Mateus 23, um retrato do CG

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por America »

Olá pessoal!

Ao ler Mateus 23 não pude deixar de pensar no CG, mesmo tentando ler sem viés religioso, é impossível não linkar as palavras de Jesus aos fariseus com o CG.

Versículos retirados da NVI

2“Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
Hoje o CG foi ainda além dos fariseus, se sentando na cadeira do próprio Deus, ao dizer que ouvir suas palavras é o mesmo que ouvir as palavras de Jesus, e a exigir a honra e obediência que deveria ser direcionado apenas a Deus.
Em 90% das citações sobre Deus nas publicações é sempre “Jeová e sua organização”.

4Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.
“De o seu melhor”... a frase usada para incutir na mente dos fiéis que o que fazem não é o suficiente, precisam fazer cada vez mais, abdicar cada vez mais de sua vida e viver em pról dos interesses “do Reino” aka Torre. Simplificar a vida, trabalhar em subempregos e jamais fazer uma faculdade.... Ter o suficiente apenas para sobreviver, enquanto a alta cúpula vive confortavelmente com regalias.

8“Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.
Mais uma vez foram além dos fariseus e de Mestres passaram a Governantes, contradizendo a Mateus 20: 25, 26

13“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.
Não pude deixar de me lembrar de como distorceram a bíblia para que apenas os “ungidos” participassem na ceia do Senhor, fechando as portas do Reino as pessoas em geral... E como toda a desonestidade intelectual presente ali e os inúmeros regulamentos apenas afastam as pessoas de realmente conhecer a Deus e a Jesus... (para aqueles que são cristãos)

15“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.
E como isso é verdade, não? A cada adepto que fazem é mais uma pessoa que colocará a org acima de qualquer outra coisa, ali vai desenvolver preconceitos, aprender a julgar, e a descartar pessoas como um pedaço de papel...

24Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.
Não pode usar barba, e nem um penteado mais estiloso... não pode nem dormir com um travesseiro entre as pernas (kkkkkk vergonha alheia ao lembrar desse vídeo), não pode namorar sem uma vela, não pode ouvir músicas com cunho religioso sem ser do JW, não pode, não pode (vide o livro Pastoreiem)
Mas pode proteger abusadores dentro de suas paredes, pode discriminar deficientes físicos (vide congresso internacional), pode barganhar privilégios com irmãos ricos, pode manter relatos detalhados dos pecados dos membros....

8Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.
Na teoria é tudo tão lindo... pintam um quadro maravilhoso para as pessoas de fora. Uma família mundial, uma esperança linda, um Deus que cuidará de tudo o que você precisar...
Na prática? Um ambiente tóxico, cheio de fofocas e julgamentos, uma esperança falsa, e a romantização da pobreza

31Assim, testemunham contra vocês mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas
O CG não assassinou profetas, mas assassinaram crianças, pessoas doentes, e muitos outros, com seus regulamentos doentios, suas doutrinas “pisca pisca”. Como os fariseus, suas mãos estão cheias de sangue de pessoas inocentes...
Me recordo de uma vez ter lido (creio que em A Menina que Roubava Livros, se me recordo) que Hitler cometeu genocídio sem puxar nenhum gatilho, apenas com suas palavras... O CG está trilhando o mesmo caminho, com mortes silenciosas que foram resultado do impacto de suas palavras.


Lendo esse capítulo, não pude deixar de me perguntar como é possível alguém não reparar na semelhança entre o sistema religioso judaico da época de Jesus e o CG. Se tornaram tudo o que Jesus mais abominava...
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por Merida »

A organização é como um campo minado, se aprende pisar em ovos muito cedo. As incoerências são percebidas, talvez os mais bitoladas não percebam, ou percebem uma vez ou outra, mas falar sobre é punido é julgado como um possível apóstata, então deixam nas mãos de Jeová.

Parte dos Tjs vivem mudando de congregação, porque acreditam que o problema é local, culpam os anciãos, ou picuinhas com outros Tjs, e assim seguem.

Uma vez ouvi um ancião casado com filhos dizer: A gente fica um ano em uma congregação, é geralmente o tempo que começa aparecer problemas, daí a gente muda.

Essa visão ampla, que temos aqui, é porque por aqui os problemas são falados, conseguimos ampliar nossa visão do real drama que existe entre as Testemunhas de Jeová, por isso falar com extjs/apostatas é tão proibido.

Quem sai e não volta é provável que percebeu ter feito parte de uma Empresa hoje com atuação no ramo imobiliário, pra evitar despertar
outros, surge a regra do ostracismo, que é um mal disfarçado de bem.

Olha o drama, pais não falem com seu filho, não atendam chamada, assim o farão voltar, por amor não falem com ele. Isso não é amor, isso é fanatismo, e assim é tudo nesse ambiente, empatia zero, apenas sugam tudo que o Tj tiver, os com dinheiro sugam dinheiro, os sem dinheiro sugam tempo, entrou nessa fria se prepara, porque entrar é fácil, sair é um drama.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por Spaceman »

As semelhanças entre os Fariseus e o CG é gritante. Existe uma matéria que a própria torre fez que condena a sí mesma. Se chama “Vigiai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”.

Alguns pontos que eu acho bem hipócritas são esses:
Eram inovadores de religião

Os fariseus sustentavam que os mandamentos bíblicos tinham de ser interpretados pelos rabinos de cada geração, de acordo com idéias avançadas. Portanto, a Encyclopaedia Judaica diz que eles “não achavam muito difícil harmonizar os ensinos da Tora com as suas próprias idéias avançadas, ou para achar suas idéias subentendidas ou aludidas nas palavras da Tora”.
Ora, as luzes pisca-pisca não são isso, são mandamentos bíblicos interpretados pelos membros do CG de cada geração. Veja os relatórios, que só foi dois membros novos entrarem que o ato de relatar se tornou anti-biblico. Isso tirando as mudanças que cada presidente da torre fazia.
Referente ao anual Dia da Expiação, transferiram o poder da expiação dos pecados do sumo sacerdote para o dia propriamente. (Levítico 16:30, 33) Na celebração da Páscoa, davam maior ênfase à recitação das lições do relato do Êxodo na participação do vinho e do pão asmo, do que ao cordeiro pascoal.
Nem vou comentar muito, mas não é irônico que na "celebração", quase pouco é falado do sacrifício de Jesus e como ele iria tirar o pecado do mundo, mas é focado os "ungidos" e o "reino de deus"?
“Especialmente significativas” eram “as inovações farisaicas relacionadas com o sábado”, diz The Jewish Encyclopedia (A Enciclopédia Judaica). Esperava-se que a esposa saudasse o sábado por acender lâmpadas. Quando parecia que alguma atividade pudesse levar a trabalho ilegal, os fariseus a proibiam. Foram ao ponto de regular o tratamento médico e expressaram irritação com as curas milagrosas feitas por Jesus no sábado. (Mateus 12:9-14; João 5:1-16) No entanto, esses inovadores de religião não paravam de estabelecer novas instituições na tentativa de criar uma sebe, ou cerca, para a proteção de leis bíblicas.
É gritante como eles não percebem a hipocrisia de suas palavras. O CG vira e mexe regula o tratamento médico e fica furioso se alguém deseja viver e aceita algo que eles proibem.
Ab-rogação

Os fariseus afirmavam ter a autoridade de suspender ou abolir leis bíblicas. Seu argumento está refletido na máxima talmúdica: “É melhor abolir uma única lei do que esquecer toda a Tora.” Um exemplo disso foi a descontinuação do Jubileu, sob a alegação de que, por medo de perder os seus direitos na aproximação deste período, ninguém ia dar empréstimo ao pobre.
Mais uma vez a própria palavras deles os condenam. Eles afirmam que podem mudar qualquer lei biblica e não precisam pedir desculpas por isso.
Em nítido contraste, porém, anciãos cristãos habilitados, em mais de 75.500 congregações das Testemunhas de Jeová em todo o mundo, ‘prestam constante atenção a si mesmos e ao seu ensino’. (1 Timóteo 4:16) Aceitam a Bíblia inteira como inspirada por Deus. (2 Timóteo 3:16) Em vez de serem inovadores ou de promoverem seus próprios métodos religiosos, atuam unidos sob a direção duma organização baseada na Bíblia, que usa esta revista como seu instrumento principal de instrução. — Mateus 24:45-47.
No final, para mostrar como a torre é diferente, eles escrevem essa balela. Mas vejam a petulância! eles admitem que usam uma revista como instrumento principal de instrução e não a bíblia. Os anciãos não promovem seus próprios métodos religiosos, não por se apegar a bíblia e os ensinamentos de Jesus, mas por seguir a "direção organizada baseada na bíblia". Ora, os Fariseus e os Saduceus seguiam e conheciam mais a bíblia que o CG.

*****************

Como a Merida disse, a gente só percebe esses paralelos quando estamos fora. Tinha lido essas matéria que citei umas 20 vezes, mas nunca tinha aplicado ao CG, porém, agora vejo a semelhança entre esses dois grupos. Então, só nos resta fugir do fermento do Corpo Governante.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por America »

As semelhanças entre os Fariseus e o CG é gritante. Existe uma matéria que a própria torre fez que condena a sí mesma. Se chama “Vigiai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”.

Spaceman, tem o número dessa revista ou o link do artigo?
É muita petulância julgarem os fariseus por coisas que eles mesmos fazem kkkk chega a parecer piada
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
America
Forista
Forista
Mensagens: 295
Registrado em: 18 Mar 2022 09:10

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por America »

Merida escreveu: 13 Out 2023 13:55 A organização é como um campo minado, se aprende pisar em ovos muito cedo. As incoerências são percebidas, talvez os mais bitoladas não percebam, ou percebem uma vez ou outra, mas falar sobre é punido é julgado como um possível apóstata, então deixam nas mãos de Jeová.

Parte dos Tjs vivem mudando de congregação, porque acreditam que o problema é local, culpam os anciãos, ou picuinhas com outros Tjs, e assim seguem.

Uma vez ouvi um ancião casado com filhos dizer: A gente fica um ano em uma congregação, é geralmente o tempo que começa aparecer problemas, daí a gente muda.

Essa visão ampla, que temos aqui, é porque por aqui os problemas são falados, conseguimos ampliar nossa visão do real drama que existe entre as Testemunhas de Jeová, por isso falar com extjs/apostatas é tão proibido.

Quem sai e não volta é provável que percebeu ter feito parte de uma Empresa hoje com atuação no ramo imobiliário, pra evitar despertar
outros, surge a regra do ostracismo, que é um mal disfarçado de bem.

Olha o drama, pais não falem com seu filho, não atendam chamada, assim o farão voltar, por amor não falem com ele. Isso não é amor, isso é fanatismo, e assim é tudo nesse ambiente, empatia zero, apenas sugam tudo que o Tj tiver, os com dinheiro sugam dinheiro, os sem dinheiro sugam tempo, entrou nessa fria se prepara, porque entrar é fácil, sair é um drama.
Sim, vi muito isso... chamavam esses irmãos de ciganos, a cada ano em um lugar diferente.
Quem dera se o problema fosse apenas local, mas é enraizado na própria instituição da Torre. No reddit comparam a organização aos borgs de Star Trek (b..org kkkk)
Milhares de pessoas com uma consciência coletiva, e se alguém acabar despertando é sacrificado...
"When you are young, they assume you know nothing" - Taylor Swift
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por Spaceman »

America escreveu: 13 Out 2023 16:10
As semelhanças entre os Fariseus e o CG é gritante. Existe uma matéria que a própria torre fez que condena a sí mesma. Se chama “Vigiai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”.

Spaceman, tem o número dessa revista ou o link do artigo?
É muita petulância julgarem os fariseus por coisas que eles mesmos fazem kkkk chega a parecer piada
opa, é essa matéria aqui: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/199 ... seus&p=par
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por jurado8 »

Posso falar?

Se os fariseus tivessem na Terra, fariam aula com o CG. O CG é muito mais que isso tudo.

Jesus era sensacional mesmo. Desmontava a hipocrisia dos líderes religiosos de sua época de forma sensacional.

O que eu mais gosto é aquele texto que ele fala: "Vós sois como sepulcros caiados. Lindos por fora, podres por dentro." Ou aquele: "Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos."

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por Atlas »

Excelente tópico América.

Essas passagens me veem a mente várias vezes ao considerar o controle que a organização tem sobre a vida das pessoas. Qualquer um que visse os procedimentos da organização para seu funcionamento diria que é um código "talmúdico" de ordenanças e regras. Assim como os fariseus dos tempos de Jesus, a integridade das pessoas diante de Deus é julgada com base nessas regras de homens.

A semelhança com os fariseus é gritante. É triste ver as pessoas não usufruindo uma verdadeira fé em Deus e em Cristo porque um punhado de homens dita a consciência delas. A vontade que dá, ao ver tanta pressão e erro, é de gritar, é de denunciar toda essa mentira.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
leoleckko
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Jan 2023 16:59

Re: Mateus 23, um retrato do CG

Mensagem não lida por leoleckko »

Lendo o novo testamento fica claro na minha opinião que jesus não veio estabelecer nenhum tipo de religião ou costume. Toda a pregação de Jesus fala apenas de amor e tolerância oque é exatamente o oposto do que vemos em qualquer instituição religiosa. As TJ embora tenham a pretensão de ser diferentonas são apenas mais do mesmo, sua alta cúpula é um clero papal e toda sua estrutura replica com nomes diferentes a estrutura de qualquer uma das religiões existentes.
Já me fiz essa pergunta, como quem está lá dentro não nota isso...
não tenho a resposta...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tenor e 435 visitantes