Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por Jerry »

Está lá, no anuário de 1976, que conta como o nome "Testemunhas de Jeová" veio a ser adotado pelos que eram até 1931 conhecidos como "Estudantes Internacionais da Bíblia".

A Torre quis dar a entender que foi por inspiração divina que seu então presidente, J. F. Rutherford, chegou a esse nome distintivo. Mas para quem souber ler nas entrelinhas poderá perceber que foi por pura falta do que fazer que Rutherford escolheu esse nome:
*** yb76 pp. 150-151 Estados Unidos da América (Parte Dois) ***

Quando tinha 88 anos, A. H. Macmillan compareceu à Assembléia “Frutos do Espírito” das Testemunhas de Jeová na mesma cidade. Ali, em 1.° de agosto de 1964, o irmão Macmillan teceu os seguintes comentários interessantes sobre como ocorreu a adoção daquele nome:

(...)

“Com efeito, creio que foi o Deus Todo-poderoso que nos levou a isso, pois o irmão Rutherford mesmo me dissera que acordara, certa noite, quando se preparava para esse congresso e disse: ‘Por que será que fui sugerir um congresso internacional quando não tenho nenhum discurso ou mensagem especial para eles? Por que trazê-los todos para cá?’ Então, começou a pensar sobre isso, e Isaías 43 lhe veio à mente. Levantou-se às duas da madrugada e escreveu, em taquigrafia, na sua própria escrivaninha, um esboço do discurso que iria proferir sobre o Reino, a esperança do mundo e sobre o novo nome. E tudo que foi preferido por ele naquela ocasião foi preparado naquela noite, ou naquela madrugada, às duas horas. E não [há] dúvida alguma em minha mente — nem naquele tempo nem agora — que o Senhor o guiou nisso, e que é o nome que Jeová deseja que levemos e estamos felicíssimos e contentíssimos de tê-lo.”
Para mim está claríssimo: na sua megalomania, Rutherford convocou um congresso internacional, mas não tinha nada de novo a dizer. Poucos anos haviam se passado desde o fiasco de 1925. Sem ter o que dizer, rolando na cama à noite, talvez folheando a Bíblia a esmo, chegou ao texto de Isaías 43. Então, na falta de algo melhor, começou a produzir um discurso, de madrugada - com seu uísque do lado? - que desembocaria numa mudança tão drástica na seita que presidia. Dias depois, a maioria aceitaria passivamente esse novo nome, acreditando inclusive que se tratava de inspiração divina. E a história continua até hoje.

Observação: quem me chamou a atenção para esse fato foi o forista Karl Marx, algum tempo atrás. O mérito é dele. Sentimos sua falta por aqui, velho!

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Testemunhas de Jeová
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Jan 2022 09:25, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8403
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por sidhiresus »

Interessante nao é?

E a conclusao final foi simplesmente puro achismo so isso, achismo de que foi Deus que proveu o nome. Legal ne, vou passar a anotar todas as grandes ideias que tenho apartir de hoje e falar que sao meritos de Jeová, as leis mecanicistas definidas por Isaac Newton quando a maça lhe caiu sobre a cabeça devem ter sido obras de Deus também, afinal ele teve a ideia do "nada".
queroaverdade
Forista
Forista
Mensagens: 737
Registrado em: 02 Jul 2009 17:56

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por queroaverdade »

Olá,

Bem, isso é facto e óbvio q inventou. A grande pergunta é, oq ele NÃO inventou?

Abraço
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por Jerry »

queroaverdade escreveu:Olá,

Bem, isso é facto e óbvio q inventou. A grande pergunta é, oq ele NÃO inventou?

Abraço
Sim, é fato. Mas se você reparar o que a subliteratura da Torre diz sobre o evento, como no próprio trecho transcrito ("o Senhor o guiou nisso"), a escolha do nome ganha ares de inspiração divina. Então, o objetivo deste tópico é mostrar como a própria Torre reconhece, nas entrelinhas, que de inspirado isso - e muitas outras coisas - não tem nada.

Há ainda mais um agravante: o excerto evidencia ainda a irresponsabilidade de Rutherford ao convocar um congresso internacional sem ter nada para dizer. A escolha do novo nome foi a saída por ele encontrada.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8403
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por sidhiresus »

Jerry escreveu:
queroaverdade escreveu:Olá,

Bem, isso é facto e óbvio q inventou. A grande pergunta é, oq ele NÃO inventou?

Abraço
Sim, é fato. Mas se você reparar o que a subliteratura da Torre diz sobre o evento, como no próprio trecho transcrito ("o Senhor o guiou nisso"), a escolha do nome ganha ares de inspiração divina. Então, o objetivo deste tópico é mostrar como a própria Torre reconhece, nas entrelinhas, que de inspirado isso - e muitas outras coisas - não tem nada.

Há ainda mais um agravante: o excerto evidencia ainda a irresponsabilidade de Rutherford ao convocar um congresso internacional sem ter nada para dizer. A escolha do novo nome foi a saída por ele encontrada.
E aquele velho jogo de palavras do proprio PC. Nunca chama a responsabilidade para si mesmo. Se por ventura houvesse algo que contestasse essa inspiraçao, o propiro PC falaria que nao foram eles que disseram isso, mas o Macmillan.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por Pássaro »

Acho que ele tinha tomado umas e essa coisa toda foi um delirio dele! :1
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

No meu ponto de vista ele queria dar uma nova denominação para a seita visando um desligamento da denominação anterior, ele modificou algumas doutrinas e houve divisões, acho que ele queria criar um novo nome pra seu novo movimento. O movimento Testemunhas de Jeová liderado inicialmente por Rutherford não é igual ao movimento inicial criado por Russel, os Estudantes da Bíblia. Creio eu que ele queria uma forma de diferenciar o grupo que o seguia do grupo que seguia aos ensinamentos de Russel.
SraCORLEONE
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 02 Mar 2015 08:31

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por SraCORLEONE »

Luigi escreveu:No meu ponto de vista ele queria dar uma nova denominação para a seita visando um desligamento da denominação anterior, ele modificou algumas doutrinas e houve divisões, acho que ele queria criar um novo nome pra seu novo movimento. O movimento Testemunhas de Jeová liderado inicialmente por Rutherford não é igual ao movimento inicial criado por Russel, os Estudantes da Bíblia. Creio eu que ele queria uma forma de diferenciar o grupo que o seguia do grupo que seguia aos ensinamentos de Russel.
Também penso assim, Luigi :11
Creio que foi por puro ciúmes de Russel. Como aconteceu com a proibição da barba (puro ciúme). :tapado8:
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

SraCORLEONE escreveu:
Luigi escreveu:No meu ponto de vista ele queria dar uma nova denominação para a seita visando um desligamento da denominação anterior, ele modificou algumas doutrinas e houve divisões, acho que ele queria criar um novo nome pra seu novo movimento. O movimento Testemunhas de Jeová liderado inicialmente por Rutherford não é igual ao movimento inicial criado por Russel, os Estudantes da Bíblia. Creio eu que ele queria uma forma de diferenciar o grupo que o seguia do grupo que seguia aos ensinamentos de Russel.
Também penso assim, Luigi :11
Creio que foi por puro ciúmes de Russel. Como aconteceu com a proibição da barba (puro ciúme). :tapado8:
É verdade, também tem a questão da barba. Os presidentes com certeza devem ter tido influência nisso, pois veja:

O Russel era um cara barbudo, mas Rutherford era todo peladinho, aí deu em exigir que todos o seguissem e isso se torna algo que também iria fazer o movimento ter características distintas.

Imagem

Se prestarmos atenção, o Russel tem até os cabelos um pouco grandes. Hoje em dia se cresce dois centímetros ficam reclamando, dizendo que já tá na hora de cortar.
fanyvt
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 71
Registrado em: 29 Out 2014 22:34

Re: Na falta do que fazer, J.F. Rutherford inventou o nome "TJs"

Mensagem não lida por fanyvt »

Luigi escreveu:
SraCORLEONE escreveu:
Luigi escreveu:No meu ponto de vista ele queria dar uma nova denominação para a seita visando um desligamento da denominação anterior, ele modificou algumas doutrinas e houve divisões, acho que ele queria criar um novo nome pra seu novo movimento. O movimento Testemunhas de Jeová liderado inicialmente por Rutherford não é igual ao movimento inicial criado por Russel, os Estudantes da Bíblia. Creio eu que ele queria uma forma de diferenciar o grupo que o seguia do grupo que seguia aos ensinamentos de Russel.
Também penso assim, Luigi :11
Creio que foi por puro ciúmes de Russel. Como aconteceu com a proibição da barba (puro ciúme). :tapado8:
É verdade, também tem a questão da barba. Os presidentes com certeza devem ter tido influência nisso, pois veja:

O Russel era um cara barbudo, mas Rutherford era todo peladinho, aí deu em exigir que todos o seguissem e isso se torna algo que também iria fazer o movimento ter características distintas.

Imagem

Se prestarmos atenção, o Russel tem até os cabelos um pouco grandes. Hoje em dia se cresce dois centímetros ficam reclamando, dizendo que já tá na hora de cortar.
No youtube tem um vídeo de ex tjs que acreditam que Rutherford inventou o nome Tjs porque os estudantes da bíblia estavam se identificando como Russelitas e por ciumes ele queria mudar isso.
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes