O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-B

Cláudia liga para Marilda.

Quarta-feira
12:07 H.

M – Marilda
C – Cláudia


M – Alô!
C – Oi Ma! Quanto tempo!
M – Ah! Eu que digo isso... Liguei pra você, esses dias atrás e seu telefone só dava fora de área!
C – Ai, ai; meu celular... preciso comprar um novo, este já está dando problemas técnicos... (rindo)
M – Conte as novidades sumida!
C – Ah quase nenhuma! Agora você deve ter alguma! Está feliz! Pelo tom de sua voz percebo.
M – Sim! Estou muito feliz!
C – Por que? Ou por quem?
M – DEUS! Meu Deus! Me sinto muito feliz com Ele!
C – Espere aí... MARILDAAAA!
M – O quê!?
C – Feliz com quem?
M – Ah, Cláudia, pra que terei de repetir?
C – Ma, por um acaso você deixou de ser Testemunha de Jeová e eu não sei?
M – Por que?
C – Marilda, Marilda; isso não é conversa de uma fiel Testemunha! Isso é conversa de fanáticos da Babilônia! “Crentaiada”... sim, é conversa deles! Sim! Daqueles que a gente bate na casa deles e eles vêm até nós falando sobre “o Senhor Jesus”, sobre “milagres”, “maravilhas”, “obras e operações”... Ihhh... pode parar Marilda, essa não é minha amiga que conheço. Que já foi minha companheira de revisitas e estudo por muito tempo...
M – Ah! Cláudia! Como você é taxativa!
C – É a realidade! Você não é a mesma!
M – Lógico que eu sou! Sou a mesma Marilda!
C – Não é! Não vai mais às reuniões! Muito menos no campo.
M – É... faz muito tempo que não vou no campo. Nas reuniões, já faz um mês e meio.
C – O irmão Hélio veio me perguntar se você está doente, ou se aconteceu algo.
M – O que disse?
C – Falei pra ele que você está abalada depois de que tudo aconteceu num momento só... não detalhei esse “tudo” para não entrar em contenda.
M – Contenda?
C – Ah! Tipo, pra não ficar falando sobre a vida alheia!
M – Sim! Sim.
C – Marilda, você não sabe como tenho medo que você saia da Organização! Como vou falar com você?
M – Ahhhh! Pare com isso Cláudia! Não vou sair! (Um dia terei coragem de sair...)
C – Pelo jeito que você fala, parece que não se identifica mais com a Organização de Jeová!
M – O que é isso...
C – Então, vamos à reunião hoje e ao campo amanhã? Chegue quando a reunião tiver começando e saia quando estiver terminando.
M – Por que? Não devo nada pra ninguém!
C – Só digo isso pra que muitos irmãos não fiquem perguntando o porquê ficou sumida...
M – Serei sincera! Simples! Falarei que não estava disposta a ir às reuniões e ao campo!
C – MARILDA! Não dê bandeira! Se os anciãos notarem seu tom de rebeldia podem te chamar para uma conversa na Sala B. Não quero isso!
M – Cláudia, Cláudia! Ação valente em dado momento e ao mesmo tempo possui timorato ato...
C – Timo... o quê?!
M – Timorato! Medroso e hesitante! Muitas vezes seus atos e ideias refletem isso. Medo!
C – Não tenho medo e nem sou hesitante... falo apenas por seu bem.
M – Sei, sei! Te entendo. Já fui assim!
C – Ai, Marilda! Vamos à reunião hoje? Passo em sua casa!
M – Não sei! (Estou numa cilada e agora?) Vou ver!
C – Ver o que? Não tem a quem dar satisfação!
M – Por isso mesmo!
C – Não entendi! Vai ver com quem? Ah! Com Deus? (rindo)
M – (surgindo uma ideia) Sim! Com Deus! Vou ver com Ele se vou ou não na reunião. Tenho que ver se vou me sentir bem!
C – Marilda, você tem de ver que se ficar faltando muito às reuniões e ao campo, você ficará inativa. Por que em seu cartão de publicadora já deve estar classificado como IRREGULAR! Já pensou?
M – “Tá” Cláudia! Deixe ficar assim!
C – Então faz assim: se quiser ir à reunião, você me liga! Ok?
M – Sim! Melhor! Pode ser.
C – Tchau Marilda!
M – Tchau!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-C

É anunciado a proximidade da Assembleia especial.

Quarta-feira
20:31 H.

S – Sydney
C – Cláudia


S – Anunciamos a todos que até o fim do mês as passagens de ônibus que nos levará ao local de nossa Assembleia especial, deve ser acertada com o irmão Gilmar, que está responsável pelo acerto com a empresa de ônibus. Pedimos aos irmãos que não se esqueçam! A data de nosso evento está se aproximando rapidamente. Falta menos de um mês! Que todos façamos os preparativos para podermos desfrutar do alimento provido pelo Corpo Governante a todos os servos de Jeová. O irmão Aníbal, pediu para anunciar também, que se alguém deseja fazer a consideração para o batismo, ainda dá tempo para os preparativos. Há muitos publicadores não-batizados em nosso Salão do Reino. Muitos filhos e filhas de irmãos e irmãs maduros espiritualmente, que podem se candidatar para os arranjos do batismo. Poderão, assim, dar o nome como candidato ao batismo para o nosso irmão Aníbal. No máximo até a próxima reunião, no domingo, pra que dê o devido tempo para que as seções de perguntas sejam feitas com os anciãos designados! Para sanar as dúvidas e saber mais pormenores, os irmãos poderão procurar nosso irmão Aníbal... Vamos dar continuidade à reunião com o discurso: “Está fazendo bom uso das publicações?” Será proferido por nosso irmão Carlos Antônio Correia.
C – (pensando) Ah! E a Marilda não veio na reunião! Será que ela vai querer ir para a Assembleia? Hum... Se bem, que se eu ligar pra ela e perguntar... acho que ela não irá. Ai, deixa eu dispersar esse assunto!


Após o término da reunião, Simone e Shirley estão conversando, quando João Marcos passa...

Quarta-feira
21:19 H.

SI – Simone
SHI – Shirley
JM – João Marcos


SI – … eu combinei com ela e daí...
SHI – Oh! João Marcos! Como está?
JM – Estou bem e vocês irmãs?
SHI – Estamos ótimas!
SI – E o serviço de campo durante a semana, está com boa frequência?
JM – Está sim, graças a Jeová. Mesmo durante esse mês, onde muitos vão viajar por causa das férias e feriados...
SHI – Fiquei sabendo da novidade!
SI – É! Está dirigindo o campo às quintas-feiras!
SHI – Acho que amanhã vou no campo! Terei o irmão João Marcos fazendo a consideração para a saída de campo!
SI – (vermelha de vergonha) Acho que vou também! Posso?
JM – Lógico irmãs! Podem... (rindo) Será um prazer.
SHI – E seu irmão Lucas, João? Mal termina a oração e ele já está saindo!
JM – Ih! Aquele é complicado... muito complicado!
SHI – Achei que ele iria se batizar nessa Assembleia especial.
JM – Aquele ali?! Vai ser um eterno estudante... ele é estranho!
SI – Ajude ele a progredir João. Você é bem teocrático, zeloso, esforçado, fiel...
JM – Ah! Obrigado Simone. Você também...
SHI – Amanhã nos encontramos no campo.
JM – Sim, deixa eu ir até o balcão de publicações para pegar alguns tratados. Até o campo amanhã meninas!
SHI – Iremos mesmo!!!

(João Marcos se distanciando)

SI – Ai...
SHI – Simoneee! Você está vermelha!
SI – Puderam mesmo...
SHI – Não pode ver o João Marcos e...
SI – Pare! Não é isso.
SHI – Também; o João Marcos é bonito, zeloso, esforçado...
SI – É mesmo! Bastante.
SHI – Precisava ver a sua cara... (imitando) Teocrático, ai, ai... zeloso... esforçado … fiel … hummm! Ai ai... (rindo) estou apaixonada!
SI – Pare com isso Shirley! Não estou gostando!
SHI – Por que não se declara para ele? Se eu tivesse a sua idade e sua beleza, me declararia na certa!
SI – Ah! Quem dera! O João Marcos não iria querer, ele prefere buscar primeiro o Reino.
SHI – Tudo bem, eu sei; mas se você o adular e jogar seu lindo charme, ele não irá resistir. Ademais, eu já o vi dando umas olhadinhas para você...
SI – É mesmo?!
SHI – Não falo mais nada. Você não me disse para parar? Já parei! (rindo)
SI – Ninguém merece Shirley! Você hein... ai!!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-D

Sandro conversa com Maria sobre seus planos.

Quinta-feira
11:05 H.

S – Sandro
M – Maria


S – … foi assim querida! Foi então que liguei para o tio Tito que me deu o maior apoio. Disse que semana que vem ele virá para cá e trará os projetos de bancos que ele faz; tem uma apostila repleta de instrução e foi ele mesmo quem montou!
M – Que bom Sandro! Seu tio Tito é uma excelente pessoa. Organizado... que só ele! Perfeccionista, é claro. Mas tem sabedoria no seu ofício! Digamos que você puxou uns 40% de seu tio...
S – Só isso querida? Que cruel que está sendo!
M – Estou só descontraindo!
S – E aí, o tio Tito disse que não vai querer cobrar pelo serviço. Mas eu disse a ele que ele tem todo o direito de cobrar sim. Insisti com ele! Foi então que ele disse que vai cobrar um precinho simbólico, visto que eu insisti com ele.
M – E seu irmão Semir?
S – Ah! Tenho que ligar para ele e combinar como iremos fazer e quando começaremos.
M – Tem de ver isso logo!
S – Sim, eu sei... (suspirando) Eu vou sair agora, entregar uma cômoda e uma penteadeira que restaurei.
M – Vai receber hoje pelo serviço, ou foi pra pagar depois?
S – Espero receber hoje. Pelo menos foi assim que combinei.
M – Por que tem só meio saco de arroz, meio litro de óleo e o achocolatado das crianças está no fim.
S – Vou passar no mercado se eu receber.
M – Sim! Leve a caderneta da mercearia do Seu Zé, caso não receba, você compra fiado lá. Se for marcar, marque para o mês que vêm!
S – Tudo bem! Farei isso! Deixa eu ir!
M – Volta para o almoço?
S – Sim! Só vou entregar a cômoda.
M – Está bem!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-E

Sandro volta de sua entrega.

Quinta-feira
12:02 H.

S – Sandro
M – Maria


S – Ai que raiva! Raiva! Raiva! Por que isso? Ahhh!!! (gritando)
M – O que foi querido? O que aconteceu?
S – Ahh! O que aconteceu? Ahhh! A porcaria do nosso carro velho parou na esquina de casa! Agora vamos ter de gastar mais ainda com esse carro!
M – Ai! Não pode ser!
S – Só deu tempo de passar na mercearia do Seu Zé, comprar as coisas e quando estava na esquina o carro para... tentei dar partida nele e nada... até que saiu um fumaceiro do motor!
M – Não entendo muito de carro, você sabe, mas... pifou?!
S – Pifou! É Maria, acho que estou pior do que eu pensava!
M – Não fique assim querido! Depois poderemos pagar pelo concerto do carro.
S – Ah, é que eu fico nervoso!
M – Sei! Sei bem como é! E a compra? Comprou na mercearia?
S – É! Comprei pra pagar no sábado.
M – Por que?
S – Por que o dinheiro da cômoda e da penteadeira que entreguei hoje, vou receber só sábado. Então disse para o Seu Zé que pago ele no sábado. Aí ele marcou aqui na caderneta! Está aqui, pode guardar.
M – Ah, tomara que paguem você no sábado mesmo!
S – Sim, vão pagar! Já fiz serviço para aquele casal.
M – Vai ligar para o Semir?
S – Tentei ligar do meu celular e só dá fora de área! Depois que eu almoçar vou tentar novamente.
M – Então venha almoçar!
S – Vou lavar minhas mãos! Depois dessa do carro, só comendo uma “comidinha” deliciosa para tirar o estresse! Eita vida! Eita vida!
M – Sandro! Depois dá uma olhada na torneira do tanque, está pingando bastante.
S – Sim! Acho que tenho uma torneira reserva. Se tiver de trocar a torneira inteira... pelo menos não vamos precisar gastar mais!
M – Pelo menos isso, não é querido?! Vem almoçar agora.
Avatar do usuário
Brainiac
Forista
Forista
Mensagens: 269
Registrado em: 27 Set 2013 21:21
Localização: Destruindo o Universo

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Brainiac »

Caraca, Fé em Jeová passei as festas fim de ano toda lendo os seus relatos que imprimi no trabalho m:4 parabéns pelo trabalho !!!!
Likeeeeeee d:6 !!!
Conte todos os tablets que você achar nessa reunião!

Imagem
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Caro Brainiac,
Agradeço pela apreciação deste meu extenso trabalho. Até o fim deste mês o livro já estará completo, com apêndice e notas explicativas, revisão e diagramação em dia, e será publicado!
Vale lembrar que este será o volume 1, sendo assim, muita coisa ainda virá.
Sou grato a você e a todos que estão acompanhando o desenrolar dos eventos do livro.
Aproveite também para visualizar o tópico de um novo projeto que se Deus quiser vai sair do papel, é o tópico do Audiobook - O que a Bíblia tem a nos ensinar? VOLUNTARIOS!
OBRIGADO A TODOS.

Breve mais histórias!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-F

Lucas faz algumas pesquisas...

Quinta-feira
18:46 H.

J – José
L – Lucas


J – Bem filho, enfim chegamos em casa!
L – Hoje foi cansativo! Muitos orçamentos, hein pai!
J – Pois é Lucas... Ainda bem que nossos negócios estão sendo lucrativos.
L – Vão bem, mesmo! Espero que continue sempre assim. Dará para eu adiantar algumas parcelas desse celular que comprei ontem!
J – Nem me fale! Vai continuar, tudo está dando certo.
L – As pessoas estão aproveitando o 13º para contratar nosso serviço e isso é ótimo.
J – Está nos ajudando bastante. Tenho também, várias dívidas que poderei adiantar! Ótimo!
L – Então pai, vou tomar um banho e descansar um pouco no meu quarto. Aproveitar para descobrir as funcionalidades deste novo celular.
J – Descansar! Acho que vou fazer o mesmo.

(Após o banho, Lucas deita em sua cama.)

L – (monólogo) Hum... esse celular é muito “da hora”! Vou tentar acessar a internet. Visto que não posso acessar informações sobra a Torre de Vigia no computador, vou acessar do celular. Uma boa! Deixa eu pesquisar algumas coisas... Ah! INTERESSANTE!!! Vou entrar nesse site: TJ's creem que Jesus não ressuscitou corporalmente! Ué... Nunca ouvi meus pais dizerem isso; nem no Salão; será que a Torre de Vigia ensina isso nas publicações? Ah! Como estou curioso. Abriu... Humm... Aqui!
*As Testemunhas de Jeová afirmam acreditar na “ressurreição” de Jesus Cristo, mas a sua definição de ressurreição difere da posição histórica do cristianismo, que ensina que Jesus levantou Seu corpo humano de “carne e osso”. Em vez disso, a Sociedade Torre de Vigia afirma que Jesus não levantou o Seu corpo humano físico, mas antes um espírito invisível — o arcanjo Miguel. Elas declaram:
“…na sua ressurreição ele “tornou-se espírito vivificante”. Foi por isso que na maioria do tempo ele foi invisível aos seus apóstolos fiéis…Ele não precisava mais de um corpo humano… O corpo humano de carne, que Jesus Cristo entregou para sempre como sacrifício de resgate, foi eliminado pelo poder de Deus.” — “Coisas em Que é Impossível que Deus Minta),” págs. 332, 354 (Edição em inglês)
“Portanto, a evidência indica que o Filho de Deus, antes de vir à terra, era conhecido como Miguel, e também é conhecido por esse nome desde que retornou ao céu, onde reside como o glorificado Filho espiritual de Deus.” — Raciocínio à Base das Escrituras, 1985, 1989, pág. 219
Romanos 10:9 articula dois requerimentos para a salvação. O primeiro é confessar “Jesus como Senhor”. O segundo requerimento é acreditar que “Deus o ressuscitou dentre os mortos”.
Similarmente, o apóstolo Paulo resume o evangelho em 1 Coríntios 15:3-5:
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze.”
Paulo não apenas declara que um dos principais pilares do evangelho é a crença de que Jesus ressuscitou dos mortos, mas no versículo 17, ele vai ao ponto de dizer que “se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” Por séculos, cristãos têm ensinado e defendido a doutrina da ressurreição – ensinando que Jesus ressuscitou fisicamente no mesmo corpo no qual morreu. Note a relação entre um corpo humano corruptível e um corpo humano incorruptível, conforme descrito em 1 Coríntios 15:42-44:
“Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.”
O termo grego, “soma” para “corpo” é sempre usado nas Escrituras para se referir à natureza física. Do mesmo modo, o termo “espiritual” é usado nas Escrituras para significar comportamento “sobrenatural” — não uma essência “espiritual” do ser. Assim, a frase “corpo espiritual” na passagem acima fala de um corpo “fisicamente sobrenatural” — não um “corpo espiritual”. Outro exemplo de que o termo “espiritual” refere-se a comportamento “sobrenatural” é em 1 Coríntios 2:15 onde lemos: “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.” A pessoa “espiritual” em ambas as passagens está se comportando de um modo “sobrenatural”, não transformando  ontologicamente a essência “humana” numa essência de “espírito”.
[…]

Embora Jesus tenha testificado que Ele não ressuscitou como “um espírito”, a Sociedade Torre de Vigia afirma que Jesus levantou-se como o Arcanjo Miguel, uma pessoa “espiritual” invisível. Afirmando que Jesus existiu como Miguel antes de descer à terra, as Testemunhas de Jeová acreditam que na sua morte, o “homem” Jesus cessou de existir.   Então o que dizer das aparições em carne humana após a ressurreição? O que aconteceu com o corpo real de Jesus? A Sociedade oferece a seguinte explicação:
Irrompeu uma guerra no céu: Miguel [que é o ressuscitado Jesus Cristo] e os seus anjos batalhavam com o dragão… Tendo dado sua carne a favor da vida do mundo, Cristo jamais poderia tomá-la de volta e se tornar homem de novo. Por essa razão básica sua volta nunca poderia ser com o corpo humano que sacrificou uma vez para sempre. Contudo, muitos creem que Cristo levou seu corpo carnal ao céu. Indicam o fato de que, quando Cristo foi ressuscitado, seu corpo carnal não se encontrava mais no túmulo. (Marcos 16:5-7) Também, após a sua morte, Jesus apareceu a seus discípulos num corpo carnal para mostrar-lhes que estava vivo… Não prova isso que Cristo foi levantado no mesmo corpo em que fora morto? Não, não prova. A Bíblia é muito clara quando diz: “Cristo morreu uma vez para sempre quanto aos pecados . . ., sendo morto na carne, mas vivificado no espírito.” (1 Pedro 3:18) Humanos com corpos de carne e sangue não podem viver no céu… Apenas criaturas espirituais, com corpos espirituais, podem viver no céu… Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? Não encontraram os discípulos o seu túmulo vazio? Sim, porque Deus removeu o corpo de Jesus… Mas, visto que foi possível o apóstolo Tomé pôr sua mão no orifício no lado de Jesus, não mostra isso que Jesus foi ressuscitado no mesmo corpo que foi pregado na estaca? Não, pois Jesus simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal, como os anjos haviam feito no passado… Embora aparecesse a Tomé num corpo similar ao em que fora morto, Ele assumiu também corpos diferentes ao aparecer a Seus seguidores. De modo que Maria Madalena de início pensou que Jesus fosse um jardineiro. Em outras ocasiões seus discípulos não o reconheceram logo.… Jesus Cristo… foio primeiro a ser ressuscitado qual pessoa espiritual. (1 Pedro 3:18)” — Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, 1982, pág. 21, 1989, págs. 143-145, 172

Como poderemos ver na citação acima, a Torre de Vigia dá diversos argumentos contra a ideia de que Jesus foi levantado no seu corpo humano físico. Iremos agora examiná-los:

1º ARGUMENTO: O SEU CORPO – O ÚLTIMO SACRIFÍCIO:

A Torre de Vigia argumenta que Jesus ofereceu o seu corpo de carne como um sacrifício final pelo pecado, de modo que Ele não podia ter de novo seu corpo sem anular o sacrifício. Este argumento é falho, porque em lado nenhum da Bíblia existe um exemplo dado onde um sacrifício de “carne” expia o pecado. Pelo contrário, todas as referências com respeito à purificação do pecado falam de “derramamento de sangue”. Hebreus 9:22 declara:
“Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”
Assim, Jesus foi capaz de derramar o seu “sangue” como pagamento pelo pecado, e contudo ressuscitar o seu corpo de “carne e ossos”, sem comprometer o sacrifício de salvação. Deste modo, Ele proclamou:

“Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” — João 10:17-18

“Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.” — João 2:19-21

2º ARGUMENTO: O ÚLTIMO ADÃO, UM “ESPÍRITO VIVIFICANTE”:

1 CORÍNTIOS 15:45: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.”

Referindo-se a esta passagem, os apologistas Norman Geisler e Thomas Howe explicam: “… 'espírito vivificante' não fala da natureza da ressurreição do corpo, mas da origem divina da ressurreição. O corpo físico de Jesus voltou à vida apenas pelo poder de Deus (cf. Rom. 1:4). Assim, Paulo está falando acerca da sua fonte espiritual, não da sua substância física como corpo material… Em suma, a ressurreição do corpo é chamada “espiritual” e “espírito vivificante” porque a sua fonte é o reino espiritual, não porque a sua substância é imaterial. A ressurreição sobrenatural de Cristo é “do céu”, assim como o corpo natural de Adão era “da terra” (v. 47). Mas assim como aquele da “terra” também tem uma alma imortal, do mesmo modo Aquele do “céu” também tem um corpo material.” —When Critics Ask, A Popular Handbook of Bible Difficulties (Quando os Críticos Questionam, Um Manual Popular de Dificuldades Bíblicas), págs. 467-468 (Victor Books, 1992 – Edição em inglês)

3º ARGUMENTO: “VIVIFICADO NO ESPÍRITO”:

1 PEDRO 3:18: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados… morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.”

As Escrituras habitualmente empregam os termos “na carne” e “no espírito” para contrastar o modo de vida carnal ou pecaminoso, com o modo de vida espiritual piedoso. Por exemplo, em Romanos 8:8-9 nós lemos que os cristãos que têm o Espírito de Deus andam “no espírito” em vez de “na carne”. É óbvio que Paulo não está ensinando que os cristãos que andam “no espírito” são criaturas espirituais. Antes, Paulo está proclamando que, por andar “no espírito”, esse está andando pelo poder do Espírito Santo de Deus. Do mesmo modo, 1 Pedro 3:18 proclama que Jesus foi levantando dos mortos “no [poder do] Espírito.”
De fato, Jesus que foi “vivificado no espírito”, não se tornou um espírito, mas foi “vivificado” para o sobrenatural, reino eterno de vida espiritual. Jesus foi morto “na carne” — isto é, no reino carnal do homem pecador (não que Ele fosse pecador, mas que Ele viveu entre os pecadores), e Ele foi vivificado “no espírito” — isto é, no reino eterno (espiritual), não mais amarrado à vida terrestre com todas as suas limitações.

4º ARGUMENTO: “CARNE E SANGUE” NÃO PODEM HERDAR OS CÉUS:

1 CORÍNTIOS 15:50: “Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.”

As Testemunhas de Jeová afirmam que Jesus não poderia ter sido ressuscitado com Seu corpo humano de carne e ossos, porque as Escrituras declaram que “carne e sangue” não podem herdar o reino de Deus. Note que Jesus não disse que o Seu corpo ressuscitado era feito de “carne e sangue”. Antes, Ele disse que o Seu corpo era feito de “carne e osso” (Lucas 24:39). Isto é significativo porque o termo “carne e sangue” é usualmente usado nas Escrituras para se referir à humanidade mortal,2 em contraste com o imperecível, corpo ressuscitado ao qual se alude pela frase “carne e ossos.”
Como mencionado antes, o sangue de Jesus providenciou a expiação pelo pecado. Ele não recebeu Seu “sangue” de volta, mas meramente ressuscitou seu corpo de carne e ossos. Longe de afirmar que o corpo humano ressuscitado não pode herdar o reino de Deus, esta passagem assevera que o mortal, perecível corpo humano (feito de carne e sangue) não pode herdar o imortal,  imperecível reino de Deus. É como declara 1 Coríntios 15:53: “este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.”

5º ARGUMENTO: JESUS NÃO FOI RECONHECIDO:

Um dos argumentos habituais que as Testemunhas de Jeová usam contra a ressurreição corporal de Jesus é o fato de que Jesus não foi sempre reconhecido após a Sua ressurreição. Afirmando que Jesus retornou à vida como uma criatura espiritual, elas afirmam: “Jesus simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal, assim como anjos o fizeram no passado” de modo a provar que Ele ressuscitou dentre os mortos 3.Assim, elas afirmam que Jesus não foi prontamente reconhecido, porque Ele não foi ressuscitado no Seu corpo original. Será que a ausência de reconhecimento dos seus discípulos prova que Jesus se levantou do túmulo como um espírito invisível que se manifestou em “diferentes” corpos aos Seus seguidores? Iremos agora examinar as passagens das Escrituras em questão:
Lucas 24:13-35 descreve uma ocasião em que Jesus apareceu aos Seus discípulos na estrada para Emaús, mas eles inicialmente não o reconheceram. Em nenhum lado da passagem diz que Jesus tinha um corpo com aparência diferente. Pelo contrário, a passagem diz que os olhos dos discípulos “estavam como que impedidos de o reconhecer” (Lucas 24:16). Não foi senão apenas quando Ele terminou de falar e comer com eles, que Deus permitiu que os seus olhos se “abrissem”, de modo a reconhecer Jesus (Lucas 24:31).
João 20:15 conta o relato que Maria pensava que Jesus era o jardineiro ao visitar pela primeira vez o túmulo vazio. Quando consideramos que Maria estava cega pelo seu pesar, “sendo ainda escuro” porque ainda era bem cedo (João 20:1), não é de surpreender que Maria tenha confundido Jesus com o jardineiro.
João 21:4 declara: “… Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele”. O contexto revela que os discípulos estavam longe da costa e não estavam esperando que o Senhor estivesse ali. Contudo, no versículo sete, nós lemos que João, de fato, reconheceu Jesus.
Em cada uma destas ocasiões, existem explicações lógicas e razoáveis do porquê Jesus não seria imediatamente reconhecido em cada uma das Suas aparições após a sua ressurreição. Além disso, do mesmo modo que Jesus não foi imediatamente reconhecido após a Sua ressurreição, nós lemos exemplos onde Ele não foi prontamente reconhecido antes da Sua morte.  
Mateus 14:26 regista um evento em que os discípulos de Jesus confundiram-no com um “espírito”. Deveremos assumir que antes da morte de Jesus, Ele assumiu um corpo “diferente” nesta ocasião, porque os discípulos não o reconheceram? Obviamente que não!
Em Lucas 4:28-30, nós lemos de um incidente no qual os judeus estavam prestes a apedrejá-lo por blasfêmia. As Escrituras registam que em vez de o apedrejarem, Jesus passou pelo meio dos judeus e eles não fizeram absolutamente nada. Não acha que se os judeus tivessem reconhecido Jesus na multidão, eles teriam continuado a tentar apedrejá-lo? Visto que este incidente aconteceu antes da morte de Jesus, nós sabemos que Ele não se estava a manifestar também num corpo “diferente”. Assim, o simples facto de que os discípulos de Jesus nem sempre o terem reconhecido em certas alturas, antes e depois da Sua ressurreição, não prova que Ele estava num corpo “diferente”! De facto,  o raciocínio da Torre de Vigia contra a ressurreição corpórea de Jesus desmorona-se debaixo de escrutínio.

6º ARGUMENTO: ACÇÕES SOBRENATURAIS REALIZADAS:

A Torre de Vigia argumenta que Jesus não poderia ter realizado as atividades sobrenaturais que Ele fez com o seu corpo, caso este fosse um corpo humano físico. João 20:26 declara: “Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” A Sociedade pergunta: “…Mas, como foi possível naquela ocasião ele aparecer repentinamente no meio deles apesar de as portas estarem trancadas?” — Raciocínios à Base das Escrituras, pág. 218
Como resposta, deveremos considerar o facto de que Jesus criou todas as coisas e presentemente mantém todas as coisas juntas (Colossenses 1:16-17). Não será certamente desarrazoado concluir que o Senhor do Universo, o próprio Jesus, pode arranjar e rearranjar a estrutura molecular de qualquer coisa segundo a sua vontade.
O texto simplesmente declara que Jesus apareceu e ficou no “meio” dos Seus discípulos. Não diz que ele passou através das paredes ou do telhado. Considere também que Jesus realizou obras milagrosas com o Seu corpo antes da Sua ressurreição, tais como em Mateus 14:26 onde Jesus é visto andando sobre a água. Por isso, aparições sobrenaturais com o Seu corpo humano ressuscitado não teriam sido difíceis para Ele.

RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO?

A página 293 da edição de 1989 do Raciocínios à Base das Escrituras (um livro publicado pela Sociedade Torre de Vigia) afirma que “Reencarnação” é a crença de que alguém “renasce num outro corpo”. A Torre de Vigia vai ao ponto de dizer que isto “não é ensinamento bíblico”. Como já vimos anteriormente, a Torre de Vigia afirma que Jesus “assumiu também corpos diferentes” quando Ele apareceu aos Seus seguidores. Eles também declaram na página 325 do seu livro Raciocínios: “Jesus não apareceu sempre no mesmo corpo de carne”.
Como é esta visão da ressurreição diferente da reencarnação? Poderemos concluir que a única diferença está na maneira de voltar à vida — nomeadamente, nascimento em vez de se erguer do túmulo. De qualquer modo, o resultado final — um corpo diferente — não é ressurreição, mas reencarnação!  
Na página 324 do livro da Sociedade, Raciocínios, elas admitem que a palavra grega para ressurreição (anastasis) significa “ficar de pé de novo” ou “revivificação dos mortos”. Assim, para ser classificado como uma “ressurreição”, tem de existir uma ligação real entre o corpo que morreu e o corpo que foi levantado. Visto que Jesus não morreu como criatura espiritual, Ele não poderia ter sido levantado como uma criatura espiritual. Visto que Miguel, o Arcanjo não morreu, Miguel, o Arcanjo não poderia ter sido ressuscitado. Se o corpo ressuscitado de Jesus não é o original, então tem de ser uma falsificação. É tão simples quanto isso!
Em João 2:18-22, Jesus respondeu aos judeus que o desafiaram a mostrar a eles um sinal da Sua autoridade. No versículo 19, Ele disse: “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.” Os judeus entenderam mal a quem Ele se estava a referir e pensaram que Ele estava falando do templo em Jerusalém. Então, no versículo 21, João explicou que Jesus “se referia ao santuário do seu corpo”.
Poderia Jesus estar falando acerca do “corpo espiritual” de Miguel, o Arcanjo sendo ressuscitado? Não! Ele não se poderia estar a referir a um “corpo espiritual”, porque os judeus não destruíram o “corpo espiritual” de Jesus. Eles destruíram o Seu corpo humano, de modo que foi o Seu corpo humano que Ele prometeu erguer.
Quando foi que os discípulos de Jesus souberam o que Ele queria dizer lá no versículo 19? Nós encontramos a resposta no versículo 22, onde João escreveu: “Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus”. De fato, se o corpo físico que os judeus destruíram não foi ressuscitado, a profecia de Jesus provou-se falsa e nossa fé não tem valor.
A Bíblia claramente ensina que o “homem” Jesus que morreu é o mesmo “homem” Jesus que foi ressuscitado. 1 Timóteo 2:5 declara: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens,Cristo Jesus, homem”. Ele atualmente senta-se ao lado direito de Deus como o “homem” que medeia em nosso favor. Um dia, Jesus irá física e visivelmente regressar para julgar o mundo, como “Filho do Homem” — um termo Messiânico, denotando a sua humanidade:
“Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.”  — Mateus 26:64 (cf. Daniel 7:13)
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” — Mateus 24:30 (cf. Apocalipse 1:7)
“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” — Atos 17:31

____________________
* Matéria do site: http://www.4jehovah.org
1 -- Veja Mateus 16:17; Gálatas 1:16; Efésios 6:12.
2 -- Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, págs. 144-145
L – (pensando) Quantos argumentos! Realmente o ensino da Torre de Vigia não tem a mínima coerência! Acho que isso não é amplamente ensinado às pessoas do território, pois, isso poderia causar um menor interesse à doutrina das Testemunhas. Pois, venhamos e convenhamos, esta doutrina não é bíblica! Estou sentindo um grande desejo de abrir os olhos de minha família... como podem crer numa Organização que ensina coisas tão falaciosas? Tenho pena deles... principalmente de meus pais; eles parecem tão felizes. E se souberem da verdade sobre esta... digamos, “Verdade”? Não sei! Acho que não suportariam! Às vezes fico pensando, porquê eu descobri os erros da Torre de Vigia? Isso, parece ter incumbido em mim uma responsabilidade de falar dos enganos grosseiros ensinados por esta organização... Ah! É difícil para mim. Tenho que, por enquanto, guardar isso para mim. Sei que o tempo certo vai chegar. O tempo de expor os FATOS! Deixa eu me dispersar agora com um joguinho no celular, pois este assunto das incoerências da Torre de Vigia e o modo como minha família cegamente segue ao Corpo Governante, me deixa um tanto “mal”... fico como que “chateado”... isso! Essa seria a palavra certa: “chateado” com a situação! É muita enganação. Mas enfim, eles creem mesmo que ensinam a “Verdade”! Duro é isso! Oh! Que dureza! Situação muito delicada, pensando bem. Sim, analisando tudo, sei que não vai ser fácil para mim... me desvencilhar de toda esta cadeia de situações que me cercar não será fácil. Mas também, não é impossível! Tenho que reunir forças para ainda aguentar calado. Minhas palavras já surtiram muita confusão neste lugar. Não desejo, de forma alguma ser uma tristeza para ninguém. Apenas desejo ser livre! E não ser enganado! LIVRE!
Avatar do usuário
Brainiac
Forista
Forista
Mensagens: 269
Registrado em: 27 Set 2013 21:21
Localização: Destruindo o Universo

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Brainiac »

Caraca, tô começando a gostar mais do Lucas do que do Pedro. Uma reflexão coerente, feita com humildade, e pensar que eu já passei por isso me enche de orgulho!
Vamos ver quais os próximos passos que ele irá tomar, mas já imagino... Só espero que a família dele compreenda.
Conte todos os tablets que você achar nessa reunião!

Imagem
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-G

Maria sai com as crianças e Sandro fica em casa para preparar A Sentinela.

Sexta-feira
18:01 H.

M – Maria
S – Sandro


M – … e a Juliana, minha sobrinha, me convidou para ir na casa dela. Eu vou, pois faz um bom tempo que não a vejo; as crianças vão também, assim poderão ficar brincando com o Julinho.
S – Sim, pode ir querida! Leve as crianças, é bom que elas se descontraiam um pouco!
M – Não quer ir mesmo?
S – Não! Eu vou ficar aqui. Vou preparar a minha A Sentinela.
M – Tudo bem então.
S – Chame as crianças!
M – Ah é! Henrique! Felipe! Vamos, vamos passear!

Enquanto Sandro prepara a A Sentinela, algo lhe chama a atenção...

S – O que é esse parágrafo?* Meu Pai! Não é possível que está dizendo isso... Olha!

E se o emprego faz o cristão envolver-se numa prática antibíblica, tal como atender ao telefone num estabelecimento de jogatina? A fonte da remuneração e o local do emprego também são fatores a levar em conta. Por exemplo, se um cristão trabalhasse como empreiteiro, será que aceitaria um serviço que envolvesse pintar uma igreja da cristandade e, por meio disso, contribuir para promover a religião falsa? E se em determinada ocasião nosso empregador aceitar um contrato para pintar um local de adoração falsa? Nesse caso, precisaríamos levar em conta fatores tais como o que estaria sob a nossa supervisão naquele serviço e até que ponto estaríamos envolvidos. E o que dizer de um serviço que não seja contrário aos princípios bíblicos, tal como o de carteiro, que entrega cartas em toda a comunidade, inclusive em lugares que promovem práticas erradas?” #

S – E agora? E agora?! O que será que eu faço? Conto pra Maria sobre este artigo da revista? Ah, não! Acho que não. Ai! (suspirando) Quer saber?! Vou me deitar, ganho mais com isso do que ficar esquentando a cabeça aqui!

Maria chega da casa de sua sobrinha e encontra Sandro na cama a dormir...

M – Querido! Querido! Sandro! Aconteceu alguma coisa?!
S – (com voz de sono) Nada!
M – Mas você não dorme tão cedo! Aconteceu algo!!! O que?
S – Nada não! Só fico pensando sobre nossa situação financeira. Como está apertada! Não sei o que fazer!
M – Querido, não fique assim; só mais um pouco e tudo irá se encaixar. Esta oportunidade de serviço para o senhor Jairo é uma luz no fim do túnel.
S – Bem... é! Assim... é... deixa pra lá!
M – (pensando) Aconteceu alguma coisa com o Sandro. Ele não está normal. Algo o está incomodando... Mas o que será, hein?

_______________________
* Veja A SENTINELA 15/03/2006 páginas 21-25.
# Parágrafos 12 e 13 da revista já referida.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-H

No outro dia....

Sábado
8:38 H.

M – Maria
S – Sandro


M – Bom dia querido!
S – (bocejando) Bom dia! Ah!!! Estou quebrado hoje.
M – Vi mesmo! Você se bateu a noite inteirinha. Pelo jeito quase não dormiu.
S – Verdade!
M – Aconteceu alguma coisa querido? Pode contar...
S – Ah! É... é que... Sabe, eu estive pensando... ah, é... melhor! Prepare o estudo de A Sentinela e me fale depois.
M – Mas o que uma coisa tem haver com a outra?
S – Leia e prepare o estudo e depois me diz o que achou e como entendeu, certo?
M – Ai, ai, ai, hein!
S – Faça isso!
M Vou aproveitar que as crianças estão dormindo e vou preparar agora. As crianças brincaram muito na casa da Jú, por isso acho que vão demorar pra acordar hoje!
S – Sim, será melhor aproveitar agora.

Após algum tempo...

M – (chamando) Querido! Ô Sandro!
S – Oi! Estou indo.
M – Olha este artigo! Você viu o que fala?
S – Vi sim!
M – Entendeu o que eu entendi?
S – Que o...
M – Sim, que você vai ter que desistir do serviço para o senhor Jairo.
S – Realmente. Também entendi isso.
M – Mas... mas... Não pode ser! E como nós... ah!!! Como? E as... ai, o que será que vai ser? Ai!
S – Olha! Eu vou conversar com o irmão Aníbal amanhã, na reunião, ele saberá me dar algum parecer.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 415 visitantes