Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por Atlas »

Achei perturbador, para dizer o mínimo, o estudo da Sentinela dessa semana. O “estudo” gira em torno do texto de Atos 15: 28, 29. Como todos sabemos, esse texto é a base fundamental do ensino da Torre de Vigia quanto ao não uso de transfusões de sangue.

Toda a argumentação do mencionado artigo é apelativa, instando pela aceitação rígida à padrões, que embora camuflados com um verniz de obediência piedosa a Deus, constituem-se, para todos os efeitos, na obediência cega a regras de um punhado de homens e de sua organização.

Notem algumas expressões usadas já no segundo parágrafo do artigo:

“Ele [o cristão] precisa ser forte e inabalável ao defender e obedecer às leis e os padrões de Jeová”

Também precisa estar ‘pronto para obedecer’ e não permitir que nada o faça mudar de ideia”

No parágrafo 5 encontramos:

“obedecemos de maneira firme a esse mandamento quando decidimos qual tratamento médico vamos aceitar”

No parágrafo 11:

“Jeová nos dá orientações claras por meio de sua Palavra e sua organização. Não há necessidade de acrescentar nada às orientações que ele nos dá
Por duas vezes, o artigo mencionou sobre o “corpo governante do primeiro século”. Claramente uma tentativa de fazer a testemunha de Jeová a se lembrar do ATUAL corpo governante (Não há nenhuma evidência de que existia um corpo governante administrativo em Jerusalém ou em qualquer parte da terra).

No final do artigo, a Sentinela argumentou que, da mesma forma como Baraque, o juiz de Israel, confiou na orientação da profetiza Débora, “da mesma forma Jeová vai nos dar a vitória de confiarmos nele e na orientação que ele nos dá por meio de sua organização”.

Ao ler isso não pude deixar de pensar que a maior responsabilidade moral que alguém pode reivindicar para si é a de proclamar-se como porta-voz de Deus. A pessoa ou organização que assim se intitula, é responsável perante Deus por tudo aquilo que fez ou deixou de fazer em Seu nome, inclusive pelas consequências das pessoas que cometeram erros ou enganos porque depositaram sua confiança nessa reivindicação. Sem dúvida, uma responsabilidade dessas causaria grande temor em qualquer pessoa de boa consciência. Mas a organização Torre de Vigia parece não se preocupar em nada com isso. Pelo contrário, ela demanda ainda mais responsabilidade como canal exclusivo de Deus.

Houve um tempo, bem no passado, em que eu pensava que, no fundo, o corpo governante sabia muito bem que a questão envolvendo transfusões de sangue foi um terrível erro e abuso com consequências desastrosas para incontáveis famílias. Não achava que retrocederiam neste ponto, porém, eu imaginava que eles abordariam cada vez menos o assunto. Não é o que se vê. Pergunto: Eles realmente acreditam que Deus determinou que seus adoradores não transfundam sangue? Será que existe uma recusa deliberada em não aceitar o erro? O mencionado "estudo" da Sentinela sem dúvida, parece uma cartilha ou manual de instrução para se entrar num partido totalitário.

O redator (ou redatores) deste artigo exibe uma forma de pensar em estrito alinhamento com as normas e ditames da organização. O artigo é de muito mal gosto, falando-se inclusive sobre o cuidado que o cristão precisa ter ao se ver “notícias sobre protestos e debates políticos”. Isso é irritante. A organização toma cada vez mais controle da consciência do indivíduo ao ponto de anular sua autonomia. É o coletivo da organização tomando lugar do “Eu” do indivíduo. Isso é do mal, é bizarro.

Me recuso a dirigir um artigo de estudo como este e já manifestei que a condução do estudo nos finais de semana deverá ser feita por outra pessoa. Já não tenho mais resistência pra isso.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por kyoumal »

Tentam controlar cada ponto da vida da pessoa.

Inclusive queria agradecer, tinha tempos que o cartão diretivas estava na minha mochila e tinha esquecido dele, com seu tópico lembrei. Felizmente nunca tinha reconhecido firma, picotei ele todo e joguei no lixo.
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por jurado8 »

Paulo Savio certa vez fez um video no canal dele sobre o futuro da organização. Nao vou conseguir achar agora porque eu assistia a todos, e tem mtos.

Mas em resumo: ele pegou a historia de varias seitas e tracou um paralelo com a organizacao. E o "veredito" dele: a seita nao tende a se abrir e sim, fechar em si mesma.

Ou seja, seitas tendem a ser cada vez mais rigorosas, nem que seja para se proteger e se isolar. Nem que seja para ter um crescimento pifio mas de pessoas altamente bitoladas.

Bem, e é realmente isso que notamos. A torre aveludou mais a mao dela, ou seja, ta com uma linguagem infantilizada, musicas e tal MAS continua mão de ferro. Desassociacao, sangue, e outras questões continuam um negocio serio ali.

Eu chuto que tem apenas 2 coisas que a Torre ira mudar nos proximos 50 anos, que se Deus quiser vou viver.

1 - Faculdade - creio que ira mudar o tom, incentivando apenas a ser pioneiro também. Ou seja, curse se quiser, mas seja pioneiro, e prefira uma faculdade a distância ou entao proxima de casa, evite as "famosinhas" e foque nos cursos que precisamos: engenharia, advocacia, etc kkk

2 - Desassociacao - acho que essa coisa de nao olhar na cara ira mudar. Nao porque querem, mas por causa de processos, avanço dos direitos humanos e imagem na midia. Acho que a desassociacao ira ficar tipo como ja é nos mormons, CCB, e adventismo. Nao pode comentar, ir no campo, festinhas, enfim, uma espécie de gelo ou cancelamento.

Ja notamos uma certa melhora no ponto acima porque hoje nos afastamos com mais tranquilidade. A nao mto tempo atras, os anciaos perseguiam os irmãos afastados ate conseguir desassociar.

No mais, vai se fechar nela mesma ainda mais. A unica religiao verdadeira, 1914 defendido com unhas e dentes, sangue, os pecados, literalidade de Adao e Eva e outros relatos, pregação, etc etc etc.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por Atlas »

jurado8 escreveu: 29 Set 2023 10:47 Paulo Savio certa vez fez um video no canal dele sobre o futuro da organização. Nao vou conseguir achar agora porque eu assistia a todos, e tem mtos.

Mas em resumo: ele pegou a historia de varias seitas e tracou um paralelo com a organizacao. E o "veredito" dele: a seita nao tende a se abrir e sim, fechar em si mesma.

Ou seja, seitas tendem a ser cada vez mais rigorosas, nem que seja para se proteger e se isolar. Nem que seja para ter um crescimento pifio mas de pessoas altamente bitoladas.

Bem, e é realmente isso que notamos. A torre aveludou mais a mao dela, ou seja, ta com uma linguagem infantilizada, musicas e tal MAS continua mão de ferro. Desassociacao, sangue, e outras questões continuam um negocio serio ali.

Eu chuto que tem apenas 2 coisas que a Torre ira mudar nos proximos 50 anos, que se Deus quiser vou viver.

1 - Faculdade - creio que ira mudar o tom, incentivando apenas a ser pioneiro também. Ou seja, curse se quiser, mas seja pioneiro, e prefira uma faculdade a distância ou entao proxima de casa, evite as "famosinhas" e foque nos cursos que precisamos: engenharia, advocacia, etc kkk

2 - Desassociacao - acho que essa coisa de nao olhar na cara ira mudar. Nao porque querem, mas por causa de processos, avanço dos direitos humanos e imagem na midia. Acho que a desassociacao ira ficar tipo como ja é nos mormons, CCB, e adventismo. Nao pode comentar, ir no campo, festinhas, enfim, uma espécie de gelo ou cancelamento.

Ja notamos uma certa melhora no ponto acima porque hoje nos afastamos com mais tranquilidade. A nao mto tempo atras, os anciaos perseguiam os irmãos afastados ate conseguir desassociar.
Concordo plenamente com você, Jurado8.

O fato de seitas não tenderem a se abrir, mas a se fecharem em si mesmas é algo muito perceptível dentro da Torre. Isso é assustador. Me vem a mente o complexo de Narciso, a organização admira exageradamente a sua própria imagem.

Essa questão do ensino superior está cada vez mais difícil para a Torre barrar. Os jovens que vejo nas congregações estão fazendo abertamente. E que bom!

Resta saber sobre a desassociação. É bem verdade que nos últimos tempos deu-se mais valor as questões dos direitos humanos. A torre já tem enfrentado problemas sobre isso em alguns países esclarecidos. No entanto, acho difícil eles mudarem essa diretriz de desassociação. Se algum dia houver obrigação por parte das autoridades, eles até poderão fazê-lo para se conformar às leis e evitar processos, mas creio que, na prática, pouco se resolverá para a pessoa que sofre o ostracismo.

Perante a lei a organização poderia até cumprir os requisitos de tratar a pessoa normalmente, porém, no fundo, a pessoa que sofreu o ostracismo saberá na pele que jamais será tratado normalmente pela torre e seus adeptos. O ostracismo só ficaria mais velado, mas, ainda seria praticado de alguma forma.

Até prevejo algo pior nesse sentido: Imagine que as autoridades determinam o fim da prática de desassociação e seus procedimentos. Eu vejo só uma maneira da organização contornar a situação: Endurecendo sua posição com aqueles que saem aos poucos e ficam inativos.

Poderia se publicar coisas do tipo: "Seria apropriado que um cristão mantenha relações com aqueles que pararam de se ajuntar com o povo de Deus?"

Note, 'aqueles que pararam de se ajuntar com o povo de Deus' é diferente da expressão: 'aqueles que nós expulsamos'. O ônus da situação cairia totalmente para aqueles que ficaram inativos ou saíram sorrateiramente.

Já existe alguma ou outra orientação da organização sobre achego com aqueles que estão inativos ou se afastaram. Isso tenderia a se tornar mais rígido se a organização se sentisse ameaçada.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por jurado8 »

Atlas escreveu: 29 Set 2023 11:17 Já existe alguma ou outra orientação da organização sobre achego com aqueles que estão inativos ou se afastaram. Isso tenderia a se tornar mais rígido se a organização se sentisse ameaçada.
Eu particularmente nao sinto falta nenhuma daquelas recreacoes na Torre e nem quero ser chamado por eles para jogar bola nem nada.

Minha preocupação foi de manter contato com minha familia: pai, mae, irmao, vô, vó, tios, primos.

Esses, so por nao ser desassociado, consigo manter bom transito.

Tambem é mto bom vez ou outra encontrar irmaos na rua e poder dar um bom dia e uma conversa rapida.

Entao, se essa orientação vier, na verdade, ela ate me ajuda. Quero que me excluam mesmo.

Porem a Torre sabe da dificuldade de trazer novos membros. Muitos afastados sao POMI, ou seja, acreditam na organização mas por causa de magoas, desanimo e mais um monte de coisa...se afastam. Se a Torre resolver excluir os afastados, vai ficar ainda mais difícil para estes voltarem.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Inevitavel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Mai 2023 12:44
Localização: Sorocaba/SP

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por Inevitavel »

Eu acredito que a organização sofreria muito mais processos se reconsiderasse a desassociação.

Muitos tjs pelo mundo se sentiriam prejudicados pelos sofrimentos JÁ causados por essa crença.
Tanta gente ja sofreu com a distância de seus parentes, dos 2 lados, tanto quem foi expulso como quem ficou. Todos sofreram.

Em Crise de consciência, R Franz mencionou que o CG tinha receio de mudar o entendimento do serviço militar alternativo, acreditando que os Irmãos que sofreram com esse erro deles iriam se revoltar.
como as mães se sentirão sabendo que ficaram longe de seus filhos a toa.

Se mudar a proibição do sangue então, nem se fala. A torre pede falência em menos de um ano.
Todos os caminhos levam a morte. Perca-se!
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por KYARAA »

Atlas escreveu: 29 Set 2023 09:15 Me recuso a dirigir um artigo de estudo como este e já manifestei que a condução do estudo nos finais de semana deverá ser feita por outra pessoa. Já não tenho mais resistência pra isso.
Não sei se vc já comentou em outro tópico, se sim, me desculpa, mas voçê tem privilegios? Ainda frequenta o SR?
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
Avatar do usuário
leoleckko
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Jan 2023 16:59

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por leoleckko »

“da mesma forma Jeová vai nos dar a vitória de confiarmos nele e na orientação que ele nos dá por meio de sua organização”.

Essa frase é de um absurdo e me causa tanta indignação...Como quem esta lá dentro pode não perceber que a adoração ao símbolo JW já está igual ao bezerro de ouro...

Se deus resolver se manifestar na terra a galera TJ não acredita...A não ser que ele venha segurando uma A sentinela...
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por Atlas »

leoleckko escreveu: 29 Set 2023 14:31 “da mesma forma Jeová vai nos dar a vitória de confiarmos nele e na orientação que ele nos dá por meio de sua organização”.

Essa frase é de um absurdo e me causa tanta indignação...Como quem esta lá dentro pode não perceber que a adoração ao símbolo JW já está igual ao bezerro de ouro...

Se deus resolver se manifestar na terra a galera TJ não acredita...A não ser que ele venha segurando uma A sentinela...
A lavagem cerebral é muito grande.

Vemos muitos conteúdos absurdos na Sentinela, mas a do artigo dessa semana foi especialmente estranha, apelativa. Quase que num tom desesperado, a organização pede obediência total.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Jacamerops
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023 18:14

Re: Controle Definitivo do Escravo Obsessivo

Mensagem não lida por Jacamerops »

Atlas escreveu: 29 Set 2023 09:15

“Jeová nos dá orientações claras por meio de sua Palavra e sua organização. Não há necessidade de acrescentar nada às orientações que ele nos dá
Ao acrescentar o E SUA ORGANIZAÇÃO a Palavra de Deus, eles acrescentam as suas orientações, mesmo aquelas que não tem nenhuma base bíblica, a própria Bíblia. É uma declaração extremamente contraditória, mas ao mesmo tempo faz com que a TJ já não consiga diferenciar uma coisa da outra. Em outras palavras, as normas da organização é para uma TJ a própria palavra de Deus, ou melhor, está acima dela. Isso gera um nível de controle bizarro.
“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.”

(Ludwig Feuerbach)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Leviakerman94 e 489 visitantes