"Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por jurado8 »

florbranca escreveu: 10 Out 2023 11:32 Onde está esse deus amoroso...
Onde está esse deus justo....
Onde está esse deus amigo...
Onde está esse deus que ouve as orações dos que sofrem...
Onde está esse deus que revigora...
Onde está esse deus que promete, promete, promete....e nada faz.

Das duas uma:
Ou está de braços cruzados a ver os humanos sofrerem até à morte...
Ou não existe, porque se existisse não seria assim...
Esse é um dos pontos que me fez agnóstico ateu.

Eu achava, e ainda acho, bonito o pessoal se reunindo para orar e tal. Mas veja: Deus sabe que tá tendo guerra lá. Se nós vemos o sofrimento alheio e já sofremos juntamente por compaixão, se esse Deus, na minha opinião, 'criado à nossa imagem e semelhança' existisse ele supostamente sofrefria também.

De 2 uma: ele existe, porém entende que devemos passar por isso para a evolução da humanidade ou algo do tipo. Neste caso, não tem porque eu chamá-lo de Pai ou orar para ele, porque ele não interfirá aqui, por alguma razão maior. Ou, ele simplesmente não existe.

Então...não vejo nenhuma utilidade na fé, talvez apenas para algo interior.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 10 Out 2023 12:45
florbranca escreveu: 10 Out 2023 11:32 Onde está esse deus amoroso...
Onde está esse deus justo....
Onde está esse deus amigo...
Onde está esse deus que ouve as orações dos que sofrem...
Onde está esse deus que revigora...
Onde está esse deus que promete, promete, promete....e nada faz.

Das duas uma:
Ou está de braços cruzados a ver os humanos sofrerem até à morte...
Ou não existe, porque se existisse não seria assim...
Esse é um dos pontos que me fez agnóstico ateu.

Eu achava, e ainda acho, bonito o pessoal se reunindo para orar e tal. Mas veja: Deus sabe que tá tendo guerra lá. Se nós vemos o sofrimento alheio e já sofremos juntamente por compaixão, se esse Deus, na minha opinião, 'criado à nossa imagem e semelhança' existisse ele supostamente sofrefria também.

De 2 uma: ele existe, porém entende que devemos passar por isso para a evolução da humanidade ou algo do tipo. Neste caso, não tem porque eu chamá-lo de Pai ou orar para ele, porque ele não interfirá aqui, por alguma razão maior. Ou, ele simplesmente não existe.

Então...não vejo nenhuma utilidade na fé, talvez apenas para algo interior.
Sempre questionei a respeito do problema do mal e do sofrimento, desde tenra idade. Quando estudei com as testemunhas de Jeová, lembro-me que o capítulo que falava sobre o porque Deus permite o sofrimento causou muito interesse em mim.

A medida que crescia, porém, entendi que por mais intrincado, por mais elaborado que seja o argumento do porque Deus permite a maldade, não convencia. Há uma justiça em nossos corações que nos impele a agir à favor daqueles que padecem, quando temos o poder para fazê-lo. Na verdade, muitos de nós somos capazes de abrir mão da própria vida para encerrar o sofrimento de alguém que amamos. Eu comecei a imaginar que se nós temos essa empatia, o Deus que criou tudo deveria ter num grau muito maior.

Em conversa com um amigo ateu, eu disse que a maior dificuldade para a fé em Deus, era justamente o mal, o sofrimento. Creio que toda pessoa sincera fez e faz essa pergunta. O silêncio de Deus é insuportável diante de tudo que vemos neste mundo. Habacuque quem o diga.

Certa vez, li na Bíblia: "Pois a ira de Deus se revela desde o céu contra toda a impiedade". O verbo está no presente, pois, lemos que a ira de Deus se revela. Indicando algo Contínuo. Eu me perguntava: Como? Não parece que a ira Dele se revela, não parece haver retribuição divina pela impiedade. Com o tempo, percebi que avançando mais no trecho, o versículo 27 e o 28 dizem em parte: "recebendo em si mesmos a plena punição pelo seu erro"; "Deus os entregou a um estado mental reprovado" e, por fim no capítulo 2: 5 dizia: "você está acumulando para si mesmo ira para o dia da ira". Tudo isso me parecia indicar que a própria impiedade e maldade seria a punição para aqueles que a cometem, MAS, isso ainda não convencia para mim, o fato de Deus permitir que as pessoas inocentes, pessoas boas que só querem viver sofressem impiedosamente.

Creio ser essa a parte mais difícil da jornada cristã. Acho que a fé é uma dinâmica pela qual a pessoa vive e, como nos faz entender as palavras elegantes do escritor de Hebreus, a fé aponta para o futuro e, até lá, ela nos dá o antegosto, o penhor do que há de vir. Um erudito suíço chamado Karl Barth fez uma aplicação interessante dizendo que é "a fidelidade de Deus que produz a fé no homem". Há um futuro além do imediato e acredito que não há mal irreversível para Ele. Não sabemos a resposta de muitas coisas pois, "vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho"
[1 Cor 13:12] Não estou de modo algum minimizando o terror, a dor e sofrimento das pessoas, mas minha fé compele a acreditar que Ele vai sanar todo mal de modo perfeito.

Algo me consola diante desse problema: "a nossa leve aflição, a qual é momentânea, opera por nós um extraordinário peso eterno de glória" - 1Cor. 4:17 [King James] Lembro que uma vez ao ler esse texto, pensei: "Na vida dizem que o sofrimento é que pesa, que temos de aguentar o sofrimento, etc, mas aqui nos é dito que o que vai pesar mesmo é a glória futura. Confio nisso e que no fim, Ele dará uma vida plena a todos que sofreram a impiedade deste mundo.

Sei que isso pode parecer pueril aqueles amigos aqui que não compartilham do transcendente, da fé. Ainda assim, é um prazer falar das coisas que realmente acredito e interagindo com pessoas com conhecimentos bem diferentes.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
Tyrrhena
Forista
Forista
Mensagens: 931
Registrado em: 28 Ago 2018 14:27

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por Tyrrhena »

Pois é não é. Já que para as TJs os únicos que contam são os "ermãos" - por mais piores que alguns possam ser, ainda assim, são Testemunhas de Jeová -, não é de se estranhar que a única dor que importa é a que aflige os seus "aparentados na fé".

Seita nojenta!
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por jurado8 »

Atlas escreveu: 10 Out 2023 15:25 Sei que isso pode parecer pueril aqueles amigos aqui que não compartilham do transcendente, da fé. Ainda assim, é um prazer falar das coisas que realmente acredito e interagindo com pessoas com conhecimentos bem diferentes.
Imagine. O detalhe é este: fé.
No meu post explicando porque virei agnóstico eu explico que essa interlocução nao bate, a meu ver, à luz da arqueologia, senso critico, etc.

Mas admiro quem mantem a fe mesmo assim.

Ora, tomara que Jesus seja transcendente e tomara que ele traga punicao sobre o mal.

Agora me diz, uma vez que so é fé, por que oro a Deus? Nao vejo necessidade. Ele ja nao ta vendo o que rola em Israel?

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por jurado8 »

Inevitavel escreveu: 10 Out 2023 12:18 Mas não faria sentido Jeová se preocupar com quem sofre nessa guerra...
Ele mesmo vai matar 99% da população daqui "uns dias".
Kkkk

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 10 Out 2023 16:21
Agora me diz, uma vez que so é fé, por que oro a Deus? Nao vejo necessidade. Ele ja nao ta vendo o que rola em Israel?
Jurado8, eu me fiz essa pergunta várias vezes e consegui me exprimir através de uma frase de C.S. Lewis, no seu livro Cristianismo Puro e Simples que li há vários anos atrás:

"Eu oro, porque eu não posso me ajudar. Eu oro porque estou desamparado. Eu oro porque a necessidade flui de mim todo o tempo - acordado e dormindo. Isso não muda Deus, isso me muda".

Eu acredito que a oração tem mais a ver em como ela nos afeta, do que propriamente de como afeta a Deus. Nos momentos que estive assustado, confuso, chocado e até em sérias dúvidas, as orações me ajudaram.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por jurado8 »

Atlas escreveu: 10 Out 2023 16:31
jurado8 escreveu: 10 Out 2023 16:21
Agora me diz, uma vez que so é fé, por que oro a Deus? Nao vejo necessidade. Ele ja nao ta vendo o que rola em Israel?
Jurado8, eu me fiz essa pergunta várias vezes e consegui me exprimir através de uma frase de C.S. Lewis, no seu livro Cristianismo Puro e Simples que li há vários anos atrás:

"Eu oro, porque eu não posso me ajudar. Eu oro porque estou desamparado. Eu oro porque a necessidade flui de mim todo o tempo - acordado e dormindo. Isso não muda Deus, isso me muda".

Eu acredito que a oração tem mais a ver em como ela nos afeta, do que propriamente de como afeta a Deus. Nos momentos que estive assustado, confuso, chocado e até em sérias dúvidas, as orações me ajudaram.
Isso concordo. Eu oro tambem, junto com meditacao. Me faz bem.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
H3L10
Forista
Forista
Mensagens: 104
Registrado em: 08 Nov 2017 14:51

Re: "Coitados dos irmãos!" (Guerra em Israel)

Mensagem não lida por H3L10 »

A imprensa do Brasil também faz algo muito parecido com essa atitude das Testemunhas de Jeová, de se importar apenas com os "seus irmãos na fé".
Geralmente só se importam com os brasileiros nos lugares onde acontecem alguma tragédia e assim por diante.
É como se as outras pessoas não tivessem nenhuma importância.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Phoebe Buffay e 471 visitantes