1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Spaceman »

Sarajevo, 28 de junho de 1914, acontece um atentado terrorista mal sucedido contra o herdeiro do trono austro-húngaro e futura banda de rock escocesa.

O Arquiduque decide ir visitar os feridos no hospital. Por motivo de segurança o roteiro da viagem é alterado, contudo, esquecem de avisar o motorista do carro em que estão Francisco Ferdinando e sua Esposa.

Naquele clima de tensão, muito parecido quando você vê dois homens em uma moto se aproximar do seu carro, o motorista entra na rua errada se afastando da comitiva. Ao ser avisado disso ele tenta fazer um "balão", porém, o motor morre.

Quem está vendo tudo isso? Tomando um café, está Gavrilo Princip, herói sérvio e a última peça do quebra cabeça que fez a humanidade mergulhar em um dos seus momentos mais terríveis.

Ele se aproxima do carro e atira contra o Arquiduque Francisco Ferdinando e esse é o estopim da Grande Guerra, a Guerra para acabar com todas as Guerras e segundo uma seita adventista, um dos sinais da presença de Cristo.

Trouxe esse acontecimento para fazer o segundo questionamento.

E se o carro do Chico estivesse na rota certa? E se a Grande Guerra não começasse em 1914, mas em anos futuros (a Europa era um barril de pólvora, uma guerra de grandes proporções iria acontecer uma hora ou outra), por exemplo, 1919 ou 1923, será que os Russelitas iriam ainda existir? Será que a Torre de Vigia iria se fortalecer tanto?

Pergunto isso por que, no imaginário TJ, a primeira guerra mundial ter começado em 1914 é a prova de que eles estão na "verdade", então, na minha visão, se esse pequeno evento não tivesse acontecido, se Gavrilo Princip não tivesse ido tomar um café após a fracassada tentativa de assassinato, se alguém tivesse lembrado de avisar o motorista do carro, nós não teríamos hoje essa empresa bilionária que acaba com a vida de milhares de pessoas, os estudantes da bíblia seriam apenas uma seita adventista que iria se dissipar com a morte de seu líder.

O que vocês acham?
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Bauhaus »

A Guerra já estava em curso. Os países na disputa pela pilhagem das colônias. O pobre Gavrilo pagou uma conta q não é dele. Se foi mesmo um anarco, foi um prato cheio. A data de início da guerra é só uma formalidade.

As TJs e seitas em geral se aproveitam dessas situações mudando o alvo. Primeiro dão o tiro, depois ajeitam a meta. Sempre vão acertar.

Brm vindo, colega!
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Spaceman »

Sim, a Europa era um caos, mas é legal pensar como tudo seria diferente. Francisco Ferdinando era um cara inteligente, o plano dele era integrar mais os povos eslavos, criando um novo país, Estados Unidos da Grande Áustria. Se ele conseguisse, talvez aquela guerra de trincheira, gás de mostarda e tal, nunca teria acontecido ou teria demorado mais para acontecer.
Bauhaus escreveu: 01 Out 2023 09:40
Brm vindo, colega!
Valeu!! é bom desabafar com pessoas que entendem as viagens dos velhinhos do Brooklin :P
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por kyoumal »

Bauhaus escreveu: 01 Out 2023 09:40
As TJs e seitas em geral se aproveitam dessas situações mudando o alvo. Primeiro dão o tiro, depois ajeitam a meta. Sempre vão acertar.
Tanto que pregavam o fim, mas o fim não venho, então mudaram a interpretação. Seeee não acontecesse nada em 1914, falariam que seria em 1915.
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por jurado8 »

Para a conta de 1914 ser correta eles mudaram a data de destruicao de Jerusalem para 607ac, sendo que os historiadores calculam 586, 587ac.

Entao, se a guerra estourasse em 1915, eles colocavam 606 e tava tudo certo, como pontuou Kyoumal

Outro ponto é que 1914 era o fim. 1899 Deus havia ajuntado o povo, 1902 havia feito a limpeza e mais um monte de datas. A probabilidade de em alguma dessas datas ter alguma coisa significativa é grande.

1914 era a data do fim. Como nao foi, depois mudaram para inicio do fim, que era antigamente outra data (1899, se nao me engano).

O que quero dizer com tudo isso? A Torre muda data historicas (como a destruicao de Jerusalem), no passado todo ano era ano de algo, entao é facil depois manipular para dizer que acertaram. Nao fosse 1914, alguma outra data teria algo para dizerem que sao especiais.

Se voce apresentar esse argumento pro TJ, da coincidencia do assassinato que levou a primeira guerra, na cabeca dele isso ira confirmar ainda mais a crenca. "Como o povo de Jeova sabia que esse evento inesperado ia acontecer?" E mais, Jeova pode usar qq coisa para cumprir seu proposito, etc etc etc

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Spaceman »

jurado8 escreveu: 02 Out 2023 12:10
Se voce apresentar esse argumento pro TJ, da coincidencia do assassinato que levou a primeira guerra, na cabeca dele isso ira confirmar ainda mais a crenca. "Como o povo de Jeova sabia que esse evento inesperado ia acontecer?" E mais, Jeova pode usar qq coisa para cumprir seu proposito, etc etc etc
Esse é meu ponto, na mente dos TJ é algo divino ter acontecido algo que mudou a história bem no ano que Russel disse que iria vir o fim.

Mas os argumentos de vocês fazem total sentido, se não fosse 1914, eles iriam mudar a data para qualquer outra em que aconteceu um evento relevante e arrumar alguma desculpa.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 02 Out 2023 12:10
Se voce apresentar esse argumento pro TJ, da coincidencia do assassinato que levou a primeira guerra, na cabeca dele isso ira confirmar ainda mais a crenca. "Como o povo de Jeova sabia que esse evento inesperado ia acontecer?" E mais, Jeova pode usar qq coisa para cumprir seu proposito, etc etc etc
Se as Testemunhas de Jeová tão somente analisassem a fundo sobre a cronologia referente a 1914, perceberiam o grande engano. Nenhuma religião depende tanto de uma data como a Torre de Vigia.

Se 1914 não marcou o tempo em que o mundo entra no fim, dando o início da presença de Cristo, logo Cristo não escolheu o "Escarvo fiel e discreto'. Toda autoridade do corpo governante deriva daí. A suposta legitimidade da chamada classe do escravo está inseparavelmente ligada a esta data.

Vi muitos e variados artigos sobre cronologia, inclusive o livro de Carl Olof Jonsson. Somente as Testemunhas de Jeová defendem a data de 607 A.C. para a queda de Jerusalém. A data de 607 é insustentável.

O fato é que são muito poucos os membros dentre as testemunhas de Jeová que pesquisam esse assunto. O ano de 1914 e a cronologia da Torre se tornou um distintivo da religião. É mais impressionante ainda quando vemos vários membros expressando muita dificuldade tão somente por tentar explicar a própria cronologia da Torre. Daí se conclui que aceitam este ensino como certo porque simplesmente disseram pra fazer isso.

A mim parece impossível imaginar a atual geração de membros pesquisando esse assunto. As pessoas deste fórum, considerados dissidentes e apóstatas, são, em muito, mais conhecedores da religião do que aqueles que estão lá dentro. Não é preciso muito estudo para entrar no movimento das Testemunhas de Jeová, é necessário muito estudo, porém, para sair de lá.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por jurado8 »

Atlas escreveu: 02 Out 2023 12:47
Se as Testemunhas de Jeová tão somente analisassem a fundo sobre a cronologia referente a 1914, perceberiam o grande engano. Nenhuma religião depende tanto de uma data como a Torre de Vigia.
Voce esta corretissimo MAS

A maior parte dos TJs nem compreende porque essa data é tao importante. Carl colocou que varios TJs medios disseram sobre a pesquisa dele o seguinte:

"A data pode estar errada mas o importante é servir a Jeova"
"Ajustes podem ser feitos na cronologia, mas o que importa é que estamos no fim e Jeova ajuntou um povo"

Etc etc etc

Por exemplo, quando descobri a verdade sobre a verdade apresentei a meus pais e meu irmao varias coisas. Um dia, peguei umas 3 horas para explicar a eles sobre a cronologia.

Meu pai e meu irmao sao anciaos, minha mae pioneira e pasmem, primeiro eu tive que explicar a eles como chegar a 1914 (90% dos TJs nao sabem nem isso)

Depois de explicar como chegar a 1914 falei os erros desse raciocinio. Mas no fundo acho que nao entenderam direito nem o primeiro, ou seja, como chega a 1914.

E no final falaram: "Jurado, a data pode estar mesmo errada, mas nao servimos a Deus por datas"

Kkkk

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Spaceman »

Atlas escreveu: 02 Out 2023 12:47
Vi muitos e variados artigos sobre cronologia, inclusive o livro de Carl Olof Jonsson. Somente as Testemunhas de Jeová defendem a data de 607 A.C. para a queda de Jerusalém. A data de 607 é insustentável.

O fato é que são muito poucos os membros dentre as testemunhas de Jeová que pesquisam esse assunto. O ano de 1914 e a cronologia da Torre se tornou um distintivo da religião. É mais impressionante ainda quando vemos vários membros expressando muita dificuldade tão somente por tentar explicar a própria cronologia da Torre. Daí se conclui que aceitam este ensino como certo porque simplesmente disseram pra fazer isso.

A mim parece impossível imaginar a atual geração de membros pesquisando esse assunto. As pessoas deste fórum, considerados dissidentes e apóstatas, são, em muito, mais conhecedores da religião do que aqueles que estão lá dentro. Não é preciso muito estudo para entrar no movimento das Testemunhas de Jeová, é necessário muito estudo, porém, para sair de lá.
Esse é um ponto interessante. Com os argumentos dos amigos, eu consegui perceber o seguinte: A torre não tem escrúpulos em alterar sua cronologia e arrumar uma desculpa, então, se a primeira guerra começa em 1921, eles iriam dizer que Jerusalém foi destruída em 600 A.C.
Aí arrumariam uma desculpa mirabolante como a "geração sobreposta" e o golpe iria continuar.


Vejo claramente que essa parte da cronologia realmente ficou pra trás, quase nenhum TJ estuda a fundo a história da organização ou seus dogmas, apenas aceitam o que vem mastigado, ou aqueles que estudam preferem simplesmente ignorar as evidências. Eu era um desses que preferia não me aprofundar, pois cada vez que cavava mais fundo, dúvidas surgiam e lá vai eu orar a Jeová para tirar essas dúvidas da mente, a confiar no CG, etc. Agora fora da torre, eu pesquiso mais e sei mais da história da torre do que em anos lá dentro, rsrsrsrs.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: 1914 - Uma parada para o café e um motorista desavisado criaram uma empresa bilionária

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 02 Out 2023 13:05
A maior parte dos TJs nem compreende porque essa data é tao importante. Carl colocou que varios TJs medios disseram sobre a pesquisa dele o seguinte:

"A data pode estar errada mas o importante é servir a Jeova"
"Ajustes podem ser feitos na cronologia, mas o que importa é que estamos no fim e Jeova ajuntou um povo"
Exato, Jurado8.

Teve uma época, bem lá atrás, que isso me causou perplexidade: O fato da lógica se tornar praticamente ininteligível. Me fazia lembrar ao que acontece no universo de 1984, do Orwell. O Partido dominante limitava a quantidade de palavras do vocabulário com o intuito de limitar o pensamento.

O que estou querendo dizer é que, quando você limita o pensamento de alguém, compromete-se a capacidade de transmitir a verdade pra essa pessoa. Ela tem uma forma de pensar tão apequenada, tão estreita que algumas verdades se tornam além do escopo de averiguação interna.

Era assim que eu me sentia e ainda sinto até hoje quando converso determinadas coisas com membros da organização. Para a maioria das pessoas lá dentro não importa qual lógico, quão moderado você seja ou quanto de evidência você possa trazer. Tudo será descartado. Muitas vezes você tem de dar a explicação da explicação e ainda assim, voltar ao ponto inicial.

Essa é uma das coisas que mais me incomodavam e incomodam até hoje: a falta de defesa crítica, a maneira como o ambiente da organização é estéreo para que apenas os ensinos dela possam fluir livremente, não encontrando oposição alguma. Várias vezes, sem desdém algum, eu comparava o estado como muitas pessoas encaravam o ensino da organização com o miojo. Um pacote instantâneo, pronto para ser servido. Basta poucos minutos no fogo. É assim que muitos encaram, um pacote de crenças já pronto, instantâneo. Não precisa fazer nada, apenas engolir.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 475 visitantes