"A Fé sem Obras esta morta"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Parksouth »

Concordo com o Delta e muito interessante o raciocínio do Kooboo.

Tenho a acrescentar o seguinte:

Acho que existem pelo menos dois tipos de "fés" e podemos manifestar os dois tipos ao mesmo tempo ou somente um tipo
em certos períodos, pois a vida é dinâmica e "dá voltas".

1ª) A FÉ que é um voto de CONFIANÇA naquilo que não pôde ser visto ou comprovado por nossos sentidos físicos:

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:29


2ª) A FÉ que sem obras está morta [que o Kooboo citou], que é uma ESPERANÇA-DESEJOSA que exige ATITUDES coerentes
com esse desejo.

Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
Hebreus 11:30


Agora, o que acho mesmo interessante é que sem fé a gente não faz nada. A gente precisa ter sempre uma
esperança-desejosa nos inspirando a viver. Uma pessoa depressiva, por exemplo, se a depressão é grave,
nem da cama a pessoa levanta.

Outra coisa que acho importante é que a nossa fé é provada de diferentes formas e daí é que a cobra fuma.
Por quê? Porque é quando acontecem os problemas pra valer que uma fé forte ajuda muito. Como assim?
Ora, se você, por exemplo, está estudando para concursos, como foi o meu caso, e se passam 5 anos na
trajetória (2 ou 3 concursos anulados no caminho, um 13º em 2008 sem alcançar a nomeação, etc), será
que você teria suficiente fé para continuar ou teria desistido? Nessa minha caminhada eu sempre tive
certeza de que uma hora eu ia conseguir. A minha fé foi em mim mesma, mas quem me segurou foi
Deus. Muitas vezes me lembrei do texto de Mateus 7:7

PEDI, e dar-se-vos-á; BUSCAI, e encontrareis; BATEI, e abrir-se-vos-á.

Como o Kooboo, sempre entendi esse texto como um texto que nos invoca a confiar em Deus, mas
agindo como nossas forças. Notem que há 3 verbos no texto: pedir, buscar e bater à porta. Pedir
é pedir a Deus que Ele nos dê forças, que nos abençoe, mas BUSCAR é uma atitude pessoal, bater
à porta também. Bater à porta é ir atrás das passagens para aquilo que almejamos.

Hoje, momento em que já conquistei meu sonho, me pergunto: quantos ficaram no caminho e
desistiram porque não tiveram fé suficiente para prosseguir?

Quer dizer, em dados momentos a gente precisa acreditar que vai conseguir mesmo a situação
difícil se prolongando ou se intensificando. Daí acho que a fé do tipo esperança-desejosa não fica
tão diferente da fé voto de confiança em algo não visto pelos olhos físicos ou pelos sentidos.

Porque a gente tem que acreditar mesmo quando parece que não é possível acontecer.
Daí, sim, a cobra fuma, pois a nossa fé vai ter de encarar a sua montanha e... movê-la!

[Jesus disse]Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda,
poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível
.

Mateus 17:20


Realmente, a fé forte é poderosa em vários sentidos.
Avatar do usuário
Éris
Forista
Forista
Mensagens: 143
Registrado em: 18 Jul 2011 12:09

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Éris »

Quando resolvi parar de pregar, por não acreditar mais na Torre e outros motivos, disse ao ancião que eu não poderia mais pregar algo que eu não acreditava mais, como eu poderia estar passando uma informação para as pessoas se aquela informação não me convencia mais?
Ele perguntou se eu ainda tinha fé em Deus, eu disse que sim, aí ele veio com essa pérola magnifica, " a fé sem obras está morta". :2
Quase que eu falei pra ele: Grande m*#$&* de obra vc faz, sair pra pregar de casa em casa. :iergh7:
"Não hão de te condenar por tua verdade, mas por ela não ser a mesma verdade deles. Portanto se não compreendem que o importante é o agora, basta que tu faças o teu agora."


Djaysel Pessôa
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Parksouth »

Éris, realmente, o ancião aplicou o texto de forma distorcida, provavelmente por incapacidade de raciocinar
(lavagem cerebral da Torre).

Ora, falar sobre Deus, em sinceridade, é uma boa obra, MAS falar mentiras sobre Deus é uma boa obra?
Pregar que a Watchtower Society é representante exclusiva de Deus na Terra é uma boa obra? É uma boa
mentira, isso sim.

E note que o texto "A fé sem obras está morta" não se refere, em nenhum momento, diretamente ao pregar
a outros. Tiago, no capítulo 2, fala de discriminação (tratar o pobre com desprezo e o rico com favores) e
alerta, justamente, CONTRA aquele que só FALA (só prega, vale dizer) e não faz nenhuma obra de caridade,
demonstrando real compaixão e amor.

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser:
"Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Tiago 2:14-17


Porém, ensinar o evangelho é uma boa obra, sem dúvida, mas disseminar ensinos falsos, como a idolatria
de A Sentinela, daí não tem nada a ver com a verdadeira mensagem de Cristo. Cristo não mandou seguir
revista nenhuma e muito menos considerá-la como se fosse a palavra de Deus. É apenas uma revista
humana, nada mais, cheia de falsos ensinos, como as profecias que não se cumprem e os editores vivem
mudando para que voltem a ter validade (assim é fácil "entender" as Escrituras, é só ir mudando e mudando
os entendimentos sempre que não se cumprem as coisas como profetizadas).

Quando um profeta falar em nome de Jeová, se a coisa não se cumprir, tal coisa Jeová não falou;
o profeta a falou com presunção, não terás medo dele.
Deuteronômio 18:22
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por kooboo »

Parksouth escreveu: Acho que existem pelo menos dois tipos de "fés" e podemos manifestar os dois tipos ao mesmo tempo ou somente um tipo
em certos períodos, pois a vida é dinâmica e "dá voltas".

1ª) A FÉ que é um voto de CONFIANÇA naquilo que não pôde ser visto ou comprovado por nossos sentidos físicos:

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:29
Parksouth,
não sei se isso enquadra como fé.
Quando li essa parte, me lembrei de quando os EUA anunciaram a morte de Osama Bin Laden, sem corpos, sem vídeos, sem provas... acreditar no relato dos americanos seria FÉ ou simplesmente ACREDITAR?
Não sei se uma coisa funde com a outra, afinal, para mim, o caso de Osama se resume em duas palavras - Crer ou Duvidar.
Creio que o caso de Jesus/Tomé também seja da mesma forma.
Parksouth escreveu: 2ª) A FÉ que sem obras está morta [que o Kooboo citou], que é uma ESPERANÇA-DESEJOSA que exige ATITUDES coerentes
com esse desejo.

Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
Hebreus 11:30
Sim, eles marcharam acreditando que os muros cairiam, e segundo o relato - caiu.
Marcharam com fé em Deus e isso ocorreu (segundo o relato bíblico).
Um exemplo excelente de fé!
Parksouth escreveu: Como o Kooboo, sempre entendi esse texto como um texto que nos invoca a confiar em Deus, mas
agindo como nossas forças. Notem que há 3 verbos no texto: pedir, buscar e bater à porta. Pedir
é pedir a Deus que Ele nos dê forças, que nos abençoe, mas BUSCAR é uma atitude pessoal, bater
à porta também. Bater à porta é ir atrás das passagens para aquilo que almejamos.
Sempre entendi o 'bater a porta' como insistir nas orações... mas acho que isso era um legado da torre, obrigado por essa nova visão do tema!
Parksouth escreveu: A fé é poderosa
e as ações também!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Gabii
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 283
Registrado em: 04 Jul 2011 08:46
Localização: São José dos Campos - SP

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Gabii »

Isso tem muito a ver com a Lei da Atração, na qual acredito em parte...
"Religião e espiritualidade são coisas totalmente distintas. Arriscaria dizer que opostas." (Minha autoria)

♪ "Abri os olhos, não consigo mais fechar, assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar..."♫
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por kooboo »

Sherazade escreveu:Ótimo teu raciocínio Koboo!
A dúvida da minha mãe sempre foi este texto.
Ele me disse que esse texto a deixa com medo de deixar a Torre, porque pensa que as obras são pregação, etc.
Muito bom!
O grande problema das TJ's é esse, acreditar que a palavra OBRAS se relaciona única e exclusivamente a pregação.
O que é uma premissa totalmente falsa, obras são qualquer tipo de ação em prol daquilo que queremos que se realize. Pra tristeza das TJ's, as obras que 'salvam', segundo Jesus, não tem nada a ver com pregação mas com amor ao próximo, ou caridade.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Dulcineia Mancha
Forista
Forista
Mensagens: 1081
Registrado em: 01 Nov 2009 07:14
Localização: SP-SUL

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Dulcineia Mancha »

DELTA escreveu:Tiago 2:26 diz:Deveras, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.
Este texto é muito usado pela torre de vigia para "incentivar" seus membros a irem pregar de casa,essa é a unica obra válida para eles. Não há nenhum incentivo para realizar obras de caridade conforme faz BABILONIA A GRANDE.
Se uma TJ não é regular no campo é taxada como FRACA NA FÉ.
Mas pergunto a todos: Imaginem que uma pessoa faça 20 horas por mes, tem ela realmente fé num vindouro paraiso sem fome se não estende a mão e dá o de comer a outro?
Tem realmente fé num paraiso sem doenças se vê seu proximo precisando de remédio,mas lhe nega este bem?
Creio eu que embora fé seja "EXPECTATIVA" muita coisa pode ser feita agora,senão a pessoa estará negando sua fé!
Esse texto, Tiago 2:26 é mais um usado pela torre a seu bel prazer ,para apoiar suas idéias.

Tiago 1:27 nos diz como demostrar fé :A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.
Faço minhas suas palavras Delta.
E o Kooboo tem razão a Torre aproveita-se da palalvra OBRAS no texto em questão para convencer as TJs, que as obras são o "campo" deles..Quando Jesus mostrou que a caridade é uma das obras, pois caridade já foi definida como amor em ação..portanto ajudar o próximo, fisicamente (comida, roupa, remédios) emocionalmente ( apoio,um abraço, um bom conselho) e tantas outras obras.
Neste apescto o apóstolo Thiago também falou...so desejar ao irmão o bem e não dar ajuda concreta...é em vão..assim a OBRA das TJs como sabemos é em vão.....Como já mencionado neste forum várias vezes é lamentável que a TORRE não faça absolutamente nenhuma obra de caridade, nenhuma mesmo...nem mesmo para os seus missionários idosos.
Como o Delta bem disse á a "Babilonia a Grande"..que a Torre considera todas,.... todas as demais religiões, que têm asilo, creche, hospitais, universidades, coleta de alimentos para fazer cestas básicas para as respetivas periferias, coleta de agasalhos,...etc...etc...Esta situação por si só já é uma prova da condição de seita da Torre... :D3 :D3
"Considero a curiosidade uma virtude moral” (Amós Oz, Escritor Hebreu - programa Roda Viva-TV Cultura, 02/01/2012
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por Jesus Negro »

kooboo escreveu:
Sherazade escreveu:Ótimo teu raciocínio Koboo!
A dúvida da minha mãe sempre foi este texto.
Ele me disse que esse texto a deixa com medo de deixar a Torre, porque pensa que as obras são pregação, etc.
Muito bom!
O grande problema das TJ's é esse, acreditar que a palavra OBRAS se relaciona única e exclusivamente a pregação.
O que é uma premissa totalmente falsa, obras são qualquer tipo de ação em prol daquilo que queremos que se realize. Pra tristeza das TJ's, as obras que 'salvam', segundo Jesus, não tem nada a ver com pregação mas com amor ao próximo, ou caridade.
Essa conexão "forçada" que a Torre de Vigia propositalmente faz entre a fé e a pregação feita segundo os moldes da "Organização", acrescenta um aflitivo peso emocional ao publicador, forçando-o a aderir cegamente as orientações da Torre.
Escravizam os seus fiéis, aproveitando-se sorrateiramente de sua "boa fé".
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por kooboo »

O fato é que não adianta ter fé em algo em que não existem ações sendo desenvolvidas.
O agente que faz com que uma coisa se realize são as obras. Espíritos e mundo espiritual não realizam nada, quem realiza são as pessoas. (o mundo espiritual 'pode' até induzir alguém a fazer algo, mas quem faz é a pessoa).
Portanto é mais que claro - a realização só acontece mediante OBRAS. Mãos humanas trabalhando.
Se você não viu ninguém fazendo nada... então nada vai acontecer.
[]'s
kooboo

Imagem
LUCIANOM
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 78
Registrado em: 13 Fev 2013 13:26

Re: "A Fé sem Obras esta morta"

Mensagem não lida por LUCIANOM »

´Fé segundo a biblia não vem do homem para DEUS e sim de DEUS para o homem é DEUS é quem dá a fé... tenho uma expeiencia minha: certa vez eu precisava ser mandado embora do emprego que trablhava mas a empresa é daquela que não demite ninguem... comecei a orar pedindo do SENHOR esta benção... e eu orava para que o SENHOR me desse grança diante do chefe para me demitir pois eu o conhecia... certa noite eu orando um anjo da parte dom SENHOR me aparece e me mostrou o que eu devia fazer... era para eu somente clamar... não fui falar com meu chefe na outra semana ocorreu um negocio lá na empresa e fui mandado embora...

Fé dom espiritual

Fé frutos do espirito

agora é logico se vc estudar vai passar... a PALAVRA fala que o SENHOR manda chuva para justo e injutos e sol para todos. DEUS tem prazer em abençoar o homem

mas com os seus servos ele tem uma aliança, compomisso... e outra vez verei a difrença do justo e injusto.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes