Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por pascoalnaib »

kooboo cita:
A maioria aqui no fórum é dissidente, agora aqueles que viraram agnósticos, budistas, ateus etc., esses podem até se dizer 'dissidentes' mas são apóstatas no sentido da torre e da bíblia.
Não me entrega homi! :D
Eu sou um apóstata de nome, mas um dissidente de coração! :!:
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por kooboo »

pascoalnaib escreveu:kooboo cita:
A maioria aqui no fórum é dissidente, agora aqueles que viraram agnósticos, budistas, ateus etc., esses podem até se dizer 'dissidentes' mas são apóstatas no sentido da torre e da bíblia.
Não me entrega homi! :D
Eu sou um apóstata de nome, mas um dissidente de coração! :!:
[2]
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Jerry citou:
Penso que eufemismos não servem para nada além de mascarar uma causa para os próprios combatentes. É quase que como um pedido de desculpas por ser o que se é. Trata-se de encarar a realidade etimológica, como fez o TJ Curioso. "Apóstata" é a definição mais adequada. Tal palavra pode ser pintada com as tintas que se quiser. Em sentido estrito, Jesus Cristo foi um apóstata do judaísmo e Lutero do catolicismo. São, entretanto, vistos de forma positiva por muitas pessoas. Podemos, então, nos apropriar do conceito "apóstata"da Torre, sim. Não vejo problema em dizer-nos apóstatas.
O que vocês acham? Qual termo se aplicaria melhor? Poderíamos sempre usar os dois?
Avatar do usuário
O Águia Vermelha
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 196
Registrado em: 02 Mai 2014 20:27

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por O Águia Vermelha »

'-'
"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." - Chico Xavier
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por pascoalnaib »

O que vocês acham desses "rótulos"?

Somos apóstatas, dissidentes, ex-TJS...?????
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Como eu disse na minha apresentação, eu sempre tive medo dos apóstatas, sempre ouvia falar mau dos apóstatas. Realmente a impressão que muitos inocentes tem de nós é que somos secretários do diabo!
Meu pai até falou certa vez que se um certo integrante da família virasse apostata, ele simplesmente iria procurar esquecer toda a história que tiveram juntos.

Se vc fala sobre alguém que virou apostata na congregação, é como se vc estivesse falando de alguém que fez um pacto com o próprio Satanás. E a impressão que é passada, é que o apostata vai passar de carro pelos antigos irmãos no campo os xingando e ridicularizando, a imagem passada é que os apostatas são seres inescrupulosos, desesperados, satanistas e mal educados!

Por essas e outras eu sempre tive curiosidade sobre a apostasia. Todos diziam que só o fato de vc conversar com um apostata vc se tornaria um, e eu pensava: 'quais argumentos eles podem usar contra a "verdade" que podem ser tao poderosos assim?' Ou seja, eu sempre achei os apostatas pessoas inteligentes, e hoje os acho assim mais ainda!

Maaaaaaass....Respondendo a pergunta:

Visto que sou deísta, legalmente até mesmo pela bíblia eu posso ser conhecido por apostata legítimo. (registrado em cartório haha)
E pra falar a verdade, eu gosto desse termo. E embora ache isso difícil, eu gostaria que um dia todos aqueles que me conhecem descobrissem que: "Herege aprisionado não é mais Testemunha de Jeová! Irmãos, tomem muito cuidado com ele, ele agora é um apostata e está solto procurando alguem pra desviar!"
E eu lá atras do salão numa área visível filmando tudo e sorrindo sarcasticamente.

É claro que isso é apenas um sonho, e seria até mesmo contraproducente.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por Mentalista »

Acho o termo "Ex-TJ" meio "triste". Não sei como explicar agora.
"Apóstata", embora tenha um sentido de "apartado", é o termo que a Torre usa para rotular os que a deixaram.
"Dissidente" é o termo mais "simpático". Mas dá uma impressão de algo "político".
Acho que, enquanto estamos como foristas ou em algum tipo de ativismo, ou seja, lutando contra as políticas da Torre, "dissidentes" seria o melhor termo.
Mas, tirando isso, não acho legal nos rotularmos com esses termos.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Mentalista escreveu:Acho o termo "Ex-TJ" meio "triste". Não sei como explicar agora.
"Apóstata", embora tenha um sentido de "apartado", é o termo que a Torre usa para rotular os que a deixaram.
"Dissidente" é o termo mais "simpático". Mas dá uma impressão de algo "político".
Acho que, enquanto estamos como foristas ou em algum tipo de ativismo, ou seja, lutando contra as políticas da Torre, "dissidentes" seria o melhor termo.
Mas, tirando isso, não acho legal nos rotularmos com esses termos.
Realmente o termo ex-Testemunha de Jeová só serve para facilitar o entedimento das pessoas de fora, ou seja, uma associação direta as Testemunhas de Jeová. Até na busca do Google ajuda. rs

Apóstata é o termo que a Torre nos marca igual gado. Uma tentativa de deixar a marca de Caim. Acho importante desconstruir o termo TJteano.
Depois que Caim matou o seu irmão Abel, Deus declarou a Caim: "E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra" (Gênesis 4:11-12). Em resposta, Caim lamentou: "Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará" (Gênesis 4:13-14). Deus respondeu: "O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse" (Gênesis 4:15-16).

Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/m ... z3XIIkO5kC
Dissidente realmente é mais simpático e não consegui pensar ainda em outra sugestão.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por Mentalista »

Penso em apenas mais dois: Dissociado e desertor. O primeiro pode dar a impressão de alguém que foi expulso e o segundo lembra um crime.
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Apóstatas ou dissidentes? Uma consideração.

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Esse é um questionamento saudável. Afinal, a autocrítica é uma virtude, impossível para quem se considera dono da verdade...
Existem dois modos de considerar isso: como realista ou nominalista.
Como nominalista, acho que dissidente expressa melhor o que somos.
Não somos gado da Torre, como bem colocou o Pascoal.
Como disse em outra conversa, EX-TJ é inferior a X-TJ.
Somos mais.
Nós não simplesmente abandonamos uma religião: nós a superamos.
Como realista, minha preocupação é um pouco maior, pois efetivamente superar os esquemas de culpa e medo implantados pela lavagem cerebral daquela forma de cristianismo, tudo isso toma tempo.
A liberdade não se alcança sem luta, muito menos se mantém sem vigilância.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 229 visitantes