Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Olá Kosta,

Tem vários simbolismos. Não é como um cinto de castidade não, mas serviria como sinal do convênio (pacto, aliança) entre o mórmon e Deus, de maneira que se surgisse uma situação que o levasse à fornicação ou adultério, o garment deveria evitá-lo de pecar.

Mas o símbolo em si é isso: quando um mórmon passa a primeira vez no Templo, lá ele recebe revelações (aquelas coisas sobre a existência pré-mortal que falei lá em cima). Uma coisa que acho que esqueci de mencionar sobre essa doutrina da pre-existencia é que todo O ser humano antes de nascer passou pelo véu do esquecimento, por isso não lembramos da vida na existência pré-mortal. Então O garment passa a ser também um lembrete dessa "revelação". O garment, como vestimenta, simboliza as vestes que Adão e Eva receberam de Deus ao serem expulsos do Jardim.

Ou seja, sem o garment representa a condição ou estado de perfeição, com a vestimenta representa o estado decaido, pecaminoso (por isso todo mórmon tem que usar, afinal estamos na condição pecaminosa ainda). Além disso ao passar no Templo, a pessoa faz o convênio de ser obediente aos mandamentos do Senhor (isso significa que se um profeta receber uma revelação para que o casamento plural seja adotado novamente, o membro tem que ser fiel, por exemplo).

Entendeu? Símbolo da condição humana pecaminosa e lembrete da promessa de ser obediente.

É muito comum ouvir os mórmons falando sobre passar no Templo e receber as "investiduras", trata-se desse ritual, assistir ao "filminho" que ilustra tudo o que aconteceu na existência pré-mortal e a forma material de se externar isso seria atraves do garment.
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Jdassis, alguns anos atrás eu traduzi para o português o documentário "The God Makers", sobre os Mórmons.



Se algum dia você puder, adoraria ver sua opinião sobre os fatos apresentados no vídeo e se estão corretos.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Oi Estudante da Bíblia!

Eu já havia visto esse vídeo, achei muito interessante e fico feliz em saber que foi você quem o traduziu.

Os fatos apresentados com relação às crenças mórmons estão corretos sim, o único ponto que não posso dar certeza é sobre essa "pressão" em que um membro mórmon deva se divorciar de seu cônjuge descrente, uma vez que o período que permaneci nessa organização foi dos 8 aos 20 anos de idade, de maneira que não cheguei a contrair matrimônio nem nada do tipo. Mas posso dizer que eu não duvidaria, no entanto não acredito que isso aconteça hoje, não da forma como é apresentado no vídeo.

O documentário parece ser antes dos anos 90 ou no máximo início da década de 90. Eu conheci a igreja mórmon em 1997 e, a fazer um balanço de minhas lembranças, posso dizer que ela havia passado por mudanças.

O fato que posso garantir é, a igreja mórmon dá sim muita enfase no casamento, na família e na ideia de viver como família para a eternidade. Para eles o casamento com ou outro mórmon digno e fiel é essencial para quem quer alcançar a Exaltação ou O Maior Grau de Glória. No mormonismo "Salvação" é o que Jesus Cristo proporcionou com sua morte: a união do corpo com o espírito novamente. A Exaltação é quando um mórmon se torna um deus.


CONCEITO DE SALVAÇÃO E EXALTAÇÃO NO MORMONISMO

SALVAÇÃO

"A queda de Adão trouxe dois tipos de morte ao mundo: a morte física e a morte espiritual. A morte física é a separação do corpo e do espírito. A morte espiritual é ser excluído da presença de Deus. Se esses dois tipos de morte não houvessem sido sobrepujados pela expiação de Jesus, ocorreriam duas conseqüências: nosso corpo e nosso espírito ficariam separados para sempre e não poderíamos viver de novo com o Pai Celestial." - Livro Princípios do Evangelho (muito usado na doutrinação de membros novos), p. 71, edição de 1995.

Quando comecei a ter uma mente mais madura para assimilar melhor esses ensinamentos (uma vez que como criança agente acredita até em Pa-pai Noel [Pai-Natal]), a coisa começou a não fazer sentido. Eles ensinam que antes de nascermos vivíamos no céu com Deus e os outros deuses como uma família alegre, feliz e saltitante... e éramos espíritos e, agora, para voltarmos a presença de Deus não basta morrer e voltar a ser um espírito, temos que ter um corpo físico também.

" '(...) O homem, como espírito, foi gerado e nasceu de pais celestiais, tendo crescido até a maturidade nas mansões eternas do Pai, antes de vir à Terra num corpo físico.' (...) Todos os que já nasceram na Terra foram nossos irmãos espirituais nos céus." - Princípios do Evangelho, p. 11, edição de 1995.

Embora pra mim seja algo confuso e totalmente sem lógica e, por tanto, difícil de acreditar, essa crença na necessidade de se ter um corpo físico para habitar com Deus, é baseada na crença de que o próprio Deus possui um corpo físico, em Doutrina e Convênios 130:22 lemos:

"O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. (...)"

"Essa foi a maneira como o Pai Celestial se tornou Deus. Joseph Smith ensinou: 'O primeiro princípio do evangelho é conhecermos com toda a certeza o caráter de Deus (...) Ele já foi um homem como nós; (...) o próprio Deus, o Pai de todos nós, habitou em uma Terra, tal como o próprio Jesus Cristo o fez.' (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 337)" - Princípios do Evangelho, p. 305, edição de 1995.

E não adianta vir citando João 4:24: "Deus é espírito...", porque para os mórmons o conceito de ser espiritual é muito diferente:

"Não existe algo como matéria imaterial. Todo espírito é matéria, mas é mais refinado ou puro e só pode ser discernido por olhos mais puros; Não podemos vê-lo; mas quando nosso corpo for purificado, veremos que ele é todo matéria." - Doutrina e Convênios 131:7-8

"Os seres espirituais possuem a mesma forma física que os mortais, a única diferença é que o corpo espiritual é perfeito em sua forma..." - Princípios do Evangelho, p. 290, edição de 1995

EXALTAÇÃO

"(...) os santos encher-se-ão com sua glória e receberão sua herança e serão igualados a ele." - Doutrina e Convênios 88:107 ("igualados a ele", quer dizer, serão iguais a Deus).

"O mais elevado estado de felicidade e glória dentro do reino celestial." - Guia para Estudo das Escrituras, Exaltação, p. 82, conjunto tríplice.

"Exaltação é vida eterna, o tipo de vida que Deus vive. Ele habita em grande glória, é perfeito, possui todo o conhecimento e toda a sabedoria. É pai de filhos espirituais e é um criador. Podemos tornar-nos como o Pai Celestial, e isso é exaltação." - Princípios do Evangelho, p. 302, edição de 1995

Então chegar ao mais alto grau de glória, o da exaltação, de ser um deus é a máxima no mormonismo, essa é a meta. É claro que existem exigências para isso, sendo o primeiro passo batizar-se na igreja e aos poucos ir passando pelos rituais necessários e associados aos Templos, que são restritos, onde há cerimonias secretas. Também envolve coisas como a fidelidade do membro aos mandamentos do Senhor (às regras das organização), mas entre eles o mais destacado é o fato de ter que ser casado, mas não é qualquer casamento, casamento que deve ser válido.

Um casamento válido para os mórmons é o feito no Templo. Pessoas que apenas se casaram no civil ou já eram casadas em outras denominações, ao se tornarem mórmons devem realizar o casamento ou selamento (expressão mais comumente utilizada) no Templo.


Em Doutrina e Convênios 132:18 lemos sobre um casamento não-válido:

"(...) Se um homem se casar com uma mulher e fizer um convênio com ela para esta vida e para toda a eternidade; e se esse convênio não for feito por mim nem por minha palavra, que é a minha lei, e não for selado pelo Santo Espírito da promessa, por meio daquele que ungi e designei com esse poder, não será válido nem estará em vigor quando se encontrarem fora do mundo, (...) não podem, portanto, herdar minha glória; (...)"

Quando se lê "convênio", deve-se entender uma promessa parecida com a dos católicos (que andam ou sobem escadas de joelhos), mas para eles a palavra "convênio" (pacto, contrato) implica em algo mais sério, um compromisso maior. Nesse caso ao falar de um homem se casar com uma mulher e fazer um convénio com ela, podemos entender o compromisso de amar e respeitar, ser fiel, prover o sustento material e espiritual da família. E quando diz que 'se esse convênio não for feito por mim', quer dizer, feito com Deus no Templo, com base em suas leis e mandamentos e com o selamento do Espírito Santo, não tem valor. Quando diz 'herdar minha glória', é o ser igual a Deus.

Agora, o que se lê sobre um casamento válido, ainda em Doutrina e Convênios 132:19-21 (é bem extenso, então pulei uns trechos selecionando os principais, para ler na íntegra, acessem o site oficial dos mórmons através do lds.org, cliquem em Escrituras e Estudos, depois em Doutrina e Convênios e procurem pela seção 132):

"(...) Se um homem se casar com uma mulher pela minha palavra, que é a minha lei, e pelo novo e eterno convênio e for selado pelo Espírito Santo (...) estará em pleno vigor quando estivem fora mundo; (...) rumo a sua exaltação e glória em todas as coisas (...); glória essa que será uma plenitude e uma continuação das sementes para todo o sempre. Então serão deuses, pois não terão fim; (...) Em verdade, em verdade vos digo: A não ser que guardeis minha lei, não obtereis esta glória."

Para mim toda essa confusão de vida pré-mortal, ser deuses....ficou muito esquisita, eu já não conseguia acreditar nessas coisas, e de maneira geral não conseguia mais acreditar na cristandade que prega a vida após a morte e, por isso, a doutrina TJ foi muito atrativa para mim, era mais lógico ressuscitar para viver na terra, em condições físicas, como seres físicos.

Mas assim como o homem entrevistado no vídeo, se você perguntar a qualquer mórmon sobre essa doutrina do Deus que já foi humano e que os humanos que se tornarem mórmons fiéis e casados serão exaltados à essa condição de deus, eles ficam sem graça igual. Há os mais caras de pau que respondem é isso mesmo, mas assim como a doutrina da igreja, eles não tem muitas explicações, simplesmente acreditam porque está escrito (isso para os que acreditam).

DOUTRINA DA ESTRELA/ASTRO COLOBE/KOLOB

Particularmente nunca entendi essa doutrina. Ao que parece, antes de de Abraão ir para o Egito Deus faz essas revelações para ele (não sei para que propósito), mas o que dá entender é para mostrar a diferença de tempo. Entendo, então, que seria uma tentativa de explicar aquele papo de "o tempo de Deus não é o nosso tempo", "um dia para ti são como mil para nós". Essa doutrina e outras mais encontram-se no livro de Abraão, uns papiros que Joseph Smith encontrou, por meio de revelação divina, e que expõe trechos registrados por Abraão que, segundo as crenças mórmons, foram suprimidas da bíblia. Selecionei só alguns trechos, por que é bem extenso, mas também pode ser conferido na íntegra no site da igreja onde disponibilizam suas escrituras sagradas online. São trechos do capítulo 3 do livro de Abraão:

"3 E o Senhor disse-me: Estas são as que regem; e o nome da grande é Colobe, porque ela está próxima de mim, pois eu sou o Senhor teu Deus; coloquei esta para reger todas as que pertencem à mesma ordem daquela onde te encontras. 4 E o Senhor disse-me, pelo Urim e Tumim, que Colobe seguia, em suas revoluções, o padrão do Senhor quanto a suas épocas e estações; que uma revolução era um dia para o Senhor, segundo sua maneira de calcular, sendo mil anos conforme o tempo designado para onde te encontras. Esse é o cálculo do tempo do Senhor, de acordo com o cálculo de Colobe."

No hinário em inglês, considerado o hinário oficial da igreja, o hino 284 tem por título If You Could Hie to Kolob, no atual hinário em português esse hino foi removido (muito me interessa saber o por que, mas no brasil essa doutrina é meio difícil de engolir, talvez por isso), mas na edição anterior do hinário em português, de 1981, encontramos esse hino sob o número 173 Se tu ao astro Kolob, para mim é uma letra sem muito sentindo:

"1. Se tu ao astro Kolob Pudesses viajar,
Veloz, qual raio de luz, E sempre continuar;
Crerias ser possível, Sondando a amplidão,
Descobrir, no infinito, Dos Deuses a geração?

3. As obras do Senhor Prosseguem sem findar;
Eterno círculo são, De exatidão sem par.
Não tem fim a matéria, Nem tôda a geração;
O espaço e as raças Eternos viverão."


A letra em inglês:

"1. If you could hie to Kolob In the twinkling of an eye,
And then continue onward With that same speed to fly,
Do you think that you could ever, Through all eternity,
Find out the generation Where Gods began to be?

2. Or see the grand beginning, Where space did not extend?
Or view the last creation, Where Gods and matter end?
Methinks the Spirit whispers, “No man has found ‘pure space,’
Nor seen the outside curtains, Where nothing has a place.”

3. The works of God continue, And worlds and lives abound;
Improvement and progression Have one eternal round.
There is no end to matter; There is no end to space;
There is no end to spirit; There is no end to race.

4. There is no end to virtue; There is no end to might;
There is no end to wisdom; There is no end to light.
There is no end to union; There is no end to youth;
There is no end to priesthood; There is no end to truth.

5. There is no end to glory; There is no end to love;
There is no end to being; There is no death above.
There is no end to glory; There is no end to love;
There is no end to being; There is no death above."

Note: Copyright 1985 by Corporation of the President of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints. All rights reserved. First edition published 1985.
Nota: Os Direitos Autorais das letras pertencem A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Todos os direitos reservados. Primeira edição publicada em 1985.

DOUTRINA DO SEXO CELESTIAL

"(...) Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." - Lucas 1:35

Essa é uma crença muito fragmentada, ninguém tem certeza de nada, apenas que Deus o Pai, Eloím, teve uma relação sexual divina com Maria. No meu entendimento esse texto ficaria assim dentro da doutrina mórmon:

O Espírito Santo veio, encobriu/envolveu Maria com uma sobra/nuvem/névoa, terra e céu se ligaram e Deus "mandou ver" em Maria.

Gente pode parecer absurdo, mas a crença basicamente é essa. Há quem negue que houve relação sexual, ainda que divina (kkk), exatamente porque beira o absurdo pensar nisso.


DOUTRINA DAS ESPOSAS DE JESUS

Se alguém acha que o livro O Código Da Vince do autor Dan Brown foi revolucionário ao teorizar que Jesus teria se casado com Maria Madalena, se engana. Essa é uma crença mórmon de muitos anos e, talvez, Dan Brown até tenha se inspirado nela.

No entanto as informações sobre esse assunto estão em livros dos ensinamentos dos presidentes da igreja, apenas para frequentadores assíduos, os quais não tenho mais, joguei muita coisa fora (principalmente quando tive que mudar de casa). Mas para contextualizá-los, a base para ensino é: já que o casamento é uma exigência divina para se alcançar a exaltação, e Jesus Cristo foi um exemplo - até se batizou sem necessidade, apenas por exemplo - por que não se casaria? Como poderia Jesus ser exaltado sem se casar se a ordem de Deus para se chegar à exaltação é estar casado?

PESSOAS DE PELE NEGRA

Na bíblia lemos em Génesis 4:15:

"(...) E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o matasse qualquer que o achasse."

E encontramos o seguinte nO Livro de Mórmon:

1 Néfi 12:23 - "E aconteceu que vi que depois de haverem degenerado, caindo na incredulidade, tornaram-se um povo escuro, sujo e repulsivo, cheio de preguiça e todo tipo de abominações."

2 Néfi 5:21 - "E ele [Deus] fez cair a maldição sobre eles, sim, uma dolorosa maldição, por causa de sua iniquidade. Pois eis que haviam endurecido o coração contra ele de tal modo que se tornaram como uma pedra; e como eram brancos, notavelmente formosos e agradáveis, a fim de que não fossem atraentes para meu povo o Senhor Deus fez com que sua pele se tornasse escura."

Alma 3:6-8, 10, 15-16 - "E a pele dos lamanitas era escura, por causa do sinal que havia sido posto em seus pais como um anátema pela transgressão e rebeldia deles contra seus irmãos, que eram Néfi, Jacó e José e Sam, que foram homens justos e santos. E os irmãos procuraram destruí-los, sendo, portanto, amaldiçoados; e o Senhor pôs-lhes uma marca, sim, em Lamã e Lemuel e também nos filhos de Ismael e nas mulheres ismaelitas. E isto foi feito para que sua semente pudesse ser distinguida da semente de seus irmãos, para que assim o Senhor Deus preservasse seu povo, a fim de que não se misturasse nem acreditasse em tradições incorretas que causariam sua destruição. Portanto, os que se deixaram levar pelos lamanitas foram chamados por esse nome e foi-lhes posto um sinal. E também: Porei um sinal naqueles que misturarem sua semente com teus irmãos, para que também sejam amaldiçoados. E também: Porei um sinal em todo aquele que lutar contra ti e tua semente."

A ÚNICA IGREJA VERDADEIRA

Ainda que vocês possam, talvez, ouvir um mórmon dizer que não se consideram a única igreja verdadeira, é mentira. Eles dizem isso, hoje, para amenizar o conflito religioso global causado por essa questão. Se vocês forem a uma reunião de testemunhos, que acontece em todas as igrejas aos primeiros domingos de cada mês (exceto por alguma outra ocasião importante que surja) você ouvirá os testemunhantes, entre muitas coisas, dizer "está é a única igreja verdadeira na face da terra".

A BÍBLIA

Os mórmons acreditam na Bíblia e a têm como a Palavra de Deus, assim como na maioria das outras religiões, a diferença é que para eles na bíblia falta muitas verdades ou foi traduzida incorretamente.

"Cremos ser a Bíblia a Palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente" - Regras de Fé #8

TODAS AS RELIGIÕES SÃO FALSAS

Quando Joseph Smith foi orar a Deus para saber a qual religião se filiar, Deus o Pai e Jesus Cristo aparecem a ele em visão e disseram que não filiasse a nenhuma porque todas estavam erradas.

"No decorrer do segundo ano após nossa mudança para Manchester, houve, no lugar onde morávamos, um alvoroço incomum por questões religiosas. Começou com os metodistas, mas logo se generalizou entre todas as seitas daquela parte do país. Em verdade, toda a região parecia afetada por esse alvoroço e grandes multidões uniram-se aos diferentes grupos religiosos, o que criou considerável agitação e divisão entre o povo, clamando alguns “Eis aqui!” e outros “Eis ali!” Uns contendiam pela fé metodista, outros pela presbiteriana e outros pela batista. (...) Em meio a essa guerra de palavras e divergência de opiniões, muitas vezes disse a mim mesmo: Que deve ser feito? Quem, dentre todos esses grupos está certo, ou estão todos igualmente errados? Se algum deles é correto, qual é, e como poderei sabê-lo? (...) Finalmente cheguei à conclusão de que teria de permanecer em trevas e confusão, ou fazer como Tiago aconselha, isto é, pedir a Deus. Resolvi “pedir a Deus,” concluindo que, se ele dava sabedoria aos que tinham falta dela, e concedia-a liberalmente, sem censura, eu podia aventurar-me. (...) Assim, seguindo minha determinação de pedir a Deus, retirei-me para um bosque a fim de fazer a tentativa. Foi na manhã de um belo e claro dia, no início da primavera de 1820. (...) Apenas iniciara, imediatamente se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência que se me travou a língua, de modo que eu não podia falar. Uma densa escuridão formou-se ao meu redor (...) vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome (...) Meu objetivo ao dirigir-me ao Senhor era saber qual de todas as seitas estava certa, a fim de saber a qual me unir. (...) Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que “eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos de homens, tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder.” Novamente me proibiu de unir-me a qualquer delas; e muitas outras coisas disse-me, as quais não posso, no momento, escrever. (...)" - Joseph Smith - História, 1:1-20.

De maneira geral, essas doutrinas são absurdas para mim. Dizer que a descendência dos negros é uma herança de maldição e que os de pele branca é que são formosos perante o Senhor....

Acredito que a única coisa coerente que se pode dizer que eles ensinam é o fato de que a bíblia passou muitas mãos humanas e que foi alterada, mas dizer que O Livro de Mórmon (não apenas seu conteúdo, mas a própria história de como ele se tornou disponível) é brincar com a nossa inteligência. É necessário possuir muita fé ou muita ignorância para se acreditar nessas coisas. Em questão de esquisitice essa religião "cristã" em 1º lugar, até mesmo ganha da Universal e CIA.

Em questão de doutrina, é mais fácil ser TJ do que Mórmon, no entanto os mórmons passam de 12 milhões, enquanto os TJ apenas os 7. :tapado8:
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Moonwalker
Forista
Forista
Mensagens: 438
Registrado em: 15 Out 2015 00:31

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Moonwalker »

KOSTA escreveu:
Estudante da Bíblia escreveu:Olá jdassis!

Excelentes explanações, muito obrigado por compartilhar conoco.

Sobre a vestimenta, os Mórmons ainda usam o Garment?

Imagem
Mas qual a finalidade dessa vestimenta??
É algum tipo de cinto de castidade?
Porque se é essa a finalidade,o Joseph Smith teria um garment bem esburacado...
Enfim, americanices...
Não tem como fornicar com essas roupas. Qualquer clima que pudesse estar rolando vai logo embora.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Galileu »

Karl Max - referia-se a isso como sendo ópio.

Religião produz alucinações semelhantes ao uso de ópio.

Ensinamentos loucos que transformam pessoas em zumbis , marionetes facilmente manipulaveis , tem sido assim há seculos !

Será que nos livraremos voluntariamente deste vicio um dia ?????? So dara certo se for uma decisão volutaria e esclarecida. !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

Galileu escreveu:Karl Max - referia-se a isso como sendo ópio.

Religião produz alucinações semelhantes ao uso de ópio.

Ensinamentos loucos que transformam pessoas em zumbis , marionetes facilmente manipulaveis , tem sido assim há seculos !

Será que nos livraremos voluntariamente deste vicio um dia ?????? So dara certo se for uma decisão volutaria e esclarecida. !

bom dia mano !

palavras acertadas , se encaixam como luva na torre . :D2 :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Galileu »

sabrepoderoso* escreveu:
Galileu escreveu:Karl Max - referia-se a isso como sendo ópio.

Religião produz alucinações semelhantes ao uso de ópio.

Ensinamentos loucos que transformam pessoas em zumbis , marionetes facilmente manipulaveis , tem sido assim há seculos !

Será que nos livraremos voluntariamente deste vicio um dia ?????? So dara certo se for uma decisão volutaria e esclarecida. !

bom dia mano !

palavras acertadas , se encaixam como luva na torre . :D2 :D1
Sabre ...meu amigo bom dia ! Um grande abraço
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por KOSTA »

Esse tal de garment é uma excelente ideia para manipular os mormons.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 418 visitantes