Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por TJCalado »

Hoje eu estava dando uma olhada no livro "Imite a sua Fé", publicado pela Torre de Vigia. O primeiro capítulo considera a fé de Abel. Foi aquela estória de ele passar a vida inteira vendo os querubins em pé na porta do éden e estes continuarem ali por séculos, sem ao menos piscarem os olhos, que me levou a fazer essa pequena pesquisa. Isso aí já é uma forçada de barra, que mostra exemplos baseados em suposições.
Mas nas entrelinhas do capítulo encontrei uma forma bem sutil que a Torre usa para fazer acusações a personagens bíblicos e dar conselhos (até bons conselhos) sem uma base sólida. Veja:
Será que Eva achava que ela era a mulher da profecia e que Caim era o “descendente” prometido?
8 Se esse foi o caso, ela estava completamente enganada. E, se Adão e Eva incutiram essas ideias em Caim desde pequeno, com certeza alimentaram o orgulho que ele já tinha como humano imperfeito. Com o tempo, Eva teve outro filho, mas não há registro de nenhuma declaração grandiosa sobre ele. Eles lhe deram o nome de Abel, que talvez signifique “exalação” ou “vaidade”. (Gên. 4:2) Será que isso refletia suas baixas expectativas, como se esperassem menos de Abel do que de Caim? Não podemos ter certeza.
Observe que o parágrafo é todo baseado em suposições. Não há nenhuma afirmação categórica aí.
Mas vejam o que eles fazem com a conclusão que chegaram, baseada nessas suposições:
Os pais hoje podem aprender uma grande lição de tudo isso. Por suas palavras e ações, será que vocês alimentarão o orgulho, a ambição e as tendências egoístas de seus filhos? Ou lhes ensinarão a amar a Jeová Deus e a ser amigos dele? Infelizmente, os primeiros pais não cumpriram seu dever. Mas ainda havia esperança para seus descendentes.
Note que fizeram uma acusação direta baseada nas conjecturas feitas no parágrafo anterior.
Sem nenhuma declaração da bíblia, eles acusam Adão e Eva de terem tornado Caim orgulhoso, ambicioso e egoísta, o que o levou a matar Abel. Mas atribuem a fé de Abel a observação da criação e a observação de outra suposição, os querubins brilhantes na porta do paraíso (afirmando que estes ficaram ali até o dilúvio).
Podemos mesmo confiar em alguém que joga assim com as palavras?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
QueroSerEu
Forista
Forista
Mensagens: 188
Registrado em: 26 Jun 2013 21:58
Localização: Litoral da...

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por QueroSerEu »

d:4
Num dia desses na adoração em família aqui em casa, foi feito o estudo desse capítulo. Não chegamos a considerar a parte de Eva, mas vimos a suposição sobre Abel.
Aff... Fiquei também indignada com a suposição e tantos detalhes dela. Não há evidência bíblica alguma de que a fé de Abel foi por causa da criação de dos querubins.

Mas também essas suposições são até mais uma forma de fazer com que os TJ's acreditem que foi Deus que revelou a eles esses detalhes. Aquela coisa... O escravo falando, é o mesmo que Jeová falando.
"A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda." (Rui Barbosa)
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por Mente Independente »

Pois é, sempre reparei nisso... O interessante é que a Torre sempre faz essas suposições para dar uma lição em nós hoje. Daí, se alguém perguntar pra eles: "Como vcs sabem q foi assim e assado?", eles vão dizer: "Mas nós não dissemos q foi assim e assado, nós dissemos que provavelmente foi assim e assado". :iergh7:
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por Mente Independente »

QueroSerEu escreveu:d:4
Num dia desses na adoração em família aqui em casa, foi feito o estudo desse capítulo. Não chegamos a considerar a parte de Eva, mas vimos a suposição sobre Abel.
Aff... Fiquei também indignada com a suposição e tantos detalhes dela. Não há evidência bíblica alguma de que a fé de Abel foi por causa da criação de dos querubins.

Mas também essas suposições são até mais uma forma de fazer com que os TJ's acreditem que foi Deus que revelou a eles esses detalhes. Aquela coisa... O escravo falando, é o mesmo que Jeová falando.
É isso mesmo. Me irrita toda vez q eu vejo o Corpo Governante fazer isso. Pelo que eu vi, foi a mesma tática q eles usaram pra incutir nas TJs da década de 60/70 q o fim viria em 1975. Eles não falaram categoricamente, falaram com base em suposições, especulações, e com base no q parecia lógico pra eles na época. Aí tava armado o circo. Os irmãos iam achar, como vc falou, q era Jeová q tinha revelado a eles q o fim viria em 75, e q por isso eles estavam dando "indiretas" do q aconteceria. Aff :iergh7: :iergh7:
Avatar do usuário
Space Man
Forista
Forista
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Mar 2013 10:13

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por Space Man »

TJCalado escreveu:
Os pais hoje podem aprender uma grande lição de tudo isso. Por suas palavras e ações, será que vocês alimentarão o orgulho, a ambição e as tendências egoístas de seus filhos? Ou lhes ensinarão a amar a Jeová Deus e a ser amigos dele? Infelizmente, os primeiros pais não cumpriram seu dever.
Que descarados! Além de Viajarem legal com Adão e Eva, acusaram eles através das suposições e ainda tem uma liçãozinha pra ensinar! :iergh7:

Nem deixam Adão e Eva descansar em paz kkkkkkkkkkkkk

E com certeza essa histórinha de não alimentar orgulho nos filhos é uma lavagem cerebral dizendo: "Não incentivem seus filhos a fazer Faculdade...Não os incentive a ser alguém na vida"

:iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por DELTA »

Essa história de Abel e Caim além do que disse o TJCalado mostra, (talvez pela primeira vez) como o deus bíblico é parcial.
Notem o que diz Gênesis 4:1-5: Adão teve então relações com Eva, sua esposa, e ela ficou grávida. A seu tempo, ela deu à luz Caim e disse: “Produzi um homem com o auxílio de Jeová.” 2 Mais tarde deu novamente à luz, seu irmão Abel.
E Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim tornou-se lavrador do solo. 3 E sucedeu, ao fim de algum tempo, que Caim passou a trazer alguns frutos do solo como oferenda a Jeová. 4 Mas, quanto a Abel, ele também trouxe dos primogênitos do seu rebanho, sim, dos seus pedaços gordos. Ora, ao passo que Jeová olhava com favor para Abel e para sua oferenda, 5 não olhava com favor para Caim e para sua oferenda. E acendeu-se muito a ira de Caim, e seu semblante começou a descair.
Pergunto: Se Abel e Caim trouxeram oferendas pra Jeová, que motivo teve ele para não olhar com favor para a de Caim?
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por DELTA »

Para mim o maior exemplo de transformar suposição em realidade é o texto de Mateus 24:45, usado para apoiar o reinado do corpo governante. Mateus 24:45 diz “Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado?"
Oh céus me respondam, onde (esta pergunta) está afirmando que o corpo governante das TJ é o tal escravo fiel e discreto ? Em que sentido o CG age como escravo ?
Governante é uma coisa muito diferente de escravo!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Como a Torre transforma uma suposição em realidade

Mensagem não lida por TJCalado »

O engraçado é que eles deduziram a qualidade do ensino de Adão e Eva, como pais, baseados exclusivamente em no comportamento de Caim.
Mas, se observarmos as palavras de Eva:
“Produzi um homem com o auxílio de Jeová.”
...é mais fácil chegar à conclusão de que, de alguma forma, Eva ainda sentia um vínculo com Deus. E vamos concordar que, na profecia de Gênesis 3:15, pareceu que Deus queria que Eva pensasse isso mesmo, de propósito:
(Gênesis 3:15) . . .E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar.. . .
Além do mais, segundo o relato de Gênesis, os dois filhos foram encaminhados a uma profissão (apesar de parecer estranho a primeira geração de humanos já dominarem a arte a agropecuária). Como é que pais negligentes e irresponsáveis conseguiriam isso?
Observando bem a parte inicial do capítulo 4 de Gênesis, veremos quem foi mesmo o responsável pelas atitudes de Caim:
(Gênesis 4:2-12) . . .E Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim tornou-se lavrador do solo. 3 E sucedeu, ao fim de algum tempo, que Caim passou a trazer alguns frutos do solo como oferenda a Jeová. 4 Mas, quanto a Abel, ele também trouxe dos primogênitos do seu rebanho, sim, dos seus pedaços gordos. Ora, ao passo que Jeová olhava com favor para Abel e para sua oferenda, 5 não olhava com favor para Caim e para sua oferenda. E acendeu-se muito a ira de Caim, e seu semblante começou a descair. 6 Então Jeová disse a Caim: “Por que se acendeu a tua ira e por que descaiu o teu semblante? 7 Se te voltares para fazer o bem, não haverá enaltecimento? Mas, se não te voltares para fazer o bem, há o pecado agachado à entrada e tem desejo ardente de ti; e conseguirás tu dominá-lo?” 8 Depois, Caim disse a Abel, seu irmão: [“Vamos ao campo.”] Sucedeu, pois, enquanto estavam no campo, que Caim passou a atacar Abel, seu irmão, e o matou. 9 Mais tarde, Jeová disse a Caim: “Onde está Abel, teu irmão?”, e ele disse: “Não sei. Sou eu guardião de meu irmão?” 10 A isto ele disse: “Que fizeste? Escuta! O sangue de teu irmão está clamando a mim desde o solo. 11 E agora, maldito és, banido do solo, o qual abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares o solo, não te dará de volta seu poder. Tornar-te-ás errante e fugitivo na terra.”
Vemos que Deus conduziu toda a situação para despertar o ciúme de Caim... Não há nada que indique atitudes más de Caim antes disso. Inclusive, assim como Adão e Eva, Caim mostrou um certo ARREPENDIMENTO pelo que fez:
(Gênesis 4:13, 14) . . .A isto Caim disse a Jeová: “Minha punição pelo erro é grande demais para suportar. 14 Eis que neste dia realmente me expulsas da superfície do solo e ficarei escondido da tua face; e tenho de tornar-me errante e fugitivo na terra, e é certo que quem me achar me matará.”
Vemos claramente que, contrário ao que a Torre ensina, Jeová não cortou contato direto com humanos após o pecado de Adão. Ele falava diretamente com Abel, mesmo depois de este ter matado seu irmão. E quem reage dessa forma depois de um erro, não me parece ser alguém que foi ensinado a ser arrogante ou orgulhoso "desde pequeno".
COMO É BOM LER A BÍBLIA COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS!!!!
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Yurix e 63 visitantes