Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por diego andrade »

Poltergeist escreveu:Lembro de quando li este texto do Jerry e pensei que só haviam 1 pessoa que eu gostaria de tirar da Torre e outra que eu gostaria de impedir de entrar. Hoje, passado algum tempo e corrido alguma água, chego cada vez mais a ponto de apenas tentar impedir a entrada da segunda. Estou cansado demais e cada vez mais com vontade de começar tudo novamente, quase do zero.

Falando individualmente, às vezes a Torre nos vence pelo cansaço.
Vixe, vençe mesmo - você vê pessoas tão queridas simplesmente definhando, sem nenhuma vontade de estar ali, porém compelidas por uma serie de chantagens emocionais e você sem poder fazer nada além de lamentar :roll:
Avatar do usuário
Marujo
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 13 Mar 2010 14:48
Localização: http://identidadecrista.blogspot.com/
Contato:

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Marujo »

Não sei em que modelo de anti-proselitismo você pensava ao colocar seu ponto de vista Jerry (Se o do Sebastião, se o que eu sugeri com edição de uma brochura, ou ainda outro). Compreendo seu modo de pensar e respeito sua forma de agir e seus motivos. Não penso que alguém deva se engajar numa luta que não quer ter.

Meu ponto de vista sobre isso é diferente nos seguintes aspectos:

1º As TJ fazem um proselitismo agressivo e a bíblia diz que devemos fazer aos outros o que queremos que se nos façam, portanto eles estão pedindo para serem rechaçados.
2º As TJ não tem dó de ninguém na hora de meter o pau na religião alheia. Devem provar do seu próprio veneno.
3º As TJ são hábeis na abordagem de ignorantes e fogem do debate inteligente, apoiam o erro deliberadamente em muitos casos, para manter o status quo. A reciproca deve ser verdadeira.

Penso que o anti-proselitismo ou o proselitismo às avessas é útil, como foi no meu caso. Eu gostaria de ter encontrado um batista com o conteúdo do livro Crise de Consciência, uns 20 anos antes, quando resolvi voltar para a Torre. Teria me poupado um trabalho e sofrimento enorme. Teria dado outro rumo a minha vida, teria sido uma experiência completamente diferente, ou não (talvez eu não estivesse preparado para entender e acabasse fazendo a mesma merda, mas sabe lá...) Sofri 3 anos depois disso, mas tô vivinho e saudável mentalmente.

Neste fim de semana visitei minha mãe, depois de horas ouvindo sobre o salão, os irmãos, a assembléia, ouvindo os canticos do novo cancioneiro, ela resolveu me dar o cancioneiro novo de presente, eu tinha minutos antes comparado os canticos com o antigo e tinha visto o cantico 211 que fala da semeadura e lembrei do tópico de debate com o Ademar. Quando ela me ofereceu o cancioneiro, eu agradeci, mas disse que não podia aceitar, porque tem coisas nele com as quais eu não concordo. Ela quis saber o que era, não preciso dizer sobre o que falamos nas próximas 2 horas.

Ora, minha mãe nunca me poupou de nada, me levava ainda no carrinho de bebe ao campo, não me deu opção de escolha, não me ensinou nada sobre as outras duas religiões que ela frequentou quando solteira, então porque cargas dágua eu irei poupá-la agora? Com 70 anos de vida ela é inteligente o suficiente para analisar o que estou dizendo e saber se posicionar. Ela entendeu, usou alguns argumentos que logo foram derrubados e depois disse: independente de qualquer coisa eu sei que Jeová está com você!

Então, eu não tenho a intenção de fazer como os caras que se vestiram iguais aos mormons e foram bater na porta deles pregando o ateismo, mas se uma pessoa vem me impingir a fé dela, vai ter de ouvir meu ponto de vista, lide ela como lidar com o problema.

Grande abraço.
Prefiro ser um apóstata para com uma religião mentirosa, do que ser um apóstata para com Deus.
Toda grande causa começa como (1) um movimento de idealistas, (2) vira um negócio ou meio de vida, e (3) finalmente degenera em uma quadrilha". Eric Hoffer
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Jerry »

Marujo, eu acho que você concorda comigo:
Marujo escreveu:Quando ela me ofereceu o cancioneiro, eu agradeci, mas disse que não podia aceitar, porque tem coisas nele com as quais eu não concordo. Ela quis saber o que era, não preciso dizer sobre o que falamos nas próximas 2 horas.
Veja que você não foi logo dizendo para ela os motivos por que não aceitou o cancioneiro. Disse que não aceitaria por discordar de coisas que estavam ali. Sua mãe lhe deu duas deixas: quando ofereceu o cancioneiro e quando perguntou seus motivos para não aceitar. Só depois disso foi que você começou a mostrar as contradições da Torre. Eu teria agido da mesma forma.

Além disso, se as TJs, como você mesmo disse, fogem do debate inteligente, insistir não seria proveitoso. Nesse sentido é que eu disse que só falaria do que sei com uma TJ que estivesse disposta a ouvir.

E para além de tudo, não deixo de fazer minha parte aqui, disponibilizando informações sobre a Torre de Vigia. Veja que eu participei da tradução de um dos tratados disponibilizados recentemente pelo Poltergeist e fiz a revisão de outros dois. Não deixo de fazer minha parte. Para quem estiver disposto a ler. Mas continuo certo de que jamais abordarei alguém, TJ ou não, para falar sobre a Torre. Mas se alguém, como sua mãe, quiser saber o motivo de eu discordar de algo, aí sim, também terei muito o que dizer.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Cibadani
Forista
Forista
Mensagens: 1686
Registrado em: 24 Jul 2011 16:00
Localização: Interior de SP

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Cibadani »

Jerry escreveu:É isso mesmo. Não quero participar de nenhum movimento proselitista às avessas, que busque tirar as pessoas de determinada religião - no caso que nos diz respeito, da Torre. A mim pouco me importa que as pessoas queiram permanecer ou sair da Torre de Vigia. Para mim a Torre não serviu. Para mim, permanecer lá seria um erro. Mas essa é uma decisão que só diz respeito a mim. Não posso querer que meu pensamento se sobreponha ao de outros. Por isso acho uma perda de tempo e mesmo uma falta de respeito para com o outro usar de artimanhas para tirá-lo de sua religião. É mesquinho. É vil. É desrespeitoso.

O meu foco é a sociabilização do conhecimento. Que a Torre de Vigia é sacana, é. E por isso mesmo eu me empenho em tornar público aquilo que a Torre quer esconder: seu passado podre e suas contradições atuais. Sei que quem permanece na Torre está potencialmente colocando a sua vida, ou a de seus parentes, em risco. Mas as pessoas sabem que estão se colocando em risco, e têm esse direito. Só não têm o direito, claro, de colocar a vida dos filhos menores em risco. Aí o Estado pode e deve intervir. O que eu acharia injusto é que fizessem isso consigo mesmos na ignorância. Porque o que eu me pergunto é se continuariam fazendo isso se soubessem de tudo aquilo que expomos aqui e que está em vários sites da internet.

Então, sabendo disso, eu não deveria partir para a ofensiva e ir atrás das pessoas? Não, eu não me sinto minimamente impelido a isso. Meu papel é, como disse, disponibilizar conhecimento. Mas só está preparado para o conhecimento quem vai atrás dele. Falo isso com base em minha experiência de oito anos como professor. Só estão preparados para aprender os alunos que se disponibilizam para tal. Que vão atrás do conhecimento. Que o querem. Que o anseiam. Que saboreiam o saber. O mesmo se dá no caso de uma TJ, com uma agravante: a fé. Uma fé que é treinada para repelir o mínimo sinal de pensamento contrário.

Mas quando uma pessoa escreve no Google "Testemunhas de Jeová", "Torre de Vigia", ou coisas semelhantes, ela já está no caminho. Ela quer saber outras versões. No íntimo, sua fé não é mais inabalável. Ela se disponibiliza. E fica em alerta. E se ela clica e lê material apóstata, aí, sim, ela está pronta para os baques que virão. Porque ela se preparou. Ela quis. É para essa pessoa que escrevo. É com ela que me preocupo. Mas ainda assim não quero tirá-la da religião. Se, após saber de tudo, ela decide permanecer, é um direito que lhe assiste. Que volte a colocar novamente sua vida em risco, mas sabendo de tudo. Porque, no final das contas, a decisão é sempre pessoal. E respeito as decisões que as pessoas tomam.

Já disse uma vez, e volto a repetir: sair da Torre de Vigia é para os mais aptos. E aptidão aqui transcende educação formal, escolar ou universitária. Tive colegas universitários que concluíram o curso sem ler um livro inteiro. Como conheci pessoas que não concluíram a educação básica e têm uma carga de leitura e compreensão invejáveis. Mas, ainda assim, algo mais que isso está envolvido: inteligência emocional para administrar suas decisões. E isso não se adquire de uma hora para outra. Bem o sei. Cada um tem o seu próprio tempo.

Enfim, é isso. Contem comigo para espalhar aos quatro cantos do mundo, em Língua Portuguesa, o quanto a Torre é vil, contraditória, mentirosa e desonesta. Estou às ordens. Mas, por favor, não me chamem para participar de ofensivas diretas para tirar pessoas de sua religião. Considero isso perda de tempo e uma invasão.

Diz o senso comum que acordar um sonâmbulo pode ser perigoso. Talvez isso seja lenda. Entretanto, empurrar goela abaixo um conhecimento para o qual a pessoa não está preparada, que ela não foi buscar, é uma violência. E se essa pessoa não está preparada para saber, além de não surtir o efeito desejado, pode criar-lhe uma angústia desnecessária. As pessoas têm o sagrado direito de quererem permanecer numa zona de conforto. E se não tenho nada a oferecer a ela que não o "deserto do real", eu não estaria sendo nem um pouco amoroso.
Ar-ra-zou Jerry!!!! Sinto a mesma coisa!!!! É inútil tentar mudar alguém! O máximo que podemos fazer, é dar algumas ferramentas SE ela quiser isso!! E é isso que fazemos no fórum! No mais, a mente parece blindada!
Vcs se lembram de um estudo, acho que de 1995, que falava sobre o Permafrost mental? Falava que na Antártida as camadas de gelo são de quilômetros de profundidade, fazendo com que nunca se derretam. A comparação era, se permitíamos que o conhecimento de Jeová (leia-se Torre), penetraria em nossa mente e coração!!
Eu cometi o grande erro de permitir isso, o que me custou alguns anos de cegueira espiritual, mas...........afffffffffffe, como é bom repirar o ar da liberdade!!!!
E estou com o Jerry, quem não está preparado, nem que Cristo descesse e dissesse pessoalmente para o caboblo, ele não acreditaria!!!!
"Erguemos muros, que nos dão a garantia, de que morreremos cheios, de uma vida tão vazia!" Humberto G.

Cibadani
cifavini@hotmail.com
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Muito Bom Jerry!! ...
- Cabe aqui a velha ilustração da escada que usei em outros tópicos:
..." A Organização é como uma escada comprometida ... naturalmente que queremos ajudar as pessoas, porém, ficar balançando a mesma e berrando no intuito de que a pessoa deça logo talvez tenha efeito oposto, ou seja, a primeira tendência (pré-disposição) é a de se "agarrarem ainda mais a mesma"!! ... assim, com certeza é mais sensato colocarmos uma outra escada ao lado, sim, dar-lhes uma base de confiança, deixando a decisão para elas!!! ....

Já percebi também que é necessário um tempo de maturação para que a pessoa possa pesar todos os fatores envolvidos, ou seja, quando alguns acabam descobrindo algo bruscamente e, ainda sem saber lidar com esta informação da maneira adequada acabam por abandonar as suas crenças, geralmente isto lhe traz "dores desnecessárias", sem falar no fato de que, muitas vezes acabam voltando ou se revoltando por falta de bases sólidas! ...

Por isso, concordo que nossa missão deva ser de "expor" os degraus comprometidos, no entanto, colocando com "tato" uma nova base de raciocínio para que aqueles que aqui se achegam, possam encontrar um refúgio, um alívio, e não um "afronte", até porque, já existe uma pré-disposição "inserida" na mente destes pela Organização!

Abraços!
Avatar do usuário
josebr
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 23 Fev 2011 19:41

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por josebr »

Quando você vê as pessoas que você ama sendo enganadas é natural você tentar abrir os olhos delas. Mas não há motivos pra se empenhar em derrubar a torre ou tirar o maior número de adeptos possíveis.
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

josebr escreveu:Quando você vê as pessoas que você ama sendo enganadas é natural você tentar abrir os olhos delas. Mas não há motivos pra se empenhar em derrubar a torre ou tirar o maior número de adeptos possíveis.
Com certeza!! ... eu mesmo sou um ex. de esforço mal direcionado, ou seja, no início, sem maturação alguma quis fazer a minha família ver o que eu estava vendo, resultado: hoje eles falam o mínimo comigo! ... sei que vai demorar, se é que vou conseguir de novo ter a confiança deles! ...

Abraços!
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Parksouth »

sidhiresus escreveu:Belas palavras Jerry.

Todo mundo tem o direito de ir e vir.

Me fez lembrar aqui minha situação. Eu apenas estudante, minha familia tj, mas até hoje nunca toquei em nenhum ponto doutrinal sequer, nunca quis confronta-los. Até porque conhecendo bem, sei que eles ficariam sem chão e pelo menos aqui, ser tj fez mudanças profundas neles, mudanças que pra mim foram muito positivas, se são felizes assim, por mim tudo bem.

Então que continuem assim, quando quiserem ou puderem, acordarão. Mas claro que se eu fosse defrontado com todo aquele argumento tjotiano de sempre eu não exitaria em falar muita coisa. Agora ficar lá é opção deles. Tentar forçar as pessoas a sairem daquilo que estão tão bem, pode não ser tão sensato.

É como tentar forçar um crente de que Deus não existe ou mesmo um ateu da existência de Deus.
Assino em baixo do que o Jerry e o Sidhiresus falaram.
Só confesso que já tentei enviar o livro do Franz para uma TJ. E também já tentei enviar
um texto que talvez abra os olhos de um membro da minha família, mas concordo com
tudo que disseram, é perigoso querer abrir os olhos dos outros com alicate. Fiz isso porque
pensei que - pelo menos uma vez - eu deveria tentar, sob pena de um dia minha parente
amada dizer "por que você não me avisou?". Mas não vou insistir, dei um empurrãozinho,
agora é com elas.

Também acho que se a pessoa é feliz como TJ, ela está no lugar certo para ela, temos
de respeitar. Quem somos nós para querermos impor aos outros as "nossas verdades"?
Não, cada um tem o direito de seguir os rumos e as crenças que quiser.

Com relação à analisar o modus operandi da Torre aqui na internet, acho corretíssimo, pois
vem aqui quem quer saber mais e não estamos impondo à ninguém tomar esse conhecimento,
como bem disseram os colegas.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por kooboo »

Vou dizer o que acho disso tudo -

GOSTARIA que a torre deixasse de ser o que é - intolerante ou existindo.
QUERO continuar por aqui, apoiando a quem quer sair.
DESEJARIA não ter parentes ou amigos lá dentro.
NÃO FAREI ações de ataque direto às crenças dos fiéis que querem estar lá. Mas se quiserem sair - opção 2 acima.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: Eu NÃO quero tirar ninguém da Torre

Mensagem não lida por Filosofo »

Gosto de ajudar quem está preso em alguma religião fundamentalista.

Meus motivos são vários: já fui forçado a seguir religião sem me identificar com a mesma, já presenciei atos de fanatismo absurdo onde a pessoa comete atos irracionais justificando com religião.

Tirar da Torre ou de qualquer igreja não cabe a mim. Não sou ninguém pra fazer isso. Mas se puder fazer alguém pensar um pouco e decidir se vale a pena ou não já fiz minha parte.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 222 visitantes