"Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

"Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Experimente chamar as "Testemunhas de Jeová" de seita que elas darão um pulo e afirmarão categoricamente que são uma religião!

Suas publicações atuais confirmam isso:
*** rs p. 387 Testemunhas de Jeová ***
Há quanto tempo existe a religião das Testemunhas de Jeová?
Relendo o "Crise de Consciência" me deparo com a frase do Rutherford que "Religião é laço e destruição". O mais engraçado é a mudança de percepção...no tempo de Rutherford chamar a Torre de religião era um absurdo...hoje em dia as TJs brigam pra não serem chamadas de seitas e se consideram uma religião!! Vai entender?
*** yb76 p. 197 Estados Unidos da América (Parte Três) ***
“Ao passo que nos dias do irmão Rutherford a ênfase era sobre a ‘Religião É um Laço e Extorsão’, amanhecia então a era da expansão global, e a educação — bíblica e organizacional — começava numa escala nunca dantes conhecida pelo povo de Jeová.”
*** yb88 p. 81 Irlanda ***
Alguns dos irmãos portavam cartazes que anunciavam o discurso público. Outros erguiam cartazes com frases tais como “A Religião É Laço e Extorsão” e “Sirva a Deus e a Cristo, o Rei”. Um jovem repórter de jornal, ao ver o letreiro “A Religião É Laço e Extorsão”, perguntou: “Só agora é que descobriram isso?”
*** jv cap. 22 p. 447 Parte 3 — Testemunhas até à parte mais distante da terra ***
Os que iam entre aqueles que usavam cartazes junto ao corpo levavam outros cartazes na mão, com os dizeres “A Religião É Laço e Extorsão”. (Naquele tempo, eles entendiam que religião era toda adoração que não se harmonizava com a Palavra de Deus, a Bíblia.) Mais tarde, na mesma semana, para neutralizar a reação hostil de alguns dentre o público, intercalaram-se outros cartazes com os dizeres “Sirva a Deus e a Cristo, o Rei”.
Vai entender? :6

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Religião; Seita
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Nov 2021 09:57, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Abenildo »

A Wikipédia esclarece...
Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequi = "seguir") é conceito originariamente sociológico e é utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante (ou mais de um, quando for o caso), bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
Tem coisa que caiba melhor nas testemunhas do que "doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante"?
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

O termo mais usado atualmente entre pesquisadores é "nova denominação religiosa".
Seqüelado Pela Torre
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 412
Registrado em: 01 Nov 2008 03:31

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Seqüelado Pela Torre »

Um ponto de vista:

As Testemunhas de Jeová são uma Seita ?
Autor : Joaquim de Andrade Publicado em : Domingo, 03/06/2007


Para sabermos isto precisamos perguntar: O que é uma seita? O Dicionário Aurélio – Século XXI define entre outras como: “Comunidade fechada, de cunho radical”. Ainda falando sobre o assunto A Sentinela de 15 de fevereiro de 1994 define: “São as Testemunhas de Jeová uma seita? Os membros de seitas com freqüência se isolam da família, dos amigos e até da sociedade em geral. Dá-se isso com as Testemunhas de Jeová?” Deixemos então que as próprias TJ’s respondam através de suas revistas.

Será que elas se isolam da família e dos amigos?
“Ainda há aqueles que pensam que podem permitir a si mesmos buscar associação com amigos ou familiares mundanos para entretenimento” (A Sentinela 15 de fevereiro de 1960 – em inglês)

Será que elas se isolam da sociedade?
“Não deve haver nenhuma parceria, nenhuma associação, nenhuma parte, nenhuma partilha com incrédulos. Por outras palavras, nenhuma associação com eles...” (ibdem)

Será que se isolam daqueles que não concordam com seu ponto de vista?
“Não queremos confraternizar com pecadores deliberados, porque não temos nada em comum com eles.” (A Sentinela 15 de Março de 1996)

São de cunho radical?
As TJ’s odeiam aqueles que têm pontos de vista diferente e se apartaram da Organização? Como elas os tratam?

“nunca os receba em seu lar nem os cumprimente...Estas são palavras enfáticas, orientações claras.” (A Sentinela 15 de Março de 1986 pág.13)

Então ela é ensinada a odiá-los?

“Queremos ter a lealdade que o rei Davi evidenciou ao dizer: “Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová...?Odei-os com ódio consumado...” (A Sentinela 15 de Março de 1996 pág.16)

Agora preste atenção na hipocrisia:

“É verdade que as pessoas talvez discordem veementemente entre si nas suas crenças religiosas, mas não existe base para odiar uma pessoa só porque ela tem um ponto de vista diferente...” (o Homem em busca de Deus, pág. 10)

Então porque elas ensinam a odiá-los?

“Não tem sido culpadas de representar uma farsa por dizerem ‘amamos a Deus’ ao passo que odeiam seus irmãos de outra nacionalidade, tribo ou raça.” (Poderá Viver para sempre no Paraíso na Terra, pág. 189/90)”

O que temos lido acima pode ser chamado de amor?

Creio que já deu para perceber o perigo que corre os que se filiam a esta religião.Quanto a isto não precisamos nem de literatura para provar, pois os fatos falam por si. Olha para a vida de uma TJ, não permitem transfusões de sangue, não participam de feriados ou festas como natal, ano novo, aniversários. Não servem à pátria nos serviços militares e ainda se consideram a única religião verdadeira. Precisa mais para saber se eles são realmente radicais? Você gostaria de levar uma vida assim?

Sim, as Testemunhas de Jeová é realmente uma seita e como tal deve ser evitada. Jesus nos adverte quanto a este de religião ao dizer “Acautelai-vos dos falsos profetas”.



http://www.cacp.org.br/jeovismo/artigo. ... &submenu=1
Avatar do usuário
Tito1onze
Forista
Forista
Mensagens: 297
Registrado em: 05 Nov 2008 16:27

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Tito1onze »

Religião do latin = religare = religar creio que o único que religa O homem a Deus é o senhor Jesus Cristo e não uma denominação ou entidade religiosa .
já cansei de ouvir de minha sogra que a organização é a "Única" religião verdadeira. e nunca fui capaz de aceitar estudo porque Cristo pra mim é o caminho e não a torre e placa de igreja nenhuma.

Pascoal gostei mesmo dos escritos de Rutherford comparando-os com as publicações de hoje.

Rutherford a ênfase era sobre a ‘Religião É um Laço e Extorsão’,

hoje é a "unica" RELIGIÃO VERDADEIRA,. isso mostra o quão volúveis são .
Abçs Tito
...fazei TUDO em NOME do Senhor Jesus, ... Colossenses 3:17
AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ CUIDE PARA QUE NÃO CAIA 1º CORÍNTIOS 10:12...DEUS TEM MISERICÓRRRDIA DE nós.
Avatar do usuário
alex
Forista
Forista
Mensagens: 171
Registrado em: 08 Nov 2008 09:16

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por alex »

Quando meu instrutor marcou a primeira revisita comigo, tentei deixar claro que não queria assumir compromisso com nenhuma religião, a resposta que ele me deu foi a seguinte:
"Testemunha de Jeová não é uma religião é uma sociedade", diante disso eu aceitei a revisita e posteriormente o estudo, quando um ancião me confirmou que as TJs eram uma religião já era tarde, eu já estava encantado com o novo mundo, a não existencia do inferno de fogo e tudo mais, que isto já não fazia mais diferença.
Pense sempre em Mim; seja devotado a Mim; adore-Me, e faça reverências para Mim.
Assim, unindo o seu ser Comigo, colocando-Me como meta suprema e único refúgio, você
certamente chegará até a Mim (Baghavad gita 9.34)
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Gustavo »

Pode então chamar de filosofia? :7
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 933
Registrado em: 01 Nov 2008 08:01
Localização: Na Terra lololol

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por leandro »

Aqui em Portugal eles são considerados uma religião. Na lei.
Até na altura do congresso de distrito o dia de sexta-feira os patrões não podem reclamar pela falta do empregado
nesse dia pois a lei está do lado da TJ. O PATRÃO pode marcar falta justificada, mas não remunerada.

Até se o patrão pedir justificação, esta será passada. É uma justificação que ao mesmo tempo dão testemunho.


Apostolakis o Portuga :7
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por André Felix »

Essa discussão é interessante. Eu acho que existe uma religião - o cristianismo, que é dividido em diversas seitas, ou "denominações". É que existem denominações cristãs como a Igreja Católica e as testemunhas de Jeová que se consideram o "cristianismo original", "o verdadeiro".
Sei que essa definição não se encontra em dicionário algum mas eu defino "religião" como a forma coletiva de "seitas". Assim existe o islamismo e as seitas islâmicas, o budismo e as seitas budistas e assim por diante.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Anderson
Forista
Forista
Mensagens: 154
Registrado em: 23 Nov 2008 19:58

Re: "Testemunhas de Jeová" é uma religião?

Mensagem não lida por Anderson »

Vamos recapitular para verificar se a denominação "TJ" deve ou não ser caracterizada como seita. Vejamos algumas disparidades entre milhares já mencionadas:

1) O fundador Charles Taze Russell foi da Igreja Congregacional e mais tarde adventista;

2) Tornou-se dissidente do adventismo pois formou um pequeno grupo para justificar suas doutrinas;

3) A Sociedade afirma que o CG recebe orientação e direção teocráticas ("Viver p/ Sempre...,p. 195 parágrafo 13);

4) A STV ensina que ninguém pode entender a Bíblia sem a organização (A Sentinela, 01/06/68, p.327...); e a maior pérola de todas:

5) A Sentinela, 01/10/1972. p. 571. afirma que a STV é o PROFETA DE DEUS!!

Além disso o resumo que o Sequelado demonstrou logo acima já é o suficiente para tirarmos conclusões...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes