O que é isso?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Batista
Forista
Forista
Mensagens: 70
Registrado em: 07 Set 2022 11:49

O que é isso?

Mensagem não lida por Batista »

Hoje, ao ver o que os TJs iriam ler nesta semana, fiquei surpreso com um parágrafo. Talvez, por falta de material, os redatores da revista tenham que buscar na Bíblia algo para entreter seu público, mas sinceramente, não estão fazendo um bom trabalho. O estilo do texto parece ser direcionado a crianças, mas um detalhe me chamou atenção: o parágrafo 8 desse estudo diz:

"Talvez você lembre que Sansão fez muitas coisas incríveis. Por exemplo, sem ter nada nas mãos, ele matou um leão e, mais tarde, matou 30 homens filisteus na cidade de Ascalom. (Juí. 14:5, 6, 19) Sansão sabia que, sem a ajuda de Jeová, ele nunca poderia ter feito essas coisas. Isso ficou claro certa vez quando Sansão ficou com muita sede depois de ter matado mil filisteus. O que ele fez? Em vez de procurar água e tentar resolver o problema sozinho, ele pediu a ajuda de Jeová. — Juí. 15:18."

O quê? Meu, que naturalidade é essa ao falar que um homem tirou a vida de mil pessoas e Deus ficou com dó dele porque estava com sede, e milagrosamente fez minar água do chão? E ainda quando veem qualquer cena de violência do conflito em litígio na região de Israel, ficam chocados e dizem pra que isso é do satanás, mas olha o que esse povo TJ anda consumindo. Desse povo, não se pode esperar nada de bom. Se fosse um irmão médio falando isso, eu iria até relevar, mas isso veio de cima, direto do ensino. Como ateu que sou, concordo e repito uma frase que ouvi: "Até hoje não ouvi que alguém tenha invadido um país em nome de Satanás."
Nao é possível enganar todas as pessoas o tempo todo.⌛
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por Spaceman »

Mas ele matou os inimigos de deus, assim como deus irá matar a todos no Armagedom kkkkkkkk.

O que me pega é a forçada de barra, a pessoa até para beber água tem que confiar em Deus, ou seja, passa a ideia de que nada o que ela faça é suficiente, se algo der certo na vida dela é por causa de Deus.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

As pessoas não levam a sério o que está escrito na Bíblia. É uma história antiga, está meio que num mundo distante, longe demais para afetar nossas emoções.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por supernova »

Este estudo, foi um básicao, mas com coisas que eu ou não lembrava ou nunca tinha lido.

A gente com a mente mais madura, passa a raciocinar algumas coisas, e vê que de fato, ou foram histórias escritas para maximizar o poderio de Israel.

O estudo diz que Sansou se relacionou com uma pagã, depois se relacionou com uma prostituta, com as bençãos e orientações de Jeová. Daí, quando se relacionou com Dalila, possivelmente una israelita, ele não pediu a orientação de Jeová e se deu mal.

Mas pergunto, pq Deus usaria, ou abençoaria, uma fornicação e adultério para cumprir seu propósito? Não aprendemos no decorrer das novas luzes, a medida que a bíblia foi escrita, que fazer o mal, mesmo que seja para o bem e errado? Que Deus odeia a fornicação e adultério? Mas para cumprir o seu propósito pode?

Interessante, que se esse relato for verdadeiro, quem aprendeu direitinho pelo mal exemplo dado foi Satanás.

Deus fez seu servo enganar duas filisteias para aniquilar os filisteus. Vendo isso, Satanás usou uma possível israelita, para enganar Sansão.

Assim sendo, aquilo que Sansão semeou, ele colheu.

Fez nós refletir tbm que este conflito em Gaza e recorrente. Uma rivalidade desnecessária com Deus na liderança, e que ceifa a vida de pessoas inocentes, que não tiveram a sorte de nascer do lado israelita
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por supernova »

Outra questão que me veio a mente, neste estudo, e sobre o direito de Deus Governar. Eu nunca entendia por que Jesus tinha que reinar por mil anos e só depois Deus poderia reinar novamente. Se de fato, isto for verdade, e elogiável que Deus cumpre e da exemplo nas suas normas e leis de Justiça.

Por que digo isso?

Embira perfeito, Acredito que a experiência, e a madureza do Criador vieram com o tempo.

Não e incomum as pessoas falarem que o Deus do VT era guerreiro e violento, e o Deus do NT tem uma roupagem mais amorosa.

Devido a algumas ações provocadas por Deus, e como se ele tivesse perdido seus privilégios. Por exemplo;
Aniquilou violentamente várias crianças num dilúvio, em Sodoma e em vários outros lugares. Isso e uma barbárie.

Ele orientou, usando seu espírito santo, a Sansão fornicar e adulterar com uma filisteia e uma prostituta.

Deus tb fez Ester casar com um Rei Pagão, a usando para salvar seu Povo, mas será que não dava para salvar de outras formas, como sempre fez?

TB expulsou milhões de cananeus de suas terras, gerando uma guerra, que se estende até os nossos dias, mesmo na terra tendo tanto lugar bom para usar para sua tão sonhada reforma agrária?

Mas podem indagar que os cananeus eram maus? Mas como poderiam ser bons, se foram abandonados, visto que a único povo a receber orientação Divina era Israel? Isso fez se uso da Parcialidade. Os jebuseus, que faziam parte de Canaan, tiveram wje mentir, se humilhar, para não serem destruídos, e conviveram harmoniosamente com os israelitas, isto mostra que este povo iníquo não era tão mal quanto parecia, e parece que eram mais pacíficos e usaram de razoabilidade .

Enfim, após mil anos, após tudo isso, e muito mais, além de ter vários filhos dessassociados ( satanás e os anjos ), aí sim Deus poderá voltar a governar a humanidade.

Tudo e muito complexo não e? Olhando na ótica de como fomos ensinados.
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por supernova »

Outra questão que me veio a mente, neste estudo, e sobre o direito de Deus Governar. Eu nunca entendia por que Jesus tinha que reinar por mil anos e só depois Deus poderia reinar novamente. Se de fato, isto for verdade, e elogiável que Deus cumpre e da exemplo nas suas normas e leis de Justiça.

Por que digo isso?

Embira perfeito, Acredito que a experiência, e a madureza do Criador vieram com o tempo.

Não e incomum as pessoas falarem que o Deus do VT era guerreiro e violento, e o Deus do NT tem uma roupagem mais amorosa.

Devido a algumas ações provocadas por Deus, e como se ele tivesse perdido seus privilégios. Por exemplo;
Aniquilou violentamente várias crianças num dilúvio, em Sodoma e em vários outros lugares. Isso e uma barbárie.

Ele orientou, usando seu espírito santo, a Sansão fornicar e adulterar com uma filisteia e uma prostituta.

Deus tb fez Ester casar com um Rei Pagão, a usando para salvar seu Povo, mas será que não dava para salvar de outras formas, como sempre fez?

TB expulsou milhões de cananeus de suas terras, gerando uma guerra, que se estende até os nossos dias, mesmo na terra tendo tanto lugar bom para usar para sua tão sonhada reforma agrária?

Mas podem indagar que os cananeus eram maus? Mas como poderiam ser bons, se foram abandonados, visto que a único povo a receber orientação Divina era Israel? Isso fez se uso da Parcialidade. Os jebuseus, que faziam parte de Canaan, tiveram wje mentir, se humilhar, para não serem destruídos, e conviveram harmoniosamente com os israelitas, isto mostra que este povo iníquo não era tão mal quanto parecia, e parece que eram mais pacíficos e usaram de razoabilidade .

Enfim, após mil anos, após tudo isso, e muito mais, além de ter vários filhos dessassociados ( satanás e os anjos ), aí sim Deus poderá voltar a governar a humanidade.

Tudo e muito complexo não e? Olhando na ótica de como fomos ensinados.
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por supernova »

Outra questão que me veio a mente, neste estudo, e sobre o direito de Deus Governar. Eu nunca entendia por que Jesus tinha que reinar por mil anos e só depois Deus poderia reinar novamente. Se de fato, isto for verdade, e elogiável que Deus cumpre e da exemplo nas suas normas e leis de Justiça.

Por que digo isso?

Embira perfeito, Acredito que a experiência, e a madureza do Criador vieram com o tempo.

Não e incomum as pessoas falarem que o Deus do VT era guerreiro e violento, e o Deus do NT tem uma roupagem mais amorosa.

Devido a algumas ações provocadas por Deus, e como se ele tivesse perdido seus privilégios. Por exemplo;
Aniquilou violentamente várias crianças num dilúvio, em Sodoma e em vários outros lugares. Isso e uma barbárie.

Ele orientou, usando seu espírito santo, a Sansão fornicar e adulterar com uma filisteia e uma prostituta.

Deus tb fez Ester casar com um Rei Pagão, a usando para salvar seu Povo, mas será que não dava para salvar de outras formas, como sempre fez?

TB expulsou milhões de cananeus de suas terras, gerando uma guerra, que se estende até os nossos dias, mesmo na terra tendo tanto lugar bom para usar para sua tão sonhada reforma agrária?

Mas podem indagar que os cananeus eram maus? Mas como poderiam ser bons, se foram abandonados, visto que a único povo a receber orientação Divina era Israel? Isso fez se uso da Parcialidade. Os jebuseus, que faziam parte de Canaan, tiveram wje mentir, se humilhar, para não serem destruídos, e conviveram harmoniosamente com os israelitas, isto mostra que este povo iníquo não era tão mal quanto parecia, e parece que eram mais pacíficos e usaram de razoabilidade .

Enfim, após mil anos, após tudo isso, e muito mais, além de ter vários filhos dessassociados ( satanás e os anjos ), aí sim Deus poderá voltar a governar a humanidade.

Tudo e muito complexo não e? Olhando na ótica de como fomos ensinados.
Jacamerops
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023 18:14

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por Jacamerops »

O estudo dessa semana foi um show de aplicações absurdas, como se já não bastasse a história de Sansão, a narrativa mais non-sense do AT. Os parágrafos 5-7 compararam o uso da queixada de um jumento para exterminar filisteus com métodos de construção da organização. Que bizarro !
“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.”

(Ludwig Feuerbach)
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por Atlas »

supernova escreveu: 13 Nov 2023 07:50 Este estudo, foi um básicao, mas com coisas que eu ou não lembrava ou nunca tinha lido.
Foi o que notei. O artigo de estudo foi extremamente raso e básico.

Sansão serviu como uma espécie de alegoria. Nascido "nazireu", ou seja, separado, santificado por Deus, assim como foi a nação de Israel e, como a nação de Israel, Sansão não conseguia viver de acordo com o seu chamado, mas ia atrás de prostitutas. Isso mostrava a infidelidade dos próprios israelitas.

No artigo, a Sentinela tenta usar eufemismos demais para se referir a este personagem bíblico e romantiza seus erros, fazendo isso quase por justificar sua conduta errante.

O interessante, mas já presumível, é que o artigo coloca uma gravura explicando como os cristãos podem mostrar a mesma confiança de Sansão e lá aparece uma das programações do Broadcasting com a foto de um membro do corpo governante, ou seja, confiança no corpo governante é o mesmo que confiança em Deus. Não me recordo, mas pelo que percebi não há menção alguma ao filho de Deus em nenhum momento.

O artigo foi tão raso que vi a dificuldade da assistência para comentar.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: O que é isso?

Mensagem não lida por kyoumal »

Atlas escreveu: 13 Nov 2023 16:21
supernova escreveu: 13 Nov 2023 07:50 Este estudo, foi um básicao, mas com coisas que eu ou não lembrava ou nunca tinha lido.

O interessante, mas já presumível, é que o artigo coloca uma gravura explicando como os cristãos podem mostrar a mesma confiança de Sansão e lá aparece uma das programações do Broadcasting com a foto de um membro do corpo governante, ou seja, confiança no corpo governante é o mesmo que confiança em Deus. Não me recordo, mas pelo que percebi não há menção alguma ao filho de Deus em nenhum momento.

O artigo foi tão raso que vi a dificuldade da assistência para comentar.
Algo bem básico que tenho percebido depois de um tópico daqui. É extremamente injusto a torre comparar seus "servos" atuais com os exemplos bíblicos do passado. Sansão era extremante forte, da força que vinha de Deus, como não confiar nesse caso? Certamente esse relato foi superestimado para virar uma espécie de mito, só que acabou virando historia.

E pegando o exemplo de Sansão, Deus não deveria me dar forças para matar meus inimigos? Pq antes Deus matava quem era contra e hoje quer ensinar?
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 470 visitantes