É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Parksouth »

"E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai". Marcos 13:37
"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor". Mateus 24:42
"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo". Marcos 13:33
"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos". 1 Coríntios 16:13
"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir". Mateus 25:13
"E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração". 1 Pedro 4:7
"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar
todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem".
Lucas 21:36

Tendo em vista que a Bíblia e, talvez especialmente os Evangelhos, trazem notícia de diversos acontecimentos
futuros, que se cumprem, possivelmente, em mais de um âmbito, é correto o cristão fazer tentativas de interpretar
esses sinais?

Eu acho que sim, até porque as Escrituras exortam, repetidas vezes, a estarmos vigilantes, a não estarmos dormindo,
indiferentes às profecias e aos acontecimentos a elas relacionados. As pessoas que não crêem em Deus e em Cristo não
precisam se preocupar com isso, pois consideram tal assunto tolice. Então a pergunta é para os cristãos e para aqueles
que tem fé em Deus.

"Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão". Mateus 24:32
"Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão". Marcos 13:28

O ponto é:

Como interpretar corretamente e sem incorrer em repetidos erros, que é o que acontece com a Torre?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Prefacia;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 27 Set 2020 17:46, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Eu, particularmente, adoto essa posição:
"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." - 2 Pedro 1:19-21.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por kooboo »

Ao ler a bíblia, principalmente as palavras creditadas a Jesus, eu me perguntava - Será que tudo isso não se cumpriu com a destruição de Jerusalém?
Será que todas as palavras dele sobre um fim, não se referiam ao fim do sistema judaico?

Não teria a morte de Jesus sido o meio para resgatar a humanidade e permitir que os fieis cristãos alcançassem o reino celestial?
Creio que se uma pessoa, sem vícios religiosos, lesse a bíblia sem nenhum (pré) conceito de 'estudiosos religiosos', e entendesse o novo testamento por conta própria, acabaria chegando nessa conclusão. (Pelo menos, foi o que eu tentei fazer).
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

O que as TJ's fazem é algo que não existe! Tudo tem 2 aplicações, se cumprem 2 vezes!
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por kooboo »

Fé em Jeová escreveu:O que as TJ's fazem é algo que não existe! Tudo tem 2 aplicações, se cumprem 2 vezes!
aquelas frases "Fulano prefigurava... " "A classe dos hodiernos..."
aff!
ninguem merece
[]'s
kooboo

Imagem
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Parksouth »

Sim, mas a segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7

Naturalmente, sei que o Corpo Governante interpreta que esse "todo o olho o verá" não é uma visão literal do Cristo vindo. Existe a questão de que é impossível que olhos humanos no oriente enxerguem ao mesmo tempo que olhos humanos no ocidente. "Impossível" entre aspas, pois bastaria, por exemplo, uma transmissão televisiva ao vivo, só para exemplificar. Ou bastaria que, milagrosamente, a visão fosse vista, ao mesmo tempo, em toda a face da Terra.

De qualquer forma, sendo a visão literal ou não, não me parece que Cristo já tenha vindo, pois a vida continua como sempre, não houve um reconhecimento público de sua chegada.

Por outro lado, para quem é cristão, é evidente que as profecias tiveram um cumprimento local e se espera que tenham um cumprimento global, ou seja, de grandes proporções, afetando o modo de vida na Terra. Revelação precisa se cumprir ainda.

Hoje me perguntei se, apesar de todos os erros, a postura da Torre não estaria correta, desde que houvesse boa-fé dos líderes. Certa no sentido de que buscam estar atentos às profecias e não dormindo. Paradoxalmente, ao buscar estar atento às profecias, facilmente se cai em entendimentos errôneos e falsos ensinos.

- Qual será o pecado maior: A indiferença em relação às profecias, em relação ao retorno de Cristo ou esperar pelas profecias e, de boa-fé, por zelo, criar falsas expectativas e falsos entendimentos?


Uma possibilidade terrível e possível, é que a Torre haja de má-fé, com dolo, com a intenção de enganar as pessoas para obter sobre elas grande influência e obediência. Mas, sinceramente, ainda não sei, sendo assim, qual o propósito da Torre. Se é puramente financeiro, quem é que desfruta esse dinheiro? Não vejo nenhum representante que ficou ultra-milionário, como o Edir Macedo ficou. Não vejo a Torre comprar canais de televisão, rádios, jornais, como o Edir Macedo fez. Não vejo a Torre comprar empresas de negócios lucrativos, como o Edir Macedo fez. Quer dizer, qual é a da Torre? As vezes acho que a Torre é uma agência de controle da mente, dos EUA, uma arma secreta. Mas daí já to pirando na batatinha, pois nenhum dado concreto há sobre isso.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por kooboo »

Parksouth escreveu:Sim, mas a segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7
ParkSouth,
como disse em outro tópico, li o NT diversas vezes, mas nunca li o apocalipse.
Nunca achei que esse livro fosse condizente com os demais. Nos evangelhos Jesus fala liberdade, amor e caridade, depois vem as cartas de Paulo falando de obras, e dando um jeitinho de criar regras e deixar o evangelho mais 'audível' para os Judeus... e apocalipse? o que seria? uma continuidade do livro de Daniel? bichos, pragas, monstros, maldições e um Jesus vingativo e guerreiro... podemos considerar o NT sem esse livro?
Se pudermos, vamos lá...
rsrs
Pegue a carta de Paulo aos Hebreus e leia do capitulo 7 em diante (acho importante ler todo o contexto).
Dê uma atenção especial ao cap. 9 vs 27 e 28.
No vs 28 diz "E, na segunda vez que ele aparecer, será à parte do pecado"
no cap 10 vs 10 "Pela dita 'vontade' é que temos sido santificados por intermédio da oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez para sempre"
Opa! veja bem, naquela época, Paulo já dizia que os que cressem, já estavam santificados pela oferta de Cristo, isso não seria algo para um futuro distante, já estava valendo ali mesmo, naqueles dias.
continue lendo o contexto e veja o vs 37 "Ainda por um pouquinho, e aquele que vem chegará e não demorará"
não teria sido isso na queda de Jerusalém?
Leia o relato com essa data em mente, e veja se não faz sentido..
[]'s
kooboo

Imagem
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Parkshout escreveu: Uma possibilidade terrível e possível, é que a Torre haja de má-fé, com dolo, com a intenção de enganar as pessoas para obter sobre elas grande influência e obediência. Mas, sinceramente, ainda não sei, sendo assim, qual o propósito da Torre. Se é puramente financeiro, quem é que desfruta esse dinheiro? Não vejo nenhum representante que ficou ultra-milionário, como o Edir Macedo ficou. Não vejo a Torre comprar canais de televisão, rádios, jornais, como o Edir Macedo fez. Não vejo a Torre comprar empresas de negócios lucrativos, como o Edir Macedo fez. Quer dizer, qual é a da Torre? As vezes acho que a Torre é uma agência de controle da mente, dos EUA, uma arma secreta. Mas daí já to pirando na batatinha, pois nenhum dado concreto há sobre isso.
O metodo é diferente do Edir mas no final é o mesmo: DINDIN..... As ferramentas são diferentes, tj vende livros.... Com estrutura colegiada, a Torre tem lá seus altos investimentos sim, acumulativo como a Igreja Catolica, onde o patrimonio nunca é delapidado, onde vai parar não sabemos.A TORRE pode não ter conseguido sua maioria de doações em dinheiro, mas foi com doações muito mais preciosas que isto, pois seus membros doaram sua ilusões, sua juventude, sua inocencia...Enfim seu precioso tempo trabalhando de graça para a TORRE....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Parksouth »

kooboo escreveu:
Parksouth escreveu:Sim, mas a segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7
ParkSouth,
como disse em outro tópico, li o NT diversas vezes, mas nunca li o apocalipse.
Nunca achei que esse livro fosse condizente com os demais. Nos evangelhos Jesus fala liberdade, amor e caridade, depois vem as cartas de Paulo falando de obras, e dando um jeitinho de criar regras e deixar o evangelho mais 'audível' para os Judeus... e apocalipse? o que seria? uma continuidade do livro de Daniel? bichos, pragas, monstros, maldições e um Jesus vingativo e guerreiro... podemos considerar o NT sem esse livro?
Se pudermos, vamos lá...
rsrs
Pegue a carta de Paulo aos Hebreus e leia do capitulo 7 em diante (acho importante ler todo o contexto).
Dê uma atenção especial ao cap. 9 vs 27 e 28.
No vs 28 diz "E, na segunda vez que ele aparecer, será à parte do pecado"
no cap 10 vs 10 "Pela dita 'vontade' é que temos sido santificados por intermédio da oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez para sempre"
Opa! veja bem, naquela época, Paulo já dizia que os que cressem, já estavam santificados pela oferta de Cristo, isso não seria algo para um futuro distante, já estava valendo ali mesmo, naqueles dias.
continue lendo o contexto e veja o vs 37 "Ainda por um pouquinho, e aquele que vem chegará e não demorará"
não teria sido isso na queda de Jerusalém?
Leia o relato com essa data em mente, e veja se não faz sentido..
Kooboo, o sacrifício de Cristo teve valor imediato e a profecia se cumpriu com a queda de Jerusalém.
Queda essa que permanece até hoje, pois o templo jamais foi reconstruído. Os judeus choram e oram
nos muros de Jerusalém, naquele paredão que restou em pé. Os judeus esperam pelo dia em que o
Templo será restabelecido (se é que aquele templo terreno um dia será restabelecido, alguns dizem
que sim). Porém, Revelação trata da mudança mundial, não pode ser desconsiderado. E o próprio
Cristo falou do dia do juízo ou dia do julgamento, e falou isso como sendo um acontecimento global:
todo ser humano (dentre os vivos e os já falecidos) passará por esse julgamento.

Com relação à questão de Cristo ter manifestado nos Evangelhos grande bondade, compreensão e amor,
isso é certo, só que ele também falou no julgamento, na separação de ovelhas e cabritos, na separação
do joio e do trigo.

Pensamento meu: eu acho que a situação na Terra vai ficar tão difícil, em termos ambientais mesmo e na
disputa por recursos, que o julgamento será um tipo de Salvação do Planeta e dos justos.


"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra". Apocalipse 11:18

Pelo menos entendo assim: Cristo foi profundamente amoroso, deu a vida por nós, mas haverá o momento
em que ele fará a separação anunciada, julgará.

As igrejas cristãs sabem disso, mas algumas estão em profundo sono, outras não. Nesse sentido, a Torre está desperta,
mas interpreta sem cautela, lança novos entendimentos a toda hora, cria falsas expectativas ao determinar datas
e tempos. Mas o que será melhor: dormir ou errar em alerta? Essa é a minha dúvida.
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: É lícito para cristãos interpretar profecias bíblicas?

Mensagem não lida por Jorge »

O erro não é tentar interpretar as coisas. Mas sim querer induzir outros a aceitar aquilo que você está tentando descobrir. Que é o que acontece com a torre.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes