"A Fé sem Obras esta morta"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

"A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por kooboo »

Quando eu era TJ, entendia esse texto em uma ótica extremamente deturpada, não sei se o mesmo ocorria com vocês -

"A fé sem obras esta morta"

Fé era algo unica e estritamente relacionado à crença de que a terra viraria um paraíso, nele eu viveria eternamente e a forma de alcançar isso era por executar obras de pregar, assistir reuniões e toda aquela rotina TJ.

Por este motivo, a palavra "Fé" acabou por se tornar sem sentido e pejorativa para mim. Perdi essa expectativa de paraíso terrestre e a palavra se foi junto.
Depois de muito tempo, ouvindo a palavra FÉ da boca de outras pessoas, ex-tj's e outros que nunca foram TJ's ou que nem sequer são religiosos, passei a ter uma compreensão deste texto, e vejo quão simples, lógicas e aplicáveis elas são.

FÉ é a expectativa de coisas não vistas, porém que temos certeza de que ocorrerão... e isso não depende de nada sobrenatural, depende unicamente do nosso esforço.
Fé é algo como desejar algo, e para conseguir este algo precisamos executar obras, colocar os planos em ação.
Sim, a fé sem obras esta morta, se desejamos e não fazemos nada, a coisa não vai acontecer.

Funciona assim -

Fé sem obras - nada acontece
Fé com obras - há possibilidades de acontecer
Obras sem Fé - Acontecerá 'algo'.

Logo, o agente catalisador não é a FÉ, são as obras. As obras é que tornam os sonhos reais.
(isto para o caso de empreendimentos, coisas tangíveis, como - tenho fé que passarei de ano na escola, que comprarei meu carro, que mudarei de emprego, etc.)

Já a FÉ em Deus, que é algo intransitivo, independe de obras, é simplesmente acreditar. Não existem obras para compor o cenário FÉ em Deus. O agente DEUS não é um catalisador para realização dos sonhos, apenas as obras o são.

Repetindo o raciocínio acima -

Fé em Deus, sem obras = NADA ACONTECE
Fé em Deus, com obras = Algo pode acontecer
Fé que o sonho vai realizar, sem obras = NADA ACONTECE
Fé que o sonho vai realizar, com obras = Algo pode acontecer

Portanto, DEUS, não é o agente que concretiza os sonhos, mas as obras.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores:
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Dez 2021 09:51, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Realmente. Fé = esperança.

A Torre deturpa tudo, pra ela as tais "obras" são pregar, ler suas revistas e livros e ir às reuniões.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Cibadani
Forista
Forista
Mensagens: 1686
Registrado em: 24 Jul 2011 16:00
Localização: Interior de SP

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Cibadani »

kooboo escreveu:Quando eu era TJ, entendia esse texto em uma ótica extremamente deturpada, não sei se o mesmo ocorria com vocês -

"A fé sem obras esta morta"

Fé era algo unica e estritamente relacionado à crença de que a terra viraria um paraíso, nele eu viveria eternamente e a forma de alcançar isso era por executar obras de pregar, assistir reuniões e toda aquela rotina TJ.

Por este motivo, a palavra "Fé" acabou por se tornar sem sentido e pejorativa para mim. Perdi essa expectativa de paraíso terrestre e a palavra se foi junto.
Depois de muito tempo, ouvindo a palavra FÉ da boca de outras pessoas, ex-tj's e outros que nunca foram TJ's ou que nem sequer são religiosos, passei a ter uma compreensão deste texto, e vejo quão simples, lógicas e aplicáveis elas são.

FÉ é a expectativa de coisas não vistas, porém que temos certeza de que ocorrerão... e isso não depende de nada sobrenatural, depende unicamente do nosso esforço.
Fé é algo como desejar algo, e para conseguir este algo precisamos executar obras, colocar os planos em ação.
Sim, a fé sem obras esta morta, se desejamos e não fazemos nada, a coisa não vai acontecer.

Funciona assim -

Fé sem obras - nada acontece
Fé com obras - há possibilidades de acontecer
Obras sem Fé - Acontecerá 'algo'.

Logo, o agente catalisador não é a FÉ, são as obras. As obras é que tornam os sonhos reais.
(isto para o caso de empreendimentos, coisas tangíveis, como - tenho fé que passarei de ano na escola, que comprarei meu carro, que mudarei de emprego, etc.)

Já a FÉ em Deus, que é algo intransitivo, independe de obras, é simplesmente acreditar. Não existem obras para compor o cenário FÉ em Deus. O agente DEUS não é um catalisador para realização dos sonhos, apenas as obras o são.

Repetindo o raciocínio acima -

Fé em Deus, sem obras = NADA ACONTECE
Fé em Deus, com obras = Algo pode acontecer
Fé que o sonho vai realizar, sem obras = NADA ACONTECE
Fé que o sonho vai realizar, com obras = Algo pode acontecer

Portanto, DEUS, não é o agente que concretiza os sonhos, mas as obras.
Nusssssssssssssssssssssss, pior que o raciocínio é super lógico!! affffffffffffffffffffffffe
"Erguemos muros, que nos dão a garantia, de que morreremos cheios, de uma vida tão vazia!" Humberto G.

Cibadani
cifavini@hotmail.com
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por De olhos abertos »

As soluções para os nossos problemas estão dentro de nós mesmos.
Somos capazes de realizar tudo aquilo que queremos, não dependendo de forças invisíveis, mas somente de nossa própria força de vontade.
A pessoa que alcança um objetivo e atribui isso à deus, na verdade fez esforço para chegar à essa condição, não ficou apenas sentado esperando um milagre, que não existe!

Por isso, é preciso parar de esperar o paraíso por deus. O paraíso pode estar "a um palmo do nosso nariz" e não enxergamos, por falta de ações.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por kooboo »

De olhos abertos escreveu:As soluções para os nossos problemas estão dentro de nós mesmos.
Somos capazes de realizar tudo aquilo que queremos, não dependendo de forças invisíveis, mas somente de nossa própria força de vontade.
A pessoa que alcança um objetivo e atribui isso à deus, na verdade fez esforço para chegar à essa condição, não ficou apenas sentado esperando um milagre, que não existe!

Por isso, é preciso parar de esperar o paraíso por deus. O paraíso pode estar "a um palmo do nosso nariz" e não enxergamos, por falta de ações.
Claro, afinal como diz a própria bíblia "vós sois deuses"
O poder de execução esta em nós mesmos.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

A fé está intimamente ligada à crença em algo superior a nós. Essa entidade superior (Deus) agrada-se daqueles que exercem fé (Hebreus 11:6), ou seja, depositam confiança na Sua Pessoa, nas suas qualidades e propósitos.

Essa fé ou confiança, baseada na esperança que Deus "se torna o recompensador dos que seriamente o buscam", levam a pessoa a viver a sua vida pautada pela justiça de Deus ("andar com Deus").

Para aqueles que são cristãos, a fé é provada ou revelada pelas obras, ou seja, pela conduta.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por gerom »

kooboo escreveu:Quando eu era TJ, entendia esse texto em uma ótica extremamente deturpada, não sei se o mesmo ocorria com vocês -

"A fé sem obras esta morta"

Fé era algo unica e estritamente relacionado à crença de que a terra viraria um paraíso, nele eu viveria eternamente e a forma de alcançar isso era por executar obras de pregar, assistir reuniões e toda aquela rotina TJ.

Por este motivo, a palavra "Fé" acabou por se tornar sem sentido e pejorativa para mim. Perdi essa expectativa de paraíso terrestre e a palavra se foi junto.
Depois de muito tempo, ouvindo a palavra FÉ da boca de outras pessoas, ex-tj's e outros que nunca foram TJ's ou que nem sequer são religiosos, passei a ter uma compreensão deste texto, e vejo quão simples, lógicas e aplicáveis elas são.

FÉ é a expectativa de coisas não vistas, porém que temos certeza de que ocorrerão... e isso não depende de nada sobrenatural, depende unicamente do nosso esforço.
Fé é algo como desejar algo, e para conseguir este algo precisamos executar obras, colocar os planos em ação.
Sim, a fé sem obras esta morta, se desejamos e não fazemos nada, a coisa não vai acontecer.

Funciona assim -

Fé sem obras - nada acontece
Fé com obras - há possibilidades de acontecer
Obras sem Fé - Acontecerá 'algo'.

Logo, o agente catalisador não é a FÉ, são as obras. As obras é que tornam os sonhos reais.
(isto para o caso de empreendimentos, coisas tangíveis, como - tenho fé que passarei de ano na escola, que comprarei meu carro, que mudarei de emprego, etc.)

Já a FÉ em Deus, que é algo intransitivo, independe de obras, é simplesmente acreditar. Não existem obras para compor o cenário FÉ em Deus. O agente DEUS não é um catalisador para realização dos sonhos, apenas as obras o são.

Repetindo o raciocínio acima -

Fé em Deus, sem obras = NADA ACONTECE
Fé em Deus, com obras = Algo pode acontecer
Fé que o sonho vai realizar, sem obras = NADA ACONTECE
Fé que o sonho vai realizar, com obras = Algo pode acontecer

Portanto, DEUS, não é o agente que concretiza os sonhos, mas as obras.
Meu caro, Koobo... vamos dar uma de matemático?

Conceito:
A [Fé] sem obras está morta!
O que é fé?
[Fé] é a expectativa de coisas não vistas.
Substituindo na primeira frase a palavra [fé]:
.'. A [expectativa de coisas não vistas] sem obras está morta! (cqd)*

Acredito que este raciocínio corrobora com todo o argumento do seu tópico!

*cqd = como queremos demonstrar.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

Tá... mas fato é que muita gente fica esperando que deus milagrosamente as ajude, obviamente não é o que ocorre. Desejar algo e não correr atrás do que deseja, não há fé e não há deus no mundo que ajude essa pessoa.

'Se deus quiser eu vou emagrecer' . Isso, continue comendo, fique a vontade, deus vai te ajudar COM CERTEZA. :D1
Imagem
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Debora »

Eu costumo dizer que a única coisa que cai do céu é chuva ou acidente aéreo.

Tenho sempre dito aqui que esta geração de jovens que hoje cegamente ouve a torre e não investe nos estudos, está fadada a contar moedas na velhice. São jovens que futuramente ficarão fora do mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
É A FÉ CEGA. É A EXPECTATIVA FALSA. É O ANSEIO SEM FUNDAMENTO. É O DEIXAR-SE GUIAR POR HOMENS. É A PREGUIÇA DE PERSEGUIR SEUS OBJETIVOS. É A ACEITAÇÃO DA DERROTA.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Sherazade »

Ótimo teu raciocínio Koboo!
A dúvida da minha mãe sempre foi este texto.
Ele me disse que esse texto a deixa com medo de deixar a Torre, porque pensa que as obras são pregação, etc.
Muito bom!
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 218 visitantes