O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
PimoSobrevivente
Forista
Forista
Mensagens: 82
Registrado em: 10 Mai 2023 21:16

O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por PimoSobrevivente »

Boa noite foristas.

Venho hoje fazer uma reflexão, aproveitando o embalo do tema trazido nos últimos tópicos postados aqui pelo Jurado8 sobre a existência de Deus.

Bem, assim como todos vcs aqui, eu tbm tive um momento (pequeno, de início) de vazio existencial após despertar da torre. A partir do meu despertar, eu passei a me considerar agnóstico em relação a existência de Deus. Acredito que exista sim algo maior, que arquitetou tudo isso aqui que conhecemos como universo, mas não acredito no Deus bíblico.

Porém, o maior problema disso tudo, ou seja de desapegar de qualquer tipo de fé no Deus que fomos quase que forçados a acreditar, é o vazio existencial que isso traz posteriormente quando despertamos e nos livramos mentalmente da torre (ou de qualquer outra religião).

A pouco menos de um mês, eu tive uma grande crise de ansiedade. Causada justamente por esse vazio existencial em que eu me encontrava. O medo e a incerteza do que vem após a morte, as inúmeras dúvidas sobre oq é o universo e de pra onde vamos quando a nossa luz se apagar, me fizeram entrar em um completo estado de pânico, que só foi controlado após dias de medicamentos controlados. Essas incertezas do que é a vida, e o medo do que vem após ela, acabam completamente com minha saúde mental e me deixam um tanto paranóico.

Antes, quando eu era PIMI, quando algo assim acontecia, o que eu fazia? O simples, fazia uma oração pra Jeová. Mas e quando não temos nada maior pra se apegar, oq fazemos? Pra onde corremos?

Não estou dizendo que eu queria continuar sendo enganado dentro da torre, mas admito que as vezes sinto saudades de quando eu era um simples cristão que tinha esperança que Deus iria me ajudar independente da dificuldade que eu estivesse passando. A RELIGIÃO É O ÓPIO DA HUMANIDADE, e as vezes tenho inveja de quem realmente acredita e segue fielmente alguma delas com esperança de alguma melhora no mundo ou em sua vida.

Enfim, isso aqui foi só um desabafo. Aproveitei que o assunto está em alta no fórum e resolvi me expressar. Até pq, além desse fórum e do meu psiquiatra eu não tenho mais ngm pra falar sobre isso. Visto que minha família toda é TJ e não entenderia.

Bom, e quanto a vcs? Já passaram por isso? E como lidaram com a situação?
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por jurado8 »

Cara, quando penso em tudo me da uma tristeza profunda muito grande. Por isso eu tenho uma teoria que quem acredita em Deus é mais inteligente em sentido pratico. Meus amigos crentes estao em mto melhor posicao que eu.

Isso que eu e voce vivemos muito é pela nossa criacao. Eu fui criado como TJ, e fui exemplar na infancia, adolescencia, juventude. Vir despertar mais velho, com 20 e tantos anos. Somos uma esponjinha, nosso cerebro absorveu e se acostumou a viver com essa ideia. Tenho conhecidos "católicos de IBGE" ou simplesmente agnosticos, que nao tem crise existencial nenhuma e, quando tiverem, entram numa religiao e pronto. Tenho inveja deles, queria ter sido comigo assim, mas nao foi.

Imagina, voce é criado como um crente numa religiao tranquila, vem a adolescencia se afasta mas acredita de forma saudavel, dai quando ficar velho ou casado com filhos tu volta, para uma religiao de boas tipo evangelica tranquila e morre sossegado, com seus pecados perdoados, e vai pros bracos de Jesus.

Porem para eu me livrar da Torre eu estudei tanto, mas tanto que nao consigo, simplesmente nao consigo mais pisar numa igreja e pensar: quanta idiotice tudo isso aqui. Porque vem na hora tudo que li e estudei.

É uma pena isso, isso nao e bom. Numa hora que eu precisar de um consolo, simplesmente nao havera. Me preparo mentalmente para possiveis mortes que me farao falta ou eu mesmo descobrir que estou morrendo para nao surtar. E me preparo mentalmente para velhice.

Tambem orientais em geral nao tem isso. A cultura e religiao deles nao tem um Deus criador (budismo e xintoismo). Eles acreditam mais ou menos como Spinoza, um pouco mais romantizado, em energia e tal. Para eles nao faz a menor falta um Deus Pai. Vivem super bem, sem crises.

Bom, eu ainda acho que pondo na balanca, no meu caso valeu muito a pena acordar. Hoje tenho liberdade. Uma liberdade de pensar sem religiao, de viver minhas paixoes, de entender que meus vicios devem ser controlados nao por punicoes futuras, mas é porque me fazem mal mesmo, de olhar fora de estruturas eclesiasticas.

Logico, pago o preco. O que sei hoje da formacao do evangelho, da Biblia em geral, da historia do cristianismo me impede de ser feliz em uma Igreja. Maaaas, eles tambem pagam o preco. So lembrarmos da nossa epoca de TJ, mas qq religiao vem imbutido o medo, paranoias com demonios e afins, sentimentos de culpa com "pecados". Isso, nos nao temos.

"Cada escolha uma renuncia, isso é a vida" ja dizia a cancao. E eu concordo. Renunciamos a uma vida eterna na Terra, talvez outros renunciaram a uma vida no ceu, para a simples constatacao da realidade.

Nao nego que foram bons tempos sendo cristao livre, ate tive otimos momentos TJ, mas escolhi a racionalidade e colho os frutos bons disso e os maus.

Agora pensa que de vez em quando nao sinto falta? Sinto sim. Hj mesmo eu pedi um link do JW em uma reuniao qq no JW.org. vejo ali as reunioes, coloca uma cidade qualquer tipo "Campinas", entro em contato, falo que sou estudante e fico ali ouvindo.

Me volta um tempo, na barriga da minha mae, ate meus 10 anos, que eu ouvia aquilo, era ate chato, mas no fundo eu sabia que era a verdade, que eu tinha um pai no ceu que me ouvia a qualquer momento.

A gente fala que é ateu e as pessoas acham que escolhemos ser ateu. Longe disso. Eu nao queria ser ateu. Eu queria ser um crente feliz. Mas, nao consigo mais. Admiro quem é. Sorte deles. MAS, tem os perrengues tambem.

Se vermos o mundo, e acreditarmos no que os cientistas nos dizem, estamos aqui por mero acaso. Por exemplo, provavelmente se os dinossauros nao fossem extintos, nao estariamos aqui. Ou seja, pura coincidencia a evolucao nos trazer nossa especie.

Penso num Deus gerador, que criou as regras universais e deixou o algoritmo rodando no universo. Mas algo incognobil ou seja impossivel de nossa mente entender, conceber.

E, dai, tanto faz. Adoro a Deus vivendo uma vida bem vivida. Pecado para mim hoje é passar o dia em depressao num dia ensolarado, é nao viver sua sexualidade se voce é homossexual, é deixar de ajudar quem precisa e voce pode, é deixar de viver. "A vida é um dom".

Porem sou um agnostico otimista. Se somos parte da energia universal, por que nao podemos voltar a viver? Fazemos parte do todo, o todo pode nos reviver nos trilhoes de anos a frente. Ha teorias que nossa consciencia é quantica. Penso tambem que pode haver algum Deus. Ou estarmos numa simulacao.

Sou muito otimista.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por jurado8 »

Eu tenho um amigo que é super critico a tudo e lider de jovens na Igreja Evangélica.

Ele faz parte de varios grupos ceticos que tambem faco parte e é super ativo trazendo os pensamentos céticos, critico-biblicos, etc.

Mas ao mesmo tempo ele tem fé.

Eu perguntei a ele, "mas cara como é isso aí?"

E ele diz mais ou menos isso: "Jurado, sou fanatico por conhecimento, tenho ciencia de como foi formado o antigo e o novo testamento, etc etc etc. Gosto de estudar e ser bem honesto teologicamente. Mas, ao mesmo tempo, acredito em Jesus de alguma forma, nao sei explicar. Gosto de orar, de estar na Igreja, me sinto bem. Sao 2 eu's".

Eu entendo ele. Nosso lado racional x emocional. Eu so nao consigo ser como ele, tendo 2 vidas. Fechar um livro de Nietzsche e depois ir orar na Igreja. Para mim, sao ideias conflitantes. Mas ele parece nao se incomodar

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Gabriel2004
Forista
Forista
Mensagens: 81
Registrado em: 12 Jun 2023 12:24

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por Gabriel2004 »

Boa noite @PimoSobrevivente, como está?

Em primeiro lugar, quero você saiba do seguinte: você não está sozinho. Não se sinta isolado. Fico feliz que você faça acompanhamento psiquiátrico. Eu também faço. Além dele, também trato semanalmente com uma psicóloga (uma senhorinha incrível por sinal). Você também faz psicoterapia? O tratamento vai te ajudar a não ficar tão dependente das medicações por um longo período!

Você pode contar com a maioria dos membros desse fórum, inclusive eu. ;) ;) ;)

Sim, o vazio existencial é grande: quando éramos TJs, acreditávamos que possuíamos respostas para qualquer tipo de problema e explicações simples para questões complexas sobre a nossa existência no mundo. Era o nosso porto seguro: quando o "tempo se fechava" e nossas situações se complicavam, quando as incertezas batiam à nossa porta, tínhamos onde "atracar" e, em alguns casos, com quem contar. Convenhamos, essa é a receita perfeita de uma organização fundamentalista de tendências sectárias e totalitárias. Além disso, pagávamos um alto preço por permanecermos ali:

- Relações sociais artificiais;
- Alienação do mundo exterior;
- O eterno conflito com o "outro"; visto sempre um perigo em potencial;
- Discriminação para com os que saíam dali;
- Anulação constante do nosso "eu" e das nossas vidas;
- Servidão voluntária, ou seja, submetíamos nossa liberdade à vontade de um pequeno grupo;
- Não pesávamos de maneira autônoma e "sem corrimão";
- A ansiedade causada pela ideia de um "fim iminente";
- Vigilância e autovigilância constantes.

O que muitos de nós adquirimos com o tempo?

- Relações conjugais em crise;
- Relações familiares prejudicadas;
- Conflitos internos mal resolvidos;
- Vidas infelizes;
- Isolamento social/dificuldade de socialização;
- Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade, Psicose e Pensamentos Suicidas;
- Uma conta na farmácia;
- Passeios ao psiquiatra e visitas ao psicólogo (quando, na melhor da hipóteses, procuramos ajuda);
PimoSobrevivente escreveu: 18 Nov 2023 22:34 A pouco menos de um mês, eu tive uma grande crise de ansiedade. Causada justamente por esse vazio existencial em que eu me encontrava. O medo e a incerteza do que vem após a morte, as inúmeras dúvidas sobre oq é o universo e de pra onde vamos quando a nossa luz se apagar, me fizeram entrar em um completo estado de pânico, que só foi controlado após dias de medicamentos controlados. Essas incertezas do que é a vida, e o medo do que vem após ela, acabam completamente com minha saúde mental e me deixam um tanto paranóico.
Fico triste por você :cry: :cry: :cry: . Isso também acontece comigo e muitas pessoas... Nossa saúde mental é seriamente comprometida. Basta observarmos o quão as TJs são dependentes de psicotrópicos e necessitam de tratamentos.
PimoSobrevivente escreveu: 18 Nov 2023 22:34 Não estou dizendo que eu queria continuar sendo enganado dentro da torre, mas admito que as vezes sinto saudades de quando eu era um simples cristão que tinha esperança que Deus iria me ajudar independente da dificuldade que eu estivesse passando. A RELIGIÃO É O ÓPIO DA HUMANIDADE, e as vezes tenho inveja de quem realmente acredita e segue fielmente alguma delas com esperança de alguma melhora no mundo ou em sua vida.
Depois comento sobre a questão acima. Uma vez um professor brincou sobre como, às vezes, a ignorância aparenta ser um "privilégio" em vista dos que "sabem demais". Vale a pena recordarmos a admiração que Friedrich Nietzsche (1844-1900) expressou acerca dos "animais ruminantes": satisfazem unicamente suas necessidades imediatas, não possuindo passado, lembranças ou história, ao contrário dos seres humanos.

_______//________

@PimoSobrevivente precisamos encontrar forças para recomeçar e nos reerguer. Além disso, por mais algum tempo, necessitaremos de todo o suporte para recuperarmos nossa saúde mental.

Abraços,

PS.: Aos foristas
Não vivo só de palhaçadas. Amo escrever (se bem que esse texto foi bem curto). Mas é difícil tirar um tempinho... ;) ;) ;)
Editado pela última vez por Gabriel2004 em 19 Nov 2023 00:33, em um total de 1 vez.
Acredito, logo penso. Achista (séc.XXI-)
Avatar do usuário
natashamiers
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 29
Registrado em: 02 Jun 2020 09:09

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por natashamiers »

jurado8 escreveu: 18 Nov 2023 23:02
Se somos parte da energia universal, por que nao podemos voltar a viver? Fazemos parte do todo, o todo pode nos reviver nos trilhoes de anos a frente. Ha teorias que nossa consciencia é quantica. Penso tambem que pode haver algum Deus. Ou estarmos numa simulacao.

Sou muito otimista.
Acompanho esse fórum meio que off há alguns anos, por causa de alguns que acabei me "afeiçoando" aqui. Você é um desses. Sua linha de pensamento tem evoluído ao longo do tempo, e uma hora encontrará as respostas que almeja.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Oiiii, espero que esteja melhor!!!!
Já me senti assim.
Hoje eu abraço a minha finitude todos os dias, e acho ela linda!!!!
Obviamente, ainda ( por enquanto!) Não tive que lidar com uma situação real de ameaça a minha vida, acho que só passando pra saber, mas a medida que entes queridos vão adormecendo, nosso desespero vai amenizando....
Terapia ajuda muitoooo....
Você já assistiu The Midnight Gospel na Netflix, aquela loucura me AJUDOU MUITO!!!! principalmente o último episódio, mds, chorei como uma criança!!!!
THE BIG C também gostei muito!!!
After Life,
A PARTida final,
Tem uma lindíssima na hbo max, mas não consegui achar o nome, ela tb acompanha pessoas em fase terminal a tomarem decisões sobre sua morte!!!

O livro " A morte é um dia que vale a pena viver!" Foi o que me ajudou nesse " despertar"!!!
Tem um grupo maravilhoso( Death café Sampa) que trata o assunto de forma leve, os encontros são ótimos, terá um encontro virtual em dezembro..... vou deixar o link do Instagram e um da comunidade no Facebook, dá uma olhada....

https://www.instagram.com/reel/CzWOfr6x ... BiNWFlZA==


https://www.facebook.com/deathcafesaopa ... tid=ZbWKwL



Perdõe a empolgação, mas o assunto me interessa muito, sim sou estranha!!!
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por Pepita »

Bom, e quanto a vcs? Já passaram por isso?
Sim, já passei. Foi terrível, doeu muito. Entrei numa depressão pesada, todo dia queria morrer. Tinha saudade da fé, tinha saudade dos bons momentos vividos na Torre e da minha agradável sensação de segurança.

A crença no Deus da bíblia era meu arrimo existencial inefável, pois ela me dava a maior sensação de segurança que alguém pode ter. Quando deixei de crer na Bíblia (antes mesmo de deixar de crer na Torre), perdi o que havia de mais importante na minha vida. Uma palavra que resume bem o que passei é "luto".
E como lidaram com a situação?
Pouco tempo depois de deixar de crer na bíblia, também deixei de crer na Torre. Daí, procurei me envolver em atividades que preenchiam meu tempo e me dediquei a investigar diferentes formas de pensamento, pra ocupar minha mente. Decidi voltar a estudar e participei de grupos que prestavam apoio à vítimas de seitas e de abusos psicológicos.

Algumas pessoas que haviam passado por esse processo há muito tempo, me diziam que, ao longo dos anos e com ajuda adequada, a grande maioria das vítimas de seitas conseguiam se reestruturar psicologicamente. Uma das formas de pensamento que o pessoal mais citava pra exemplificar esse processo de cura era um trecho da teoria de desenvolvimento cognitivo do Jean Piaget, que falava sobre os conceitos a assimilação, acomodação e equilibração.

Na época, minha mente estava tão atribulada que parecia meio difícil acreditar que o meu psicológico iria se reestruturar de forma saudável. Mas, com o tempo e o apoio profissional, junto com bastante conversa com pessoas que haviam passado por situações semelhantes, aconteceu. Hoje, passados muitos anos, as inquietudes existenciais não me atormentam mais da mesma forma, permanecem controladas dentro de um limite saudável. Mesmo assim, procuro dar atenção aos sinais de alerta do meu corpo e da minha mente. É sempre bom buscar ajuda quando o emocional sai do prumo. Mas, como disse a querida Nanisca Djalo:
NaniscaDjalo escreveu: 19 Nov 2023 00:46 ... Hoje eu abraço a minha finitude todos os dias, e acho ela linda!!!! ...
:fr1end:
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por Spaceman »

Olá Pimo! Sei muito bem o que você sente.

Desde que me conheço por gente sinto esse vazio existencial. É um sentimento estranho onde você sente que não se encaixa em lugar nenhum. Quando era criança eu tinha medo de morrer dormindo e isso me causava muita ansiedade e insônia, era um desespero que demorava para passar, mas guardava pra mim por que quem iria acreditar em uma criança?

Eu nasci na verdade, porém, quando eu tinha uns 7 ou 8 anos meus pais se tornaram inativos e eu só voltei a frequentar as reuniões com 16 anos depois de um momento de fragilidade. Nessa época eu achei que ao me batizar esse vazio existencial iria deixar de existir, porém ele continuou lá, como um animal de estimação chato. Anos mais tarde, nessa minha busca por um significado maior eu decidi ser o mais zeloso possível, mas mesmo assim, durante a noite me sentia sozinho, vazio.

Uma coisa que sempre me incomodou foi que nunca me vi no paraíso. Nunca tive esse prazer de me ver feliz em um lugar bonito, vivendo momentos felizes. Aquele cântico que fala sobre isso sempre foi melancólico pra mim.

Porém, a certeza de existir um deus e que um dia eu seria normal me acalentava. Quando aconteciam problemas na minha vida eu orava a ele e quando os problemas se resolviam, sentia que ele estava me protegendo.

Enfim, depois de despertar o vazio que sempre tive aumentou. Só que agora eu lido de modo diferente com ele, pois não busco mais preenchê-lo, apenas deixo ele lá. Sobre o futuro e a vida após a morte, eu não penso muito nisso, talvez seja porque ainda não perdi um ente querido na morte e quando isso acontecer eu pense mais sobre isso.

Por fim, gostaria de dizer que não acho a ignorância uma benção. Um principio da biblia que sempre levarei comigo é que "expectativas adiadas adoecem o coração", então o quanto mais durar essa expectativa, maior será a decepção quando ela não ocorrer. Talvez a pessoa nunca perceba que vive uma grande mentira e morra feliz, mas caso ela perceba a dor será maior do que seria se ela tivesse descoberto mais cedo.

O fórum é de grande ajuda por conta disso, nós encontramos pessoas que passaram por situações parecidas e sentem as mesmas coisas.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por mayhra »

Oi Pimo,

Jeová continua existindo independentemente da organização humana.

Observo que JEOVÁ é um nome inventado a partir do tetragrama hebraico, IHWH.

Jeová ou seja o nome que você der a Deus, ao Criador, continua existindo e sempre continuará existindo, não importa as organizações que criemos aqui no planeta(tinha) azul.

Então, a oração é livre. Deus é livre.

Não deixe uma corporação ser dona de Deus e da sua fé.

A sua fé é livre. Você pode acreditar em tudo que fizer sentido para você.

Pode orar como quiser, como fizer sentido para você.

Para mim, as respostas de Deus vêm em forma de sinais na minha vida e em forma de fatos que me sucedem.

Perceba como Deus fala com você, se assim quiser.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O ETERNO VAZIO EXISTENCIAL APÓS O DESPERTAR

Mensagem não lida por jurado8 »

natashamiers escreveu: 19 Nov 2023 00:30 Acompanho esse fórum meio que off há alguns anos, por causa de alguns que acabei me "afeiçoando" aqui. Você é um desses. Sua linha de pensamento tem evoluído ao longo do tempo, e uma hora encontrará as respostas que almeja.
Obrigado :fr1end:

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 445 visitantes