O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-I

Ao chegar no Salão do Reino, Sandro procura Aníbal, o ancião coordenador.

Domingo
17:25 H.

S – Sandro
A – Aníbal
H – Hélio


S – Oi irmão Aníbal, tudo bem?
A – Olá Sandro! Como vai você?
S – Vou bem! É... sabe... eu gostaria de falar um pouco com o irmão, quero alguns conselhos.
A – Venha aqui; vou chamar o irmão Hélio e vamos para a sala B.
S – Tudo bem!
H – Oi irmão Sandro, como está?
S – Bem, graças a Jeová.
A – Vamos! (abrindo a porta) Podemos entrar.
S – Claro!
A – O que está acontecendo Sandro?
S – Bem... eu recebi uma proposta de um serviço. Como os irmãos sabem, hoje em dia está difícil alguém procurar um marceneiro, pois as lojas de móveis estão facilitando cada vez mais a obtenção e compra...
A – Sim, prossiga!
S – Então... quem me procurou foi um líder religioso. O serviço procurado por ele foi o de construir bancos de madeira para a igreja. A oferta foi tentadora e apareceu quando eu mais estava precisando.
A – Mas, você aceitou?
S – Eu estava analisando a proposta quando...
H – O que houve?
S – Quando fui preparar o estudo de A Sentinela, vi o artigo de hoje!
A – Sim, o artigo de hoje fala sobre esse assunto.
S – Então, conversei com a Maria e pensei em procurar os irmãos para ter algum conselho... se aceito ou não este serviço.
A – Sandro, notou que no artigo da revista diz que fazer um serviço para outra igreja ajuda a promover a adoração falsa? Auxilia a Babilônia! Portanto, o servo leal de Jeová não deve prestar nenhum trabalho para qualquer religião falsa.
S – Mas irmão, eu estou precisando muito desta renda! Está difícil esta nossa situação... estes dias tive de fazer um “bico” de servente de pedreiro para poder obter um pouco de dinheiro... ah! Estou desesperado!
A – Irmão Sandro, coloque o Reino em primeiro lugar.
S – Fico muito preocupado! Nem consigo dormir direito... fico pensando em minha situação financeira... como ficará minha família?!
H – Poderia aumentar suas atividades de campo, iniciar estudos bíblicos... ler as publicações... assim, pode manter a mente cheia das coisas de Jeová. Isso ajuda a dissipar esses pensamentos!
A – Seja como for irmão Sandro, a orientação do “escravo” é não fazer qualquer coisa que pode ajudar o progresso da religião falsa!
S – Mas irmão... eu só estarei fazendo meu trabalho de construir os bancos e nada mais!
A – O que você tem de ver é o nível do comprometimento. Por exemplo, um enfermeiro Testemunha de Jeová é chamado para atender uma emergência numa igreja, ele deverá ir, pois é seu trabalho! Por fazer isso, nada comprometerá sua imagem de um adorador de Jeová! Suponha que você trabalha numa empresa de vigilância e uma igreja tem o alarme disparado, aí seu supervisor lhe envia para averiguar a ocorrência; sua atitude deverá ser a de ir até o local, pois é seu trabalho e quem lhe enviou ali foi seu superior. Agora, no caso de seu trabalho Sandro, você é quem toma as decisões quanto a fazer ou não um serviço. Em vista do que analisamos no artigo da revista, entendemos que não seria correto aceitar fazer os bancos a pedido deste líder religioso, pois iria promover a adoração falsa!
H – Sim, é deste modo que o “escravo fiel e discreto” nos orienta! Devemos acatar tais conselhos, pois são de Jeová!
S – Tudo bem então!
A – Que Jeová Deus lhe abençoe ao tomar esta decisão, em fazer tudo o que o Seu único canal de orientação e ensino nos instrui!
S – Obrigado irmãos!
Avatar do usuário
Luquinhas TJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 305
Registrado em: 03 Ago 2010 15:53

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Luquinhas TJ »

Fé em Jeová escreveu: A – Irmão Sandro, coloque o Reino em primeiro lugar.
S – Fico muito preocupado! Nem consigo dormir direito... fico pensando em minha situação financeira... como ficará minha família?!
H – Poderia aumentar suas atividades de campo, iniciar estudos bíblicos... ler as publicações... assim, pode manter a mente cheia das coisas de Jeová. Isso ajuda a dissipar esses pensamentos!
Como ele vai aumentar as horas de campo, ler publicações, fazer revisitas, dirigir estudos bíblicos se ele não tem o que comer? Saco vazio não para em pé!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-J

Após a conversa com os anciãos, Sandro mal consegue prestar atenção à reunião. Ao findá-la, ele e sua esposa vão para casa. Chegando em sua residência, sem hesitar, conversam sobre a situação.

Domingo
21:02 H.

S – Sandro
M – Maria


S – … foi deste modo que os irmãos me orientaram.
M – Sandro! Vou ser bem sincera: Não concordo com este conselho!
S – Por que não querida?
M – Primeiramente porque os anciãos não sabem de nossa verdadeira situação! Este trabalho veio num momento certo e nos ajudará muito...
S – Eu sei querida! Eu sei... Mas você viu o estudo de A Sentinela hoje. O “escravo fiel e discreto” nos orienta a não aceitarmos tais serviços! Este é o canal autorizado por Jeová para nos dar orientações; e... e... tudo o que eles nos dizem é por que Jeová os guia!
M – Sandro! Você ainda não viu que “a água está batendo em nosso pescoço?” Mais um pouco e morremos afogados! Quer saber?! Não creio que essa orientação é vinda de Deus... É o seu serviço Sandro! Simples assim... Seu serviço! Um trabalho honesto e digno. Simplesmente vai fazer bancos para o senhor Jairo. Nada o impede!
S – Cuidado Maria! Cuidado com suas palavras!
M – Olha! Você não está infringindo nenhum princípio bíblico ao meu ver!
S – Ao seu ver Maria!
M – Ah! E o Corpo Governante vê segundo o ponto de vista deles!
S – Maria, Maria! Eles são guiados por Jeová!
M – Sandro! Pense na lógica deste assunto! Seria coerente se você estivesse fabricando algum ídolo ou imagem para veneração e honra, pois isso seria fazer um objeto ilícito biblicamente com suas próprias mãos. Agora... fazer bancos é condenável? Suponha que você feche um contrato com uma loja de móveis e ela pede que faça várias cadeiras. Quando terminar, a loja vem e leva-as para a venda. Então, um líder religioso vai até o comércio e compra todas as cadeiras com garantia permanente. Por fim, algumas cadeiras voltam para restauração após alguns anos e a loja faz a mediação entre cliente e prestador de serviço. Você iria restaurar os móveis numa boa! Dificilmente alguém iria rejeitar prestar o serviço requerido. É seu trabalho! Seu ofício!
S – Mas acontece que não sou prestador de serviços a uma loja, sou eu mesmo quem tratou o serviço!
M – Ah Sandro! Você não está entendendo. Não há nada de errado em fazer os bancos para o senhor Jairo! Por que ainda fica nesta paranoia?! Não há preceito ou ordenança bíblica que justifique a rejeição deste trabalho!
S – É... é... ah! Está na revista os textos!
M – Não há nenhum texto que mostre algum princípio para rejeitar essa oferta de emprego. Isso é questão de consciência! Isso mesmo, consciência!
S – Como consciência? O artigo de estudo nos orientou a rejeitar tudo o que promove a adoração falsa.
M – Então está bem, você vai rejeitar este trabalho pois acha errado! Quem sabe não aparece uma luz em sua mente e verá o assunto no mesmo ângulo que estou vendo... Acho que eu que não sei me expressar direito. Mas você ainda vai entender Sandro!
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Quasextj »

É um livro de fácil leitura e até divertido. Deixa as tjs de saia justa ao expor os vexames causados pela doutrina frágil e oscilante da seita. Se não fosse pela exposição dócil das Tjs a lavagem cerebral, dias após dias, essa seita já não teria mais nenhum adepto.
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-K

Jairo liga para Sandro a fim de combinar a compra da matéria-prima e o início da construção dos bancos.

Segunda-feira
9:46 H.

S – Sandro
J – Jairo


S – Alô!
J – Alô! Sandro?!
S – Isso! É o Jairo?
J – Sim! Como está?
S – Estou bem!
J – E aí, Sandro? Pode ir hoje comprar a matéria-prima, conforme combinado?
S – Ah! Sabe o que é... surgiu uns contratempos e...
J – Sem problemas! Pode ser amanhã ou quarta-feira?
S – É... que... é... sabe Jairo, não sei se poderei fazer os bancos...
J – É alguma coisa que eu posso ajudá-lo?
S – Não! É que não vou poder... surgiu alguns imprevistos...
J – Sandro! Gostei muito de você. Sabe que se eu puder ajudar, terei o prazer nisso. Não hesite em falar se for algo que posso auxiliá-lo.
S – Pode ficar tranquilo! Nada não!
J – Vamos fazer assim. Eu ligo pra você na semana seguinte! Até lá poderá pensar melhor! E... não hesite em me procurar se necessitar de algo... ou esse algo estiver te impedindo de realizar o projeto dos bancos.
S – Ah! Sim! Obrigado por me entender senhor Jairo.
J – Por nada! Tchau Sandro!
S – Tchau.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-L

Enquanto brinca com seu irmão Felipe, Henrique tem uma crise de fortes dores!

Segunda-feira
13:58 H.

H – Henrique
F – Felipe
M – Maria
S - Sandro


H – Ai, ai! “Tá” doendo! (chorando)
F – Vou chamar a mãe!
F – Manhê!!! Mãe! Mãe!
M – O que foi? O que aconteceu?
F – Mãe, eu e o Rique “tava” brincando ali fora e ele começou a chorar e a gritar de dor! Nós estávamos brincando! Não fiz nada pra ele... Ele começou a chorar de dor sozinho. De verdade mãe, não fui eu!
M – Henrique! Henrique meu filho! O que aconteceu?!
H – Ai, ai... “tá doendo”... aqui, “tá doendo”... (chorando)
F – Dessa vez eu não joguei brinquedo no Rique.
M – Tudo bem Felipe! Seu irmão está “dodói”! Pegue o celular lá dentro! Vou ligar para o seu pai.
H – Ai mãe... a dor voltou e é forte! (chorando)
M – Eu sei meu filho, vamos dar um jeito. Fique calmo, a mamãe está aqui!
F – Aqui mãe!
M – (discando número) Ai, meu Deus... ai meu Deus! Atende Sandro!
S – Oi querida! Aconteceu alguma coisa?
M – Onde você está?
S – Na casa do Semir explicando sobre a desistência ao trabalho do senhor Jairo! Mas, o que houve?
M – O Henrique está com muita dor! Preciso que venha logo! Urgente! Ele está chorando muito! Temos que levá-lo para o hospital.
S – Vou falar para o Semir e iremos até aí de carro, e levaremos o Henrique para o P.A.
M – Rápido!
S – (desligando)
H – Ai mãe!
M – Calma filho! O pai já está a caminho.
F – Rique! Segure minha mão, eu quero te ajudar! Pode apertar ela pra passar a dor!
H – Aiiii... que pontada!!
F – Mãe! Eu posso pegar um pouco da dor do Rique pra mim, assim ele não vai ficar sofrendo e vai aguentar mais a agulhada que está fazendo ele chorar!? Posso mãe!
M – (derramando lágrimas) Meu filho! EU não sei! Queria pegar a dor dele só pra mim! (chorando)
F – Mãe! O Rique vai ficar bem, por que eu amo ele! Eu não aguento ver ele assim! Eu amo ele e sei que isso vai passar... pois eu amo ele “né?”
M – (chorando) Eu também amo ele! E amo você! Vai dar tudo certo sim filho!
H – (chorando e soluçando) Mãe o pai vai demorar? Quero ir no médico!
M – Daqui a pouco ele estará aqui! Felipe pegue minha carteira em cima da estante, a chave do portão e a carteira do Henrique com os documentos dele que está na gaveta da cômoda.
F - “Tô” indo mãe!
M – Filho, filho! Tudo vai passar! Vai ficar tudo bem!
H – (chorando) Sim!
S – Cheguei querida!
M – Ah! Que ótimo! Vamos levá-lo para o carro!
S – Sim! Deixa que eu o carrego!
F – Aqui mãe! Tudo o que pediu!
M – Vamos para o hospital!
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

Seria essa dor na barriga? Seria fome?
Spoiler!
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Diálogo 11-M

No Hospital, Maria conversa com o médico.

Segunda-feira
14:20 H.

H – Henrique
M – Maria
JG – Jorge
S – Sandro


H – Ai, mãe! (chorando)
M – Doutor, o que é?
JG – Apendicite! Inflamação no apêndice! Tudo indica. O que me contou e também pela dor no lado direito do abdômen que diagnosticamos, faz-nos crer ser apendicite.
M – Mas doutor como vai ser tratada essa inflamação?
JG – Vou solicitar os exames! Terá de ser urgente, pois ele poderá precisar de uma cirurgia!
M – Mas doutor, onde vou fazer estes exames no meu filho?
JG – Vou ser sincero para a senhora, se puder pagá-los será muito melhor! O resultado sai mais rápido e logo poderá me trazer!
M – Tudo bem! Nós vamos pagar! Quero que meu filho seja tratado logo! Mas e depois?
JG – Tenho um consultório na rua Lamert, número 206. Atendo lá também. Se fizer os exames ainda hoje, poderá me encontrar lá. Não cobrarei pela consulta! Garanto que será mais agilizado o processo!
M – Sim! Iremos lá! Vou fazer todos os exames nele e o levaremos lá. E se ele precisar de uma cirurgia?
JG – Eu encaminharei para os melhores cirurgiões com bons preços! Vai dar tudo certo “mãe”! Seu filho ficará ótimo! Enquanto isso, poderá dar um remédio para aliviar a dor que vou receitar aqui!

Maria sai da sala do médico e comenta a situação com Sandro.

M – Sandro! É apendicite!
S – Oh! Não!
M – Temos de fazer todos esses exames!
S – Mas se formos para o posto de saúde isso vai demorar uns dois dias!
M – Vamos pagar esses exames!
S – Sim! Falei com meu irmão Semir e ele disse que se precisar ele paga e depois acertamos com ele... nem que seja cheque ou cartão de crédito...
M – Ai que ótimo! Precisaremos mesmo!
S – Vamos! O Semir está lá em baixo nos esperando!

Após realizarem todos os exames, Maria vai até o consultório do doutor Jorge.
17:49 H.

M – Licença doutor!
JG – Sim, pode entrar!
M – Aqui doutor! Estão os exames que realizamos no Henrique!
JG – Ah sim! Deu o remédio para dor?
M – Sim doutor!
JG – Isso aliviará a dor que está perturbando o pequeno Henrique! Não é mesmo garotão? Vamos lá! Os exames... É... apendicite mesmo! Olha, “mãe”, esse tipo de inflamação tem de ser tratada, pois sua piora poderá ser algo comprometedor a saúde e integridade dele. Por isso, sugiro que o Henrique fique essa noite em observação!
M – Sim! Tudo bem!
JG – A apendicite é algo comum nessa idade dos 10 aos 20 anos! Devido a obstrução da luz do apêndice; uma proliferação dos folículos linfoides, pequenos agrupamentos linfáticos cheios de glóbulos brancos, que se localizam na abertura do órgão. A dor começa por causa do quadro infeccioso desta pequena região. Dores leves começam e em questão de horas gradualmente avançam e se iniciam de modo agudo!
M – É, foi deste modo que o Henrique começou. Com dores leves, até que hoje a dor estava muito forte!
JG – O quadro é acompanhado de febre, enjoo, vômitos e até perda de apetite.
M – O que causa isso?
JG – Vários fatores. Por exemplo, pode ser algo genético, ou a entrada de fezes no apêndice; infecções virais ou bacterianas podem inflamar os gânglios linfáticos e estes pressionarem o apêndice; ou também o traumatismo direto no apêndice, causando sua ruptura ou impedindo o fluxo de sangue no local. Por isso, o Henrique ficará em observação.
M – Então está bem doutor!
tjpesquisador
Forista
Forista
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Jul 2013 18:05

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por tjpesquisador »

Fé em Jeová escreveu:O que a Bíblia tem a nos ensinar?
- Diálogo de um Cristão com uma Testemunha de Jeová -

Estou escrevendo um livro, com este tema. Então, resolvi colocar alguns capítulos aqui, para que o pessoal possa estar a par de minhas idéias para este meu novo projeto. Acredito que logo termino ele.
Em parceria com 4jehovah.org e Clube dos autores, empreendi neste meu intuito de fazer um compêndio com uma conversa entre um cristão e uma testemunha de Jeová.
A seguir colocarei o conteúdo desta obra, conforme eu for editando e organizando-a.

Agradeço a todos!


Apresentação:

Este trabalho tem como finalidade ser um diálogo respeitoso com aqueles que defendem as crenças das Testemunhas de Jeová. Da mesma forma que elas vêm às nossas portas para expor suas convicções de maneira respeitosa, esta publicação também o fará.
Em modo de um diálogo entre duas pessoas com nomes fictícios, apresentaremos o ponto principal das crenças das Testemunhas e o modo de combatê-las usando a Bíblia – instrumento pelo qual as próprias Testemunhas de Jeová creem e lutam pelas suas convicções. Com perguntas intrigantes e respostas abalizadas nas Escrituras, esta publicação fará o possível para desmontar um falso raciocínio e construir um verdadeiro pensamento em uma base sólida.
Serão divididos por assuntos e doutrinas, e em cada diálogo trataremos sobre um ensino. O livro de estudo usado pelas Testemunhas de Jeová, intitulado “O que a Bíblia realmente ensina?” será a base para analisarmos as doutrinas centrais desta denominação.
João Marcos – um pioneiro regular* habilitado entre as Testemunhas publicadoras e Pedro – um cristão dedicado às Escrituras, serão representados neste cenário de diálogo sobre ensinos bíblicos e não-bíblicos.
Preste atenção como os pensamentos e raciocínios são desenvolvidos, pois o ajudará a entender como se está construído os ensinos das Testemunhas de Jeová. Acompanhe como João Marcos tentará usar seus argumentos tirados de publicações e de pensamentos 'circulares' dentre as mentes das Testemunhas.
Acompanhe em sua Bíblia a medida que Pedro for respondendo cada questão suscitada por João Marcos. Livre-se de conceitos já estabelecidos e viva o diálogo destes dois personagens. A medida que for se familiarizando com os argumentos convincentes de Pedro, entenderá qual é a verdadeira base da crença das Testemunhas de Jeová. Verá que a Bíblia, nada mais é do que simplesmente um detalhe para apoiar suas doutrinas, onde texto é colocado fora do contexto e se torna um pretexto para um ensino errôneo.
Durante a narrativa, serão expostos cenas dramáticas e de ação nas vidas de João Marcos e Pedro.
Com as mentes bem abertas, Bíblia na mão e pensamentos voltados à narrativa, se prepare para acompanhar o caminho de João Marcos até o serviço de campo – trabalho de pregação de casa em casa. Onde ele encontrará Pedro que se tornará um condutor ao que às Escrituras realmente dizem.
João Marcos; Pedro; duas pessoas com pensamentos e convicções tão distintas, mas que se encontrarão para detalhar a doutrina mais coerente!
Para aqueles que lerão esta publicação, permitam que ao adentrar na narrativa você possa colocar-se no lugar de João Marcos e de Pedro e avaliar as explicações dadas por ambos.
No mais, que este escrito possa o ajudar a ver claramente o que a Bíblia ensina para nós, sem alterá-la ou tirá-la de seu contexto. Deus abençoe sua leitura e que seja de sobremodo deleitosa.

O Editor.
____________
* Pregador e instrutor de tempo integral das Testemunhas de Jeová. Usualmente possuindo uma cota de horas, preestabelecidas, a serem realizadas durante o mês, e concluídas durante um ano.
Muito legal essa iniciativa. A Torre precisa de um banho do "sola scriptura".
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: O que a Bíblia tem a nos ensinar?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Aos que acompanham esse tópico, poderão ouvir o áudio dramatizado dos diálogos do livro no blog: http://oqbtne.blogspot.com.br
Não esqueçam de comentar no tópico sobre o audiolivro (Aqui: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=14773) e divulgar!!! :D1
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 75 visitantes