O grau de instrução do casal

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por KYARAA »

Sombra escreveu: 20 Nov 2023 03:35
PIMOJW escreveu: 12 Nov 2023 19:41 Um problema comum que vejo na org com relação a não fazer faculdade é que muitos casais jovens desistiram de estudar no início do casamento pra se dedicar à organização e depois quando a coisa aperta geralmente o homem corre pra fazer faculdade e ter uma renda maior, ao passo que a mulher se dedica ao lar, aos filhos e “ao Reino”.

Vou falar da minha situação, mas poderia ser o contrário também: a esposa com mais instrução que o marido.

Eu fiz graduação e pós-graduação e minha esposa parou no ensino médio. O problema disso é que se cria um abismo intelectual entre marido e esposa.
Aí as conversas já não batem, as ideias são diferentes, chega a faltar assunto às vezes porque quero falar de coisas mais profundas e minha esposa não consegue acompanhar. Às vezes chega a faltar paciência em discutir algum assunto porque ela não tem a mesma base.

Sei que isso não é justo com minha esposa, não é culpa dela, fomos vítimas de um conceito errado que hoje tem consequências. Mas é uma realidade. Hoje tento incentivar ela a ler mais. Como ela gosta da área da saúde compramos livros sobre nutrição e suplementação alimentar. Ela devora os livros. Não é um assunto que me interessa, mas tento interagir pra incentivar ela. Ela ainda não tem vontade de fazer faculdade, quem sabe no futuro suja o desejo.

Acho que é o mínimo que podemos fazer numa situação dessa: entender, ter empatia, ajudar e incentivar. Até pra sobrevivência do casamento isso é importante.

Man, assim como voce tenho ensino superior e pós e minha esposa tem apenas o EM e de verdade eu não vejo essa dificuldade toda em conversar e compartilhar assuntos com ela.

Não sei como é o relacionamento de vocês e nem se tenho o direito de dar alguma dica ou sugestão mas tenta fazer mais coisas junto com ela, tipo viajar mais, sair mais, se recrearem mais juntos, para que os assuntos entre vocês fiquem mais compatíveis independentemente do grau de instrução ou ensino.

Como alguém disse antes da confusão que não pretendo dar continuidade, o nível de ensino não deveria atrapalhar em nada no convívio entre duas pessoas.

O texto que a Mérida colocou acima também é excelente e espero que ajude.

Obs. Não desista desse tópico. Ainda tem pessoas querendo conversar sobre.

Obs2. Não acho que nada deveria ser apagado, o que aconteceu aconteceu e tópico que segue.
O que vc falou aqui Sombra é basicamente o que eu acredito.
Eu e meu esposo tbm temos graus de escolaridade diferente... mas conversamos sobre tudo e ainda assim... existem coisas que aprendemos um com o outro... pq sabedoria não se aprende só na sala de aula... mas como acho que a Merida já falou antes... só dele está aqui pedindo sugestão... é notável a vontade de resolver esse problema.

Assistam series e documentários juntos, preparem uma receita juntos... gente parece bobo... mas é tão bom cozinhar juntos, batendo papo.
A verdade é que até as tarefas na cozinha estamos acostumados a colocar no automático, como uma obrigação diária... mas até isso pode se tornar um momento descontraído entre um casal.

Aqui saímos para comprar roupas juntos e damos dica um para o outro.
Viajamos juntos, ele gosta muito de globo rural e eu fico fazendo perguntas à respeito dessas coisas rurais que eu nada entendo pq sou mais urbana kkkkk e assim vamos equilibrando os pratinhos... pq escolhemos viver juntos e nos amamos.

AGORA UMA DICA A TODOS OS CASADOS: SE VCS REALMENTE AMAM SEUS COMPANHEIROS, LUTEM PARA TIRAR DE SUAS VIDAS ESSAS LACUNAS QUE ESSA MALDITA TORRE DEIXOU, PQ O CORPO GOVERNANTE NÃO ESTÁ NEM AI PARA NÓS.
ELES ESTÃO COM OS BOLSOS CHEIOS DE DINHEIRO ENQUANTO AS PESSOAS LÁ DENTRO ESTÃO CADA VEZ MAIS DOENTES EMOCIONALMENTE.
LUTEM, TRANSFORMEM, RENOVEM SEUS CASAMENTOS E SEJAM FELIZES!

OBS: desculpa ai a psicologia sem diploma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... só não quero ver vcs sofrendo pelo efeito deixado por essa Torre.

Abraços meus queridos.
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por America »

Meu Deus kkkk me sentindo no Casos de Família kkk
Quanto ao tópico, meu marido sempre foi muito inteligente, ganhou várias medalhas nas olimpíadas de matemática na época de escola, é praticamente uma calculadora humana, porém por conta da Torre, decidiu não fazer faculdade.
Eu nunca fui um gênio, mas pego as coisas muito rápido, sem precisar ficar horas de cara nos livros... eu decidi fazer faculdade, quero seguir uma carreira acadêmica e tenho como objetivo ser professora universitária... trabalho e estudo pra isso.
Meu marido não tem objetivos de carreira e nem de educação superior, apesar de ter uma mente brilhante, foi apagado pelo Torre.
Fico triste por ele, mas não deixo de incentivar, de ajudar.
Como ele tem um intelecto afiado, não senti esse abismo apesar de eu buscar pelo ensino superior.
Admiro muito a atitude dos que, apesar desse abismo, fazem esforços para manter um casamento feliz... casamento afinal é isso... entrega, amor, sacrifício, colocar o outro acima de si mesmo.


Quanto a fofoca do momento kkk
Eu sou extremamente monogâmica, não entra na minha cabeça relacionamentos abertos e principalmente traição.
Confesso que já tive inúmera oportunidades de "pular a cerca", mas pra mim o casamento é sagrado.
Não entendo os casamentos abertos, mas respeito quem opta por ele... creio que precise de muita conversa e confiança.
Quanto a traição, se não ta feliz com o parceiro, separa... a dor de uma traição é muito grande, já vi de perto... é algo que te faz querer morrer. Isso quando o "fogo no rabo" não passa uma doença pro parceiro...
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: O grau de instrução do casal

Mensagem não lida por gleisson »

A melhora do meu casamento se deu quando entendi o que significa a ideia correta de igualdade de genero e oportunidades

E que isso inclui tambem a questao intelectual. É possivel que alguem nao consiga se desenvolver tanto por questoes de saude mental, mas isso nao é a maioria.

Eu fiz faculdade e evolui bastante no conhecimento e titulos, mas notei que a esposa estava bem ancorada em ser "Fulana, esposa do Sicrano". Com o incentivo correto hoje temos a mesma quantidade de titulos academicos e sempre recomendo que ela pesquise mais na area dela e se mostre uma pessoa talentosa nisso. Para mim o amor é fazer isso: incentivar que o outro também cresça

Tenho abominacao por esses religiosos diversos que agora incentivam a mulher a jogar o diploma fora para parir 9 filhos e virar blogueira
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], lucho e 481 visitantes