..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por André Felix »

gerom escreveu:A palavra "terra" usada pela bíblia se refere ao nosso planeta Terra?

No velho testamento (ou escrituras hebraicas, caso prefiram) se notarem os textos ali, a palavra terra faz alusão a "terra da promessa" prometida por Deus aos israilitas "que manava leite e mel" (se vc ler os textos que se referem a "terra" perceberá bem isso). Será que no novo testamento (escrituras gregas) não estaria a continuar a falar da "terra da promessa"?

Será que os textos relativo a "terra" nas escrituras gregas não se referem a um local (que mana leite e mel), uma terra em sentido simbólico ou não?
Na Bíblia a palavra "terra" se refere muitas vezes à chamada "terra da promessa", mas também se refere ao mundo físico, material, visível, em oposição ao mundo invisível, espiritual ou "céus". É que as pessoas que viviam tanto na época das escrituras hebraicas quanto na época das escrituras cristãs tinham um conceito diferente do nosso sobre o que significa "terra". Eles simplesmente desconheciam o moderno conceito de planetas, viam as estrelas mas não imaginavam sequer em sonhos que morassem também num corpo celeste, "flutuando" no universo. Durante muito tempo o homem achou que Deus morasse logo ali, em cima das nuvens, do azul celestial, que hoje sabemos não passar da atmosfera do planeta, mas que eles viam como uma espécie de abóboda, um teto de metal que se movia, com o sol, a lua e as estrelas grudados nele, fazendo separação entre o dia e a noite.

Tudo muito romântico ....

As testemunhas de Jeová, um movimento religioso muito bem organizado e administrado, com excelente redatores, mas de origem totalmente medíocre, faz uma confusão danada com a palavra "terra" usada na Bíblia.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por gerom »

André Felix escreveu:
gerom escreveu:A palavra "terra" usada pela bíblia se refere ao nosso planeta Terra?

No velho testamento (ou escrituras hebraicas, caso prefiram) se notarem os textos ali, a palavra terra faz alusão a "terra da promessa" prometida por Deus aos israilitas "que manava leite e mel" (se vc ler os textos que se referem a "terra" perceberá bem isso). Será que no novo testamento (escrituras gregas) não estaria a continuar a falar da "terra da promessa"?

Será que os textos relativo a "terra" nas escrituras gregas não se referem a um local (que mana leite e mel), uma terra em sentido simbólico ou não?
Na Bíblia a palavra "terra" se refere muitas vezes à chamada "terra da promessa", mas também se refere ao mundo físico, material, visível, em oposição ao mundo invisível, espiritual ou "céus". É que as pessoas que viviam tanto na época das escrituras hebraicas quanto na época das escrituras cristãs tinham um conceito diferente do nosso sobre o que significa "terra". Eles simplesmente desconheciam o moderno conceito de planetas, viam as estrelas mas não imaginavam sequer em sonhos que morassem também num corpo celeste, "flutuando" no universo. Durante muito tempo o homem achou que Deus morasse logo ali, em cima das nuvens, do azul celestial, que hoje sabemos não passar da atmosfera do planeta, mas que eles viam como uma espécie de abóboda, um teto de metal que se movia, com o sol, a lua e as estrelas grudados nele, fazendo separação entre o dia e a noite.

Tudo muito romântico ....

As testemunhas de Jeová, um movimento religioso muito bem organizado e administrado, com excelente redatores, mas de origem totalmente medíocre, faz uma confusão danada com a palavra "terra" usada na Bíblia.
Exatamente o que eu penso, André!!!
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por Mr. House »

Bem, a biblía fala em "novos céus e nova terra"... não se trata apenas de terra.
Se é em sentido simbólico ou literal, não sei. Mas acredito que Deus tem todo o entendimento e que essa decisão para ele é facílima. Quem sabe outro planeta com caracteristicas semelhantes à terra, tal como já foi sugerido por outros posts.
Tipo: os bonzinhos e ovelhas, irão para os novos céus e nova terra;
os maus e cabritos, continuarão por aqui, sem mesmo terem noção que ainda estão sendo refinados para terem direito a viajar para lá.

Nesse contexto talvez nós já pudessemos ter feito a viagem, mas temos sido mal comportados e ainda continuamos aqui com o sofrimento, cheios de questionamentos sobre a existência.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por Sherazade »

As testemunhas de Jeová, um movimento religioso muito bem organizado e administrado, com excelente redatores, mas de origem totalmente medíocre, faz uma confusão danada com a palavra "terra" usada na Bíblia.
Concordo André!E a Torre é mestre em distorcer textos que se referem à terra.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por kooboo »

Mr. House escreveu:Bem, a biblía fala em "novos céus e nova terra"... não se trata apenas de terra.
Se é em sentido simbólico ou literal, não sei. Mas acredito que Deus tem todo o entendimento e que essa decisão para ele é facílima. Quem sabe outro planeta com caracteristicas semelhantes à terra, tal como já foi sugerido por outros posts.
Tipo: os bonzinhos e ovelhas, irão para os novos céus e nova terra;
os maus e cabritos, continuarão por aqui, sem mesmo terem noção que ainda estão sendo refinados para terem direito a viajar para lá.

Nesse contexto talvez nós já pudessemos ter feito a viagem, mas temos sido mal comportados e ainda continuamos aqui com o sofrimento, cheios de questionamentos sobre a existência.
Novos Céus e uma Nova Terra - e Jesus disse que iria preparar moradas para os seus escolhidos.
A biblia deixa bem claro que a Nova Terra não é uma renovação deste planeta, mas outro sistema.

Já a terra da promessa, ao meu entendimento, era simplesmente um lugar um pouco distante que eles esperavam chegar lá de mala e cuia.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Dulcineia Mancha
Forista
Forista
Mensagens: 1081
Registrado em: 01 Nov 2009 07:14
Localização: SP-SUL

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por Dulcineia Mancha »

[Novos Céus e uma Nova Terra - e Jesus disse que iria preparar moradas para os seus escolhidos.
A biblia deixa bem claro que a Nova Terra não é uma renovação deste planeta, mas outro sistema.

Já a terra da promessa, ao meu entendimento, era simplesmente um lugar um pouco distante que eles esperavam chegar lá de mala e cuia.[/quote]

Koboo, super oportuna a sua observação. Faz algum tempo estou louca para saber como outras Igrejas Cristãs, entendem estes textos que falam dos novos Céus e uma nova Terra. Jesus falou, sobre este tema, claro!!! Depois no livro de Apocalipse novamente.
Acho que quanto a terra da promessa, não há dúvida que os hebreus visavam a Terra próxima deles ali no Oriente Médio mesmo.
Mas o conceito novo de Nova terra, ensinado por Cristo, fica evidente que é muito amplo, a princípio pode-sem pensar no nosso planeta. Mas voce tem razão seja um outro planeta ou não, e com certeza ou outro sistema.
Vi outro dia um padre na Canção Nova, falando sobre os Novos Céus e Nova Terra. E claro eles não defendem um paraíso nesta terra, sempre enfocam o Céus. Mas ele frisou também que estes novos céus e nova terra, eram um outro lugar para chegarmos depois de obter a aprovação de Deus, Era um lugar de Justiça Divina. Enfim, seu comentário não está longe do que ele falava, é um outro sistema.
Bem, só a Torre mesmo para tirar e acrescentas letras e frases inteiras da Lei de Deus.
O que Jesus disse que aconteceria com aqueles que mudassem os mandamentos e instruções do seu pai???
Receberiam as pragas descritas na bíblia. não lembro todos os detalhes. Mas ele deixa claro que Deus está de "olho" em tais. Sabemos :2 por experiência própria o quanto são prejudiciais ser alvo de pessoas como os do CG.
"Considero a curiosidade uma virtude moral” (Amós Oz, Escritor Hebreu - programa Roda Viva-TV Cultura, 02/01/2012
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por kooboo »

Dulcineia Mancha escreveu:Koboo, super oportuna a sua observação. Faz algum tempo estou louca para saber como outras Igrejas Cristãs, entendem estes textos que falam dos novos Céus e uma nova Terra. Jesus falou, sobre este tema, claro!!! Depois no livro de Apocalipse novamente.
Acho que quanto a terra da promessa, não há dúvida que os hebreus visavam a Terra próxima deles ali no Oriente Médio mesmo.
Mas o conceito novo de Nova terra, ensinado por Cristo, fica evidente que é muito amplo, a princípio pode-sem pensar no nosso planeta. Mas voce tem razão seja um outro planeta ou não, e com certeza ou outro sistema.
Vi outro dia um padre na Canção Nova, falando sobre os Novos Céus e Nova Terra. E claro eles não defendem um paraíso nesta terra, sempre enfocam o Céus. Mas ele frisou também que estes novos céus e nova terra, eram um outro lugar para chegarmos depois de obter a aprovação de Deus, Era um lugar de Justiça Divina. Enfim, seu comentário não está longe do que ele falava, é um outro sistema.
Bem, só a Torre mesmo para tirar e acrescentas letras e frases inteiras da Lei de Deus.
O que Jesus disse que aconteceria com aqueles que mudassem os mandamentos e instruções do seu pai???
Receberiam as pragas descritas na bíblia. não lembro todos os detalhes. Mas ele deixa claro que Deus está de "olho" em tais. Sabemos por experiência própria o quanto são prejudiciais ser alvo de pessoas como os do CG.
Dulcineia,
cheguei a essa conclusão, na minha fase 'cristão independente', quando comecei a ler sem os oculos do corpo governante.
O Novo Testamento fala de esperança celestial para todos os que exercem fé em Jesus. Não existe as expressões "Paraiso Terrestre" ou "Ressurreição na Terra". Tudo no NT é tratado como esperança celestial.
Sinceramente, não entendo como passei 30 anos de biblia na mão, lendo aquilo todo santo dia e nunca via que a coisa era tão óbvia.
[]'s
kooboo

Imagem
Abadon
Forista
Forista
Mensagens: 542
Registrado em: 25 Mai 2009 22:41

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por Abadon »

Uma pergunta que me faço a anos e ainda não encontrei a resposta, nessa nem o Google me ajudou:

Quem deu o nome de "Terra" ao nosso planeta?

Os antigos gregos referiam-se à Terra como Gaia.
"A verdade não tem que ser aceita com fé. Os cientistas não seguram suas mãos, cantando: "Sim, a gravidade é real! Eu vou ter fé!" - Dan Barker
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por kooboo »

Abadon,
perguntei ao google - who gave the name earth to our planet - e achei essa explicação --
EARTH
The name Earth comes from the Indo-European base 'er,' which produced the Germanic noun 'ertho,' and ultimately German 'erde,' Dutch 'aarde,' Danish and Swedish 'jord,' and English 'earth.' Related forms include Greek 'eraze,' meaning 'on the ground,' and Welsh 'erw,' meaning 'field.'
http://www.factmonster.com/ipka/A0875452.html
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Dulcineia Mancha
Forista
Forista
Mensagens: 1081
Registrado em: 01 Nov 2009 07:14
Localização: SP-SUL

Re: ..."terra" usada pela bíblia se refere ao planeta Terra?

Mensagem não lida por Dulcineia Mancha »

Kooboo, meu Inglês é razoável.
Dá para trudizir aí no tópico para nós.
E a preguiça também não me ajuda, amigão.
Ou qualquer boa alma aqui do forum que possa se habilitar, Bjs.
"Considero a curiosidade uma virtude moral” (Amós Oz, Escritor Hebreu - programa Roda Viva-TV Cultura, 02/01/2012
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Spaceman e 139 visitantes