Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Freud »

Olá nobres e ilustres seres dotados de sapiência ímpar. :1
Gostaria de tecer algumas considerações sobre o Capítulo 13 do Livro Achegue-se a Jeová sob o título “A lei de Jeová é perfeita”, em especial os parágrafos 11 a 18 considerados esta semana. Pois bem, na semana retrasada foi feito um apanhado geral sobre a Lei Mosaica. Na continuidade (semana passada), o § 11 inicia:

§ 11 “A Lei defendia a justiça perfeita de Jeová”. Resumindo, diz ali que a Lei defendia o princípio da equivalência, portanto, a punição pelos crimes tinha de ser proporcional à gravidade deles. Isso é tão justo que justifica até porque Jesus teve que ser sacrificado substituindo a vida de Adão.

Comentário: Nada mais justo que executar uma pessoa com requintes de crueldade (pedradas)! Uma pessoa que assassinou outra merece o mesmo destino, afinal, ninguém, exceto Davi, se arrependia após cometer um assassinato. No Brasil, matar alguém a pedradas é homicídio qualificado e, portanto, crime hediondo. Um crime que choca os humanos, mas não a Jeová que curtia ver uma execuçãozinha marota. Não estou defendendo a não-punição dos crimes, mas sim a injustificável violência do Deus de Amor. Arrancar os olhos das pessoas, amputar-lhes os membros, enfim, violência extrema.

Outro ponto que quero destacar é que a Justiça Perfeita de Jeová era praticada pelos babilônios, já que Jeová “roubou” a ideia de “olho por olho” da lei de talião que já estava prevista no Código de Hamurabi, que foi formulado séculos antes da escrita da lei mosaica. Estranho uma lei de Babilônia, centro da adoração falsa, ser tão perfeita e justa a ponto de ser adotada por Deus.

§ 12 “...era preciso pelo menos duas testemunhas para confirmar uma acusação.”
(...)
“A Lei mosaica era um código jurídico sublime e justo. Foi uma grande bênção para Israel.”


Comentário: um dos participantes comentou que exigir duas testemunhas é demonstração da sabedoria divina, pq alguém poderia inventar uma história falsa pra prejudicar um patrício. Aí disse que hoje também muitos irmãos ficam inventando histórias para prejudicar outros na congregação. Quase comentei: “É muito sábio exigir duas testemunhas! Especialmente num caso de violência sexual contra criança! Quanta Sabedoria!” E o ancião enfatizou: “Se vc sabe de algo errado de algum irmão e só você viu e não tem como provar, é melhor ficar quieto e deixar que no tempo certo Jeová resolva.” Imagina se o Código de Processo Penal ou qquer código de processo vigente invalidasse o depoimento de apenas 1 testemunha! Quantos mil crimes deixariam de ser punidos todos os anos?

Segundo aspecto, a Lei mosaica era uma benção apenas pra quem não foi apedrejado ou teve seu olho arrancado! Kkkk


§ 13,14 – Algo que achei justo na Lei era a punição dos ladrões, que eram obrigados a restituir a coisa furtada, além de indenizar a vítima. Ponto para a Lei.

A “cereja do bolo” é os § 17 e 18. É tanta coisa errada que vou transcrevê-los aqui, juntamente com o texto de Deuteronômio 20:10-15:
17 A Lei tinha regulamentos até mesmo em relação à guerra. O povo de Deus ia à guerra, não para satisfazer uma ânsia por poder ou conquistas, mas para servir como representantes de Deus nas “Guerras de Jeová”. (Números 21:14) Em muitos casos, os israelitas eram obrigados a oferecer a rendição primeiro. Somente se a cidade rejeitasse a oferta é que Israel podia sitiá-la, mas ainda assim era preciso seguir as orientações de Deus. Diferentemente de muitos soldados ao longo da História, os homens do exército de Israel não podiam estuprar as mulheres nem promover massacres injustificáveis. Deviam até mesmo respeitar o meio ambiente: não podiam derrubar as árvores frutíferas nas terras do inimigo.* Outros exércitos não tinham essas restrições. — Deuteronômio 20:10-15, 19, 20; 21:10-13.
18 Fica horrorizado quando ouve falar que, em alguns países, crianças são treinadas como soldados? No Israel antigo, nenhum homem com menos de 20 anos podia ser recrutado para o exército. (Números 1:2, 3) Até homens adultos eram eximidos se tivessem muito medo. Um recém-casado era eximido por um ano inteiro para que, antes de partir para esse serviço perigoso, pudesse ver o nascimento de um herdeiro. Dessa forma, explicava a Lei, o jovem marido poderia “alegrar” sua jovem esposa. — Deuteronômio 20:5, 6, 8; 24:5.
Deuteronômio 20:10-15:
10 “Caso te chegues a uma cidade para lutar contra ela, então tens de anunciar-lhe termos de paz.+ 11 E tem de suceder que, se te der uma resposta pacífica e se abrir para ti, então tem de acontecer que todo o povo encontrado nela deve tornar-se teu para trabalho forçado, e eles têm de servir-te.+ 12 Mas, se não fizer paz contigo+ e realmente te fizer guerra, e tu a tiveres de sitiar, 13 então Jeová,*teu Deus, certamente a entregará na tua mão e terás de golpear todo macho nela com o fio da espada.+ 14 Somente as mulheres e as criancinhas,+ e os animais domésticos,+ e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, saquearás para ti;+ e terás de comer do despojo dos teus inimigos que Jeová, teu Deus, te entregou.+
15 “Assim farás com todas as cidades muito longe de ti, que não forem das cidades destas nações.

Coisas erradas que consigo pensar:

1) Guerras de Jeová. O que é a guerra? Extermínio de pessoas. Nunca vi um Deus que gosta tanto de morte! Para um Deus que não muda, Jeová até que mudou bastante nos últimos séculos. Antes, qquer coisinha mandava matar todo mundo! Hoje não faz absolutamente nada. Exceto no Armagedom, onde ele matará bilhões de não-tjs e as tjs que estão lendo isso kkk

2) Não podiam estuprar as mulheres, apenas forçá-las a se casar e então forçá-las a fazer sexo, mas sem estupro.

3) Não promover massacres injustificados. “Matem todos os homens, as mulheres feias (que não servem pra casar) e as crianças!” Mas isso não é um massacre injustificado? Não, a justificativa é que Deus mandou. Se Deus mandou, pode.

4) Respeito ao meio ambiente. Não derrubar árvores frutíferas, mas derrubar as não-frutíferas é questão de estratégia, não de respeito à natureza. Você precisa alimentar uma porrada de soldados e destrói fontes de comida? Meio ilógico. Fora que os israelitas morariam nessas terras depois, iriam usufruir por longos anos das terras invadidas. Além do mais, se houvesse respeito pela natureza, Deus não ordenaria que os animais fossem mortos para pagar os erros dos humanos idólatras.

5) “Fica horrorizado quando ouve falar que, em alguns países, crianças são treinadas como soldados?” Não, amigo. Fico horrorizado quando leio na Bíblia que Deus mandou matar inúmeras crianças inocentes pq os pais delas se recusaram servir um Deus que manda matar crianças inocentes.

6) “Até homens adultos eram eximidos se tivessem muito medo.” Isso não é característica duma lei justa e sim estratégia militar! O que alguém muito medroso vai fazer na guerra? Morrer e/ou por em risco a vida dos companheiros. Além de não ajudar em nada, só atrapalharia. Melhor que fique em casa mesmo.

7) “Caso te chegues a uma cidade para lutar contra ela, então tens de anunciar-lhe termos de paz. E tem de suceder que, se te der uma resposta pacífica e se abrir para ti, então tem de acontecer que todo o povo encontrado nela deve tornar-se teu para trabalho forçado, e eles têm de servir-te.

– Vamos pensar um pouco, especialmente as mulheres: um cara desconhecido, sujo e de aparência repugnante chega até você e fala: “eu queria propor pra você que a gente faça sexo. Se você topar, eu faço o que eu bem entender com você e pelo tempo que eu quiser, talvez por anos (varias vezes, ok? não uma unica vez q dure anos :1 :1 ). Se você não topar, eu vou te estuprar e depois te matar. Aí você escolhe o que acha melhor.” Você diria que é uma oferta justa, já que o homem te deu a opção de continuar viva? Será que vc aceitaria isso numa boa, sem tentar lutar ou buscar ajuda? E caso o homem te agarre a força, será que você pensaria: “Hmm acho que é melhor relaxar e aproveitar o momento senão serei muito machucada” ou tentaria desesperadamente se livrar dele e fugir? Mesmo ele sendo muito mais forte que você, não desistiria jamais de lutar e usaria todas as forças para ao menos tentar evitar essa violência. No caso do texto acima é a mesma coisa. Chega Israel no pais vizinho e fala: “Olha pessoal, nos vamos tomar seu país, destruir suas casas, roubar suas terras e seu gado, mas não se preocupem! Se vocês aceitarem trabalhar para nós de graça o resto da vida de vocês, sendo humilhados e abrindo mão de todos os seus direitos e dignidade, nós deixaremos vocês vivos. Se acharem que isso é injusto e quiserem lutar por suas propriedades e pela sua liberdade, nós seremos obrigados a matá-los. Aí vocês escolhem o que acham melhor” Mesma coisa se um traficante que decidir morar na sua casa, te expulsa de lá, rouba todo seu dinheiro e você fica muito feliz com isso, acha que ele é muito justo e gentil, um enviado de Deus, porque não te matou.


Por fim, se a Lei Mosaica foi dada aos israelitas pelo próprio Jeová, ela era perfeita. Se era perfeita, não precisaria ser alterada ou substituída. Se foi alterada ou substituída, não era perfeita. Se não era perfeita, não poderia ser de origem divina, pois Deus é perfeito. Mas digamos que Deus achou que a Lei mosaica era apenas para os israelitas/judeus e precisou ser substituída por ter cumprido seu propósito, ela foi tacitamente revogada. Se foi revogada não há porque achar que se aplica a nós. Existem princípios sábios e justos, mas também muita bizarrice que um Deus perfeito e amoroso não exigiria de seu povo.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Mentalista »

Concordo com suas observações.
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

1) Guerras de Jeová. O que é a guerra? Extermínio de pessoas. Nunca vi um Deus que gosta tanto de morte! Para um Deus que não muda, Jeová até que mudou bastante nos últimos séculos. Antes, qquer coisinha mandava matar todo mundo! Hoje não faz absolutamente nada. Exceto no Armagedom, onde ele matará bilhões de não-tjs e as tjs que estão lendo isso kkk

:1 :1 :1 :1 :1 verdade....TJs que leem isso que postaste segundo a Torre correm um grande risco de sofrerem a IRA DE JEOVÁ! rs
Mas se for assim quem vive pela espada, morrerá pela espada. a bíblia é uma espada (Heb 4:12) e devem maneja-la corretamente (2Tim 2:15) porque se não ela se voltará contra eles mesmos!!(Deuteronômio 13:5;18:22)
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por gerom »

Freud escreveu:§ 12 “...era preciso pelo menos duas testemunhas para confirmar uma acusação.”
(...)
“A Lei mosaica era um código jurídico sublime e justo. Foi uma grande bênção para Israel.”


Comentário: um dos participantes comentou que exigir duas testemunhas é demonstração da sabedoria divina, pq alguém poderia inventar uma história falsa pra prejudicar um patrício. Aí disse que hoje também muitos irmãos ficam inventando histórias para prejudicar outros na congregação. Quase comentei: “É muito sábio exigir duas testemunhas! Especialmente num caso de violência sexual contra criança! Quanta Sabedoria!” E o ancião enfatizou: “Se vc sabe de algo errado de algum irmão e só você viu e não tem como provar, é melhor ficar quieto e deixar que no tempo certo Jeová resolva.” Imagina se o Código de Processo Penal ou qquer código de processo vigente invalidasse o depoimento de apenas 1 testemunha! Quantos mil crimes deixariam de ser punidos todos os anos?
Caramba! O homem é bicho triste, sacana mesmo. Desenvolveu a tecnologia e através de impressão digital e exames de DNA conseguem condenar alguém que prejudicou um patrício, ou seja, cometeu um crime contra outra pessoa, sem que houvesse NENHUMA testemunha presenciando (nem precisa ter apenas uma, ou que tenha duas ou mais).

A lei do homem é MAIS PERFEITA do que aquela que a Torre aponta como perfeita! m:2

O homem consegue desmascarar um pecado sem que exista testemunha ou testemunhas! d:9
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por TJCalado »

Um detalhe importante da Lei Mosaica era a necessidade de testemunhas. Importante porque se Jeová agia diretamente com seu povo naquele tempo, se ele falava diretamente com Moisés, pra que então eram exigidas testemunhas para os casos a serem julgados?
Além de Jeová manifestar o transgressor, como foi o caso de Acã, havia também a tal água amarga que dava testemunho da traição da esposa.
Se haviam esses meios sobrenaturais para investigar crimes, para que a exigência de duas testemunhas?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Mentalista »

Apenas uma contradição, Calado.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Freud »

TJCalado escreveu:Um detalhe importante da Lei Mosaica era a necessidade de testemunhas. Importante porque se Jeová agia diretamente com seu povo naquele tempo, se ele falava diretamente com Moisés, pra que então eram exigidas testemunhas para os casos a serem julgados?
Além de Jeová manifestar o transgressor, como foi o caso de Acã, havia também a tal água amarga que dava testemunho da traição da esposa.
Se haviam esses meios sobrenaturais para investigar crimes, para que a exigência de duas testemunhas?
Esse sistema ordálico ou ordálias foram usados pela igreja católica por muito tempo. Por exemplo, jogava-se a pessoa em óleo quente, se ela fosse inocente deus a salvaria, ou jogavam o suspeito de um penhasco, Deus mandaria seus anjos em caso de inocência. A coisa era tao absurda q os papas passaram a proibir essa prática. Realmente, se Jeová tomava a dianteira em apurar os crimes, não haveria necessecidade de tratar de métodos de investigação. Também, para evitar injustiças, Ele mesmo deveria punir o pecador. Como juiz justo, ele saberia a melhor punição para cada caso, não teria pq delegar a humanos julgar seus semelhantes. Muitas incoerências e brechas para uma lei perfeita
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Freud »

Dando continuidade ao capítulo 13 do Livro, esqueci de postar antes, mas achei interessante algumas explicações torreanas sobre a Lei mosaica. Vamos lá, parágrafo 19. Irmão Zé foi designado para fazer a leitura para nós kkk
§ 19 A Lei (...) proibia toda forma de incesto, sob pena de morte. (Levítico, capítulo 18)
sorte que as filhas de Ló viveram antes da lei mosaica.
Proibia também o adultério, que muitas vezes destrói famílias e acaba com sua segurança e dignidade.


Pra que adultério se vc pode ter 7 esposas? kkkk
§ 20 Nesse respeito, porém, alguns se perguntam: ‘Por que a Lei permitia a poligamia?’ (Deuteronômio 21:15-17) É preciso analisar essas leis no seu contexto histórico. Quem avalia a Lei mosaica à luz da cultura e dos tempos modernos com certeza vai entendê-la mal. (Provérbios 18:13) A norma de Jeová, estabelecida lá no Éden, era que o casamento fosse uma união duradoura entre um só homem e uma só mulher. (Gênesis 2:18, 20-24) Mas, quando Jeová deu a Lei a Israel, costumes como o da poligamia já eram praticados por séculos. Jeová sabia muito bem que seu “povo de dura cerviz” frequentemente falharia em obedecer até aos mandamentos mais simples, como o que proibia a idolatria. (Êxodo 32:9) Assim, de forma muito sensata, ele não tentou fazer naquela época grandes reformas nos costumes matrimoniais. É preciso lembrar, porém, que não foi Jeová quem instituiu a poligamia. Mas ele usou a Lei mosaica para regulamentar essa prática entre o seu povo e evitar abusos.

§21 De modo similar, a Lei mosaica apresentava uma lista relativamente ampla de razões graves que permitiam que um homem se divorciasse da esposa. (Deuteronômio 24:1-4) Jesus chamou isso de uma concessão da parte de Deus ao povo judeu “por causa da dureza dos . . . corações” deles. Mas essa era uma concessão temporária. Para seus seguidores, Jesus restaurou a norma original de Jeová para o casamento. — Mateus 19:8.
Vamos ver se eu entendi: Jeová cria o casamento. O casamento é a união de um homem e uma mulher. Daí na 3º geração de humano (netos de Adão) os homens já tão com um monte de esposas. Deus demora trocentos anos pra criar sua lei “justa”. Daí em vez de restabelecer a pureza, o verdadeiro alicerce do casamento (uma só carne), Ele permite que o casamento seja 3 ou 4 carnes kkkk E por que isso? Porque “Jeová sabia muito bem que seu “povo de dura cerviz” frequentemente falharia em obedecer”.

Quer dizer, um Deus tão rigoroso, que mata uma pessoa por tocar na sua Arca, e mata milhões de outras pessoas por motivos banais, libera seu povo pra desvirtuar a sua instituição mais primordial, o casamento. Mas essa lei “justa” não era tão justa assim, pq somente homens poderiam ter varias esposas, as mulheres não! Mulher com dois maridos eram apedrejada até a morte. Se Deus abriu uma exceção naquela época pq sabia que seu povo ia desobedecer (ou seja, só obedeciam ao que era conveniente), pq não posso imaginar que hj ele tbm tolera muita coisa pq sabe que é difícil seguir tudo que ta na Bíblia? Me parece mais uma explicação furada essa que Deus apenas regulamentou a poligamia. Se ta errado, proíbe e pronto. Quem achou ruim que morra... literalmente kkkk

Ai depois fala que Jesus veio na Terra e disse que esse conceito da lei sobre poligamia e divorcio era uma concessão temporária da Petrobrás de Jeová e ele "restaurou a norma original de Jeová para o casamento."

Imagina Jesus lá na época chega pros manolo e fala: "Negocio é o seguinte, cambada, a partir de hj vcs só vão poder casar com uma mulher e vão ter q ficar com ela o resto da suas vidas! Acabou essa putaria de um monte de mulher pra vcs e acabou o divórcio tbm! E tenho dito!"

Sou capaz de apostar que os caras ficar com tanto ódio de Jesus que seriam capazes até de matar ele se tivessem uma oportunidade!
(...)

Não, péra...

kkkkkk

Agradecemos ao irmão zé pela excelente leitura e aos irmãos pelos seus comentários. Vamos dar continuidade a nossa reunião . :1 :1 :1
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Mentalista »

Existem algumas divergências significantes entre o livro original e o revisado. Não posso postar no momento, mas deixo a dica.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Estudo de livro de Congregação, semana de 22 /09/2014.

Mensagem não lida por Mente Independente »

Perfeitas suas análises, Freud! d:7

Sempre pensei nisso. Pq Deus simplesmente não julgava pelo seu povo, para assim evitar mortes de inocentes por testemunho falso e outras injustiças? Será q é pq ele não existe? kkkk O pior é q talvez alguma TJ (ou algum outro carola) tente argumentar q com a lei de q as testemunhas deveriam ser as primeiras a tacar pedra no azarado ninguém se atreveria a dar falso testemunho. Mas a própria lei previa q isso poderia acontecer, de fato. De acordo com ela, caso fosse descoberto q fulano de tal morreu inocentemente em decorrência de falso testemunho, as testemunhas do caso dele deveriam ser apedrejadas tb. Ou seja, seria possível sim alguém morrer por falso testemunho, mesmo com essas "leis perfeitas" de Jeová. Daí vem a pergunta de novo: pq Jeová simplesmente não julgava os casos ele mesmo, para impedir q isso acontecesse?

E qto à questão da poligamia, achei hilária a explicação da Torre. Quer dizer, se é assim, então pq Jeová já não liberou o adultério, o incesto, ou até mesmo a idolatria? Afinal, os israelitas iam desobedecer mesmo! Pensando bem, talvez o melhor não fosse nem dar Lei mosaica. Peraí, a aposta com o Diabo não era pra ver se o ser humano podia viver sem as leis de Deus? Então, pq Deus deu a Lei mosaica? :1 :1 :1 :1
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes