O grau de instrução do casal

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Ft2324252630
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 06 Ago 2021 00:01

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Ft2324252630 »

Infelizmente, a falta de acesso à Educação de qualidade hoje cria abismos intelectuais entre pessoas, não apenas do Ensino Superior, como também da Educação Básica.

Para ter uma ideia, após a reforma do Ensino Médio algumas escolas de Educação Básica tiveram apenas 1 aula por semana de disciplinas como Biologia, História, Sociologia, Filosofia, Física e Química.
Enquanto que em escolas particulares ou técnicas essas cargas horárias são muito mais ampliadas.

Se isso já acontece na educação básica, imagina comparar a base de pessoas apenas com E.M com pessoas que frequentam universidades, principalmente aquelas que promovem um curriculo bem elaborado, espaços de debates, cultura e arte, bibliotecas, pesquisa científicas e tecnológicas, etc, ou pessoas que mesmo que não frequentem espaços educacionais assim, cresceram e foram incentivados a estarem em ambientes mais plurais.

Vai além da dimensão educacional escolar, mas pensar que outros direitos também são negados as pessoas que frequentam determinados grupos religiosos como as TJS, como por exemplo direitos culturais, sociais e políticos.

Eu acho que dentro das testemunhas de Jeová, realmente é mais difícil ainda, porque além das desigualdades educacionais que a torre promove, ainda ela é aprofundada se somada as desigualdades de classe, raça e gênero ( enquanto hoje vemos a maioria das mulheres no Ensino Superior, isso não ocorre na torre, testemunhas de regiões pobres têm muito mais resistência ao ensino superior do que congregações de regiões mais ricas, etc).

Talvez essa questão não se resolva apenas pelo estudo em si (por exemplo, eu não acho que fazer uma faculdade por fazer, vai mudar tanto o jeito da pessoa olhar o mundo) mas pequenas mudanças no cotidiano pode contribuir de maneira muito mais impactante em fazer as pessoas terem uma visão mais critica: ir em eventos culturais, viajar, ir em museus, aprender sobre temas diversos como política, comportamento, saúde, ciência tecnologia, fazer cursos livres, ter divisão de tarefas dentro de casa, ter tempo livre pra lazer, etc.
Mas acho que o principal desafio nessa questão é ter o amor, o respeito pelas individualidades e o diálogo como guia para lidar com essas diferenças no relacionamento.
Avatar do usuário
SuzyWeng
Forista
Forista
Mensagens: 869
Registrado em: 24 Mai 2019 15:16

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por SuzyWeng »

jurado8 escreveu: 13 Nov 2023 16:11
verdadeaferida escreveu: 13 Nov 2023 16:09 Ué você não afirmou que era combinado? Recomendo buscar ajuda profissional amigo para superar seus traumas, pq nunca vi um ser humano desvirtuar totalmente um assunto. Negocio aí talvez seja sério viu.
Nao sei, eu disse que talvez fosse. Se é, beleza. Se nao for, obrigado a indicacao de ajuda mas pode reservar para sua mulher quando ela descobrir os chifres.
O que deve ser complicado é esse predador sexual andando por aí cantando quem ele quiser, aí consegue atrair uma vítima se fazendo de bonzinho e caridoso, aí a vítima na sua inocencia acaba se encantando com esse barba azul, achando que estaria entrando num relacionamento, a coisa vai ficando séria, e do nada, ela acaba sabendo que ele é casado... imagino o estrago que um ser deste faz na cabeça dessa mulher... não interessa se a corna que ele é casado, aceita esse tipo de condição e TALVEZ E ACHO MUITO DIFÍCIL, que ela tb tenha lá suas paquerinhas fora desse casamento de gente ruim da cabeça, mas envolve moral, pois os 'ficantes' de fora desse casamento acabam se envolvendo com 'mulher casada' e 'homem casado'... as maiores vítimas nesse caso, são as outras pessoas... canalhice pura.
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por TheScientist »

Talvez essa questão não se resolva apenas pelo estudo em si (por exemplo, eu não acho que fazer uma faculdade por fazer, vai mudar tanto o jeito da pessoa olhar o mundo) mas pequenas mudanças no cotidiano pode contribuir de maneira muito mais impactante em fazer as pessoas terem uma visão mais critica: ir em eventos culturais, viajar, ir em museus, aprender sobre temas diversos como política, comportamento, saúde, ciência tecnologia, fazer cursos livres, ter divisão de tarefas dentro de casa, ter tempo livre pra lazer, etc.
Olha.. não é o que vejo por aí.. Várias pessoas que eu conheço que iniciaram uma faculdade, mudou sim a perspectiva de olhar o mundo...

Conheço pessoas que eram homofóbicas que ao fazerem faculdade de psicologia passaram a ver os LGTB*s de uma perspectiva mais humana e não de senso comum...

Pessoas que ao fazerem faculdade de biologia, começaram a perceber o que é de fato a evolução, e não uma falácia do espantalho espalhada por pseudo-intelectuais, e começaram a questionar erros grotescos da biblia...

Não é a toa que o CG sempre foi contra faculdade, exceto nos casos quando convém a eles...

Mas vou além, nao precisa nem de fazer faculdade de humanas para mudar a perspectiva de olhar o mundo... A faculdade forçou minha esposa a ler 1 livro técnico (de nutrição) por mês.. Isso é muita coisa... O senso critico melhorou... E agora além da faculdade, ela se agarra a qualquer curso na area (gratuito ou mesmo pago) para aprimorar seu conhecimento... Ela começou a usar jargão ao falar com amigos e familia... Entre outras coisas...

De fato, ainda existem muitas coisas que ela precisa melhorar... Principalmente na questão cultural.. E nesse ponto, concordo contigo (ela nao gosta de museus, eventos culturais, etc).. Mas acho que isso seja mais uma questao de gostos mesmos, ao invés de nível cultural baixo.. Mas ainda sim, o mero fato de uma faculdade aguçar o questionamento critico e de ela melhorar o português, já torna essa pessoa capaz de manter uma conversa num nivel maior de profundidade..
Mas acho que o principal desafio nessa questão é ter o amor, o respeito pelas individualidades e o diálogo como guia para lidar com essas diferenças no relacionamento.
Concordo, temos que ser pacientes. Mas se a outra parte preferir continuar na ignorância, acho difícil o relacionamento se sustentar por muito tempo..
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por jurado8 »

SuzyWeng escreveu: 14 Nov 2023 09:11 O que deve ser complicado é esse predador sexual andando por aí cantando quem ele quiser, aí consegue atrair uma vítima se fazendo de bonzinho e caridoso, aí a vítima na sua inocencia acaba se encantando com esse barba azul, achando que estaria entrando num relacionamento, a coisa vai ficando séria, e do nada, ela acaba sabendo que ele é casado... imagino o estrago que um ser deste faz na cabeça dessa mulher... não interessa se a corna que ele é casado, aceita esse tipo de condição e TALVEZ E ACHO MUITO DIFÍCIL, que ela tb tenha lá suas paquerinhas fora desse casamento de gente ruim da cabeça, mas envolve moral, pois os 'ficantes' de fora desse casamento acabam se envolvendo com 'mulher casada' e 'homem casado'... as maiores vítimas nesse caso, são as outras pessoas... canalhice pura.
Nao...mas ele ficou ofendidinho com o jeito que falei com ele, tadinho, que causa traumas.

Ele meter chifre na esposa adoidado, ta tudo certo. É um coitadinho.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Spaceman »

jurado8 escreveu: 14 Nov 2023 12:44
SuzyWeng escreveu: 14 Nov 2023 09:11 O que deve ser complicado é esse predador sexual andando por aí cantando quem ele quiser, aí consegue atrair uma vítima se fazendo de bonzinho e caridoso, aí a vítima na sua inocencia acaba se encantando com esse barba azul, achando que estaria entrando num relacionamento, a coisa vai ficando séria, e do nada, ela acaba sabendo que ele é casado... imagino o estrago que um ser deste faz na cabeça dessa mulher... não interessa se a corna que ele é casado, aceita esse tipo de condição e TALVEZ E ACHO MUITO DIFÍCIL, que ela tb tenha lá suas paquerinhas fora desse casamento de gente ruim da cabeça, mas envolve moral, pois os 'ficantes' de fora desse casamento acabam se envolvendo com 'mulher casada' e 'homem casado'... as maiores vítimas nesse caso, são as outras pessoas... canalhice pura.
Nao...mas ele ficou ofendidinho com o jeito que falei com ele, tadinho, que causa traumas.

Ele meter chifre na esposa adoidado, ta tudo certo. É um coitadinho.
Então, vendo os comentários antigos dele, dá a entender que a mulher ainda não despertou, ou seja, ela é TJ PIMI. Se for assim, o cara engana a esposa e acha isso bonito. Pra mim, se você engana alguém, você não é diferente dos lideres dessa seita e dependendo da forma é até pior.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por TheScientist »

Não queria entrar nesse assunto pois foge ao tópico. Mas cabe deixar bem claro que não é porque a pessoa saiu das TJs que ela sempre foi santa. Conheço muito dissidente PIMO que não acredita em nada do que é dito lá, mas sacaneia outros dissidentes até mesmo entregando-os pra os anciãos caso descubra alguma coisa, pra ficar bem na foto. Quando eu estava desassociado, eu mesmo sofri na pele isso ao falar demais o que eu pensava sobre a seita com alguns desassociados (incluindo um ateu) e este foi lá no meu pai dizer "que estava preocupado comigo porque estava tendo pensamentos apostatas".

Muitos da dissidência foram desassociados por motivos injustos: discordar dos ensinamentos, fornicação com a namorada/ficante, etc.

Mas outros foram desassociados por motivos reprováveis até pela sociedade civil que vivemos: adultério, roubo, etc.

Então aqui no fórum essa é a coisa mais normal possível encontrarmos dissidentes dos mais diversos tipos, portanto não sei o motivo da escandalização.. Muita gente na própria apresentação assume que acabou se relacionando com alguém casado do salão.. Então se não concorda com o modo de vida da pessoa, é só não ficar dando holofote pra pessoa e vida que segue, não ficar seguindo ela com a luva da vergonha gritando "shame", "shame", etc...
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por Saran »

Spaceman escreveu: 14 Nov 2023 13:16
jurado8 escreveu: 14 Nov 2023 12:44
SuzyWeng escreveu: 14 Nov 2023 09:11 O que deve ser complicado é esse predador sexual andando por aí cantando quem ele quiser, aí consegue atrair uma vítima se fazendo de bonzinho e caridoso, aí a vítima na sua inocencia acaba se encantando com esse barba azul, achando que estaria entrando num relacionamento, a coisa vai ficando séria, e do nada, ela acaba sabendo que ele é casado... imagino o estrago que um ser deste faz na cabeça dessa mulher... não interessa se a corna que ele é casado, aceita esse tipo de condição e TALVEZ E ACHO MUITO DIFÍCIL, que ela tb tenha lá suas paquerinhas fora desse casamento de gente ruim da cabeça, mas envolve moral, pois os 'ficantes' de fora desse casamento acabam se envolvendo com 'mulher casada' e 'homem casado'... as maiores vítimas nesse caso, são as outras pessoas... canalhice pura.
Nao...mas ele ficou ofendidinho com o jeito que falei com ele, tadinho, que causa traumas.

Ele meter chifre na esposa adoidado, ta tudo certo. É um coitadinho.
Então, vendo os comentários antigos dele, dá a entender que a mulher ainda não despertou, ou seja, ela é TJ PIMI. Se for assim, o cara engana a esposa e acha isso bonito. Pra mim, se você engana alguém, você não é diferente dos lideres dessa seita e dependendo da forma é até pior.
O p#ca de mel veio me perturbar no privado EXIGINDO providências da minha parte contra os moderadores SuzyWeng, jurado8, Spaceman por falarem a verdade sobre as atitudes dele.

Farei nada e endosso o comentário de vocês.

Segue o jogo
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

verdadeaferida escreveu: 13 Nov 2023 15:53
Como vou te atingir se voce tem um acordo mutuo de traicao?


1º Faz uma afirmação totalmente sem fundamento que só ele sabe o porquê chegou a essa conclusão.
Só ele sabe como chegou a conclusão? Para que tá feio, colega. Não tem ngm que não entendeu as mesmas coisas que o jurado8 ao ler as SUAS próprias mensagens, todo mundo entendeu direitinho suas intenções e não tem outra interpretação pra isso.

Quer uma dica? Eu se fosse vc, criava uma nova conta e reaparecia daqui uns meses fingindo ser outra pessoa rsrs.. pq tá feio já.
Avatar do usuário
PIMOJW
Forista
Forista
Mensagens: 299
Registrado em: 02 Ago 2021 16:19

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por PIMOJW »

Saran escreveu: 14 Nov 2023 16:27
Spaceman escreveu: 14 Nov 2023 13:16
jurado8 escreveu: 14 Nov 2023 12:44
SuzyWeng escreveu: 14 Nov 2023 09:11 O que deve ser complicado é esse predador sexual andando por aí cantando quem ele quiser, aí consegue atrair uma vítima se fazendo de bonzinho e caridoso, aí a vítima na sua inocencia acaba se encantando com esse barba azul, achando que estaria entrando num relacionamento, a coisa vai ficando séria, e do nada, ela acaba sabendo que ele é casado... imagino o estrago que um ser deste faz na cabeça dessa mulher... não interessa se a corna que ele é casado, aceita esse tipo de condição e TALVEZ E ACHO MUITO DIFÍCIL, que ela tb tenha lá suas paquerinhas fora desse casamento de gente ruim da cabeça, mas envolve moral, pois os 'ficantes' de fora desse casamento acabam se envolvendo com 'mulher casada' e 'homem casado'... as maiores vítimas nesse caso, são as outras pessoas... canalhice pura.
Nao...mas ele ficou ofendidinho com o jeito que falei com ele, tadinho, que causa traumas.

Ele meter chifre na esposa adoidado, ta tudo certo. É um coitadinho.
Então, vendo os comentários antigos dele, dá a entender que a mulher ainda não despertou, ou seja, ela é TJ PIMI. Se for assim, o cara engana a esposa e acha isso bonito. Pra mim, se você engana alguém, você não é diferente dos lideres dessa seita e dependendo da forma é até pior.
O p#ca de mel veio me perturbar no privado EXIGINDO providências da minha parte contra os moderadores SuzyWeng, jurado8, Spaceman por falarem a verdade sobre as atitudes dele.

Farei nada e endosso o comentário de vocês.

Segue o jogo
Por um lado eu entendo, por outro lamento que meu tópico tenha sido inundado com comentários aleatórios sobre a vida sexual alheia. Por muito menos já me chamaram atenção aqui porque postei um mísero comentário que um moderador julgou estar fora do tópico. Se vale pra um, vale pra todos. Minha opinião é que ou se remove TODOS os comentários fora do tópico ou se exclui o tópico inteiro.
Editado pela última vez por PIMOJW em 14 Nov 2023 17:16, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1330
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por TheScientist »

Por um lado eu entendo, por outro lamento que meu tópico tenha sido inundado com comentários aleatórios sobre a vida sexual alheia. Por muito menos já me chamaram atenção aqui porque postei um mísero comentário que um moderador julgar estar fora do tópico. Se vale pra um, vale pra todos. Minha opinião é que ou se remove TODOS os comentários fora do tópico ou se exclui o tópico inteiro.
Você está certo.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 474 visitantes