A atitude de Tomé é a sua atitude?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Sabemos que é comum em diversas religiões, vide Torre de Vigia, o não incentivo ao questionamento, afinal é ouvir e obedecer, questionar faz parte de um processo destrutivo que acaba afastando o individuo da religião que teme isso, afinal uma instituição que se diz verdadeira tem que pelo menos ter resposta pra tudo, ou pensa que pode ter.
Agora porque tantas religiões ditas cristas desincentivavam tanto o pensamento cético dos seus seguidores? Será que Jesus, o fundador do Cristianismo pensava assim?
Vamos deixar com que a Bíblia nos responda, vamos pegar o caso de Tomé. Jesus indo ressuscitar seu amigo Lázaro foi indagado pelos discípulos sobre a ocasião, já que eles temiam que ele fosse apedrejado e vejam só o ceticismo de Tomé, mesmo tendo presenciado todo o poder de Cristo ainda assim diz isso:
Joao 11:16 escreveu:Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.

Cético, cético, cético Tomé ainda continuou e em uma ocasião quando Jesus falava que ia para o céu, Tomé mais uma vez, questionando, mostrando sua duvida, perguntou:
Joao 14:5 escreveu:Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Chega então a morte de Cristo e logo depois a ressurreição, lógico que diante ali do filho de Deus, que realizou tantos milagres, duvidas não haveriam certo?
Bom, não deveriam, mas nesse episódio, Cristo, usando teletransporte:
Joao 20:19 escreveu:Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
De maneira incrível, com portas fechadas, aparece o Cristo ressuscitado, não deveria haver mais duvida depois disso, ainda mais que profecias diziam que ele ressuscitaria 3 dias depois da morte?
Tomé não estava nessa ocasião como mostra o texto seguinte, e acaba dizendo:
Joao 20:25 escreveu:Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
Hummm, que ceticismo hein e ainda hoje em dia muitos são condenados por fazerem afirmações parecidas.

Um tempo depois Cristo aparece novamente, dessa vez diante de Tomé, Cristo telepata como era, sabia o que Tomé havia dito, e fala:
Joao 20:27 escreveu:Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
Feito isso Tome se ajoelha e chama Cristo de Senhor meu, Deus meu.

Vixi amigos, e qual seria então a atitude de Cristo diante de tanto ceticismo, ele condenou Tomé ao inferno, a Geena, ele condenou Tomé a não obter um lugar no Céu?
Não, a atitude de Cristo foi bem diferente da que vemos hoje em dia, onde lideres religiosos tentam destruir a capacidade de duvidar, de ser cético dos seus membros, Cristo simplesmente disse:
Joao 20:29 escreveu:Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
E o que fazem organizações religiosas hoje em dia? O que faz o Corpo Governante? Tenta punir aqueles que tenham dúvidas, justamente por aquilo que eu disse no inicio, a duvida é algo prejudicial a própria religião que teima em impedir seu adepto de ser cético, duvidar não faz parte, somente crer cegamente, isso que deve ser feito.
E você, questiona o que aprende, acha que vai para o inferno, Geena ou raio que o parta só porque tem dúvidas, se nem Tomé, que foi muito mais cético que todos nós, como a própria Bíblia mostra, que esteve diante do filho de Deus foi punido, menosprezado por isso, porque você seria?
Algo a se pensar.

Meu texto inspirado neste:
http://marcurelio.wordpress.com/2007/04/04/tome/

E desse mesmo texto uma frase do autor:
Agora vejam minha situação: eu nunca vi milagre nenhum, nunca vi Jesus de perto, nunca andei com ele para cima e para baixo. Tomé, que teve essa oportunidade toda, tinha o direito à dúvida. E eu não? É justo?
Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Pesquisa; Tomé
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 16 Nov 2021 19:06, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Me incluo no grupo dos que não viram e creram....Cristo valorizava o homem ao máximo, pq não somente queria colocar o homem numa escola de sábios mas imergi-lo na eternidade, e não desistia de ng por mais que o frustasse, como deveria ser o caso de Tomé, o apostolo cético que se rendeu no seu devido tempo....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por André Felix »

Eu acho que o famoso ceticismo do Tomé não passa de uma forma de convencer o leitor de que tudo foi devidamente verificado, questionado e comprovado na época dos fatos narrados e que hoje só resta ao crente aceitar e pronto.
- Se Tomé, tão questionador, se convenceu, quem sou eu para duvidar?
O problema é que a existência de um Tomé histórico, não mítico, é mais inverossímil do que a de um Jesus histórico. Ou como diziam os antigos "em papel cabe tudo".

De qualquer modo "crer" em algo é quase como não ter certeza, presumir como verdadeiro, e a crença é a base das religiões. As pessoas religiosas não "sabem", elas apenas crêem. Por exemplo, não é necessário crer na Lei da Gravidade pois ela é um fato perceptível, não uma questão de opinião. O crente acha suficiente a comprovação bíblica por que acredita na autoridade e "santidade" de tais escrituras ou dos interpretes auto-nomeados como devidamente "autorizados".
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Ótimo tópico.
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Filosofo »

Essa passagem pode bem ser mais uma parábola bíblica para convencer o leitor de que ceticismo é ruim. Ora, Tomé não acreditou e foi repreendido por Jesus que disse que os que não vissem e crescem seriam bem aventurados.

O sucesso da bíblia é exatamente ter uma resposta para várias objeções. Por isso permeia até os dias de hoje.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Caíque »

Valeu Mr Oliver pelo UP!

Olha, bem que poderia ser o tema de um discurso público, tipo, eu servindo como o presidente da reunião pública e anunciando: "Agora os irmãos podem anotar o tema que será desenvolvido pelo irmão Sidhiresus, todos anotem por favor, o tema é: A atitude de Tomé é a sua atitude? Ouçamos o irmão... :mrgreen:

Voltando, as análises antigas e percepções atuais foram e são muito interessantes, achei que este tópico foi overrated, poderia ter sido mais explorado, todavia, o legal do fórum é exatamente isso, dentre outras virtudes, a da escrita franqueada ser realmente livre, nota 10 p/ vcs! :D1 A atitude de Tomé, na minha opinião, foi uma atitude normal, embora tendo visto inúmeros milagres, a nossa referência é a realidade física, prática, e é muito complicado ficar acreditando em coisas incríveis sem manter o direito de perguntar: " Rapaz, será que foi isso mesmo? Sei não viu?", aí alguém insiste: " Foi, velho, eu não tô te dizendo?", a resposta: " Ah, cara, só eu vendo, me desculpe, mas...". Senão, penso que seríamos um tanto crianças, veja só, Jesus foi embora para o Pai, morreu os apóstolos, acabou os milagres e agora? Quer dizer que EU tenho que andar pela fé mas eles puderam andar pela vista? É ou não é difícil? Sim, há evidências a favor da existência de Deus como também há evidências contra, por exemplo, as inúmeras guerras e injustiças e o silêncio sepulcral em face disso! Andar pela fé abre espaço para charlatães se aproveitarem da credulidade das pessoas simples e com pouca instrução, são presas fáceis! É preciso manter-se o direito de duvidar e quem tiver com a razão que prove, ora bolas, qual o problema?

A minha resposta a questão supracitada é: "Hoje a minha atitude é semelhante a de Tomé em relação a tudo a minha volta, porém, depois que alguém ganha minha confiança, eu me permito relaxar nesta vigilância, e quanto a coisas espirituais, como crença em Deus, por exemplo, e não em deuses ou o agnosticismo ou ateísmo, permaneço com minha fé Nele cujo Nome está entre as quatro letras do Tetragrama, mas reconheço ser questão de fé e de que essa fé, por ser fé, é subjetiva demais para ser defendida acaloradamente numa base lógica como a Watchtower tenta fazer, se engole muitas moscas tentando fazer isso. Por isso respeito as opiniões contrárias e mesmo as críticas em relação ao Deus da Bíblia, que eu aprendi a respeitar como pai(Na verdade não pelos ensinos da Torre diretamente, mas pelos meus sentimentos ao ser exposto ao conteúdo da Bíblia). É contraditório? É, e quem foi que disse que não há sentido na contradição?

Abraços! :geek:
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Lord Vader »

Caíque escreveu: A atitude de Tomé, na minha opinião, foi uma atitude normal, embora tendo visto inúmeros milagres, a nossa referência é a realidade física, prática, e é muito complicado ficar acreditando em coisas incríveis sem manter o direito de perguntar: " Rapaz, será que foi isso mesmo? Sei não viu?", aí alguém insiste: " Foi, velho, eu não tô te dizendo?", a resposta: " Ah, cara, só eu vendo, me desculpe, mas...".
Essa parte do seu comentário me lembrou desta cena hilária he he

phpBB [video]
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Caíque »

Lord Vader escreveu:
Caíque escreveu: A atitude de Tomé, na minha opinião, foi uma atitude normal, embora tendo visto inúmeros milagres, a nossa referência é a realidade física, prática, e é muito complicado ficar acreditando em coisas incríveis sem manter o direito de perguntar: " Rapaz, será que foi isso mesmo? Sei não viu?", aí alguém insiste: " Foi, velho, eu não tô te dizendo?", a resposta: " Ah, cara, só eu vendo, me desculpe, mas...".
Essa parte do seu comentário me lembrou desta cena hilária he he

< Vídeo Deus é brasileiro e o ateu>

Ah, se fosse assim iria ser mais fácil acreditar em Deus, se bem que quem não quisesse acreditar, ainda assim poderia inventar uma saída, né? Fazer o quê? Muita bom o vídeo Lord Vader :1
Avatar do usuário
Melchizedek
Forista
Forista
Mensagens: 107
Registrado em: 05 Jul 2013 15:17
Localização: Planeta Terra

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Melchizedek »

Minha atitude está descrita abaixo:

(1) Misticismo não existe.
(2) O que existe pode ser comprovado.
(3) O que não pode ser comprovado não existe.

Todas as informações que eu adquiro passam por este "filtro mental". Logo, posso concluir que minha atitude é parecida com a de Tomé.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: A atitude de Tomé é a sua atitude?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Ás vezes eu me lembro de um artigo publicado certa vez pela torre, não me recordo aonde, mas dizia que todos nós deveríamos pesquisar por nós mesmos se estávamos na religião verdadeira, se deus existia e assim por diante. Bem, acredito que como no meu caso, muitos na época sentiram um ar de confiança da torre ao fazer esse "desafio", e ao invés de pesquisar mesmo em fontes externas, simplesmente passaram a acreditar mais na torre por ter tido essa demonstração de confiança. Eu era assim, se alguém tivesse a coragem de me desafiar a procurar por aquelas informações, eu já concluía que estas estavam certas.
Com o tempo percebi que essa pode ser uma artimanha pra nos enganar. É por isso que hoje em dia, assim como Tomé, eu prefiro começar a acreditar em algo quando vejo evidencias, mesmo que Deus apareça na minha frente agora, eu quero provas pra ter certeza que seja ele mesmo! Quando vejo alguma notícia, para acreditar, espero pelo menos alguma fonte confiável que comprove aquilo, e aquela fonte tem que ter uma outra fonte também rsrs.

Mas o que vemos é que aqueles TJ's que realmente fazem isso, de pesquisar e questionar, são tratados como rebeldes. Então não adianta querer dar uma de pesquisador lá dentro...isso se torna uma ameaça pra organização.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], PalasAthena e 89 visitantes