Uma religião corroída

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Uma religião corroída

Mensagem não lida por Pássaro »

Ao analisar alguns comportamentos e condutas em eventos tjs, tenho observado que a coisa tá em crise de pessoas realmente e mais que muitas vezes podemos observar!
A seita passa por uma crise humana, uma crise que mostra que mais uma geração dela já se foi e que está dificil de se formar outra!
É cada vez mais vísivel a falta de pessoas que queiram assumir responsabilidades dentro dela. Responsabilidades essas que não estão inclusos o direito e sim só o dever!
Hoje é comun encontrar pessoas com apenas um ano de "batismo" na seita assumindo responsabilidades, por não ter ninguém que queira,mulheres assumindo a chamada "dianteira" por não existir ninguém disposto a ir pra qualquer lugar!
Numa região de 30 pessoas que tomaram o tal "curso de pioneiro", apenas 10 ainda continuam no tal "serviço", em capitais vemos casos de congregações divididas por não ter pessoas suficientes pra assumir a coisa, ou sendo dirigidas por apenas uma pessoa!
Em alguns lugares oradores com sérios problemas de dicção, como gagos(leves) e fanhos, estão sendo usados e mesmo com o argumento do último congresso de que se deve prestar atenção a "matéria" é impossível não se perceber!
A pressão só aumenta e a apatia também! E quem busca um conforto e tranquilidade começa a ser deixado de lado por alguns!
A indisposição dos jovens é vista por todos! E querem mais é namorar e com muita razão!
Essas são apenas algumas observações gerais feitas por conversas pessoais com tjs de algumas partes do país!

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Testemunhas de Jeová
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 02 Nov 2021 21:24, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Nem me fale Pássaro... Os anciãos daqui estão anciosos para que eu me batize, pois falta "varões" pra assumir os diferentes cargos dentro da congregação. Dizem que a organização precisa de mim pra se manter de pé, ora se eu pudesse seria o primeiro a chutar o pau da barraca pra vê-la desabar! rsrsrs... Para se ter uma idéia, temos aqui um jovem de 14 anos que quase sempre tem de cuidar do sistema sonoro e também do balcão de publicações, é um filho de casal TJ. No futuro, creio eu que a organização vá sobreviver disso, sugando as energias dos filhos dos casais TJ's.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por diego andrade »

Ja´havia percebido essa tendencia também.
Pouco antes de eu sair quase nao havia quem "assumisse a dianteira" por aqui.
O problema ainda persiste. Os prováveis candidatos tem péssima dicção ou tem pouco estudo mesmo - os habilitados estão indo embora ou simplesmente demoram anos até que o cargo de servo ministerial ou ancião lhes é empurrado goela abaixo.
Um recém empossado ancião daqui não tinha nem 25 anos quando foi promovido: experiência de vida nenhuma, vive louco para namorar, um leigo no que tange a biblía e a vida. As velhinhas carolas que tanto gostavam dos discursos dele agora caem no enfado junto com o restante da congregação - fazer o que se o pobre é obrigado a fazer discursos quase que o mes inteiro por falta de opção.
A coisa ainda é pior nas congregações próximas. Meu irmão tava falando essses dias de um ançião amigo dele que só não perdeu o "privilégio" ainda por que o outro (são apenas dois nessa congregação)pressiona o superintendente de circuito para que ele não faça isso: "melhor deixar ele ai caindo das pernas do que destituí - lo de vez - ai é que ele abandona a organização mesmo".
Precisa dizer mais?
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por timoneiro »

Embora eu não frequente mais há uns 5 anos, já tinha percebido isso também.

Gostaria apenas de citar um caso que me chamou atenção:

Numa das últimas congregações que frequentei havia um rapaz de 24 anos doido para ser ancião. Via-se pelas atitudes e palavras dele que deseja
muito isso. Quando finalmente conseguiu o que queria, começou a sentir a grande pressão psicológica e as cobranças. Ele não conhecia os podres dos bastidores do serviço de ancião. O cara ficou tão maluco que em apenas 1 ano entregou a designação e inciou um tratamento psicológico que dura até hoje.
Ele me disse que ancião nunca mais. Segundo a esposa dele, ele não é mais a mesma pessoa e continua desequilibrado emocionalmente.

É só mais um exemplo do desinteresse dos membros em assumir responsabilidades e do mal que as acompanha.
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
DW
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 816
Registrado em: 01 Jul 2010 17:18
Localização: Avalon, nas férias, em Shangrillá

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por DW »

Eu lembro que logo depois que eu me batizei, um ancião pegou a biblia no texto de Timóteo, naquela parte que fala que se a pessoa estiver desejosa de um cargo de superintendente (1timoteo 3:1-14), e ficamos conversando cerca de mais de uma hora parece. Ele explicou o texto um a um, e cada versiculo ele fazia um discurso imenso. E foi exatamente o ancião que estava falando mau pelas costas, sem eu dar motivo, não teve a coragem de falar cara a cara. E dizia ainda que não podia ter lingua dobre.

:cry: :cry: :cry:

Como eu era enganado.
Quando o homem entende Deus, quer dizer que ele está mais longe Dele, pois está definindo Deus aos seus próprios olhos. Mas quando não conseguimos entende-lo quer dizer que estamos mais próximos Dele, pois vemos Ele como espírito.
Avatar do usuário
Linus Torvalds
Forista
Forista
Mensagens: 1015
Registrado em: 29 Jan 2010 00:02
Localização: Aldebaran

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por Linus Torvalds »

Tenho percebido a mesma tendência por aqui. o povo está CANSADO dessa situação. servir à Torre é um fardo muito pesado e muitos irmãos aqui estão com depressão. aliás, a depressão é uma característica típica das TJs. enfim, a verdade está aparecendo....a Torre de Vigia também não dá bons frutos!!
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por André Felix »

A religião da Torre de Vigia só faz sentido quando está em expansão, em pleno aumento númerico expressivo. Crescimento anual no Brasil de 1, 2 ou 5% é crise. O Brasileiro é crédulo, gosta das seitas, mas mesmo assim as TJs não estão consiguindo emplacar tanto quando há relativamente pouco tempo. Como o discurso da Torre, a programação das reuniões, as publicações enfatizam e cobram demais o ministério, a "obra de fazer discipulos", é evidente que a pressão e até o contrangimento aos da dianteira aumenta demais. Imagino como não deve estar difícil para os superintendentes de circuito. Eles são muito cobrados. Pena que a gente não tem nenhum deles entre nós, postando, mesmo que anonimamente.

Então, leitores que são ou foram "servos de circuito"! Se manifestem!
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Valdinei
Forista
Forista
Mensagens: 218
Registrado em: 15 Dez 2009 14:14

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por Valdinei »

Me lembro de um ancião que dizia que a vida de uma Tj era corrida...eu só não percebia que ele estava reclamando do cargo de ancião...As vezes eu o via na tribuna todo desajeitado, barba por fazer e com gravata desarrumada...sem falar que a mulher dele cochilava a reunião inteira. Semi-analfabeto nem conseguia pronunciar algumas palavras corretamente e regularmente falava errado...
Pobre homem.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por Jerry »

Quem sabe assim, diante do óbvio, muitos não acordam?
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Linus Torvalds
Forista
Forista
Mensagens: 1015
Registrado em: 29 Jan 2010 00:02
Localização: Aldebaran

Re: Uma religião corroída

Mensagem não lida por Linus Torvalds »

Jerry escreveu:Quem sabe assim, diante do óbvio, muitos não acordam?
[2]
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 214 visitantes