Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor! : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor HOMEM DE FERRO em 26 Mar 2010 13:26

Lembram-se do caso dos amalequitas que atacaram o povo escolhido (isso pq quem estava invadindo as terras era os israelitas e os amalequitas defendendo o que era deles) e que por fim foram desbaratados (livro Exodo).
Pois bem mais de 400 anos depois o profeta Samuel disse que Deus disse pra ele que era para Israel (rei Saul) aniquilar os amalequitas pq trocentos anos antes eles mal trataram o povo escolhido. Era para matar estripar todos inclusive crianças. (engraçado que quando herodes mandou matar as criancinhas pq tava procurando o menino jesus, todo mundo fica chocado hein).
É a mesma coisa se os poloneses jogassem uma bomba atomica na atual Alemanha, ora os alemães exterminaram milhares de poloneses durante o nazismo (mais de 60 anos atrás). Caramba o que os alemães atuais tem haver com o que aconteceu no passado.
Pois é : ESSE É O DEUS DE AMOR DA BÍBLIA.
1914 - 2014 - ATÉ AGORA NADA E AGORA?
Avatar de usuário
HOMEM DE FERRO
Forista
Forista
 
Mensagens: 104
Data de registro: 04 Nov 2009 07:33

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor Artur Germano em 26 Mar 2010 14:25

Naum 1.2
O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.

Deus é amor? Sim Ele é, mas não queira se tornar seu inimigo, você não terá chance alguma diante Dele.

http://www.webartigos.com/articles/1093 ... gina1.html

Não existe notícia na Bíblia de um povo que tenha sido mais aborrecido por Deus do que os Amalequitas. Foi o único povo a respeito do qual Deus falou estas palavras:

"Hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus...Porquanto o Senhor jurou, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração." (Ex 17.14, 16).

Muito mais tarde, quando Moisés estava lembrando ao povo os juízos de Deus, em Deuteronômio, não esqueceu Amaleque. Demonstrou, com isto, que Deus estava falando com toda a ênfase a respeito daquela nação iníqua, destinando-a à total destruição. Veja o que Ele disse a Moisés:

"Lembra-te do que fez Amaleque no caminho, como te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado. e não temeu a Deus. Será pois que, quando o Senhor teu Deus te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor na terra que o senhor te dará por herança para possuí-la então apagarás a memória de Amaleque de debaixo dos céus: NÃO TE ESQUEÇAS! (Deuteronômio 25.17-19).

"Não te esqueças!" Que sério mandamento para o povo.

É incrível. Aquele povo terrível que Deus prometeu apagar sempre procurava destruir o povo de Deus, embora por este fosse destruído. Contudo, sempre ficava alguma raiz e estas raízes geravam novos rebentos.

No livro de Juizes vamos encontrar novamente os Amalequitas, desta vez enfraquecidos pela primeira vitória de Israel contra eles. Estão aliados aos Midianitas e a outros povos para, mais fortes, conseguirem o seu grande objetivo: Destruir Israel.

"Porque sucedia que, semeando Israel, subiram os Midianitas e os Amalequitas. e também os do Oriente contra ele subiam. E punham-se contra eles em campo, destruíam a novidade da terra, até chegarem a Gaza. e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque subiam com seus gados e tendas. Vinham como gafanhotos, em tanta multidão que não se podiam contar, nem a eles nem aos seu camelos. E entravam na terra, para destruir.

Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas." (Juizes 6.3-6a).

Foi então que Deus levantou Gideão com seus trezentos homens, os quais venceram mais esta batalha do Senhor.

Quando vem o confronto definitivo, o maior de todos contra Amaleque, a ordem de Deus foi peremptória e sem margem a qualquer dúvida. Ele ordenou ao povo o seguinte:

"Vai pois agora e fere a Amaleque. e destroi totalmente tudo o que tiver, e não lhes perdoes. porém, matarás desde o homem à mulher, desdeos meninos até aos de mama, desde os bois até as ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos". (I Sm 15.3).

Isto não nos faz tremer? Poderia haver ordem mais terrível do que esta?E por que Deus fez isto? Existe uma explicação? Sim existe: Deus NÃO PERDOA AQUELE QUE TENTA FRUSTRAR SEU PLANOS! Leiamos a explicação:

"Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel, quando se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito." (I Sm 15.2).

Saul foi o rei escolhido por Deus para cumprir tão terrível e, ao mesmo tempo nobre missão. É talvez um mistério para nós que o Deus da misericórdia quando aplicou a sua justiça contra Amaleque mandou matar até as criancinhas e os animais, mas não é motivo de não aceitarmos a Sua soberania em tudo o que faz.

Como dissemos, Saul foi escolhido como o braço de Deus para tal missão e foi nesta missão que se evidenciou a sua rebeldia. Foi nesta missão que ele perdeu tudo o que tinha diante de Deus quando, semelhante a Acã, tomou os despojos que Deus proibira de tomar. (I Sm 15.1-35).

Saul trouxera o rei dos Amalequitas com ele, porque naquele tempo uma das evidências de poder era o rei vencedor ter reis inimigos comendo migalhas debaixo da sua mesa. Tratava-se portanto de uma pura vaidade de Saul. Vemos uma prova disto em um episódio bizarro nas Escrituras. Ei-lo:

"E subiu Judá e o Senhor lhe deu na sua mão os cananeus e os fereseus: e feriram deles em Bezeque a dez mil homens. e acharam ali Adôni-Bezeque em Bezeque e pelejaram contra ele: e feriram aos cananeus e aos fereseus.

Porém, Adôni-Bezeque fugiu: e o seguiram, e o prenderam, e lhe cortaram os dedos polegares das mãos e dos pés. (Os polegares eram símbolo de autoridade). Então disse Adôni-Bezeque: Setenta reis, com osdedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas da minha mesa, assim como eu fiz, assim Deus me pagou." (Juizes 1.4-7).

Por causa da desobediência de Saul foi que Deus se "arrependeu" de havê-lo constituído rei sobre Israel.

Bem, apesar dos exércitos de Saul terem quase destruído totalmente os amalequitas, sobraram muitos, provavelmente escondidos, ou viajando, ou por qualquer outro motivo que desconhecemos.

Vamos, pois, encontrar, mais tarde, os famigerados amalequitas novamente dando trabalho ao povo de Deuse levando cativas as mulheres de Davi, Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita (I Sm 30.6).

Os amalequitas haviam queimado a cidade de Ziglaque, que era no Sul, o orgulho de Davi.

Mesmo sabendo que o interesse especial de Deus era apagar a memória de Amaleque de debaixo do céu, Davi era tão obediente que, antes de sair à peleja, mandou chamar o sacerdote Abiatar com a estola sacerdotal e consultou ao Senhor. A resposta veio prontamente:

"Persegue-o porque de fato o alcançarás, e tudo libertarás." (I Sm 30.8).

O relato da batalha é digno de nota:

"E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até a tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, SENÃO SÓ QUATROCENTOS JOVENS que montados sobre camelos fugiram." (I Sm 30.17).

Como vemos, ainda houve um grupo que escapou.

Quando Saul pelejou sua última batalha contra os filisteus na qual morreram ele, seus três filhos, Jônatas, Abinadabe e Malquisua, seu escudeiro e todos os seus homens (I Sm 31.6), veio um amalequita trazer a Davi a notícia da batalha e contar-lhe que havia matado Saul, a seu pedido, por estar o rei cheio de cãibras." Davi não titubeou. Chamou um dos seus moços e mandou matar imediatamente o amalequita. (I Sm 1.1-16).

De onde vieram os Amalequitas?

A primeira referência que encontramos em relação a eles é em Gn 36.12:

"E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú."

Vê-se, por esta referência, a origem daquele povo: netos daquele a quem Deus aborrecera: Esaú. Filhos de uma concubina.

Amaleque é citado nos cânticos proféticos de Balaão(Números 24.20). e de Débora e Baraque (Juizes 5.14).

Em um dos Sl de Asafe, o 83, Amaleque é citado entre 17 povos inimigos de Deus.

Agora perguntamos: sempre sobraram Amalequitas? Será que o mandamento e a vontade de Deus jamais foram cumpridos? Por acaso escaparam sempre aqueles horríveis inimigos de Deus?

Não!

No livro de I Crônicas vemos um relato breve de que a vontade de Deus foi cumprida, quase 200 anos depois do que Ele ordenara. Eis o desfecho da triste história do povo Amalequita:
"Também deles, dos filhos de Simeão, quinhentos homens foram às montanhas de Seir. E a Pelaias, e a Nearias, e a Refaias, e a Uziel, filhos de Isi, levaram por cabeças. E FERIRAM O RESTANTE DOS QUE ESCAPARAM DOS AMALEQUITAS." (I Crônicas 4.42,43)

Conforme Deus prometeu que faría, os Amalequitas foram exterminados da face da terra.

Ele Diz: Eu Sou o mesmo, não mudei, coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivente.
Se alguém tiver peito e coragem de tentar tê-LO como inimigo, que se apresente, mas não é nada aconselhável. :D1
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar de usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
 
Mensagens: 3079
Data de registro: 21 Ago 2009 11:18

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor HOMEM DE FERRO em 26 Mar 2010 14:47

Ok Artur entendo seu ponto de vista.
Mas eu mencionei os amalequitas como exemplo.
Porem na biblia contem vários exemplos dos invasores, isso mesmo invasores, israelitas matando todos a sua frente a mando de Deus.
É a mesma história quando os espanhois chegaram aqui na america, mandaram todo quanto é indio pro espaço, e muitos diziam : Deus está do nosso lado. Imagine forçando pessoas que durante milhares de anos adoravam a natureza e de repente vem os "bondosos" jesuitas querendo que todos aceitassem e passassem a idolatrar o Deus da biblia.
Engraçado que o povo de israel tem essa mania de invadir e matar os outros, exemplo disso é o que acontece atualmente lá no estado de Israel e redondezas. São invasores desde tempos remotos e ainda tendo o aval de Deus.
1914 - 2014 - ATÉ AGORA NADA E AGORA?
Avatar de usuário
HOMEM DE FERRO
Forista
Forista
 
Mensagens: 104
Data de registro: 04 Nov 2009 07:33

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor ELLIPSIS em 26 Mar 2010 14:59

Eu acredito no Deus da biblia, mas uma coisa é certa o velho testamento é bem parecido com o alcorão.

Quando levado à letra é muito perigoso.
Imagem
MEU BLOG

Imagem

Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. - DESCARTES
Avatar de usuário
ELLIPSIS
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 2639
Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor Artur Germano em 26 Mar 2010 15:17

Quando Deus prometeu a terra de Canaã a Abraão e seus descendentes, ela já estava ocupada.
Porque Ele as desalojou?
Veja: http://bible.org/seriespage/nudez-de-no ... 80%93-1032
Deut 9:4-Quando, pois, o SENHOR teu Deus os lançar fora de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas nações é que o SENHOR as lança fora de diante de ti.
-Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o SENHOR teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o SENHOR jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
-Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR teu Deus te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado.

A ordem de Deus para destruir os Cananeus tem incomodado igualmente crentes e não crentes:

Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-las-á totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus. (Dt. 20:16-18)

Ainda que a matança dos Cananeus seja sempre um assunto que nos causará apreensão, Gênesis capítulo 9 nos dá uma compreensão maior do problema.
Você deve entender que esta ordem foi muito mais difícil para os antigos Israelitas do que para nós hoje. Se Deus não tivesse endurecido o coração dos Cananeus para que se recusassem a fazer tratados com Israel (Josué 11:20), Israel provavelmente não teria procurado obedecer tão agressivamente a ordem do Senhor para destruí-los.
A maldição de Noé sobre o seu filho Cã gerou isto, os Cananeus eram descendentes de Cã, um povo pagão dado a deidades e sacrifícios de crianças e sexo imoral e pervertido.
Tome como exemplo Sodoma e Gomorra e as cidades em torno delas, destruídas no tempo de Abraão. d:8
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar de usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
 
Mensagens: 3079
Data de registro: 21 Ago 2009 11:18

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor HOMEM DE FERRO em 26 Mar 2010 15:32

Se Deus tirou um povo (Abrão e os seus) para ser seu do meio de um povo pagão, por que então não usou seu poder para ajudar essas nações e entenderem sobre ele?
Ora depois que Jonas pregou para os Assirios (pagãos) em Ninive Deus não os destruiu, então por que não agiu da mesma forma com as outras nações?
Abrão pertencia a um povo pagão certo e no entanto ele ficou convencido de aceitar a Deus, do mesmo modo muitos outros povos poderiam ter aceitado a Deus. Mas não decidiu agir pelo terror : matança e mais matança.
Sinceramente no velho testamento tem coisas escabrosas. lembram-se daqueles moleques que caçoaram de Eliseu? Então o AMOROSO DEUS enviu uma ursa e ESTRAÇALHOU a molecada.
AGORA DAVI QUE COMETEU ADULTERIO E ASSASSINATO FICO TUDO DE BOA PQ QUEM PAGOU O PATO FOI A COITADA DA CRIANÇA QUE NASCEU E QUE NÃO TINHA NADA HAVER COM A PAÇOCA PAGOU COM A PRÓPRIA VIDA.
Pois é roubar um doce dá pena de morte mas se matar alguem fica de castigo e tá tudo certo.
ESTOY LOCO???
1914 - 2014 - ATÉ AGORA NADA E AGORA?
Avatar de usuário
HOMEM DE FERRO
Forista
Forista
 
Mensagens: 104
Data de registro: 04 Nov 2009 07:33

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor diego andrade em 26 Mar 2010 15:40

Artur Germano escreveu:[Ele Diz: Eu Sou o mesmo, não mudei, coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivente.
Se alguém tiver peito e coragem de tentar tê-LO como inimigo, que se apresente, mas não é nada aconselhável. :D1

Esse Deus me parece humano demais...
Avatar de usuário
diego andrade
Forista
Forista
 
Mensagens: 1371
Data de registro: 17 Out 2009 10:55

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor Artur Germano em 26 Mar 2010 15:47

Este assunto foi extenuadamente tratado em outros tópicos.
Deus não obriga absolutamente ninguém a adorá-LO, você o faz se quiser e de livre e expontânea vontade, caso não queira fazê-lo, tem todo o direito assim com Deus tem de decidir o que fazer a Seu modo e não de acordo com a opínião dos foristas, por isso Ele é Deus, ninguém lhe dá conselhos ou se acha no direito de decidir o que Ele deve ou não fazer.
Essa prerrogatíva pertence unicamente a Ele.

Deus tanto pode salvar como pode entregar à escuridão.
Tem misericórdia de quem quer e endurece o coração de quem quiser.

Romanos 1:21 -Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem com os que as fazem.

O que eu percebo é que as pessoas ficam injuriadas com a sua situação pessoal na vida e daí resolvem que Deus é o culpado. Porém nós somos os responsáveis pelos nossos fracassos. Não adianta nada jogar a culpa Nele. d:8
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar de usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
 
Mensagens: 3079
Data de registro: 21 Ago 2009 11:18

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor HOMEM DE FERRO em 26 Mar 2010 15:59

Artur acho q vc não entendeu o que postei. Eu não estou aqui para jogar culpa em ninguem e muito menos mostrar se eu tenho algum problema em minha vida ou não.
Alias eu entendo é que cada um paga por suas más decisões.
Apenas estou colocando meu ponto de vista a respeito do que leio na biblia.
Algo que fica bem claro é o seguinte : O DEUS DO VELHO TESTAMENTO NÃO É O MESMO DO NOVO TESTAMENTO!!!
1914 - 2014 - ATÉ AGORA NADA E AGORA?
Avatar de usuário
HOMEM DE FERRO
Forista
Forista
 
Mensagens: 104
Data de registro: 04 Nov 2009 07:33

Re: Amalequitas - Para quem acha que o Deus da Bíblia é só amor!

Nova mensagempor sidhiresus em 26 Mar 2010 16:08

Deus não obriga absolutamente ninguém a adorá-LO, você o faz se quiser e de livre e expontânea vontade, caso não queira fazê-lo, tem todo o direito assim com Deus tem de decidir o que fazer a Seu modo e não de acordo com a opínião dos foristas, por isso Ele é Deus, ninguém lhe dá conselhos ou se acha no direito de decidir o que Ele deve ou não fazer.


Nao me obriga mesmo, mas sou impelido a ter que me ajoelhar diante dele e adora-lo pois senão sou condenado a morte, com Deus biblico voce nao tem opção, dane-se se voce nunca fez o mal a algum, mas senão prestar um voto sagrado a ele, tchau tchau.
Quando Deus prometeu a terra de Canaã a Abraão e seus descendentes, ela já estava ocupada.
Porque Ele as desalojou?


Isso nao seria prerrogativa para outros povos em muitas épocas matarem outros povos que eles considerassem invasores?

Engraçado esse contraste entre o Velho e o Novo testamento, em um voce condena e mata, nao ha volta, os filhos pagam pelos erros dos pais, e no Novo testamento, voce perdoa, perdoa 77 vezes, voce morre como mártir, ensina que Deus é misericordioso e amoroso.

Sera que nao ficamos tao confusos com esse amor por tentar aplicar o amor demonstrado no novo testamento ao velho testamento, tentando assim justificar os atos de Deus?
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7731
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Aprendiz de Cristo, sscoss e 34 visitantes