Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Quem ainda está ativo, sabe q no último estudo de A Sentinela, a Torre tentou ensinar as TJs a raciocinar com moradores questionadores. O título do artigo é "Como devemos 'responder a cada um'?". Um subtítulo no meio do artigo ("Raciocine com base nas Escrituras") traz algumas sugestões de linhas de raciocínio para usar com moradores no serviço de campo. O q me chamou a atenção é q todos esses argumentos podem ser facilmente refutados, mas ainda assim são encarados pelas inocentes TJs como infalíveis, como dicas vindas do próprio Jeová. :1 Gostaria de saber o q acham:
8 Situação 1: Em nosso ministério, encontramos alguém que acredita que Jesus é igual a Deus. Que textos podem ser lidos para raciocinar sobre esse assunto? Poderíamos pedir que a pessoa lesse João 6:38, onde Jesus disse: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Depois de lermos esse versículo, poderíamos perguntar: “Se Jesus é Deus, quem o enviou do céu? Essa Pessoa não seria maior do que Jesus? Afinal, aquele que envia é maior do que a pessoa enviada, não concorda?”

9 Seguindo uma linha de raciocínio parecida, poderíamos ler Filipenses 2:9, onde o apóstolo Paulo descreveu o que Deus fez após a morte e ressurreição de Jesus. O texto diz: “Deus o enalteceu [a Jesus] a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome.” Para ajudar a pessoa a raciocinar sobre esse versículo, poderíamos perguntar: “Se Jesus fosse igual a Deus antes de morrer e, como vimos, Deus mais tarde o enalteceu a uma posição superior, isso não colocaria Jesus acima de Deus? Mas como alguém poderia ser superior a Deus?” Se a pessoa respeitar a Palavra de Deus e for sincera, esse raciocínio poderá levá-la a analisar o assunto mais a fundo. — Atos 17:11.
Em primeiro lugar: quem envia é maior do q aquele q foi enviado? Depende. Se por exemplo, vc manda um amigo seu, com a mesma idade q vc, entregar uma coisa ou dar uma notícia a alguém, quer dizer q vc é maior do q esse seu amigo, ou q vc tem autoridade sobre ele? Da mesma forma, Deus mandar Jesus pra Terra não quer dizer necessariamente q os dois não tenham a mesma autoridade. Nesse ponto, talvez a TJtinha te mostre o texto onde Jesus diz: "Digo-vos em toda a verdade: O escravo não é maior do que o seu amo, nem é o enviado maior do que aquele que o enviou." (Jo 13:16) Exatamente. "O enviado não é maior do q aquele q o enviou", pq tanto pode ser inferior a esse, como pode possuir a mesma autoridade.
10 Situação 2: Um morador bem religioso acha difícil acreditar que as pessoas más não serão atormentadas para sempre num inferno de fogo. Ele talvez acredite no inferno porque acha que as pessoas perversas devem pagar pelas coisas ruins que fizeram. Como raciocinar com alguém que pensa assim? Primeiro, seria bom deixar claro que os maus serão punidos. (2 Tes. 1:9) Depois, poderíamos pedir que ele lesse Gênesis 2:16, 17, que mostra que a punição pelo pecado é a morte. Então explicaríamos que Adão, por pecar, fez com que todos os humanos nascessem pecadores. (Rom. 5:12) Mas poderíamos destacar que Deus não disse nada sobre uma punição num inferno de fogo. Em seguida, perguntaríamos: “Se Adão e Eva corriam o risco de serem atormentados para sempre, não seria justo que eles tivessem sido avisados disso?” Daí, leríamos Gênesis 3:19, onde foi dada a sentença pelos pecados deles, mas nada foi dito sobre um inferno de fogo. Em vez disso, Adão foi informado de que voltaria ao pó. Poderíamos perguntar: “Teria sido justo dizer a Adão que ele voltaria ao solo se ele na verdade iria para o inferno?” Se a pessoa tiver mente aberta, uma pergunta assim poderá levá-la a pensar mais sobre o assunto.
Sinceramente, eu não sei pq Deus precisaria contar a Adão q ele iria pro inferno (partindo do pressuposto de q o inferno existe). Seria só pra ele ir preparado? :lol: E outra: se Adão iria pro inferno, omitir Deus essa informação não poderia ser contado como um gesto de misericórdia da parte dele? Já imaginou Adão pelo resto da vida morrendo de medo do inferno? E pior, sabendo q ele iria de fato pra lá, sem chance de escapar? Taí um bom motivo pra Deus não contar a Adão q ele iria pro inferno.
11 Situação 3: Em nosso ministério, encontramos alguém que acredita que todas as pessoas boas vão para o céu. Essa crença pode influenciar o modo como o morador interpreta a Bíblia. Por exemplo, suponhamos que fôssemos considerar com ele Revelação 21:4. (Leia.) Pode ser que ele ache que as bênçãos descritas nesse versículo se referem à vida no céu. Qual seria uma maneira de raciocinar com ele? Em vez de recorrer a outros textos, uma opção seria nos concentrar num detalhe mencionado no próprio versículo. Ele diz que “não haverá mais morte”. Poderíamos perguntar à pessoa: “Para que algo não exista mais, não concorda que precisa ter existido antes?” Provavelmente, ela concordará. Daí, poderíamos destacar que nunca houve morte no céu; é apenas aqui na Terra que as pessoas morrem. Fica claro assim que Revelação 21:4 está se referindo a bênçãos futuras aqui na Terra. — Sal. 37:29.

Esse, na minha opinião, foi o mais infeliz dos raciocínios apresentados no artigo. Vamos mais uma vez pensar pela lógica. A pessoa está aqui na Terra, onde tem morte, pranto, clamor e dor. Daí ela morre e vai pro céu, onde não existe essas coisas. Pronto: para essa pessoa não haverá mais morte, nem clamor, nem dor, pq ela foi pro céu, onde (alegadamente) essas coisas não existem. Além do mais, a Torre dá um tiro no próprio pé com essa interpretação, pq se isso se aplica à vida na Terra, então quer dizer q não se aplica aos 144.000? Os 144.000 vão continuar tendo morte, pranto, clamor e dor? Eh, Corpo Governate! :1
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por agape »

Esse leite tá meio azedo, não acham?
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

interessante a pergunta da mulher ao seu marido no primeiro parágrafo do artigo. :7
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
Space Man
Forista
Forista
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Mar 2013 10:13

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por Space Man »

d:4 Muito bem analisado Vanderson...O pior é ver as Técnicas Falaciosas da Torre ao final de cada argumento sugerido: "Se a pessoa respeitar a Palavra de Deus e for sincera, esse raciocínio poderá levá-la a analisar o assunto mais a fundo"

"Se a pessoa tiver mente aberta, uma pergunta assim poderá levá-la a pensar mais sobre o assunto."

Eles realmente dão um TAPA na cara de quem não concorda...é como se dissessem: "Se a pessoa não aceitar o que vc disser, então ela é uma I-D-I-O-T-A"

:iergh7:
"Não tente dormir até o fim do mundo e me enterrar vivo, porque eu não vou desistir sem lutar"- This Is Gospel- Panic! At the Disco
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Todos estes argumentos são refutáveis! Porém, como o Vanderson bem explanou, as Tjotinhas (não a Torre) acham o máximo estas dicas e se ensoberbecem de terem uma "verdade" tão irrefutável... será?
Vou imaginar que um par de Testemunhas vieram em minha casa e falamos sobre estes assuntos; ok?!

TJ: Quem você crê ser Jesus?
FÉ EM JEOVÁ: Bem, eu creio que Jesus é Deus em união com o Pai e o Espírito Santo, compartilhando a mesma natureza divina.
TJ: Eu gostaria de compartilhar um texto bíblico com você e poderemos comentar sobre ele. É João 6:38, que diz: "Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." Se Jesus é Deus, quem o enviou do céu? Essa Pessoa não seria maior do que Jesus? Afinal, aquele que envia é maior do que a pessoa enviada, não concorda?
FÉ EM JEOVÁ: Não, não concordo!
TJ: Porquê?!
FÉ EM JEOVÁ: Analisando este texto que acabou de ler, logo notamos que nada diz sobre o Pai ser maior do que o Filho, quer seja em importância, qualidades ou poder. O fato de Jesus ser enviado não influi em nada acerca da igualdade divina compartilhada entre o Pai e o Filho.
TJ: Mas quem envia alguém é maior do que aquele que é enviado, não acha?
FÉ EM JEOVÁ: Prefiro pensar aos modos de Jesus sobre este assunto. Cristo ensinou que quem envia não é maior do que quem é enviado. Leia em sua Bíblia o texto de João 13:16.
TJ: "Digo-vos em toda a verdade: O escravo não é maior do que o seu amo, nem é o enviado maior do que aquele que o enviou."
FÉ EM JEOVÁ: Jesus afirmou em toda a verdade que o enviado não é maior do que quem o enviou. O que o faz pensar que esta regra se excetua quando relacionada a Cristo e Deus Pai? Os dois mantém a mesma igualdade, sendo co-existentes e co-eternos. Isso se dá com vocês que estão pregando aqui nesta rua hoje; alguém os está liderando, organizando o grupo, imagino. Aquele que os enviou a pregarem exatamente nesta rua e neste quarteirão não é maior ou melhor do que vocês que bateram palmas em minha casa. O fato de vocês serem enviados por aquele que está organizando o grupo não os torna inferior. Afinal, vocês de bom grado escolheram obedecer as coordenadas e orientações dadas a fim de obter um desempenho ideal para o bem comum do grupo. Assim, Jesus humildemente foi enviado para remir a humanidade, contribuindo para o propósito divino.
TJ: Mas o que você me diz sobre o texto de Filipenses 2:9? "Deus o enalteceu [a Jesus] a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome." Se Jesus fosse igual a Deus antes de morrer e, como vimos, Deus mais tarde o enalteceu a uma posição superior, isso não colocaria Jesus acima de Deus? Mas como alguém poderia ser superior a Deus?
FÉ EM JEOVÁ: Se lermos o contexto de Filipenses 2, veremos que o que o texto está a falar é sobre a humanidade de Jesus. Se lermos Filipenses 2:6-8, entenderemos que o que o apóstolo Paulo está querendo nos passar é que Jesus Cristo quando desceu à Terra, veio em forma de servo, humilhando-se à forma de homem sujeitou-se a morte. E após esta sujeição servil para nos salvar, ressuscitou e foi enaltecido por Deus, sendo elevado aos céus -- uma posição superior ao estado humano. Por este ato salvífico feito por Cristo, o Seu santo nome foi colocado acima de qualquer outro. Isso mostra que qualquer nomenclatura (lê-se Tetragrama) usada anteriormente foi substituída. Aliás, o que o apóstolo Paulo cita aqui em Filipenses 2 é uma profecia de Isaías (45:22, 23), anteriormente aplicada a Jeová (YHVH) e agora totalmente aplicada a Jesus. Deste modo, Filipenses 2:9 não prova que Jesus é inferior ao Pai apenas por que nos é dito sobre sua exaltação, mas afirma que o Jesus humano foi exaltado a sua posição anterior, porém com um nome acima de qualquer outro, devido ao seu ato.


TJ: Acredita que as pessoas irão para o inferno?
FÉ EM JEOVÁ: Creio, pois o próprio Jesus falou mais do inferno do que qualquer outro em toda a Bíblia; e sempre referindo-se como punição às pessoas más. E além disso, sempre ao falar sobre o inferno, Cristo o colocava adjacente a uma situação de tormento e grande aflição.
TJ: Você poderia ler o texto de Gênesis 2:16, 17 para raciocinarmos sobre este assunto.
FÉ EM JEOVÁ: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
TJ: Note que Deus não disse nada sobre uma punição num inferno de fogo para o casal humano. Se Adão e Eva corriam o risco de serem atormentados para sempre, não seria justo que eles tivessem sido avisados disso? Veja aqui em Gênesis 3:19. "No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás." Novamente, nada foi dito sobre um inferno de fogo. Em vez disso, Adão foi informado de que voltaria ao pó. Teria sido justo dizer a Adão que ele voltaria ao solo se ele na verdade iria para o inferno?
FÉ EM JEOVÁ: Creio diferentemente de vocês, não nessa linha de raciocínio. Realmente, Deus nada disse sobre a existência de um inferno para o primeiro casal. Porém, devemos nos atentar para o fato de que Adão iria morrer, seu corpo voltar ao pó e sua alma/espírito voltaria para Deus que o deu, mediante seu sopro divino. (Eclesiastes 12:7; Gênesis 2:7) O "ser" de Adão, bem como de Eva, ou seja sua alma/espírito repousaria aguardando a ressurreição do último dia, para após o julgamento final ir para um inferno. (cf. Jó 14:12; Daniel 12:2, 13; João 11:24) Ninguém irá para o céu ou para o inferno sem antes passar diante do julgamento e atribuições dos galardões. (Atos 17:31; Mateus 16:27; 2 Coríntios 5:10) De modo que Deus não falaria de algo, no caso o inferno, para o casal errante, Adão e Eva, naquele momento se estes deveriam posteriormente passar pelo julgamento final. Pois o que eles deveriam saber naquele exato instante era sobre a punição imediata e não a final, que Deus assim julgará.


TJ: Vamos ler Revelação 21:4. "E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram."
FÉ EM JEOVÁ: Que promessa sublime para aqueles que irão desfrutar da grande glória no céu, na Nova Jerusalém celeste.
TJ: Veja que o texto diz que “não haverá mais morte”. Para que algo não exista mais, não concorda que precisa ter existido antes? Nunca houve morte no céu; é apenas aqui na Terra que as pessoas morrem. Fica claro assim que Revelação 21:4 está se referindo a bênçãos futuras aqui na Terra.
FÉ EM JEOVÁ: Se você atentar ainda mais para alguns detalhes do texto verá que se refere ao que sucede aos humanos, pois é a humanidade que é o foco das promessas. (21:3) Por exemplo, no céu não há tristeza e nem choro, mas aquele que for para o céu já teve diversas tristezas e por algum momento chorou aqui na Terra. Bem como aquele que for para o céu já sofreu com a morte de alguém ou ele mesmo possivelmente morreu, porém ao ser ressuscitado para uma vida eterna, não mais passará por essa situação. No céu nunca houve coisas descritas no texto como morte, pranto ou dor, mas aqueles que habitarão nos céus já passaram por tudo isso na Terra; de modo que para aquela pessoa "não haverá mais", pois conforme diz o fim do versículo estas coisas são passado distante para o bem-aventurado.
Avatar do usuário
Vergil
Forista
Forista
Mensagens: 338
Registrado em: 16 Jan 2014 21:35

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por Vergil »

Caro Fé em Jeová, na metade do seu diálogo com o suposto par de TJs já estaria saindo fumaça das orelhas deles, o cérebro da maioria deles é muito, mas muito limitado para acompanhar um diálogo tão, digamos, profundo. :1
O homem é livre, enquanto pode pensar.
Ralph Emerson
Spoiler!
Imagem
exatoverdade
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 13 Out 2012 18:09
Contato:

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por exatoverdade »

Exemplifico no link abaixo como os argumentos da WatchTower e seus associados são infundados e tendenciosos:

http://exatoverdade.blogspot.com.br/201 ... e-jah.html
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Space Man escreveu:d:4 Muito bem analisado Vanderson...O pior é ver as Técnicas Falaciosas da Torre ao final de cada argumento sugerido: "Se a pessoa respeitar a Palavra de Deus e for sincera, esse raciocínio poderá levá-la a analisar o assunto mais a fundo"

"Se a pessoa tiver mente aberta, uma pergunta assim poderá levá-la a pensar mais sobre o assunto."

Eles realmente dão um TAPA na cara de quem não concorda...é como se dissessem: "Se a pessoa não aceitar o que vc disser, então ela é uma I-D-I-O-T-A"

:iergh7:
Exatamente, SpaceMan, e esse argumento da Torre de q quem não concorda é idiota, é só mais uma tática poderosa de persuasão, q ela sabe usar mto bem. Q nem naquela história da Nova Roupa do Imperador, em q os vigaristas q fingiam ser tecelões do rei disseram q quem não visse o "tecido" q faziam era burro. Ninguém via o tecido (pq afinal não existia), mas pra não se passar por burros, fingiam q viam; até o imperador caiu nessa! É assim q age a Torre.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Acho q qualquer TJtinha sairia da casa do Fé em Jeová frustrada ou bravinha por ter sido silenciada por um morador no campo. :lol: Ou, quem sabe, com uma pulga atrás da orelha, o q seria bem melhor. Parabéns pelo conhecimento e pela argumentação, Fé em Jeová! Tô começando a pensar q vc é o nosso escravo fiel e discreto. :lol:

P.S: Parabéns tb ao exatoverdade. O artigo dele está perfeito. d:5
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Argumentos da Torre - irrefutáveis?

Mensagem não lida por peregrino »

Muito legal seu post, Vandersondaniel ! E muito bons os comentários dos colegas fortas!!! d:4

Continuo pesquisando a Bíblia, e sempre me perguntei sobre a os textos que falam dos justos possuir a terra no futuro, ao passo que Jesus falava do Reino dos Céus!

Hoje em dia, este dilema já está claro em minha mente. A questão é bastante simples:

Desde Adão até o dia do Juízo Final, TODOS OS QUE MORRERAM PASSARÃO PELO JULGAMENTO DE DEUS, e serão trazidos à vida, entretanto os corpos de todos os ressuscitados serão ESPIRITUAIS, não carnais !

É verdade que em João, 5:28,29 fala que os que estão nos túmulos ouvirão a Voz do SENHOR e sairão, entretanto, aqui está o ponto da falácia da Torre:

1- QUEM DISSE QUE ESTE DESPERTAR DO TÚMULO É LITERAL?
É logico que este acontecimento não será literal, pois muitos que morreram a séculos e não possuem mais túmulos! E aqueles que morreram e sequer tiveram túmulos? E mesmo em tempos recentes, que dizer daqueles que foram cremados, morreram no fundo do mar, etc?

2- A BÍBLIA FALA QUE TODOS (entenda-se - toda a humanidade - BONS E MAUS) ouvirá a voz do SENHOR E SAIRÂO!
Sempre que Jesus se referia à VIDA, ele falava do CÉU. Isto quer dizer que a ressurreição de VIDA significa que os bons irão para o CÉU! Por outro lado, a ressurreição de JUÍZO já é respondida por si própria - significa a aplicação de JUSTIÇA = CASTIGO. O próprio Cristo Jesus falou do INFERNO como um local de tormento! Entretanto, não se sabe a espécie de castigo que aguarda os MAUS, mas que estes pagarão pela sua impunidade e pelos seus crimes, isto é claro na Bíblia!

Mas e a terra, após o Dia do Juízo, como ficará?
A própria Bíblia responde no Livro do Apocalipse - As bênçãos da Nova Jerusalém descerá sobre a terra, e a humanidade remanescente APÓS O JUÍZO USUFRUIRÁ DESTAS BÊNÇÃOS!
Por outro lado, a Bíblia não entra em detalhes de como se dará estes acontecimentos, e não nos cabe conjecturar (DE FANTASIAS E CONJECTURAS, BASTA A TORRE!)
Mas o que é certo, é que a terra será restaurada, e a Tenda de Deus estará com a humanidade.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes