O grau de instrução do casal

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
PIMOJW
Forista
Forista
Mensagens: 299
Registrado em: 02 Ago 2021 16:19

O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por PIMOJW »

Um problema comum que vejo na org com relação a não fazer faculdade é que muitos casais jovens desistiram de estudar no início do casamento pra se dedicar à organização e depois quando a coisa aperta geralmente o homem corre pra fazer faculdade e ter uma renda maior, ao passo que a mulher se dedica ao lar, aos filhos e “ao Reino”.

Vou falar da minha situação, mas poderia ser o contrário também: a esposa com mais instrução que o marido.

Eu fiz graduação e pós-graduação e minha esposa parou no ensino médio. O problema disso é que se cria um abismo intelectual entre marido e esposa.
Aí as conversas já não batem, as ideias são diferentes, chega a faltar assunto às vezes porque quero falar de coisas mais profundas e minha esposa não consegue acompanhar. Às vezes chega a faltar paciência em discutir algum assunto porque ela não tem a mesma base.

Sei que isso não é justo com minha esposa, não é culpa dela, fomos vítimas de um conceito errado que hoje tem consequências. Mas é uma realidade. Hoje tento incentivar ela a ler mais. Como ela gosta da área da saúde compramos livros sobre nutrição e suplementação alimentar. Ela devora os livros. Não é um assunto que me interessa, mas tento interagir pra incentivar ela. Ela ainda não tem vontade de fazer faculdade, quem sabe no futuro suja o desejo.

Acho que é o mínimo que podemos fazer numa situação dessa: entender, ter empatia, ajudar e incentivar. Até pra sobrevivência do casamento isso é importante.
Batista
Forista
Forista
Mensagens: 70
Registrado em: 07 Set 2022 11:49

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Batista »

Um conselho uma sugestão de quem gosta de observar a natureza e o comportamento humano totalmente com o cérebro sem a interferência do coração, isso pode não ser um motivo para divórcio mas sim para a infelicidade e insatisfação, creio que se não importasse tanto vc não teria criado esse tópico, por isso se vc prestar atenção demais nisso vc vai acabar se incomodando muito o qie o levará a ficar insatisfeito e se persistir acabará afetando outras áreas da sua vida, digo isso por experiência própria, conclui apenas o ensino fundamental, mas estudo informalmente biologia filosofia e economia consigo administrar bem mi hás finanças e toco minha empresa que esta começando a andar com as próprias pernas já minha esposa concluiu o segundo grau mas não sabe quase nada sobre tudo, muito rasa muito superficial sem disciplina pra aprender algo profundo do e muito impaciente nos processos da vida, mas apesar disso é muito meiga e sincera amorosa e verdadeira, o seu lado limitado passou a me incomodar muito mas percebi o qua difícil é encontrar uma pessoa verdadeira e despretensiosa hoje em dia que comecei a reparar mais em suas qualidades q em seus defeitos, ela não é obrigada a saber de tudo todo mundo tem limitações e infelizmente tem pessoas que jamais vão conseguir mudar, e está tudo bem, as coisas são assim digo isso por que prezo o companheirismo mas se vc preza a compatibilidade intelectual sugiro que procure sair dessa situação e encerrar esse ciclo.
Nao é possível enganar todas as pessoas o tempo todo.⌛
Avatar do usuário
verdadeaferida
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Fev 2023 14:26

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por verdadeaferida »

O abismo intelectual que está havendo entre você e sua esposa talvez não seja pq ela tem apenas o E.M e você Pós. Hoje em dia, com o advento da internet e sua popularização, diploma de graduação ou outro tipo de certificação não quer dizer por si só muita coisa.

Tenho pós e sinceramente o canudo só serviu para abrir portas, intelectualmente falando, agregou pouca coisa a minha bagagem. Isso dito por meus professores com doutorado.

Não sei as especificidades de você e da sua esposa, talvez ela não tenha tido uma boa formação de base na família e por conta da torre, se acomodou ainda mais 'acreditando no paraíso' como solucionador de todos os males.

Também tenho uma esposa que tem apenas ensino médico/técnico, que dá um show, gabaritada que ela é, atualmente lido com alto escalão do governo no meu estado, presidente da OAB, TJ (tribunal de justiça) entre outras personalidades e minha esposa conversaria em pé de igualdade com tais pessoas.

Tenho um funcionário que gosto muito dele, mas é muito limitado, tem apenas o ensino médio, o problema é que ele não tem uma boa base. Recomendei ele a estudar um livro de história geral e assistir canal de notícia 2 horas por dia para melhorar o conhecimento geral. Mas existem pessoas que não tem aquele impeto de ir além, é preciso cultivar a vontade da pessoa em querer ir buscar, evoluir, avançar. Tenta empurrar ela para um curso de graduação EAD e se comprometa a ajudá-la.

Viajar ajuda muito também!

Mas não foca só no canudo, ela com certeza vai melhorar se ela ver que precisa melhorar para lhe acompanhar nas conversas. Uma dica que costumo fazer muito com a minha esposa é compartilhar as ideias e colocar duas opções para ela ver qual seria melhor, assim ela vai se esforçar para falar a opção correta. Não deixe faltar assunto por achar que ela não o 'acompanha'. Compartilhe sempre, assim você vai instigá-la a evoluir.
LIBERDADE, VERDADE E EQUILÍBRIO!
Avatar do usuário
Pepita
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 28 Dez 2021 05:27

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Pepita »

Entendo, acontece. Conviver é um desafio, as pessoas mudam com o tempo e isso afeta o relacionamento. É difícil perceber a própria limitação, pois nossa visão fechada pisca como farol aos olhos dos outros, mas geralmente nós não percebemos a dimensão dos nossos próprios antolhos. Numa situação dessas é bom tentar estimular a curiosidade e a criatividade do(a) companheiro(a), focar nas boas qualidades dele(a) e tomar bastante cuidado pra não nos tornarmos um cônjuge chato(a) e ranzinza, com alto potencial para ser corneado(a) e se transformar num(a) chifrudo(a) culto(a).
Avatar do usuário
PIMOJW
Forista
Forista
Mensagens: 299
Registrado em: 02 Ago 2021 16:19

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por PIMOJW »

Pepita escreveu: 12 Nov 2023 22:02 e tomar bastante cuidado pra não nos tornarmos um cônjuge chato(a) e ranzinza, com alto potencial para ser corneado(a) e se transformar num(a) chifrudo(a) culto(a).

:1 :1 :1 d:7 d:7 d:7
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por jurado8 »

verdadeaferida escreveu: 12 Nov 2023 21:34 Também tenho uma esposa que tem apenas ensino médico/técnico, que dá um show, gabaritada que ela é, atualmente lido com alto escalão do governo no meu estado, presidente da OAB, TJ (tribunal de justiça) entre outras personalidades e minha esposa conversaria em pé de igualdade com tais pessoas.
Você é casado?


Imagem

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Juraaaadoooooo :o :o :shock:

...


Então, respondendo o tópico, moro na periferia de São Paulo e aqui é muiiito incentivado o casamento bem cedo, principalmente para as meninas, para elas não se perderem, no momento na congregação que frequento ha um namoro entre um jovem de 15 com uma jovem de 17, as famílias estão radiantes, e eu fico pensando que os dois nem sabem quem eles são no mundo!!!
Depois vão casar ( tomara que não) e daqui uns anos vão ver que nao tem nada em comum.....
Muitos casamentos aqui na região tem acabado, casamentos de 20 anos ou mais, pois o bendito armagedom não veio, e ficou insustentável insistir na relação....
Muito complicado!!
Que voce continue vendo coisas boas nela e ela em vc
Sucesso no seu casamento....
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

jurado8 escreveu: 12 Nov 2023 23:05
verdadeaferida escreveu: 12 Nov 2023 21:34 Também tenho uma esposa que tem apenas ensino médico/técnico, que dá um show, gabaritada que ela é, atualmente lido com alto escalão do governo no meu estado, presidente da OAB, TJ (tribunal de justiça) entre outras personalidades e minha esposa conversaria em pé de igualdade com tais pessoas.
Você é casado?


Imagem
Koée Leo Dias
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Rapha »

jurado8 escreveu: 12 Nov 2023 23:05
verdadeaferida escreveu: 12 Nov 2023 21:34 Também tenho uma esposa que tem apenas ensino médico/técnico, que dá um show, gabaritada que ela é, atualmente lido com alto escalão do governo no meu estado, presidente da OAB, TJ (tribunal de justiça) entre outras personalidades e minha esposa conversaria em pé de igualdade com tais pessoas.
Você é casado?


Imagem
Eita. As vezes ele só é casado. Quero dizer que as vezes ele só tem uma esposa, e não um relacionamento. Acontece. Enfim rsrs

=========================================

A diferença intelectual entre os casais dentro da Organização muitas vezes acontece também ANTES de adentrarem à seita. No mundo, o homem muitas vezes vai para a faculdade e a mulher fica em casa, num modelo "tradicional" (e não único) de família. Hoje, graças a tecnologia, as coisas mudaram bastante e a mulher também tem maior acesso a educação e tem casos até do inverso dessa postura "tradicional", onde a mulher tem melhor formação e salário, em detrimento do marido. E tá tudo bem. Seja qual dos dois for, o importante é que tenham uma vida feliz e próspera, sem passar perrengue.

Acho muita mancada da organização manter esse tipo de conduta em relação ao ensino superior e a busca de melhores colocações no mercado. No fim das contas, ela segue lá rica, empreendendo no mercado imobiliário e na mão de obra "voluntária" e quando seus membros dão por si, chegaram numa fase da vida que não tem mais ânimo de buscar algo melhor.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Spaceman »

jurado8 escreveu: 12 Nov 2023 23:05
verdadeaferida escreveu: 12 Nov 2023 21:34 Também tenho uma esposa que tem apenas ensino médico/técnico, que dá um show, gabaritada que ela é, atualmente lido com alto escalão do governo no meu estado, presidente da OAB, TJ (tribunal de justiça) entre outras personalidades e minha esposa conversaria em pé de igualdade com tais pessoas.
Você é casado?


Imagem
Boa memória Jurado kkkkkkkkk.... Pô, mas é feio o cara barbado vir no fórum tentando cantar as meninas, me lembrou a história do barba azul: https://extestemunhasdejeova.net/forum/ ... 23&t=26491

**************************************

Sobre o assunto do tópico, eu vejo isso com meu irmão, a esposa dele só fez o fundamental por pressão do pai dela e isso limita bastante as conversas entre os dois.
PIMOJW escreveu: 12 Nov 2023 19:41 Acho que é o mínimo que podemos fazer numa situação dessa: entender, ter empatia, ajudar e incentivar. Até pra sobrevivência do casamento isso é importante.
Cara, pra mim isso é a chave para um casamento sobreviver. Dificuldades entre personalidades e gostos sempre vão existir, a diferença é o quão você está disposto a se dedicar a seu cônjuge. Eu vejo o casamento como um pacto entre duas pessoas, que elas se dedicam ao máximo na sua relação, apesar das diferenças e dificuldades.
Conheço alguns casamentos onde um dos cônjuges são egoístas e colocam tudo a perder por ego, isso só traz sofrimento para todos, inclusive os filhos.
Pelo que eu li, você está indo muito bem PIMOJW, com certeza sua esposa te valoriza bastante!
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: RayFranz e 478 visitantes