Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Fé em Jeová
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 01 Jul 2010 15:38
Localização: Sorocaba - SP

Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por Fé em Jeová »

Na minha antiga congregação em Votorantim (SP), houve uma tremenda confusão e divisão entre o corpo de anciãos. Vou contar um pouco dessa história.
Era uma vez 4 anciãos antigos na verdade e maduros no Salão. Eles juntamente com o superintendente (não junto com o espírito santo) designaram numa sequência de visitas 3 anciãos novos. Circulava rumores no salão, que antes de um ancião antigo morrer, ele disse: "Um desses anciãos designados vai ser como uma cobra, e vai picar muita gente, pois gato criado em ninho de cobra se torna venenoso!"
Passando um tempo, mais 1 ancião dos 4 antigos faleceu. Mas mudou-se mais dois anciãos para a congregação. Totalizando 6 anciãos no corpo. Foi aí que começou a briga, a divisão e a confusão. Houve uma festa de casamento de uma irmã rica no salão. Ela convidou a elite, a nata da congregação! Detalhe: Era um casamento com um "mundano". Os ricões foram para a festa de arromba. Entre estes um dos anciãos mais antigos. Segundo ele, ele apenas foi para buscar a filha e a esposa dele, aí convidaram ele para entrar e ele foi para comer, visto que não tinha jantado. Mas um outro ancião que foi para o casamento, foi, fez a oração inicial do casamento, e fez um "discursinho", segundo ele. Dizia que não era errado pois não era um discurso baseado no esboço da organização. Foi aí que dois anciãos novos, entraram para a guerra. Se munindo de argumentos e muitas revistas, enviaram uma carta para Betel, para desqualificar os dois anciãos. A resposta veio, e na carta dizia para que eles resolvessem o caso localmente, pois somente eles sabiam das qualidades dos anciãos, que embora tenham errado, deveriam ter misericórdia, pois era melhor errar na misericórdia do que na justiça e blá blá blá...
Um superintendente veio e eles se reuniram em uma segunda-feira, que era feriado, na sala B. Visto que a sala B era no piso superior do salão, os que frequentaram o estudo de livro naquele dia, ouviram tudo!!! Pasmem, foi só gritaria... Eu mesmo e mais 18 irmãos daquele grupo ouvimos a voz de um dos anciãos gritando palavras torpes. Por meio de uma "jezabel" ficamos sabendo o que aconteceu naquela reunião do corpo. Começou a reunião na santa paz, mas depois foi ficando acalorada. Um ancião chamou o outro de burro por ter ido no casamento. Outro disse que ele não era merecedor da vida eterna, o outro falando que não podia se colocar no lugar de Deus... A coisa foi ficando mais "braba" e até que um dos anciãos apontou o dedo para o outro e ameaçou de "pegar ele lá fora". Os dois quiseram se pegar, o mais velho exigia respeito e os outros apartando, enfim, o superintendente deu como encerrada a reunião e todos foram embora. Segundo a vizinha do salão do Reino (que é TJ), eles terminaram a reunião às 1:30h da madrugada.
Aí a coisa ficou pior. Os dois anciãos mandaram outra carta para Betel, e Betel mais uma vez disse para resolver entre eles. Veio dois representantes de Betel, participaram de uma reunião que pelo jeito foi mais calminha. Resolveram desqualificar os dois anciãos presentes no casamento. A essa altura do campeonato, a irmã que casou com o "mundano" ricasso ficou com ele casada 45 dias, e se separou, pois o "mundano" descobriu o caso que ela tinha com um amigo do trabalho. Que testemunho dessa irmã! Queria dar o golpe no ricão, mas mantinha uma relação extra-conjugal!!!
Os dois anciãos foram desqualificados e em todas as reuniões, os dois anciãos que instigaram a isso, diziam que eles estavam lá para fazer uma limpeza e executar a justiça de Deus. Em todas as partes da Reunião de Serviço, eles davam um jeito e inseriam o texto de Hebreus 13:17 'Ser obediente aos da dianteira'... Os irmãos da congregação começaram a perceber que o real motivo daqueles dois anciãos era na verdade empurrar todos os outros e tomar conta da congregação. Foi aí que em uma necessidade local, foi falado sobre média de horas de campo. Lá ele disse que não estava apto para privilégios mecânicos do salão, quem estivesse com a média baixa (menos 10h). Muitos irmãos foram cortados de privilégios como microfonista e indicador. Muitos ficaram revoltados! Foi feito uma parte antes do final da reunião de serviço da semana seguinte, falando sobre depressão. Ali ele falou que a depressão pode melhorar quando saímos de pioneiro e aumentamos as atividades teocráticas. Isso foi feito pq a mulher de um ancião tinha depressão de ficar trancada no quarto por dias, tomava remédio controlado e tudo mais. Ela não ía quase no campo, e havia meses que ela ficava irregular. Esse ancião estava por um fio. Mandaram novamente a carta para Betel, para desqualificar a este, e afirmando que este ancião não era exemplar pq jogava bola fim de semana, e trabalhava em turnos diferentes, por isso tinha semana que ele não ía às reuniões.
Betel disse para resolverem aqui, com o auxilio do superintendente. Nada feito, o superintendente não desqualificou. Foi então que em um discurso público, o ancião "intrigueiro" falou sobre ser submissos aos anciãos e ser exemplo para o rebanho. (Ele se achava o tal) O ancião que ficou com o esboço na mão, ficava indignado pois ele fugiu do que era indicado no esboço... rsrs Ele levantou do lugar dele, desceu o corredor do meio e foi na frente da tribuna e fez gesto para parar, o ancião discursante "tava nem aí", e continuou. Ele foi lá no balcão de literatura e disse que ía arrebentar o fulano que estava fazendo o discurso. Os indicadores aconselharam ele, e ele pegou a família e foi embora. Depois desse dia ele e a família mudaram de congregação. Então ficaram 3. 2 eram de acordo, e 1 não. O objetivo destes dois foi derrubar esse 1 e dominar por completo. Aí o que foi feito? Foi feito entre os irmãos, uma reuniãozinha social, e nessa reunião foi passado uma folha, com espaço para um abaixo assinado... kkkkk eu e todos assinaram a folha. Essa folha foi enviada para Betel. Nessa reuniãozinha foi incentivado a todos escreverem uma carta contando a situação do salão e pedindo ajuda para Betel. (Mais uma evidência que se trata de uma instituição humana, e não uma organização de Deus) Muitos escreveram para Betel, inclusive eu e minha avó... kkkkk... fizemos como carta registrada, e quando recebemos o comprovante, soubemos que Betel tinha recebido a carta. Dentro de duas semanas foi anunciado no salão que viria o superintendente de circuito (fora de época) e o de distrito e dois representantes de Betel, nos visitar. Foi dado hospedagem e refeições. Eles pegaram o endereço de cada publicador e foram visitar. Quando visitavam, um irmão fazia perguntas e o outro escrevia o que diziamos. Quando foi na sexta-feira, teve uma reunião especial para os publicadores. O supte de distrito fez o discurso, e disse que Jeová providenciaria uma ajuda para a congregação, e instou para a união e paz do salão. Todos sairam de lá comentando. Na próxima semana, veio mais 2 anciãos para compor o corpo. Só que eles ficaram 2 semanas no salão e não apareceram mais. Segundo boatos, eles acharam o salão cheio de "picuínhas" e se mandaram!
O ancião que sobrou, não aguentou a pressão e se mandou de salão, e não queria mais ser ancião em nenhum lugar. Segundo ele mesmo, ser ancião não era com ele, pois é pesado demais para carregar!
Ficou solamente os dois anciãos dominadores! Aí deu certo que dali dois meses era a visita do superintendente, e havia mudado de supte. Quando chegou a visita, ele deu dura nos irmãos e disse que nossa média de revistas, horas e estudos estava critica (Esse homem só gostava de números, era do tipo que poderia ter bife mal passado, mas que deveria ter um número grande de bifes na mesa rsrsrs). Quando ele foi embora, logo veio a carta de designação. Adivinha o que aconteceu? Foi um nepotismo só. Os servos ministeriais foram o filho do ancião, o sobrinho dele e o genro. Os novos anciãos foram os dois irmãos do outro ancião. Que palhaçada! Após a leitura dos nomes dos designados teve uma necessidade local que falou sobre aceitar a designação do espírito santo, e ser obediente a eles, pois eram dignos de dupla honra. Não deveriam reclamar, mas apenas apoiar!
Depois dessa, um total de uns 30 publicadores deram no pé e foram para a congregação vizinha. E levaram consigo estudantes e os filhos. A congregação vizinha ficou lotada e dividiu!
A congregação ficou vazia. Então Betel mandou a ajuda de um casal de pioneiros especiais para a congregação. São antigos em Betel e muito conhecidos, quem tem contato com o pessoal de Betel há tempo deve conhecê-los.
Depois disso não sei mais o que aconteceu, pois me mudei e pedi dissociação, mas esse caso ilustra bem que o corpo de anciãos muitas vezes é dividido e que não existe essa de designação pelo espírito santo, como afirma a Torre, pois ela é uma organização humana e nunca será de Deus ou perfeita como dizem!

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Ancião;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 18 Set 2020 16:53, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por Debora »

É o que eu sempro digo aqui: as tj não praticam amor nem entre eles póprios. O seu relato mostrou a competividade, o jogo de interesses, a omissão e até uma "adultera' ofertando regado banquete aos seus pares. Que quiprocó !!! que babilônia !!! Infelizmente tais situações são comuns nos salões do reino. Apenas, ficam escondidos debaixo do tapete.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Eita, Jeová pode ser um deus de ordem mas os humanos hein. :lol:
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por Pássaro »

Que história!!! Já vi encrenca agora igual a essa nunca vi!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Pecado de Onã
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 04 Set 2009 14:48

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por Pecado de Onã »

Era uma vez 4 anciãos antigos na verdade e maduros no Salão. Eles juntamente com o superintendente (não junto com o espírito santo) designaram numa sequência de visitas 3 anciãos novos.
Que verdade???

Maduro demais caiu!
Gênesis 38:9 Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão
Avatar do usuário
LOGRADA
Forista
Forista
Mensagens: 245
Registrado em: 04 Jan 2011 23:22

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por LOGRADA »

Eu já vi sim divisão no corpo de anciãos. Aqui, em minha localidade, na congregação que infelizmente ainda vou, há 4 anciãos. 3 dos anciãos resolvem os problemas da cong. e o 4º, que por sinal é meu pai, sempre é o último a saber das coisas. Já tentaram derrubar meu pai de várias formas, mas não conseguem..., a última foi por meu irmão ter sido desassociado, e quiseram que ele entregasse o cargo, mas o bicho é tão teimoso, que não larga o osso!!! :1
Isso é muito comum nas cong., nós não ficamos sabendo porque eles são lisos como sabão pra nos enganar!!!
"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível".
Albert Einstein.
Avatar do usuário
The Pilgrim
Forista
Forista
Mensagens: 1379
Registrado em: 27 Jan 2010 17:32
Localização: Fora da Matrix, no mundo real.

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por The Pilgrim »

Aqui na minha congregação também há muita discordância entre a dianteira. Há pouco tempo vários publicadores foram embora pra outra cong. por causa de "pegas" com anciãos. Dia desses mesmo eu presenciei uma discussão acalorada entre dois anciãos daqui. Foi numa reunião de servos e anciãos para decidir algumas diretrizes e necessidades da congregação. A Sala B ficou quente.

Essas intrigas não são raras. Constantemente tomo conhecimento de casos assim. É mais uma demonstração de que essa organização nada tem de especial diferencial, pois as brigas e X9s existem em todas as igrejas.

O espirito santo anda de férias esses séculos.
Muito além da Torre de Vigia e das religiões há uma verdadeira Matrix na qual a humanidade jaz.
Avatar do usuário
inzaghi25
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 14 Jul 2009 13:36
Localização: Canoas

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por inzaghi25 »

Poxa e eu que achava que aqui no Sul tinha muito problema com ançiãos,mas esses passaram dos limites!
toda unanimidade eh burra!
Avatar do usuário
spy_tower
Forista
Forista
Mensagens: 372
Registrado em: 20 Set 2010 16:37
Localização: Somewhere...

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por spy_tower »

Xiii, divisão entre anciãos é o que mais tem por aí no mundo TJ, rsrs. Eu frequentei várias congregações, inclusive em outro estado (MG) além de SP, e como meu velho é ancião desde 1993, vi muitas vezes ele chegando enfezado em casa comentando com minha mãe do ancião fulano, ciclano, que o corpo não estava unido, que o "espírito de Jeová" não "fluia" na congregação, etc. Fora as vezes em que alguns anciãos tentaram derrubar ele. :1 :1 :1

É muita comédia, o pior é que a politicagem e a baixaria ficam totalmente expostas, em vários lugares, e meus pais ainda continuam cegamente adorando a Torre :sa8:
"É impossível calcular o dano moral, se é que posso chamá-lo assim, que a mentira mental tem causado na sociedade. "
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Divisão em um corpo de anciãos! Quem já viu?

Mensagem não lida por Pássaro »

Se desses grana, daria morte! :iergh7:
O barco da torre tá afundando?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, PalasAthena e 468 visitantes