Data errada. Alguém sabe??

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Por gentileza, alguém entende o motivo de o 14 de nisan da org. não estar batendo com o calendário judaico esse ano??
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Acho que para conhecidir com a Semana Santa e a Páscoa cristã. Deve ter sido questão de logística. Ou seja, estão nem aí para a data de 14 de Nisã. Se comemorassem aniversário iriam comemorar o de Jesus no dia 25 de Dezembro também.

Pior que nem lembro se no discurso falou dessa data. Mas tbm, foi um discurso tão fraquinho. Não lembro tbm de ter citado a questão do fermento do pão, e no momento do vinho enquanto passava não foi falado nada. Fora outras coisas totalmente discordantes que era só somar 1+1 que via que tava errado a fala. Foi só para fazer comercial dos ungidos e no final jogar o marketing do estudo bíblico gratuito.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

ElRataAlada escreveu: 25 Mar 2024 01:16 Acho que para conhecidir com a Semana Santa e a Páscoa cristã. Deve ter sido questão de logística. Ou seja, estão nem aí para a data de 14 de Nisã. Se comemorassem aniversário iriam comemorar o de Jesus no dia 25 de Dezembro também.

Pior que nem lembro se no discurso falou dessa data. Mas tbm, foi um discurso tão fraquinho. Não lembro tbm de ter citado a questão do fermento do pão, e no momento do vinho enquanto passava não foi falado nada. Fora outras coisas totalmente discordantes que era só somar 1+1 que via que tava errado a fala. Foi só para fazer comercial dos ungidos e no final jogar o marketing do estudo bíblico gratuito.

Ta estranho, nos anos anteriores a data batia sim com o calendário judaico.... e ano que vem e 2026 também tá batendo
estranho
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Sim, fui olhar no site e já tem a data até 2026, e bate com as datas de 14 de Nisã do calendário Judaico. Porém as comemorações da Semana Santa culminando na Páscoa cristã ocorrerão também em datas próximas a do calendário Judaico, o que não aconteceu esse ano. Enfim, cômico tá sendo vê gente postar stories com a legenda "14 de Nisã". Dá vontade de responder.
Editado pela última vez por ElRataAlada em 25 Mar 2024 01:45, em um total de 1 vez.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Duplicado
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

A data da celebração da morte de Cristo conforme calculada pelas TJs é apenas parcialmente baseada no calendário usado pelos judeus. Os cálculos da Torre seguem os cálculos do tempo de Charles Taze Russell, que é baseado no cálculo da igreja Católica, que vem lá dos primeiros séculos.

Vejam que a comemoração da Torre sempre acontece na mesma semana senta da igreja, com a diferença que a igreja católica, depois de descobrir a mesma data da Torre, leva a data da celebração para a sexta-feira.

O cálculo da data da morte de cristo conforme usado pela igreja dá-se com um mês de atraso em relação à data calculada pelos judeus. Esse atraso ocorre a intervalos de dois ou três anos.

Esse assunto foi amplamente debatido aqui no fórum em 2016, que também ocorreu com um mês de atraso.

https://www.extestemunhasdejeova.net/fo ... 11&t=19424
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

O CG agora certamente sabe que seu método de cálculo da data da páscoa está errado, mas não se importa em corrigir. Talvez porque se explicar como comemoraram na data errada por mais de um século seja mais constrangedor do que continuar do jeito que está, então torcem para as Testemunhas nunca ficarem sabendo.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
SonicLatino
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 25 Mai 2021 06:58

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por SonicLatino »

eu achei estranho tbm, mas precisaria fazer um levantamento de quantas vezes realmente nao foi no 14 de nisã...
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1592
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Estive presente ontem. Segundo o orador, 14 de nisã calcula-se pelo início do equinócio da primavera (no hemisfério norte), na primeira lua nova mais próxima. Este ano dá-se entre 18 a 24/março, e a lua nova é em 25/03. Há a questão de que naquela época também a sexta-feira se iniciava no por-do-sol e ia até o por-do-sol do dia seguinte!

Estudo Perspicaz explica isso nos verbetes "Páscoa", "Jesus Cristo, Morte", "Refeição noturna do Senhor".

Obs.: o mês de nisã era antes conhecido como "abib" (ou, aportuguesado como "abibe")
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Data errada. Alguém sabe??

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Minhas respostas anteriores fazem referência ao dado que, a intervalos regulares de dois ou três anos, a data da Torre ocorre um mês antes em relação à data do calendário judaico.

Problemas relacionados a divergência de um dia, que é o caso do tópico (a data da torre foi dia 24, o cal judaico aponta a data de 25) tem mais a ver com horário do primeiro avistamento da Lua nova na cidade de Jerusalém, depois do início da primavera no Hemisfério Norte.

Nos últimos comentários do link abaixo ja tratei disso, em referência à data do ano passado.

https://www.extestemunhasdejeova.net/fo ... 11&t=19424

No momento estou no serviço, não sei se o caso é o mesmo, quando tiver tempo vou pesquisar.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Saran e 474 visitantes