Onde viverá a Grande Multidão?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por gerom »

Onde a grande multidão irá viver?

A Torre de Vigia tem ensinado por algum tempo que existem duas classes de pessoas: 144.000 e Grande Multidão. Porém, antes de 1935 acreditavam que todos iriam viver no céu. A Torre por meio de interpretações próprias (a Torre afirma que não recebe o ES para escrever ou interpretar, que não é profeta também) tem mantido o assunto tal qual é ensinado nos SRs.: 2 classes - uma para o céu e uma que viverá na Terra, no paraíso.

Mas, um estudo apenas usando-se a bíblia, mostra que não é exatamente assim!

Vejamos o que diz a bíblia (a versão é a TNM):
Revelação 7:1-8:13 Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando firmemente os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, ou sobre o mar, ou sobre qualquer árvore. 2 E eu vi outro anjo ascender desde o nascente do sol, tendo um selo do Deus vivente; e ele gritou com voz alta para os quatro anjos aos quais se concedera fazer dano à terra e ao mar, 3 dizendo: “Não façais dano nem à terra, nem ao mar, nem às árvores, até depois de termos selado os escravos de nosso Deus nas suas testas.” 4 E ouvi o número dos selados: cento e quarenta e quatro mil, selados de toda tribo dos filhos de Israel: 5 Da tribo de Judá, doze mil selados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; 6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8 da tribo de Zebulão, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil selados. 9 Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos. 10 E gritavam com voz alta, dizendo: “[Devemos] a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.” 11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos, e das quatro criaturas viventes, e prostraram-se sobre os seus rostos diante do trono e adoraram a Deus, 12 dizendo: “Amém! A bênção, e a glória, e a sabedoria, e o agradecimento, e a honra, e o poder, e a força [sejam] ao nosso Deus para todo o sempre. Amém.” 13 E, em resposta, um dos anciãos me disse: “Quem são estes que trajam compridas vestes brancas e donde vieram?” 14 Eu lhe disse assim imediatamente: “Meu senhor, és tu quem sabes.” E ele me disse: “Estes são os que saem da grande tribulação, e lavaram as suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro. 15 É por isso que estão diante do trono de Deus; e prestam-lhe serviço sagrado, dia e noite, no seu templo; e O que está sentado no trono estenderá sobre eles a sua tenda. 16 Não terão mais fome, nem terão mais sede, nem se abaterá sobre eles o sol, nem calor abrasador, 17 porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida. E Deus enxugará toda lágrima dos olhos deles.” 8 E quando ele abriu o sétimo selo, houve no céu um silêncio por cerca de meia hora. 2 E eu vi os sete anjos que estão em pé diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. 3 E chegou outro anjo e parou junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dada uma grande quantidade de incenso para oferecer, junto com as orações de todos os santos, no altar de ouro que estava diante do trono. 4 E a fumaça do incenso ascendeu da mão do anjo com as orações dos santos perante Deus. 5 Mas o anjo tomou imediatamente o incensário e encheu-o de um pouco do fogo do altar, e lançou-o para a terra.
Primeiramente, na leitura o apóstolo João, este sim inspirado pelo ES, conforme a bíblia, mostra que o 144.000 é um grupo de israilitas formados por tribos, aqui não existe nenhuma informação que existam gentios em sua meio. Já gentios aparecem na descrição da grande multidão (todas as nações, e tribos, e povos, e línguas).

Veja que a visão de João está emendando os 144.000 e a grande multidão. Não existe separação entre elas. Nem diz que os 144.000 vão ou estão no céu. E a grande multidão onde está? João afirma que ela está diante do trono de Deus, onde? Prestando serviço sagrado, dia e noite, no templo. (versículos 15 e 16) Mas onde é o templo? O versículo 3 do cap. 8 diz que chegou um anjo junto ao altar. O altar obviamente está dentro do templo. Então o templo contém o altar e estes estão onde? O versículo 5 do mesmo capitulo responde: o anjo tomou imediatamente o incensário e encheu-o de um pouco do fogo do altar, e lançou-o para a terra. Ora, se lançou para a terra o incensário com fogo, então o templo está no céu! E neles estão os 144.000 israilitas e todos os da grande multidão!

Analisando o livro de Revelação (da Torre) além de diversas interpretações (não inspiradas) escritas nele, a Torre diz que a grande multidão está no pátio terrestre. Mas, ao ler acima o que diz a bílbia está escrito isso? Que existe uma separação?

Ainda ao lermos Revelação 19:1:
Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta duma grande multidão no céu. Disseram: “Louvai a Jah! A salvação, e a glória, e o poder pertencem ao nosso Deus.
Então onde está a grande multidão? Você ainda acha que a grande multidão viverá num PARAÍSO na terra?

Bem, não está convencido, certo?

Então analisemos o seguinte aspecto: Jesus um pouco antes de morrer disse para um daqueles ladrões, ao seu lado, que ele estaria no PARAÍSO, certo? A TNM é a única versão que separa as palavras de Jesus quando a que se o ladrão iria naquele momento para o paraíso ou se iria depois (Lucas 23:43 - E ele lhe disse: “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso). Mas, pouco interessa. O que interessa é que Jesus disse que o ladrão estaria no paraíso com ele (e o ladrão nem precisou se batizar).

Esse paraíso é na terra?

Vejamos o que diz o apóstolo Paulo em 2 Corítios 12:
1 Tenho de me jactar. Não é proveitoso; mas passarei para visões sobrenaturais e revelações da parte do Senhor. 2 Conheço um homem em união com Cristo, o qual, há quatorze anos — quer [no] corpo, não sei, quer fora do corpo, não sei; Deus sabe — foi arrebatado como tal até o terceiro céu. 3 Sim, conheço a tal homem — quer no corpo, quer à parte do corpo, não sei, Deus sabe — 4 que foi arrebatado para o paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não são lícitas ao homem falar. 5 De tal homem é que me jactarei, mas não me jactarei de mim mesmo, exceto com respeito às [minhas] fraquezas. 6 Pois, se é que eu quiser jactar-me, não serei desarrazoado, porque direi a verdade. Abstenho-me, porém, a fim de que ninguém ponha para meu crédito mais do que ele vê que sou ou do que ele ouve de mim, 7 só por causa do excesso das revelações.*

* já viram a Torre citar alguma vez este texto?
Bem, o apóstolo se diz confuso, não sabe se aquele homem, ladrão, iria para o paraíso com o corpo dele ou fora do corpo dele, mas, ele disse que o ladrão foi arrebatado como tal até o céu! (não importa se primeiro, segundo ou sétimo céu), depois diz ainda "foi arrebatado para o PARAÍSO"! Também não diz que foi ou seria ressucitado no paraíso, diz ARREBATADO! E se foi arrebatado foi naquele momento!

Onde a GRANDE MULTIDÃO deve viver mesmo? No céu ou na terra? Espero que a bíblia tenha explicado (e sem precisar do ES para fazer qualquer interpretação), tá!

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Grande multidão ;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 08 Nov 2020 12:28, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

A grande multidão e os 144.000 são apenas um único grupo: os que serão salvos no dia da destruição deste sistema de coisas. Quando se lê o cap. 7 de seguida, e tendo em consideração aquilo que o Gerom mencionou, bem como outros pontos do texto, percebe-se isso claramente.
Avatar do usuário
Bibi
Forista
Forista
Mensagens: 583
Registrado em: 06 Mai 2011 15:35
Localização: São Paulo-SP

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Bibi »

Lá no estudo bíblico, me falaram que os 144 mil iriam governar a terra junto com Jesus (de acordo com o livro da Bíblia Ensina), mas eu sempre fiquei pensando:

Jesus veio a terra e em nenhum momento pecou, ele sim merece governar, mas agora os 144 mil, são todos pecadores, pessoas "imundas", pessoas que não merecem nada, porque não há nada de diferente deles com as outras pessoas, e eles vão governar também. E outra coisa, Jesus teria o poder suficiente pra governar tudo isso sozinho, sem a ajuda dos 144 mil pecadores. Isso também estariam igualando Jesus com os pecadores.
15 É por isso que estão diante do trono de Deus; e prestam-lhe serviço sagrado, dia e noite, no seu templo; e O que está sentado no trono estenderá sobre eles a sua tenda.
E aqui no versículo 15 diz que as pessoas vão prestar serviço, e não vão virar "Todo-Poderoso" .
Noite de Adoração em Família!!!!
Imagem
Avatar do usuário
cabraldestroyer
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Nov 2008 03:04

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por cabraldestroyer »

Bibi Cita
Jesus veio a terra e em nenhum momento pecou, ele sim merece governar, mas agora os 144 mil, são todos pecadores, pessoas "imundas", pessoas que não merecem nada, porque não há nada de diferente deles com as outras pessoas, e eles vão governar também. E outra coisa, Jesus teria o poder suficiente pra governar tudo isso sozinho, sem a ajuda dos 144 mil pecadores. Isso também estariam igualando Jesus com os pecadores.
Amigo, é bom lembrar q Jesus só irá reinar sobre a terra por mil anos, nem um ano a mais, nem um ano a menos. Depois dos mil anos Jesus entrega a humanidade restaurada ao seu Pai e volta a cuidar dos seus afazeres normais.
provavelmente os 144 mil atuem como auxiliares de Jesus, ficando encarregados de cuidar especificamente da terra com o objetivo de conceder bênçãos ou para proteger a humanidade restaurada de alguma ameaça nociva, evitando assim q venha ocorrer novamente o q ocorreu no jardim do edem.

Abraços.
Ouvi dizer, muitos não estão mais nem aí para as palavras de um homem que está bem perto daqui, Melhor Correr, enquanto há tempo para nós, Antes que tudo vá pros ares sem ouvir a nossa voz. "Desconfio", CPM 22, fazendo uma referencia as TJ.
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Rogério »

Só complementando com um post um pouco "off" mas ainda dentro do contexto.

Existiram, segundo cálculos aproximados, 100 bilhões de seres humanos que já passaram pela terra.

Onde vai caber tanta gente? E mais os leõezinhos ruminantes juntamente com as árvores frutíferas...

To até vendo, no dia do Armagedon Deus vai fazer um puxadinho na terra!

Flws
(^_^)
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Ben »

Rogério escreveu:Só complementando com um post um pouco "off" mas ainda dentro do contexto.

Existiram, segundo cálculos aproximados, 100 bilhões de seres humanos que já passaram pela terra.

Onde vai caber tanta gente? E mais os leõezinhos ruminantes juntamente com as árvores frutíferas...

To até vendo, no dia do Armagedon Deus vai fazer um puxadinho na terra!

Flws
Rogério, quais são as fontes que dizem que já passaram mais de 100 bilhões de seres humanos pela Terra? Lembre-se que nem todos serão ressuscitados, e nem ao mesmo tempo serão. E os animais também não serão ressuscitados. Haverá animais na Terra, mas a quantidade e a distribuição deles na Terra é desconhecida. Claro que tudo isso na visão tj.
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Rogério »

Carl Haub, pesquisador do instituto americano sobre censo demográfico Population Reference Bureau, é o responsável pelo cálculo.

Pode ver uma matéria aqui: http://super.abril.com.br/superarquivo/ ... 0526.shtml

Dentro da doutirna TJ, a menos que os anciosos e meu instrutor da minha congregação estivessem enganados, sempre foi me dito que quem não tivesse chegado a conhecer o "verdadeiro critianismo" seria ressucitado.

Flws
(^_^)
Avatar do usuário
Ex-Babel
Forista
Forista
Mensagens: 254
Registrado em: 26 Abr 2011 13:03
Localização: Rio de Janeiro

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Ex-Babel »

Olá Rogério

A sociedade a cerca de 20 anos atráz especulava que eram 50 bilhões de pessoas que teriam existido até então.

Com esse novo nº, vejo que ela estava bem desatualizada, pois em 20 anos o nº não poderia ter saltado tanto asim.

Abraços
As quatro condições elementares para a felicidade são: vida ao ar livre, amor de mulher, ausência de qualquer ambição e a criação de um novo e belo ideal.
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Ben »

Ex-Babel escreveu:Olá Rogério

A sociedade a cerca de 20 anos atráz especulava que eram 50 bilhões de pessoas que teriam existido até então.

Com esse novo nº, vejo que ela estava bem desatualizada, pois em 20 anos o nº não poderia ter saltado tanto asim.

Abraços
Pensei a mesma coisa quando vi os tais 106 bilhões. Esse tal Carl chutou o maior número que imaginou. Ele deve ter contado os mosquitos juntos com os seres humanos. :mrgreen:
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Onde viverá a Grande Multidão?

Mensagem não lida por Rogério »

Ex-Babel escreveu:Olá Rogério

A sociedade a cerca de 20 anos atráz especulava que eram 50 bilhões de pessoas que teriam existido até então.

Com esse novo nº, vejo que ela estava bem desatualizada, pois em 20 anos o nº não poderia ter saltado tanto asim.

Abraços
Novos dados, e novas informações vão, com o tempo, sendo adicionados. Assim funciona a história.

É uma óbvia especulação, mas baseada ao menos em dados coletados de dados históricos. De qualquer forma 50 bilhões ainda é um número absurdamente alto.

flws
(^_^)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes