Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Up para quem pesquisa o assunto e por ventura não conheça este tópico.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Lipe »

Tópico muito interessante e instrutivo.. eu pessoalmente não acredito que Russell fosse maçom. Mais é inegável que ele tinha interesse e respeito pela maçonaria.

A maçonaria sempre está envolvida com causas sociais e ajuda humanitária.. tenho respeito por eles e os maçons com quem tenho associação, são excelentes pessoas.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Dementador
Forista
Forista
Mensagens: 266
Registrado em: 31 Jul 2011 13:38

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Dementador »

Lipe escreveu:Tópico muito interessante e instrutivo.. eu pessoalmente não acredito que Russell fosse maçom. Mais é inegável que ele tinha interesse e respeito pela maçonaria.

A maçonaria sempre está envolvida com causas sociais e ajuda humanitária.. tenho respeito por eles e os maçons com quem tenho associação, são excelentes pessoas.


Há evidências demais que provam que ele foi maçom. Não só. Há evidências de que a seita Testemunhas de Jeová, assim como muitas outras, tenham sido criadas pela maçonaria para afastar cristãos da Igreja Católica. A ICAR é um grande entrave para os planos da maçonaria.

Porém, para poder entender isso é necessário ler es estudar uma série de livros, documentos e artigos. Eu já falei com o Estudante da Bíblia que pretendo me aprofundar nisso apresentar um artigo tratando do assunto. Entretanto realmente não prometo que o farei tão cedo pois possuo outros projetos e responsabilidades mais urgentes.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Wesley MF »

Já me convidaram para ser Maçom.
O que me atrai são as questões filosóficas abordadas e o ambiente lúdico ao qual penetramos , com uma conotação de irmandade...
Talvez eu entre. Talvez não...

Contudo, se isso realmente acontecer, será o golpe de misericórdia para o julgamento dos TJ em relação a minha pessoa, rss...
Thinking...
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Wesley MF »

Voltei a esse tópico somente para comentar meu post acima e dizer algo mais...

Mudei de idéia quanto à Maçonaria e não tenho mais intenção de participar.
Não porque seja algo satânico ou do tipo. Para saber mesmo, só entrando, mas é uma curiosidade que não se aplica ao meu universo.
É uma sociedade filantrópica legal .
Tem alguns ritos e simbologias antigas onde se confunde o "esotérico" com o "Vitoriano".


Quanto a Russel; se ele foi maçom ou não, não sei. Mas um "meio que" esotérico; piramidólogo, creio que sim. As provas robustas encontram-se nos seus rastos; seu túmulo.
Abaixo dois vídeos sobre o assunto que achei legal.
São coisas que eu já tinha certo conhecimento, e achei melhor colocar em vídeo do que redigir um texto sobre o assunto.



https://www.youtube.com/watch?v=0fCnYOp4IZg

https://www.youtube.com/watch?v=EueInJrVTy0
Thinking...
Avatar do usuário
Dabura
Forista
Forista
Mensagens: 259
Registrado em: 13 Mai 2016 11:43

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Dabura »

Dementador escreveu:
Lipe escreveu:Tópico muito interessante e instrutivo.. eu pessoalmente não acredito que Russell fosse maçom. Mais é inegável que ele tinha interesse e respeito pela maçonaria.

A maçonaria sempre está envolvida com causas sociais e ajuda humanitária.. tenho respeito por eles e os maçons com quem tenho associação, são excelentes pessoas.


Há evidências demais que provam que ele foi maçom. Não só. Há evidências de que a seita Testemunhas de Jeová, assim como muitas outras, tenham sido criadas pela maçonaria para afastar cristãos da Igreja Católica. A ICAR é um grande entrave para os planos da maçonaria.

Porém, para poder entender isso é necessário ler es estudar uma série de livros, documentos e artigos. Eu já falei com o Estudante da Bíblia que pretendo me aprofundar nisso apresentar um artigo tratando do assunto. Entretanto realmente não prometo que o farei tão cedo pois possuo outros projetos e responsabilidades mais urgentes.
A ICAR tambem se envolveu com a maçonaria, no Vaticano ha um obelisco, um simbolo ocultista. Os ancestrais da maçonaria são os Templarios e a Rosacruz, alem de outras sociedades como a OTO que foi criada na mesma época da maçonaria se envolveram com a ICAR.
Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem. (Bertolt Brecht)
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Aribagachi escreveu:Quanto a Russel; se ele foi maçom ou não, não sei. Mas um "meio que" esotérico; piramidólogo, creio que sim. As provas robustas encontram-se nos seus rastos; seu túmulo.
As verdadeiras influências de Russell não são um mistério. Qualquer um que leia os escritos dele, como os Estudos das Escrituras, pode verificar por si mesmo donde nascem as crenças dele. Como todo mundo sabe, Russell teve forte influência adventista e justamente através de seus companheiros adventistas (como Nelson H. Barbour) que Russell conheceu a teoria de que a Grande Pirâmide de Gizé era o "altar de Jeová no Egito" que é descrito em Isaías 19:19.

Tudo isso é muito mais pseudo-arqueologia e pseudo-história do que esoterismo. Naquela época a ideia talvez fosse interessante pois todos os estudos sobre a Grande Pirâmide eram escassos. As melhores obras da época sobre a Grande Pirâmide eram escritas pelas mesmas pessoas que publicavam essas bobagens. Se ainda nos dias de hoje há quem acredite que a Grande Pirâmide foi construída por "astronautas antigos" (leia-se: alienígenas), nos anos 1800 então, só podia ser ainda mais fácil acreditar nessas lorotas.

Quem realmente quiser entender essa teoria, basta procurar pelos "pais" dela: Charles Piazzi Smyth (1819-1900), John Taylor (1808-1887) e Joseph Seiss (1823-1904). Todos eles eram cristãos e diziam sustentar essa ideia baseados na Bíblia. Quem desejar conferir, as obras deles sobre a Grande Pirâmide estão todas em domínio público na internet.

Já adianto que o principal no desenvolvimento dessa teoria foi C. Piazzi Smyth, que infelizmente não era um idiota qualquer, mas era (naquela época) um respeitado astrônomo da Royal Society. Ter uma posição tão destacada ajudou muito a propagação de suas baboseiras. O próprio Russell trocou cartas com Piazzi Smyth e uma delas foi publicada no volume III dos Estudos das Escrituras. Aliás, todas as ilustrações que Russell usou no volume III foram todas retiradas dos livros de Piazzi Smyth.

É por essa razão que toda e qualquer sugestão de que a piramidologia de Russell tem relação com a Maçonaria é um descabimento. Sabe-se muito bem quem elaborou a hipótese e como foi que ela chegou até Russell, de modo que apelar pra Maçonaria (que aliás, não ensina absolutamente nada sobre essa teoria) é forçar demais a barra.

O que eu percebo é que existe uma corrente evangélica apaixonada por teorias da conspiração e que a todo custo quer forçar essa associação para "provar" supostas influências demoníacas sobre as TJ's e outras denominações. Fala sério. Tem coisa mais "satânica" que deixar alguém morrer por causa de uma transfusão de sangue? Tem coisa mais "diabólica" que separar uma família por motivos pífios? Não é preciso forçar um envolvimento com a Maçonaria para provar que a Torre de Vigia está errada. As contradições da Torre de Vigia estão ai aos montes e muito bem documentadas. Mas quando uma especulação nunca provada como essa começa a ser divulgada por essa galera como os fatos, creio que isso inclusive enfraquece a credibilidade da dissidência...
Aribagachi escreveu:Abaixo dois vídeos sobre o assunto que achei legal.
São coisas que eu já tinha certo conhecimento, e achei melhor colocar em vídeo do que redigir um texto sobre o assunto.
Aqui, permita-me fazer algumas observações sobre os vídeos:



O vídeo é uma resposta às TJ's que negam a existência do monumento em pirâmide próximo ao túmulo de Russell. Creio que ninguém intelectualmente honesto negue a existência do monumento. Tudo ok até aqui.

Em alguns comentários mais a frente, porém, o Osmanito começa a pisar na bola. Por exemplo, disse aos 10:35 min. que "Russell descobriu a data de 1914 na Grande Pirâmide" e que fez "previsões esotéricas" através da mesma. Ora qualquer um que tenha lido os "Tempos dos Gentios Reconsiderados", de Carl Olof Jonsson, sabe qual é a verdadeira origem da data de 1914. Russell não extraiu a data de lá, mas supostamente as medidas de certas passagens da Pirâmide confirmavam a cronologia que ele defendia. Lembrando que, segundo Russell e outros abestados, a Grande Pirâmide era o monumento descrito em Isaías 19:19.

Em seguida, aos 10:45 min. o Osmanito diz para observamos "como Russell era jovem na foto" dentre outros comentários. Só gostaria de citar que esta foto que ele está apresentando não é uma foto original. Até onde sei é uma das muitas montagens que são usadas para ilustrar os artigos do site Six Screens of the Watchtower.

Aos 11:30 min. o Osmanito diz que o livro "The Divine Plan of the Ages - As Show in the Great Pyramid" (1913) é "totalmente dedicado à piramidologia" e "adivinhação". Na verdade, dos 16 capítulos do livro, só 1 deles aborda a Grande Pirâmide. Quem quiser conferir um scan do livro e caçar qualquer "adivinhação", só precisa clicar aqui.

Agora, saindo das teorias da conspiração e tratando da realidade, querem ver uma nota OFICIAL da Maçonaria sobre o monumento em pirâmide de Russell? Basta clicar aqui. Ou se desejarem saber da própria Maçonaria se Russell foi maçom, clique aqui.

Sobre o segundo vídeo:



Olha, ele deu um exemplo e eu poderia dar mais trocentos casos de convenções de Estudantes da Bíblia que foram igualmente realizadas em templos maçônicos. A Torre nem sempre teve espaços próprios e não é verdade que as convenções também eram realizadas em teatros e qualquer outro lugar que topasse ceder o espaço para os EB's? As vezes também faziam as convenções dentro de outras igrejas, mas isso era muito mais raro, já que nesse caso, raramente alguma igreja ia topar compartilhar espaço com a mensagem russellita e por razões que conhecemos bem.

Meus amigos, quem tem um peixe pra vender vai querer vender em qualquer barraca disponível! :lol:

O que concordo é que sob a ótica da própria Torre de Vigia isso pode ser considerado condenável, já que ela mesma diria hoje que é "dividir a mesa com demônios". A velha e famosa hipocrisia da Torre...

Ah, e só um detalhe importante. Acho válido comentar que o autor desse segundo vídeo é o famoso "Irmão Rubens", do "Verdade Oculta" (verdade?!) o homem que fez o brilhante desserviço de dizer à população que os Illuminatti estavam por detrás da seca na Cantareira, em São Paulo. Ele foi flagrantemente desmaracado pelo E-Farsas. Eu sinceramente tenho muita pena da galera que se deixa levar pelo discurso conspiracionista desse sujeito que sempre é enviesado e muito pouco parcial. Bom tomar cuidado.

O que inclusive me faz pensar: por qual motivo nenhum pesquisador sério, de credibilidade no universo TJ, sustentou essa hipótese ou sequer tocou no assunto? Por qual motivo nem Raymond Franz, nem Carl Olof Jonsson, nem Barbara Anderson sustentaram qualquer coisa envolvendo Russell & Maçonaria? Aliás, Barbara Anderson pesquisou sobre esse assunto e seus comentários confirmando que não houve envolvimento estão disponíveis aqui, em inglês.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Lipe »

Estudante da Bíblia escreveu: O que inclusive me faz pensar: por qual motivo nenhum pesquisador sério, de credibilidade no universo TJ, sustentou essa hipótese ou sequer tocou no assunto? Por qual motivo nem Raymond Franz, nem Carl Olof Jonsson, nem Barbara Anderson sustentaram qualquer coisa envolvendo Russell & Maçonaria? Aliás, Barbara Anderson pesquisou sobre esse assunto e seus comentários confirmando que não houve envolvimento estão disponíveis aqui, em inglês.
Sua análise tem uma lógica perfeita..
Excelentes argumentos..
d:4 d:4 d:4 d:4
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Wesley MF »

O que eu percebo é que existe uma corrente evangélica apaixonada por teorias da conspiração e que a todo custo quer forçar essa associação para "provar" supostas influências demoníacas sobre as TJ's e outras denominações. Fala sério. Tem coisa mais "satânica" que deixar alguém morrer por causa de uma transfusão de sangue? Tem coisa mais "diabólica" que separar uma família por motivos pífios? Não é preciso forçar um envolvimento com a Maçonaria para provar que a Torre de Vigia está errada. As contradições da Torre de Vigia estão ai aos montes e muito bem documentadas. Mas quando uma especulação nunca provada como essa começa a ser divulgada por essa galera como os fatos, creio que isso inclusive enfraquece a credibilidade da dissidência...

Esse é o ponto.
Se Russell tivesse sido maçom, seria somente um "mosquito coado meio a tantos camelos que passam".

Obrigado pelos links.
Ótimo conteúdo! :D1
Thinking...
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

Mensagem não lida por Ermioni »

Se ser Maçom significa ficar rico, to dentro.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 304 visitantes