1 ANO DO MEU DESPERTAR

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
PimoSobrevivente
Forista
Forista
Mensagens: 82
Registrado em: 10 Mai 2023 21:16

1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por PimoSobrevivente »

Olá foristas. Hoje faz exatamente um ano em que eu descobri "a verdade sobre a verdade".

Foi em uma tarde qualquer, vendo vídeos no YouTube, que acabei caindo em alguns vídeos que falavam sobre falsas profecias das testemunhas de Jeová. De início, pensei que era somente um conteúdo apóstata qualquer, e que não tinha fundamento nenhum. Porém conforme fui me aprofundando nisso, mais eu fui confirmando que as dúvidas que eu tinha em relação a organização eram legítimas.

No início, não digo que foi fácil. Eu tomei um choque de realidade e fiquei com um sentimento de incredulidade enorme, por saber que tudo que eu acreditei (ou fui forçado a acreditar) na minha vida até aquele momento não passava de uma mentira bem contada.

Após uns 3 dias, eu fui ficando mais aliviado por saber que pelo menos eu não precisaria mais seguir aqueles padrões que a torre exige. E isso foi um divisor de águas na minha vida.

Porém, de lá pra cá, eu pouco consegui progredir rumo a minha independência financeira, e portanto contínuo ainda hoje como infiltrado (PIMO).

Eu não deveria celebrar essa data, visto que ainda contínuo dentro da organização. Mas só de eu ter descoberto todas as mentiras e manipulações da torre, e ter me livrado das amarras mentais dela, já é motivo pra todo dia 8 de novembro eu celebrar tomando um bom vinho em comemoração ao meu livramento dessa seita rsrsrs.

Agora quero saber de vcs, foristas. Como foi quando descobriram que estavam sendo enganados esse tempo todo? Qual foi sua reação?
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por jurado8 »

Que legal. Eu fiquei 2 anos PIMO.

Meu processo foi bem lento, eu demorei a aceitar. Fui PIMQ por uns 6 anos. Ja sabia de Raymond Franz, Carl Olof Johnson, James Penton, Amber Scorah, etc quando eu era servo ministerial, commutter de Betel, pioneiro. Lembro que tava no Amazonas, na congregação, e pensava: "cara sou um sobrevivente. A maioria aqui nao sabe de nada que sei." Parece que eu queria ver a Torre Profunda com meus proprios olhos. E esse tempo foi bom para mim pq nao restou a menor duvida que eu estava numa seita. Ser PIMQ te permite ver as coisas mais amplamente que um PIMI.

Um belo dia, meio que caiu a ficha. Foi logo depois do curso de pioneiros. Parece que todos os nos foram desatados. Nos montados desde meu nascimento. Eu pensei: nao acredito nisso. To cantando pro nada. Orando pro nada. O Deus da Biblia nao e este.

Daí, nesse dia virei PIMO. Foi um momento magico, de paz. Muitas crises nos primeiros 3 meses. Mas depois passou. Saí para a liberdade crista, por onde fiquei por uns 4 anos, 4 anos e meio.

Ate que decidi questionar a Biblia, a logica crista, a formacao dos livros, os livros apocrifos, e me vi agnostico. Descobri que a gente nao sabe nada de nada. Respeito os religiosos, respeito os ateus...mas a grande verdade que devemos ter frente a essa maravilha que é o universo, na minha opiniao é: nao sabemos de nada. Afirmacoes categoricas sao apenas, a meu ver, uma tentativa de ter certeza sobre coisas incertas, seja a afirmacao que existe algo maior e ele é assim assim assado; ou a afirmacao impositiva de que tudo é so o que parece e nao existe mais nada, com certeza. Ambas, a meu ver, frutos de um "querer acreditar".

Abs, bom vinho. Se te conhecesse, a gente saia para tomar um vinho. Eu aguardo agora o momento onde o mundo TJ vai ficar para tras para mim. Que nem nesse forum vou querer entrar mais. Acredito que, no meu caso, ainda ira demorar um bucado.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por Merida »

Celebre com gosto, viu : )

É uma baita vitória, liberdade mental, no momento certo você conseguirá sua liberdade física.

Em 2005 pesquisando na internet descobri sobre Franz, as previsões de fim, Bete Saron, fiquei indignada, e pouco tempo depois fiquei inativa, após 5 anos voltei, mas com um pé dentro e outro fora, ainda não tinha despertado totalmente, era PIMQ - fisicamente dentro é mente questionando, fui muito resistente, eu perdoei os erros e acreditava que era uma religião melhorzinha que as outras.

Apenas em janeiro de 2020 eu conheci o Fórum, e em poucos dias despertei, fui lendo, lendo, e daí foi inevitável, consegui unir os pontos, e sabia que tinha que pular fora, veio a Pandemia, e acabou me ajudando, eu e meus filhos decidimos elaborar um plano pra sair, as coisas foram dando certo, até cada um fazer um email simples de duas linhas e pedir o desligamento e anúncio que não somos mais Testemunhas de Jeová, anúncio triplo feito em 29 de dezembro de 2021, desde então comemoramos essa data como nosso aniversário de renascimento.

m:2
m:2
m:2
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por supernova »

Me registrei no Fórum em fevereiro de 2022, mas o conhecia há alguns meses antes, graças a Orientação do corpo governante, kkkk. Num discurso de assembléia, fomos exportados a tomar cuidado em digitar no Google as palavras TJs, e em entrar em determinados fóruns.

Posso dizer que desde meu estudo da Bíblia, nunca tive a mente 100% conectada na org. Sempre fiz o meu melhor lá dentro, e o melhor do que muitos faziam, mas uma das dúvidas que tinha era do o ano 607 AEC. Gosto muito de história, e até hj não acho explicação para está data. Só que na época acredita que existia religião verdadeira, acreditava na bíblia, e tudo foi in indo, só que algumas coisas me faziam perceber que não batiam.

*Todos que iam para o território, voltavam fudido e desanimados. A desculpa da org era a falta de fé deles, e eu fiz o mesmo, e tinha muita fé, e fiquei fudido TB, por perdão da palavra.

*Falava nos discursos que somos o povo mais feliz da terra, mas o que sempre enxerguei eram irmãos tristes, deprimidos, sem saber do que fizeram com suas vidas quando a velhice bateu nas portas.

*Tambem aprendamos que éramos o povo mais unido e amoroso da terra, mas achava estranho alguns se reunirem, irem numa praia, jogar um vôlei, e sempre excluindo os demais. No mundo por exemplo, nem que seja por educação, vc e convidado.

*Dessassociao. Não entendi desta doutrina, pq até onde eu lia, era quando a pessoa se recusava a reconhecer seus erros, e o convívio que deveria ser cortado era o espiritual, e rotineiro, mas um bom dia, como vai, precisa de ajuda não tem nada haver. Quantas vezes o cônjuge perdoou o parceiro de uma traição, continuaram vivendo juntos e a org o dessassociou, tornando a vergonha pública a todos. Não concordava.

*Pregar, sempre odiei pregar, mas fazia, fui pioneiro, fui para território, pq coloquei a ordem acima das minhas vontades, mas hj vejo que não precisava pregar, não pelo menos como e feito hj, de casa em casa. Lendo um pouco da história, nenhum Judeu nunca pregou, quando alguém precisava ser avisado, Deus ungia profetas. Errôneas interpretaçoes de Paulo e apóstolos pregando de casa em casa, e que na verdade, era nas casas, dando palestras.

*Sangue. Eu nunca assinei este cartão. Não concordava. Somente ano passado, através de pesquisas mais profundas entendi que antigamente, o sangue era usado inapropriado, podia trazer doenças, e está exortação era para proteção do povo. Mas assim como tinha a lei do sábado, que era para proteção, quando Jesus veio, ele não obedeceu a lei, que foi o próprio Deus que escreveu nas tábuas, não obedeceu quando se tratava de salvar uma vida imediatamente, assim sendo hj, se usarmos o sangue para salvar uma vida imediata, e não fazer comércios, ou mau uso, ou sacrifícios que acabam maltratando pessoas ou animais, não seria errado. Tudo dependeria do MOTIVO.

* Sempre questionei a imparcialidade de Deus Pai. Se assim fosse, pq só um grupo na terra teria o direito de ter a bíblia? PQ só temos CG americano, salvo um canadense ou inglês, senão me engano.?, PQ só um negro, cadê os Japoneses, índios, etc? Pq sermos representados e alimentados só por uma raça que vivem num país onde tem as melhores qualidades de vida?

* Porque eu deveria aceitar a vida de dificuldades, barganhando com Deus o Novo Mundo, que chegasse logo, mas ao mesmo tempo, sempre vendo Beteis serem reformados e construídos numa modernidade que só?

*Porque era errado estudar, se nas reuniões de congresso, a prioridade de ir para Betel eram irmãos formados ?

Faltaria tempo e páginas lá de a escrever tudo que eu sempre questionei, e aqui foi a oportunidade que encontrei de me expressar, sem ser AMORDAÇADO!!!

HOJE me encontro agnóstico, não sei o que esperar do futuro, mas procurando viver dignamente o presente, que e uma dádiva de Deus. Acredito sim em Deus, não sei se chama Jeová, Javé, Ala, Adonai, ou se cada nação pronuncia o seu nome num fonema ou sotaque diferente. Mas eu ainda acredito em Deus sim, por tudo como existe e funciona na terra. Acredito pq já pertenci observando algumas religiões espíritas e macumba, e lá muitos pegando demônios e não pareciam ser fingimentos, então na minha linha de raciocínio, se existem eles, Deus TB existe. Eu só não tenho, e nunca tive certeza do que DEUS REQUER DE NÓS. Aquela brochura não conseguiu me dar as respostas necessárias unindo a razão, com fatos transformando em fé.....
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por Atlas »

Não me recordo em que momento exato eu entendi tudo.

Posso dizer, no entanto, que foi algo gradual. Comecei a fazer sérios questionamentos quando tinha uns 21 ou 22 anos. Nesse período comecei a pesquisar seriamente a Bíblia através de outros livros e comentários disponíveis nas livrarias. Esses estudos levaram alguns anos até que, enfim, percebi que a mensagem da Bíblia que a organização supostamente transmitia, na verdade, continha deturpações gritantes da mensagem original tal como exibida nas Escrituras.

O passo seguinte em minha desilusão foi perceber mais perceptivelmente que a organização rechaçava a quem discordasse dela. Que quaisquer questionamentos contrários as suas doutrinas levariam sumariamente a desassociação. O efeito que derivava desse clima de autoritarismo e que me levou a continuar destruindo a desilusão da qual eu fazia parte, é perceber que isso inibia minha própria fé e minha própria relação com Deus e com Cristo, que nossa liberdade e expressão são seriamente obscurecidas. Esse é talvez o maior fator que me atingiu pessoalmente.

O último prego no caixão da desilusão foi perceber o espírito puramente humano que permeia a organização, as diretrizes organizacionais, a política, o dogmatismo, a estrutura que faz com que homens assumam posições de autoridade, o ambiente estéreo que não permite a influência de outros pontos de vista, por mais salutares e válidos que sejam porque são contrários ao que ela ensina, minha própria experiência em ver como as decisões são tomadas, o que vi, ouvi e vivi. Tudo isso me fez ver que os fatos que Raymond Franz escreveu permaneciam praticamente inalteráveis desde quando ele os escreveu.

Senti a mesma coisa que você sentiu: o alívio de não estar sujeito aos ensinos errôneos da organização, a disposição de ser livre intelectualmente e de ler as Escrituras sem as amarras de uma visão estreita e sectária. Embora ainda sentindo os efeitos debilitantes de ser confrontados com situações que tolhem as minhas expressões pessoais de fé, é um grande alívio ter a defesa mental para repelir o erro.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Gabriel2004
Forista
Forista
Mensagens: 81
Registrado em: 12 Jun 2023 12:24

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por Gabriel2004 »

Parabéns PimoSobrevivente!
Fico muito feliz por você ter se afastado, mesmo que mentalmente, daquele ambiente insalubre. Logo, logo, você nunca mais voltará para aquele lugar.

@Jurado8, tá pensando o que? Você continuará ativo neste fórum, sim. Nos abandonar?
Você, o @Atlas e a @Merida são os baluartes do nosso fórum. Viva!! :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
Acredito, logo penso. Achista (séc.XXI-)
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por Spaceman »

parabéns Primosobrevivente (brincadeira, é que sempre leio seu nick como primo, kkkkkkkkk). Se sinta feliz sim, apesar de no momento não poder sair de vez, você já deu um grande passo e libertou sua mente, é motivo para comemorar bastante!

Talvez o motivo que foi o ponta pé inicial para mim abrir meus olhos seja meio bobo, mas foi uma crise de consciência muito grande. Acabei me apaixonando por uma moça que não era TJ e como eu era ancião e pioneiro, ou seja, totalmente PIMI, aquilo pra mim era um pecado grave. Isso acabou comigo emocionalmente.

Com um tempo vi uma postagem no reddit de um cara que havia saído e isso me deu coragem para ir no exjw do reddit. Foi lá que eu descobri que nosso irmão Toninho era um alcoólatra e tinha gastado uma grana preta em whiskeys e que ele havia sido removido do corpo governante.

O que me fez abrir os olhos mesmo foi o fato deles apagarem os vídeos o Toninho do site. Ora, se ele saiu por um motivo justo, por que tentar esconder a história dele? Quer dizer que o que ele disse deixou de ser alimento espiritual? Salomão tinha se tornado um de nós, um apóstata, porém, os livros dele continuam na bíblia, então porque apagar aquele homem?

Esses questionamentos me fizeram aprofundar mais. Minha primeira reação foi de muita raiva. Me lembro que em um sábado eu vi muitos videos de ex-tjs no youtube e confesso que me fez muito mal, me senti pesado. Foram dias de raiva e frustração, havia um peso enorme dentro de mim.

Alguns dias depois resolvi entrar no fórum e me cadastrei. O fórum foi um grande alivio, pois conforme lia as experiências e os argumentos dos foristas, eu me identificava e ficava mais calmo.

Teve um dia que eu decidi não ir mais nas reuniões, pelo simples motivo que eu não confio no corpo governante, não acredito que aqueles homens são os responsáveis por alimentar espiritualmente as pessoas. Tenho uma aversão muito grande por aquele grupo de homens, por isso, tenho certeza que nunca irei voltar para aquela organização.

Desde então tento aprender a viver. Ainda não fiz tanto progresso assim, mas aos poucos vou melhorando. Uma das melhores decisões que fiz foi voltar a ter contato com um grande amigo meu que está desassociado. Ele está me ajudando a ter uma visão mais equilibrada da vida.

Sobre Deus, também me vejo como agnóstico agora, porém, eu não estou procurando a Deus no momento, estou focando mais em mim, em entender o que realmente gosto e o que quero para o meu futuro. Sempre vivi para fazer a vontade de uma organização, então preciso de um tempo para fazer a minha vontade.

Talvez no futuro eu mude de pensamento, porém, nunca mais volto para aquele lugar.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
PimoSobrevivente
Forista
Forista
Mensagens: 82
Registrado em: 10 Mai 2023 21:16

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por PimoSobrevivente »

jurado8 escreveu: 08 Nov 2023 23:48 Que legal. Eu fiquei 2 anos PIMO.

Meu processo foi bem lento, eu demorei a aceitar. Fui PIMQ por uns 6 anos. Ja sabia de Raymond Franz, Carl Olof Johnson, James Penton, Amber Scorah, etc quando eu era servo ministerial, commutter de Betel, pioneiro. Lembro que tava no Amazonas, na congregação, e pensava: "cara sou um sobrevivente. A maioria aqui nao sabe de nada que sei." Parece que eu queria ver a Torre Profunda com meus proprios olhos. E esse tempo foi bom para mim pq nao restou a menor duvida que eu estava numa seita. Ser PIMQ te permite ver as coisas mais amplamente que um PIMI.

Um belo dia, meio que caiu a ficha. Foi logo depois do curso de pioneiros. Parece que todos os nos foram desatados. Nos montados desde meu nascimento. Eu pensei: nao acredito nisso. To cantando pro nada. Orando pro nada. O Deus da Biblia nao e este.

Daí, nesse dia virei PIMO. Foi um momento magico, de paz. Muitas crises nos primeiros 3 meses. Mas depois passou. Saí para a liberdade crista, por onde fiquei por uns 4 anos, 4 anos e meio.

Ate que decidi questionar a Biblia, a logica crista, a formacao dos livros, os livros apocrifos, e me vi agnostico. Descobri que a gente nao sabe nada de nada. Respeito os religiosos, respeito os ateus...mas a grande verdade que devemos ter frente a essa maravilha que é o universo, na minha opiniao é: nao sabemos de nada. Afirmacoes categoricas sao apenas, a meu ver, uma tentativa de ter certeza sobre coisas incertas, seja a afirmacao que existe algo maior e ele é assim assim assado; ou a afirmacao impositiva de que tudo é so o que parece e nao existe mais nada, com certeza. Ambas, a meu ver, frutos de um "querer acreditar".

Abs, bom vinho. Se te conhecesse, a gente saia para tomar um vinho. Eu aguardo agora o momento onde o mundo TJ vai ficar para tras para mim. Que nem nesse forum vou querer entrar mais. Acredito que, no meu caso, ainda ira demorar um bucado.
Obrigado Jurado8, seria um prazer te conhecer. Vc parece ser um cara legal e que tem muito mais conhecimento bíblico e do meio TJ que eu. Seria muito interessante trocar essa ideia com vc.

Ah, e quanto a vc deixar de entrar no fórum, espero que esse dia demore bastante kkkkkk vc é um dos que mais contribui aqui com suas análises. Abraços.
PimoSobrevivente
Forista
Forista
Mensagens: 82
Registrado em: 10 Mai 2023 21:16

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por PimoSobrevivente »

jurado8 escreveu: 08 Nov 2023 23:48 Que legal. Eu fiquei 2 anos PIMO.

Meu processo foi bem lento, eu demorei a aceitar. Fui PIMQ por uns 6 anos. Ja sabia de Raymond Franz, Carl Olof Johnson, James Penton, Amber Scorah, etc quando eu era servo ministerial, commutter de Betel, pioneiro. Lembro que tava no Amazonas, na congregação, e pensava: "cara sou um sobrevivente. A maioria aqui nao sabe de nada que sei." Parece que eu queria ver a Torre Profunda com meus proprios olhos. E esse tempo foi bom para mim pq nao restou a menor duvida que eu estava numa seita. Ser PIMQ te permite ver as coisas mais amplamente que um PIMI.

Um belo dia, meio que caiu a ficha. Foi logo depois do curso de pioneiros. Parece que todos os nos foram desatados. Nos montados desde meu nascimento. Eu pensei: nao acredito nisso. To cantando pro nada. Orando pro nada. O Deus da Biblia nao e este.

Daí, nesse dia virei PIMO. Foi um momento magico, de paz. Muitas crises nos primeiros 3 meses. Mas depois passou. Saí para a liberdade crista, por onde fiquei por uns 4 anos, 4 anos e meio.

Ate que decidi questionar a Biblia, a logica crista, a formacao dos livros, os livros apocrifos, e me vi agnostico. Descobri que a gente nao sabe nada de nada. Respeito os religiosos, respeito os ateus...mas a grande verdade que devemos ter frente a essa maravilha que é o universo, na minha opiniao é: nao sabemos de nada. Afirmacoes categoricas sao apenas, a meu ver, uma tentativa de ter certeza sobre coisas incertas, seja a afirmacao que existe algo maior e ele é assim assim assado; ou a afirmacao impositiva de que tudo é so o que parece e nao existe mais nada, com certeza. Ambas, a meu ver, frutos de um "querer acreditar".

Abs, bom vinho. Se te conhecesse, a gente saia para tomar um vinho. Eu aguardo agora o momento onde o mundo TJ vai ficar para tras para mim. Que nem nesse forum vou querer entrar mais. Acredito que, no meu caso, ainda ira demorar um bucado.
Obrigado Jurado8, seria um prazer te conhecer. Vc parece ser um cara legal e que tem muito mais conhecimento bíblico e do meio TJ que eu. Seria muito interessante trocar essa ideia com vc.

Ah, e quanto a vc deixar de entrar no fórum, espero que esse dia demore bastante kkkkkk vc é um dos que mais contribui aqui com suas análises. Abraços.
Alaska
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Fev 2022 09:55

Re: 1 ANO DO MEU DESPERTAR

Mensagem não lida por Alaska »

PimoSobrevivente escreveu: 08 Nov 2023 22:46 Olá foristas. Hoje faz exatamente um ano em que eu descobri "a verdade sobre a verdade".

Foi em uma tarde qualquer, vendo vídeos no YouTube, que acabei caindo em alguns vídeos que falavam sobre falsas profecias das testemunhas de Jeová. De início, pensei que era somente um conteúdo apóstata qualquer, e que não tinha fundamento nenhum. Porém conforme fui me aprofundando nisso, mais eu fui confirmando que as dúvidas que eu tinha em relação a organização eram legítimas.

No início, não digo que foi fácil. Eu tomei um choque de realidade e fiquei com um sentimento de incredulidade enorme, por saber que tudo que eu acreditei (ou fui forçado a acreditar) na minha vida até aquele momento não passava de uma mentira bem contada.

Após uns 3 dias, eu fui ficando mais aliviado por saber que pelo menos eu não precisaria mais seguir aqueles padrões que a torre exige. E isso foi um divisor de águas na minha vida.

Porém, de lá pra cá, eu pouco consegui progredir rumo a minha independência financeira, e portanto contínuo ainda hoje como infiltrado (PIMO).

Eu não deveria celebrar essa data, visto que ainda contínuo dentro da organização. Mas só de eu ter descoberto todas as mentiras e manipulações da torre, e ter me livrado das amarras mentais dela, já é motivo pra todo dia 8 de novembro eu celebrar tomando um bom vinho em comemoração ao meu livramento dessa seita rsrsrs.

Agora quero saber de vcs, foristas. Como foi quando descobriram que estavam sendo enganados esse tempo todo? Qual foi sua reação?
Que bacana! No dia 18 de novembro desse ano,
tá fazendo exatamente 1 ano
que fui a ultima vez no jaulão. Ou seja,
10 dias depois de você. Que maravilha estar liberto disso tudo! Felicidades a você…
Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.

Friedrich Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Saran e 478 visitantes