A Sentinela: O q leva um jovem a questionar sua fé?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

A Sentinela: O q leva um jovem a questionar sua fé?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Como sabemos, se tem uma coisa q a Torre gosta é passar uma imagem distorcida sobre os dissidentes e, por extensão, sobre aqueles dentre suas próprias fileiras q porventura expressem dúvidas sobre sua fé. Com isso, ela mantém o controle mental sobre seus adeptos, fazendo-os pensar q tais pessoas citadas não são sinceras em seus questionamentos. Trata-se da chamada "falácia ad hominem", onde se ataca a pessoa, ao invés de seus argumentos.

No último artigo de estudo da revista "A Sentinela", pude ver a Torre mais uma vez usar-se dessa tática. O título do artigo é "Pais, pastoreiem seus filhos", e seu objetivo, obviamente, é ensinar aos pais a enfiar na cabeça de seus filhos a doutrina torreana. Quase no final do artigo, há uma breve consideração sobre o q os pais devem fazer caso seus filhos adolescentes expressem dúvidas qto a sua própria religião. O q será q levaria um jovem, criado na organização, a manifestar dúvidas? Vejam a resposta de "A Sentinela" para essa pergunta:
14 Mas e se parecer que seus filhos não estão fazendo nenhum progresso espiritual — talvez até mesmo questionando sua própria fé? Esforce-se para incutir neles amor por Jeová Deus e apreço por tudo que ele fez. (Rev. 4:11) Quando estiverem preparados, poderão decidir por si mesmos adorar a Deus.

15 Mas, até que isso aconteça, que dizer se seus filhos começarem a expressar dúvidas? Como você pode pastoreá-los e ajudá-los a ver que servir a Jeová é o melhor modo de vida e contribuirá para a felicidade eterna deles? Tente identificar a raiz do problema. Por exemplo, será que seu filho realmente discorda do que a Bíblia diz ou ele apenas não tem confiança suficiente para defender esses ensinamentos diante dos colegas? Será que sua filha realmente não concorda com a sabedoria dos padrões de Deus ou ela apenas se sente sozinha ou excluída pelos outros?
Resumindo: se seu filho começa a questionar o relato da Criação, apresentado na Bíblia, não é pq ele realmente desconfie q a Bíblia seja mentirosa, é pq ele tem dificuldades em defender tal conceito perante seus colegas de escola e professores q acreditam na Teoria da Evolução; se sua filha questiona a moral sexual q lhe foi ensinada, por exemplo, não é pq ela realmente ache essa moral infundada, é pq ela está com vontade de namorar e não pode, em obediência aos padrões bíblico-torreanos. :10

Ou seja, a Torre quer fazer com q todos pensem q tais dúvidas são fruto, não de reflexão séria, mas de problemas de adolescente. Consequentemente, se uma TJ por acaso se deparar com um dissidente q lhe apresente seus questionamentos, a TJ vai pensar q foi isso q levou o tal dissidente a sair da Torre. Nós, q estamos aqui, sabemos q isso não é verdade, pelo menos não em nosso caso. Nós realmente refletimos sobre a posição q antes havíamos tomado, ou, como no meu caso, no caminho em q fomos criados, e chegamos à conclusão de q a "verdade" q nos ensinaram não era tão "verdadeira" afinal. E agora? Será q estamos sendo tolos? Se estamos sendo tolos, o q será de nós? Jeová vai nos destruir no Armagedom por nossa tolice? O q vc, TJ q nos visita, acha? O q a Torre diz sobre o assunto? Cabe a cada um pesquisar.

Só finalizando, gostaria tb de comentar q na minha opinião, esse artigo mostra em q realmente se baseia a posição das TJs. Por exemplo, a frase, no parágrafo 14: "Esforce-se para incutir no seu filho amor por Jeová Deus e apreço por tudo o que ele fez" - quer dizer, se vc gosta da ideia do seu amigo imaginário (Jeová) misericordioso, q perdoa suas mancadinhas com base no sacrifício humano de Jesus Cristo, e q vai matar todo mundo q não acredita nas mesmas coisas q vc, fique na organização. :D3
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: A Sentinela: O q leva um jovem a questionar sua fé?

Mensagem não lida por Mente Independente »

16 Não importa o motivo, você pode ajudar seu filho a entender a causa real de suas dúvidas sobre a verdade. Como? Uma sugestão que tem dado certo em muitas famílias é tentar fazer os filhos expressar o que pensam por lhes fazer perguntas como: “Você acha bom ser um cristão? Na sua opinião, o que ganhamos ou perdemos com isso? Acha que ganhamos muito mais do que perdemos levando em conta os benefícios atuais e futuros? Por que pensa assim?” É claro que você deve fazer essas perguntas usando suas próprias palavras de um modo amoroso e interessado, não como se estivesse fazendo um interrogatório. Durante a conversa, talvez queira considerar Marcos 10:29, 30. Alguns jovens acham bom colocar seus pensamentos no papel usando duas colunas — uma para as perdas e outra para os ganhos. Ver essa avaliação no papel pode revelar quaisquer problemas e ajudar os jovens a pensar em soluções. Se precisamos estudar os livros Bíblia Ensina e ‘Amor de Deus’ com pessoas interessadas, que dizer dos nossos próprios filhos! Você está fazendo isso?
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: A Sentinela: O q leva um jovem a questionar sua fé?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

É claro que isso não são problemas de adolescentes, tem pessoas já bem maduras que descobrem os podres da organização e a abandona, o que acontece é que esses jovens filhos de TJs desde crianças viviam presos nesse mundo e querem se libertar para namorar, se divertir e fazer diversas coisas às quais não se é possível dentro da Torre e esta sufoca a vida de qualquer jovem, criança ou adulto. Na verdade muitos não expõe os seus verdadeiros sentimentos por medo de ser criticado ou ser condenado, vivendo assim com uma máscara, pois é assim que a maioria das TJs são, pessoas reprimidas que escondem seus verdadeiros sentimentos e vivem infelizes por dentro tendo que expor um sorriso falso de uma ponta a outra da orelha.
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: A Sentinela: O q leva um jovem a questionar sua fé?

Mensagem não lida por orion »

Esforce-se para incutir neles amor por Jeová Deus e apreço por tudo que ele fez.
Livre arbítrio,liberdade de expressão e senso crítico mandaram lembranças.
lavagem cerebral e doutrinação curtiram isso.Imagem
Mas, até que isso aconteça, que dizer se seus filhos começarem a expressar dúvidas? Como você pode pastoreá-los e ajudá-los a ver que servir a Jeová é o melhor modo de vida e contribuirá para a felicidade eterna deles? Tente identificar a raiz do problema
partindo da premissa que eles estão certíssimos,logo ao longo do texto já demonstra que a dúvida ou questionamento que o jovens podem ter ser relacionado a algum problema,e não que o jovem apenas esteja procurando a verdade,é a própria Torre jogando ao seu favor.Impressionante tamanha indução que o texto faz a quem ler,se mesclar com a ideia de que a torre é a verdade o resultado disso é que quem leu não duvidará do texto e vai passa-lo a aceitar.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: A Sentinela: O q leva um jovem a questionar sua fé?

Mensagem não lida por Mentalista »

Com o senso crítico ativado, percebemos a manipulação feita através das publicações, e de outros meios também.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 121 visitantes