Em primeiro lugar: quem envia é maior do q aquele q foi enviado? Depende. Se por exemplo, vc manda um amigo seu, com a mesma idade q vc, entregar uma coisa ou dar uma notícia a alguém, quer dizer q vc é maior do q esse seu amigo, ou q vc tem autoridade sobre ele? Da mesma forma, Deus mandar Jesus pra Terra não quer dizer necessariamente q os dois não tenham a mesma autoridade. Nesse ponto, talvez a TJtinha te mostre o texto onde Jesus diz: "Digo-vos em toda a verdade: O escravo não é maior do que o seu amo, nem é o enviado maior do que aquele que o enviou." (Jo 13:16) Exatamente. "O enviado não é maior do q aquele q o enviou", pq tanto pode ser inferior a esse, como pode possuir a mesma autoridade.8 Situação 1: Em nosso ministério, encontramos alguém que acredita que Jesus é igual a Deus. Que textos podem ser lidos para raciocinar sobre esse assunto? Poderíamos pedir que a pessoa lesse João 6:38, onde Jesus disse: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Depois de lermos esse versículo, poderíamos perguntar: “Se Jesus é Deus, quem o enviou do céu? Essa Pessoa não seria maior do que Jesus? Afinal, aquele que envia é maior do que a pessoa enviada, não concorda?”
9 Seguindo uma linha de raciocínio parecida, poderíamos ler Filipenses 2:9, onde o apóstolo Paulo descreveu o que Deus fez após a morte e ressurreição de Jesus. O texto diz: “Deus o enalteceu [a Jesus] a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome.” Para ajudar a pessoa a raciocinar sobre esse versículo, poderíamos perguntar: “Se Jesus fosse igual a Deus antes de morrer e, como vimos, Deus mais tarde o enalteceu a uma posição superior, isso não colocaria Jesus acima de Deus? Mas como alguém poderia ser superior a Deus?” Se a pessoa respeitar a Palavra de Deus e for sincera, esse raciocínio poderá levá-la a analisar o assunto mais a fundo. — Atos 17:11.
Sinceramente, eu não sei pq Deus precisaria contar a Adão q ele iria pro inferno (partindo do pressuposto de q o inferno existe). Seria só pra ele ir preparado? E outra: se Adão iria pro inferno, omitir Deus essa informação não poderia ser contado como um gesto de misericórdia da parte dele? Já imaginou Adão pelo resto da vida morrendo de medo do inferno? E pior, sabendo q ele iria de fato pra lá, sem chance de escapar? Taí um bom motivo pra Deus não contar a Adão q ele iria pro inferno.10 Situação 2: Um morador bem religioso acha difícil acreditar que as pessoas más não serão atormentadas para sempre num inferno de fogo. Ele talvez acredite no inferno porque acha que as pessoas perversas devem pagar pelas coisas ruins que fizeram. Como raciocinar com alguém que pensa assim? Primeiro, seria bom deixar claro que os maus serão punidos. (2 Tes. 1:9) Depois, poderíamos pedir que ele lesse Gênesis 2:16, 17, que mostra que a punição pelo pecado é a morte. Então explicaríamos que Adão, por pecar, fez com que todos os humanos nascessem pecadores. (Rom. 5:12) Mas poderíamos destacar que Deus não disse nada sobre uma punição num inferno de fogo. Em seguida, perguntaríamos: “Se Adão e Eva corriam o risco de serem atormentados para sempre, não seria justo que eles tivessem sido avisados disso?” Daí, leríamos Gênesis 3:19, onde foi dada a sentença pelos pecados deles, mas nada foi dito sobre um inferno de fogo. Em vez disso, Adão foi informado de que voltaria ao pó. Poderíamos perguntar: “Teria sido justo dizer a Adão que ele voltaria ao solo se ele na verdade iria para o inferno?” Se a pessoa tiver mente aberta, uma pergunta assim poderá levá-la a pensar mais sobre o assunto.
11 Situação 3: Em nosso ministério, encontramos alguém que acredita que todas as pessoas boas vão para o céu. Essa crença pode influenciar o modo como o morador interpreta a Bíblia. Por exemplo, suponhamos que fôssemos considerar com ele Revelação 21:4. (Leia.) Pode ser que ele ache que as bênçãos descritas nesse versículo se referem à vida no céu. Qual seria uma maneira de raciocinar com ele? Em vez de recorrer a outros textos, uma opção seria nos concentrar num detalhe mencionado no próprio versículo. Ele diz que “não haverá mais morte”. Poderíamos perguntar à pessoa: “Para que algo não exista mais, não concorda que precisa ter existido antes?” Provavelmente, ela concordará. Daí, poderíamos destacar que nunca houve morte no céu; é apenas aqui na Terra que as pessoas morrem. Fica claro assim que Revelação 21:4 está se referindo a bênçãos futuras aqui na Terra. — Sal. 37:29.
Esse, na minha opinião, foi o mais infeliz dos raciocínios apresentados no artigo. Vamos mais uma vez pensar pela lógica. A pessoa está aqui na Terra, onde tem morte, pranto, clamor e dor. Daí ela morre e vai pro céu, onde não existe essas coisas. Pronto: para essa pessoa não haverá mais morte, nem clamor, nem dor, pq ela foi pro céu, onde (alegadamente) essas coisas não existem. Além do mais, a Torre dá um tiro no próprio pé com essa interpretação, pq se isso se aplica à vida na Terra, então quer dizer q não se aplica aos 144.000? Os 144.000 vão continuar tendo morte, pranto, clamor e dor? Eh, Corpo Governate!