não lavadas+ — 3 pois os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos até os cotovelos,* apegando-se à tradição dos homens dos tempos anteriores, 4 e, ao voltarem do mercado, não comem sem se purificarem por aspersão; e há muitas outras tradições+ que receberam para se apegarem [a elas]: batismo de copos, e de jarros, e de vasos de cobre+ — 5 de modo que estes fariseus e escribas lhe perguntaram: “Por que é que teus discípulos não se comportam segundo a tradição dos homens dos tempos anteriores, mas tomam a sua refeição com mãos aviltadas?”+ 6 Ele lhes disse: “Isaías profetizou aptamente a respeito de vós, hipócritas, como está escrito:+ ‘Este povo honra-me com os lábios, os seus corações, porém, estão longe de mim.+ 7 É em vão que persistem em adorar-me, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens.’+ 8 Deixando o mandamento de Deus, vós vos apegais à tradição de homens.”+ 9 Outrossim, ele lhes disse ainda: “Jeitosamente pondes de lado o mandamento+ de Deus, a fim de reterdes a vossa tradição.
Gostaria de abrir espaço então para os foristas: o q vcs acham? O C.G fez ou não fez uma citação descontextualizada do texto de Marcos 7:9?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4033
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas
Contato:

Re: Citação destorcida de texto em "A Sentinela"

Mensagem não lida por Mentalista »

Sei que o tópico é sobre a Sentinela, mas ouvi recentemente um orador falar o seguinte:

"As pessoas no mundo pensam somente no dia de hoje, dizem: 'Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos' e fazem de sua vida o que bem entendem. Tais pessoas fazem isso porque acreditam na predeterminação (ele não falou predestinação), no destino. Acreditando nisso, elas dizem que não podem ser responsabilizadas por suas ações, porque tudo já foi predeterminado."

Quanta baboseira eu ouvi em tão poucas frases!

Ele misturou três diferentes "crenças" numa coisa só. Distorceu tudo.

Quem diz que quer aproveitar a vida não necessariamente diz que tudo é predeterminado. (Na verdade, muitas religiões pregam ou pregavam o destino.) E quem diz que tudo é predeterminado não necessariamente diz que não pode ser responsabilizado pelo que faz.


Falando sobre o estudo da A Sentinela, percebi várias sugestões mentais nos dois últimos artigos. Logo farei algunscomentários.
Imagem
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Citação destorcida de texto em "A Sentinela"

Mensagem não lida por Yeats »

Rapaz eles não tem limites, se distorcem o livro que afirmam ser sagrado que dirá outras pessoas, revistas, livros...
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Citação destorcida de texto em "A Sentinela"

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Segundo Anthony Hoekema esta é uma das grandes falhas da TORRE, usar qualquer texto da Bíblia para provar qualquer coisa.

Imagine jogar xadrez com uma pessoa que não respeita os movimentos das peças?

No xadrez cada peça tem um movimento predeterminado e estes movimentos PRECISAM SER RESPEITADOS...os textos bíblicos também tem "movimentos" que precisam ser respeitados.

a TORRE não respeita nenhuma destas regras.

Cada estudo de A Sentinela é um show de aberrações.

Essa semana eu quase chorei: veja o argumento: Pensar em como os acontecimentos se desenrolaram tornará mais forte nossa confiança em Jeová e nas sua promessas que ainda não tiverem se cumprido - Josué 23 : 14 A Sentinela 15 de agosto p. 17 § 14.

Outra pérola é usar Mateus 24:14 para apoiar a pregação de casa em casa. Ridículo !!!!
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
wmpf
Troll desativado
Mensagens: 116
Registrado em: 13 Out 2014 11:42

Re: Citação destorcida de texto em "A Sentinela"

Mensagem não lida por wmpf »

O fim justifica os meios ou Os fins justificam os meios é uma frase que representa o maquiavelismo e quer significar que os governantes e outros poderes devem estar acima da ética e moral dominante para alcançar seus objetivos ou realizar seus planos.
Comumente escuta-se que o fim justifica os meios numa alusão de que "certos" fins podem, ou devem, ser alcançados através de métodos não convencionais, ou anti-éticos, ou violentos. Este conceito é utilizado com freqüência numa tentativa de minimizar os meios violentos utilizados na guerra, na justificativa de leis severas e repressões impostas a grupos sociais ou religiosos ou étnicos, ou ainda, mas em crescente desuso, na justificativa de sistemas e métodos educacionais rigorosos e punitivos.
Fonte Wikipédia

Não é exatamente o que a torre faz? Eles fazem de tudo, seja por meio convencional ou anti ético para tentar embasar os seus ensinamentos! E para quem vai contra ou questiona o alimento espiritual? Não há repressão?

A torre nada mais é do que o Principe de Maquiavel!!!! :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Conhecereis a verdade .........
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes