Apóstata - segundo a Bíblia

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Apóstata - segundo a Bíblia

Mensagem não lida por Victor Rito »

Este tópico visa fazer uma distinção entre Apóstata e Não Apóstata, de acordo com o seu significado bíblico. Para poder saber o que se entende aqui por APÓSTATA, veja o exemplo a seguir:


Paulo era considerado apóstata pelos judeus.

"Mas eles ouviram rumores a respeito de ti, de que tens ensinado a todos os judeus entre as nações uma apostasia contra Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem os seus filhos nem andem nos costumes [solenes]" - Atos 21: 21.

O texto seguinte dá uma idéia do que aconteceu: "Faze, portanto, o que te vamos dizer: Há conosco quatro homens que têm um voto sobre si. Toma contigo estes homens e purifica-te cerimonialmente junto com eles, e toma conta das despesas deles, para que se lhes rape a cabeça. E todos saberão assim que não há nada nos rumores que se contavam acerca de ti, mas que estás andando ordeiramente, guardando também tu mesmo a Lei". - Atos 21:23, 24

Portanto, Paulo cumpria também a lei mosaica.

A enciclopédia da STV "Estudo Perspicaz à página 158 verbete Apostasia diz: "Este termo em grego (a·po·sta·sí·a) deriva do verbo a·fí·ste·mi, que significa literalmente "apartar-se de".Þ2Te 2:3 n.Ü O substantivo tem o sentido de "deserção, abandono ou rebeldia". (At 21:21 n.) No grego clássico, o substantivo era usado para referir-se à defecção política, e o verbo é evidentemente empregado neste sentido em Atos 5:37 a respeito de Judas, o galileu, que "arrastou" (a·pé·ste·se, forma de a·fí·ste·mi) seguidores. A Septuaginta grega usa o termo em Gênesis 14:4, com referência a uma rebelião assim. No entanto, nas Escrituras Gregas Cristãs, é usado primariamente com respeito à defecção religiosa; um afastamento ou abandono da verdadeira causa, adoração e serviço de Deus, e, portanto, o abandono daquilo que a pessoa antes professava e uma deserção total de princípios ou da fé. Os líderes religiosos de Jerusalém acusaram Paulo de tal apostasia contra a Lei mosaica".

Era Paulo apóstata? Será que ele tinha deixado de acreditar em Deus? Será que ele negou a lei?
Ele diz em Romanos 3:31 "Abolimos então a lei por meio de nossa fé? Que isso nunca aconteça! Ao contrário, estabelecemos lei".

Portanto, Paulo nunca poderia ser julgado apóstata.




A minha resposta é: Eu, Victor Rito, não sou Apóstata.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Apostasia
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 16 Jun 2018 15:41, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por RX »

Victor Rito escreveu:Eu, Victor Rito, não sou Apóstata.
Good for you.
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Oh!!!!!!!!! É mesmo? E o Kiko?

Imagem
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Vitor Nascimento Sá
Forista
Forista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Nov 2008 21:56

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Vitor Nascimento Sá »

Não gosto muito de usar a literatura torreana como fonte, mesmo que me pareça um pouco certa. É que me dá náuseas. Então, pela segunda vez hoje, uso o Michaelis.
a.pos.ta.si.a
sf (gr apostasía) 1 Abjuração, mudança de religião. 2 Ato de abandonar um partido ou uma opinião
Por sua vez, a palavra “abjurar”, significa:
ab.ju.rar
(lat abjurare) vint 1 Renunciar publicamente a uma religião ou crença: Mesmo atirados às feras, os cristãos recusavam abjurar. vtd 2 Renunciar a qualquer opinião ou doutrina: O réprobo compeliu-o a abjurar dogmas e tradições. vtd 3 Abandonar, recusar, rejeitar: Não gostei desse livro, abjurei-o. vti 4 Abandonar, desdizer, renegar opinião ou doutrina: Ele abjurou da orientação de seu partido.
Então, eu sou apóstata. E acho que, segundo esse entendimento da palavra, Paulo era apóstata. E você também, Victor.
Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa." Rainer Maria Rilke
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Rogério »

Apóstata, como todo rótulo, só faz sentido ao nível das idéias.

Se ser apóstata significa o rótulo que outros religiosos revestem quem deixou a mesma fé deles, numa clara atitude de segregacionismo ideológico.
Então basta inicialmmente pertencer a uma religião e abandona-la para que este rótulo faça sentido e ainda assim, somente para quem vê "por dentro.

O cristão torna-se ex-cristão e torna-se muçulmano: é apóstata para os cristãos e "desperto" para os demais muçulmanos.

Se ele voltar a ser cristão, vive e versa.

Apóstata? =/= Ateu.

Paz :geek:
(^_^)
Avatar do usuário
karolliny
Forista
Forista
Mensagens: 95
Registrado em: 05 Set 2009 11:04

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por karolliny »

DEFINITIVAMENTE EU NAO ACREDITO NO QUE MEUS OLHOS LEEM.............
Um forum para EX TJ e vc ta querendo saber quem eh apostata??????
Apostasia para os Tjotianos sao todos aqueles que falam mal e vao contra as leis "Torriana".

O pai dos burros (Dicionario) diz: Apostasia: Abandono da fé de uma igreja, especialmente a cristã.

E pelo tempo que eu estive na organização, o fato de estar em um forum desse, ja era considerado apostasia. Mas como as leis e ditos sempre mudam...
So sei que eu sou apostata com muito orgulho e muito amor

ABAIXO A TORRE... d:4
Avatar do usuário
Ana Paula
Forista
Forista
Mensagens: 700
Registrado em: 27 Abr 2009 16:54
Localização: São Paulo

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Ana Paula »

Acho que todos que estão aqui são apóstatas.

"Os grandes desapontamentos criam grandes críticos. Alguns profissionalizam-se, outros não"
Elanklever
Avatar do usuário
Vitor Nascimento Sá
Forista
Forista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Nov 2008 21:56

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Vitor Nascimento Sá »

Ana Paula escreveu:Acho que todos que estão aqui são apóstatas.
Eu estava louco para encontrar um tópico no qual eu e você tivéssemos a mesma opinião! Encontrei.

Eu concordo plenamente. O fato de dar uma espiadinha, Ana Paula, pra mim já é apostasia. Porque se a torre acha que é, de certa forma, acaba sendo mesmo. Porque ela considera quem visita o fórum um afastado. E quem desobedece uma ordem tão clara, tão definitiva, está, de certa forma, negando a fé na torre.
Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa." Rainer Maria Rilke
Avatar do usuário
Rodrigo Garcia
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 01 Set 2009 17:14
Localização: Minas
Contato:

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Rodrigo Garcia »

Vitor Nascimento Sá escreveu:
Ana Paula escreveu:Acho que todos que estão aqui são apóstatas.
Eu estava louco para encontrar um tópico no qual eu e você tivéssemos a mesma opinião! Encontrei.

Eu concordo plenamente. O fato de dar uma espiadinha, Ana Paula, pra mim já é apostasia. Porque se a torre acha que é, de certa forma, acaba sendo mesmo. Porque ela considera quem visita o fórum um afastado. E quem desobedece uma ordem tão clara, tão definitiva, está, de certa forma, negando a fé na torre.
CONCORDO PLENAMENTE!! d:4

PS: APÓSTATA!! ALÉM DE TUDO, ESTA É UMA DAS PALAVRAS MAIS LINDAS QUE EU CONHEÇO!!
"O homem está condenado a ser livre"(Gibran)
Avatar do usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3062
Registrado em: 21 Ago 2009 11:18

Re: APÓSTATA - Eu sou/Eu não sou

Mensagem não lida por Artur Germano »



Artur Germano em 13 Out 2009 13:26

Victor Rito: Por favor, abra um novo tópico e poste a sua "Carta Teocrática lá",caso contrário eu o farei, bem como um pedido aos moderadores para que os foristas não façam isso nos tópicos alheios.



Tópicos alheios? Você é dono de certos tópicos, é isso? A "Carta Teocrática", Justifica-se "lá", porque você dificilmente dá com a resposta certa.

Além de fugir completamente do tema acima,fica discutindo coisas que não me dizem respeito. Os seus pensamentos pessoais, dizem respeito somente a você.



Fico a pensar que você gostaria que todos pensassem como você sem qualquer oposição. Afinal você tem e já divulgou a fórmula mágica de enriquecimento rápido e, quem não acreditar que isso é a verdade, é cego condenado à fogueira: "Crê no Senhor Jesus e Serás Salvo".

Artur Germano em 07 Out 2009 13:19
Quem quer viver num parque cercado como um bebê num chiqueirinho, quando pode por fé em Jesus, viver com Ele em uma de suas Mansões celestiais? E ainda por cima ter a Terra como propriedade eterna?
Somente os que não se consideram Filhos de Deus poderiam pensar assim.
Eu sou Filho de Deus pela fé em Cristo, herdeiro das promessas e co-herdeiro de Cristo portanto todas as propriedades Dele pertencem aos que crerem. As pessoas compradas da terra pelo sangue derramado de Jesus, farão parte do reino celestial dele e juntamente com os sacerdotes regerão a terra com Cristo Jesus. Revelação:5:9 e 10
Tanto a grande mulidão como os 144.000 estão com Cristo no céu. Rev. 19:1. Isto é o que ensina a Bíblia.
O Verdadeiro Paraíso é no Céu.

O Filho de Deus disse: Eu vim para este mundo para que os cegos vejam e os que dizem eu vejo fiquem cegos.
O Nome disso é cegueira espiritual, causada por quem? Resposta; pelo " escravo ", pobre de quem acredita neles.-o sublinhado é meu


Estou lhe pedindo Novamente:
Novamente eu te peço abra um tópico e exponha as suas opiniões para que eu também possa opinar. . Estou lhe pedindo pela segunda vez.



Consegue notar a sua incoerência? Você pede-me "novamente" para eu abrir um tópico e expor aí as minhas opiniões e isto, para que você possa opinar. E logo a seguir diz: "Não faça isso nas matérias alheias, é uma falta de respeito". Falta de respeito!? Falta de respeito eu opinar num "Tópico" que você abre e, não é falta de respeito você opinar num "Tópico" que eu abra, ou você acha que consegue ser mais disciplinado do que os outros em questões de matérias!?

Note o que kooboo escreveu, em 14 Out 2009 10:09

Sobre o que é verdade, ha uma historia interessante, de 6 cegos que um dia foram conhecer o que era um elefante, cada um apalpou uma parte do animal, e respectivamente, estas foram as respostas deles -
O que apalpou a calda, disse que o elefante se parecia com uma corda.
O que apalpou a tromba, disse que o elefante era uma especie de cobra.
O que apalpou a perna, disse que o elefante era uma coluna.
O que apalpou o tronco, disse que era um muro.
O que apalpou a orelha, disse que o elefante era como uma folha.
O que apalpou o marfim, disse que o elefante era uma lança.
Afinal, o que era o elefante? corda, cobra, coluna, muro, folha ou lança?
Todos estavam corretos em suas parciais concepções e errados no todo.

Portanto, humildade é saber que a verdade pode ser um ponto de vista parcial, que se complementa com a verdade alheia.
Importante tambem é - separar as pessoas de suas ideias!




“Os pássaros voam, os peixes nadam; o homem pensa e aprende.” O Grifo é meu — JOHN HOLT, AUTOR E EDUCADOR.

PARA Aristóteles, o cérebro do bebê ao nascer era uma tabula rasa, uma página em branco. Mais de dois mil anos depois, muitos ainda o consideravam pouco mais do que isso. “Quando o bebê acaba de nascer”, escreveu em 1895 um professor de Medicina da Universidade de Pensilvânia, EUA, “ele é um pouquinho mais inteligente do que um vegetal”. Folklore discordou e afirmou que um bebezinho aprendia ainda no útero e já tinha consciência do que acontecia fora dele. A ciência afirma agora que tanto Aristóteles como o professor estão errados e que o folklore está certo.

O bebê aprendeu muita coisa no útero e continua bem equipado para aprender. Mesmo no útero, o cérebro é surpreendente. Enquanto ali, ele adquire seu pleno complemento de neurônios. “Por ocasião do nascimento, o cérebro do recém-nascido possui mais neurônios, com os quais poderá formar redes, do que jamais terá de novo”, segundo os neurocientistas. Desde a concepção, esta nova vida no útero tem estado ocupadíssima, formando já por oito meses estes bilhões de neurônios e criando bilhões de conexões entre eles, tornando possível o movimento, a respiração, o sugar, o engolir, o provar, o urinar, o ouvir, o ver, o aprender e o lembrar-se.

Suas experiências de aprendizado serão uma constante, como no caso de todos nós, que aqui estamos.
Veja como a sua atitude contraste com a de Jesus Cristo:

Você (Artur Germano) diz, em 07 Out 2009 13:33

Paulo ensina que teremos, logico que é os que crêem, uma ressurreição semelhante à de Cristo, morremos na carne em corrupção e somos levantados em Espírito incorruptíveis e isto NÃO se aplica aos 144.000 apenas mas a todos os que crêem.
Agora eu não tive ajuda neste sentido, não tinha internet e nem lia artigos chamados de "apóstatas". O meu entendimento, não sei se você la leu a minha história veio da leitura e raciocínio pessoal sobre a palavra de Deus, logicamente com a ajuda do Espírito Santo que nos guia em toda a Verdade.
Infelizmente, as ovelhas cegas, Jesus tem que carregar no colo, não adianta querer fazê-las enxergar. o grifo é meu



Você, Artur Germano, em 07 Out 2009 11:34

Salomão disse: Amei a Sabedoria eu a buscava dia e noite como a um tesouro escondido, sabia que ela estava contigo Senhor eu a implorei e tu a deu a mim, um simples mortal.
Quando Salomão compôs seus poemas e os provérbios, eles não faziam parte da Torá, Escrituras Hebraicas. Os judeus, até hoje não aceitam as Escrituras Gregas( Evangelhos e as Cartas dos Apóstolos) . A Biblia Judaica termina em Malaquias.
Isto está correto ao seu ver? As Escrituras Gregas são Pagãs. Para os Judeus sim. O que significa isso? "Preconceito", por causa disto não aceitam até hoje que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo.
O que eu estou "tentando" mostrar aqui é que: Quem crê em Deus e em Jesus e sabe que está com a Verdade( que é o Cristo), não precisa temer absolutamente nada. Deve seguir o que disse Paulo: Certificai-vos de tudo e absorvei o que é bom.
Como você pode taxar um livro de "Pagão", apenas porque foi encontrado numa biblioteca Alexandrina, no Egito, sem lê-lo nem conhecer profundamente o que Ele diz? O Cristão verdadeiro é livre, para nós não existe o , não veja, não toques, não proves, tudo, absolutamente tudo deve ser examinado à luz do Espírito Santo que é um guia fiel e verdadeiro. Não aquele espírito que o corpo governante diz ter, aquele é o espírito do erro, da injustiça do pecado e da mentira. Deus nunca mente e nunca precisa corrigir o que foi escrito pelo seu Espírito Santo. Quando limitamos o nosso conhecimento limitamos também a Sabedoria e aí não conseguimos enxergar nem um palmo além do nariz.



Agora, vejamos o que Jesus diz:

Ele disse: “Assim como o Pai me ensinou, . . . eu falo.” E acrescentou: “Faço sempre as coisas que lhe agradam.” (João 8:28, 29)



Em certa ocasião, quando algumas pessoas levaram seus filhos pequenos a Jesus, os discípulos dele tentaram mandá-las embora, Jesus disse:

“Deixai vir a mim as criancinhas; não tenteis impedi-las, pois o reino de Deus pertence a tais. Deveras, eu vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criancinha, de modo algum entrará nele.” (Marcos 10:12-15)



Você captou?: Para recebermos as bênçãos do Reino, temos de ser humildes e estar dispostos a aprender como as crianças.

Pois, quem dentre os homens sabe as coisas do homem, exceto o espírito de homem que está nele? Assim, também, ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus. Ora, não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que é de Deus, para que soubéssemos as coisas que nos foram dadas bondosamente por Deus. Destas coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito, ao combinarmos [assuntos] espirituais com [palavras] espirituais.
Mas o homem físico não aceita as coisas do espírito de Deus, porque para ele são tolice; e ele não pode chegar a conhecê-las, porque são examinadas espiritualmente. No entanto, o homem espiritual examina deveras todas as coisas, mas ele mesmo não é examinado por homem algum. Pois “quem veio a conhecer a mente de Jeová para o instruir?” Mas nós temos a mente de Cristo. (1Coríntios 2: 11-16)



Ter “a mente de Cristo” significa conhecer sua maneira de encarar as coisas, pensar assim como ele pensa, compreender a plenitude de sua personalidade e imitar seu exemplo. (1 Pedro 2:21; 4:1)


Aprenda a aprender.
Aprenda a respeitar :D1



Um abraço
Victor Rito
Editado pela última vez por Artur Germano em 14 Out 2009 19:34, em um total de 1 vez.
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 97 visitantes