Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por KOSTA »

Bolas, estou desiludido.

Noutro dia 2 jovens mormons bateram na minha porta. Uma americana e... uma brasileira LINDA, cabelos negros, compridos, olhos de deusa, cara de safada.
Convidei para entrar...
Elas= "preferimos ficar na porta"
EU= "porquê?, afinal foram voces que bateram na minha porta, entrem por favor."
ELAS"Não. É melhor para si."

"Porquê"

ELAS"o que seus vizinhos poderiam pensar?"

EU"Isso seria um problema meu, se é que há problema nisso"

ELAS (principalmente a brasileira) "Nós não estamos autorizadas, para entrar em sua casa tem de ser um varão a entrar, tem a ver com respeito"

EU= "Varão? Não crio gado, tampouco sou agricultor." "Já agora permitam uma pergunta: como funciona vossa organização?"
ELAS= "Ainda é cedo, depois há medida que o senhor estude conosco irá aprender"

EU= Aprender o quê?
ELAS= A Biblia, o Livro de Mórmon. Pode nos dar seu numero de celular?
EU: "mas na Biblia tá que não devemos ir além do que está escrito"
ELAS: (a brazuca lindona) Isso está em Apocalipse. Portanto, nois não escreve além do que está escrito em apocalipsi.
EU= "Então só não vale acrescentar algo a Apocalipse, certo?"
ELAS= (a garota americana) You are very clever (sardenta, branca e com umas sardas incriveis)
EU= mas para que querem meu numero de celular???
ELAS= Para te ligar depois.

Despedi elas e fechei a porta.

Incrivel como os Mormons e sua liderança enviam jovens raparigas bem intencionadas (e bastante atrativas) para bater na porta de estranhos. Será que é estratégia para atraír adeptos?
Eu sou um esquisito do caraças em matéria de mulheres, tampouco sou a ultima bolacha do pacote, mas as duas garotas eram mesmo lindas e bem cuidadas.

Passados uns vinte minutos saí para tomar um café. Quem encontro? Dois anciãos TJs "pregando" à velocidade máxima de 0.0001kms por hora. Cada passo, um suspiro. Ao menos falavam de futebol... sempre deu para animar.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Se é estratégia, não sei. Não duvidaria. Mas entres os missionários (homens = Elders, mulheres = Sisters) há os que não são dotados de beleza assim. Ao menos cá já muitos assim. Mas lembro-me quando era criança que era comum muitas moças e mulheres até frequentarem a igreja na esperança de que o missionário a levasse para os Estados Unidos e se casassem (já que a maioria dos missionários estrangeiros em São Paulo são norte-americanos).
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Jdassis, vc serviu missão? Se sim, qual a sensação? Tem que orar mesmo junto com o companheiro de missão todo dia de manhã no mesmo horário?

Outra coisa que percebi é que o CG tenta imitar o máximo que pode os mórmons. Noto um pouco de inveja por eles terem uma cidade só deles (SLC), uma sede que lembra a antiga Jerusalém com um templo imponente. Será que foi esse motivo de construírem Warwick?
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Oi Aquiles,

Não cheguei a servir missão, porque foi justamente o período que "deixei a frigideira para pular no fogo" (deixei os mórmons e fui para a Torre), mas próximo aos 18 anos (idade em que os jovens homens são mentalmente assediados para servirem missão), agente aprende um pouco da rotina do missionário para ir se adaptando.

Os mórmons são muito formais nessa questão de oração (se bobeira deve ter gente que ora antes e depois de ter ido ao banheiro).

A rotina no missionário, a depender da região em que ele vai servir, é:

-Acordar às 5h, faz a oração de quando acorda. Daí vai fazer seu estudo pessoal das Escrituras (Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor), embora os missionário deva foca mais no Livro de Mórmon.

-Depois fazer seus preparativos: café da manhã, passar roupa para sair no campo.

-Depois dos preparativos individuais, vem a mesma coisa com o missionario companheiro, oram juntos, estudam as escrituras.

Tudo isso deve ser feito até as 8h50, antes de saírem de casa fazem mais uma oração juntos. e às 9h devem ir para o campo.

O almoço é servido pelos membros da congregação ou distrito (a depender do tamanho do território), cada dia na casa de alguém.

Os missionários cujas famílias não puderam custear as despesas da missão (que no Brasil deve ser 100%), recebem uma ajuda de custo da Igreja para suprirem suas necessidades, o que inclui as demais refeições, que não o almoço.

Eles devem retornar aos dormitórios até as 20h ou 21h, a depender do território e periculosidade (ouvi casos em que tinham de se recolher as 18h)

Os homens servem por 2 anos, a partir dos 18. (a idade máxima para o serviço missionário é até os 20 anos).

As mulheres podem servir a partir dos 21 anos (não sei se isso mudou, porque muita gente achava injusto), e por apenas 18 meses.

A Igreja oferece recursos e programas para ajudar os missionários que retornam do serviço missionário a se estruturarem educacional e profissionalmente, visto que es a idade deveriam ingressar em faculdades e procurarem emprego.

Quanto à Torre tentar imita-Los, não sei se é isso. Os mórmons há muitos anos (mais de 30) possuem a "Noite Familiar" (equivalente à "Noite de Adoração em Família" da Torre, que começou a partir de 2008, se não me engano), mas existem diferenças. A Noite Familiar mórmon não é puramente espiritual, após a parte espiritual a família pode fazer brincadeiras e/ou aprender alguma atividade com os pais: cozinhar, passar roupa.... Os mórmons têm o costume de convidar outras pessoas ou famílias não-mórmon para participarem e, assim, conhecer a igreja.

Agora, particularmente, percebo que a Torre antes criticava a cristande com seus costumes e rituais, hoje ela os imita.

Nos mórmons eu era pianista da congregação e as vezes era chamado para tocar em outras que não tinham músico. Por consequência eu trabalhava muito com Coral.

Quando me associei à Torre um ancião que havia perguntado sobre o que eu fazia como membro da Igreja mórmon, e ao ouvir minha resposta, disse-me que essas coisas nada serviam na "Organização de Jeova", os cânticos não tinham tanta importância, o importante era a pregação e o que aprendiamos nas reuniões.

Ter um músico ao vivo ou Coral, era uma forma de idolatria. A atenção deve ser direcionada a Jeova e não a humanos.

Então imaginem a minha surpresa ao ver que agora os cânticos têm até ritmos (salsa, jaz) e não só o sacro, assim como a cristande abandonou o uso de seus hinarios por músicas do tipo gospel (mais animadas).

Agora existe um coral que se apresenta todos anos e ainda por cima disponibilizam vídeos desse coral cantando para que podem até serem baixados.

Estudo de A Sentinela com artigo que incentiva o entoar de cânticos e até da conselhos de postura para isso.

(Acho que Rutherford está a se revirar no túmulo!)

Todas as igrejas da cristandade já faziam isso, músicas animadas, coral, músicos ao vivo.... não só os mórmons.

Pra mim é uma tendência de todas as religiões, inclusive as mais tradicionais, porque se não, não segura jovens. Só vai ter velhos....
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Carla excelente, eu já tinha pesquisado sobre os mórmons e assistido alguns vídeos para saber sobre os costumes mas é muito melhor saber de quem já foi da igreja. Assim como as tjs eu admiro muito alguns aspectos do mormonismo, porém no fundo (semelhante as tjs) tem costumes e pensamentos totalmente sem sentido.
Tenho um amigo que é mórmon e ele já tinha me falado sobre essa reunião familiar que os mórmons fazem (se nao me engano é na segunda). Daí quando anunciaram no salão que a reunião de terça ia acabar para fazer a nossa adoração em família eu fiquei surpreso. Uma coisa que eu acho legal nas capelas são as quadras poliesportivas que tem atrás. Pô toda sexta o pessoal joga bola lá. Enquanto na minha congregação os irmãos tem que pagar uma quadra kkkkkk

Sobre isso de o CG imitar cada vez mais as igrejas da cristandade, a meu ver se deve muito ao fato da grande evasão que vem ocorrendo. Muitos estão abrindo os olhos e deixando a torre de vigia. Além disso a internet abriu uma janela de informação para as tjs. O CG não tem mais tanto controle sobre os membros. Fato isso é observar a grande quantidade de ti assistindo vídeos que não deveriam assistir e debatendo. Então eles estão tentando estancar a brecha que se abriu, mas os números mostram que não é tão fácil.

Tem uma ex-mormon que faz vídeos no YouTube, Vânia Moore se eu não me engano. Ela fala tudo sobre o passado da igreja e a vida poa mormonismo. Foi através dela que eu abri os olhos para o passado da torre. E como as duas religiões eram parecidas no que diz respeito ao seu passado e sobre quem decide sair.
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por KOSTA »

O mormonismo não me atrai.

Mas confesso que eles, sem generalizar, parecem mesmo serem mais felizes que as TJ´s e que seus adeptos são mais respeitados por sua Organização do que a Torre, que raramente dá alguma coisa que seja.

As condições e suporte que eles recebem por parte de suas igrejas também são de assinalar porque na verdade a Torre não dá nada a ninguém excepto quantias miseráveis, o mínimo para a sobrevivência de pioneiros especiais, superintendentes, etc.

Na Torre, quem ganha dinheiro a sério é mesmo uma pequena elite. Os demais que se lasquem.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Ex Tejotiano Roxo
Forista
Forista
Mensagens: 90
Registrado em: 10 Mai 2017 13:33
Localização: Fortaleza

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Ex Tejotiano Roxo »

jdassis muito obrigado por nos elucidar sobre mais uma religião maluca d:4 d:4 Eu sempre tive uma duvida sobre o mormonismo, se vc puder me responder ficarei agradecido! Quando um mórmon é expulso da igreja ou resolve sair por conta própria, ele(a) será ostracizado(a) assim como fazem as TJs? Qual é o tratamento que ex membros recebem? Como os membros da família irão tratá-lo(a)? Há comissões judicativas? Obg!
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Ex Tejotiano Roxo escreveu:jdassis muito obrigado por nos elucidar sobre mais uma religião maluca d:4 d:4 Eu sempre tive uma duvida sobre o mormonismo, se vc puder me responder ficarei agradecido! Quando um mórmon é expulso da igreja ou resolve sair por conta própria, ele(a) será ostracizado(a) assim como fazem as TJs? Qual é o tratamento que ex membros recebem? Como os membros da família irão tratá-lo(a)? Há comissões judicativas? Obg!
Boa pergunta. Sempre quis saber isso também.
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
jdassis
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Ago 2014 18:09
Localização: Limeira
Contato:

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por jdassis »

Oi pessoal!

É, os mórmons tem mesmo umas crenças muito malucas, diferente dos TJ's que acho as crenças mais extremistas como por exemplo não comemorar datas, não fazer transfusão e etc... e isso olhando para os mórmons hoje, kkk

Apenas para constar, eles também não podem fazer uso de fumo, bebidas alcoólicas, chá (preto/mate), café (ou qualquer outra coisa que contenha cafeína, como por exemplo coca-cola, mas no inicio dos anos 90 a igreja recebeu um processo por isso e hoje ela não proíbe mais o uso da coca-cola aos membros, mas os membros mais fiéis não fazem uso), deve-se evitar o consumo de carnes vermelhas.

DESASSOCIAÇÃO / DISSOCIAÇÃO MÓRMON

Primeiramente é bom saber que eles não usam essa expressão:

-Desassociado/desassociação = excomungado / excomunhão
-Dissociado = desligado

O que difere mesmo é que essas pessoas não são ostracizadas como na Torre. Estes perdem a qualidade de membros e, como tal, perdem os privilégios ligados à igreja. Eles podem manter o convívio social com parentes e amigos que ainda pertençam à igreja. Se forem excomungados ou se desligarem e ainda sim continuarem a frequentar, serão muito bem recebidos, todos cumprimentam. Não tem essa de entrar após a oração ou ter que sair antes. A diferença ou semelhança, talvez, é que, como não são mais membros eles não podem ser convidados a fazer oração, leitura ou tomar o sacramento (a "refeição noturna" deles, que é semanal, sempre aos domingos). Se a pessoa possuía algum cargo, como no meu caso o de pianista da congregação, ela perde e não o pode exercer. Então, hoje se eu fosse à igreja mórmon, eu seria muito bem recebido e tal, mas não poderia participar de nada, muito menos tocar o acompanhamento ao piano para a congregação.

Também não pode frequentar os Templos. Aqui temos que tomar cuidado, os mórmons possuem as capelas que são o equivalente aos salões do reino, um local publico onde todos podem ir. Agora os Templos, são uma estrutura muito maior e se parece, em questão de símbolos, ao tabernáculo e os templos bíblicos, a diferença é que nesse local os rituais, 90% deles são vicários, ou seja, em favor dos mortos. ( :tapado8: )

Se alguém não quiser ter contato com a pessoa excomungada/desligada, é por decisão própria e não uma posição da Igreja. Eles também não anunciam ao público como os TJ's fazem, geralmente os membros nem ficam sabendo (a não ser por fofoca kkkkk)

Os mórmons tem Escola Dominical, para crianças, jovens e adultos, de maneira que quem fica sabendo sobre esses casos, geralmente são os professores da classe que a pessoa pertencia, caso ela apareça, ninguém deve convida-la a fazer oração ou leitura.

Atualmente tenho 4 alunas de piano que são da minha antiga congregação mórmon, entre outros amigos. Todos me tratam bem. Aí é aquela coisa, não entro no assunto religião por respeito e vice-versa, nem eles ficam a insistir "volta, volta". Eles entendem que, uma vez que eu não estou na igreja, é porque não me interessa.

Só as senhoras, mais velinhas que quando me veem sempre dizem: "sentimos sua falta" ou "você faz falta" (principalmente pela questão musica), mas como são velhas, agente releva....kkkk

Caso a pessoa queira voltar a ser membro ela tem que se batizar de novo. Eles entendem que uma pessoa que tenha sido excomungada ou se desligou cometeu o pecado contra o Espírito, que é o mais grave....(Mt. 12:31) e o re-batismo da pessoa tem de ser aprovado pela Primeira Presidência (CG, deles, que é formado por apenas três pessoas). A Primeira Presidência é formada pelo Profeta que é também o Presidente da Igreja, o 1º e 2º conselheiro. Neste caso, o pedido é encaminhado pra eles, eles irão orar para saber se Deus aprova ou não seu re-batismo.

COMISSÃO JUDICATIVA

Eles também não usam essa expressão, para todos os casos os membros passam por 'entrevistas'. Seja para se candidatar ao batismo, para solução de algum problema, para candidatar alguém a algum cargo....

Eu particularmente não posso dizer se essas entrevistas para casos "graves" tem o mesmo clima pesado e totalmente sem amor como das TJ.

Em uma congregação mórmon, eles têm um Bispo (equivalente ao Ancião), que também é o presidente da congregação. O Bispo possui dois conselheiros e um secretário. Geralmente a pessoa se dirige ao Bispo ou se ela foi flagrada ou denunciada ela é chamada, o Bispo vai conversar com ela, se for realmente necessário, um ou os dois conselheiros irão participar da entrevista e, a depender do caso, é levado para o Presidente da Estaca (equivale ao Superintende de Circuito).

No meu caso, quando eu forniquei (rsrsrs), fui chamado, apenas o Bispo conversou e ele foi muito simpático. Perguntou o que tinha acontecido (para medir o "nível" do pecado, como no caso dos jovens que só se masturbam, é um "pecado leve"). Depois do que eu disse, ele apenas perguntou se eu tinha consciência do que eu tinha feito (transgredido a lei do Senhor), na ocasião eu disse que sim, e em seguida ele perguntou se eu estava arrependido, também respondi que sim. Ele disse que pôde sentir minha sinceridade e fui "repreendido" (não podia tocar piano, não podia orar, não podia ler as escrituras nem tomar o sacramento, durante um tempo). Nesse tempo ele meio que faz outras entrevistas acompanhando a situação para sentir se a pessoa "se arrependeu" mesmo.

E diferentemente dos TJ's que parece que objetivo da comissão é por o fulano na parede e ver se tem ou não que ser desassociado, eles não. Eu acho sim os mórmons mais light que os TJ com essas questões.

Como foi observado pelo Aquiles, é verdade, a maioria das capelas possuem mesmo quadras esportivas externas, as que não possuem externas, são internas. Eles usam esse espaço também para grandes eventos e atividades culturais, como peças de teatros, que também podem ser atividades espirituais.

É verdade que eles possuem muitos recursos. Financeiramente falando eles são muito estáveis (são uma igreja muito rica), não poupam na hora de construírem seus edifícios - sempre do melhor material possível e disponível. Nos EUA a Igreja possui banco e shoppings.

Bom, é isso que eu me lembrei até agora. Se alguma coisa não ficou clara, perguntem. Ou se surgirem alguma dúvida estou à disposição.
"Não há nada de bom ou de mau,
a não ser que o pensamento o torne assim." - Shakespeare
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Biblia 2013 TJ vs. Escrituras 2013 Mormon

Mensagem não lida por KOSTA »

Estudante da Bíblia escreveu:Olá jdassis!

Excelentes explanações, muito obrigado por compartilhar conoco.

Sobre a vestimenta, os Mórmons ainda usam o Garment?

Imagem
Mas qual a finalidade dessa vestimenta??
É algum tipo de cinto de castidade?
Porque se é essa a finalidade,o Joseph Smith teria um garment bem esburacado...
Enfim, americanices...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 409 visitantes