Menos ajuda humanitária, mais pregação

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Complementando, a impressão que dá é que Jesus foi rebaixado a um mero pioneiro regular, nem mais superintendente de circuito é, como alguns no fórum comentam que as TJs vem a figura de Cristo como um SC.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
Inevitavel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Mai 2023 12:44
Localização: Sorocaba/SP

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por Inevitavel »

Quando questionaram os milagres de jesus, ele disse que se as obras poderosas que ele estava fazendo tivessem sido feitas em Sodoma e Gomorra, aquelas cidades não teriam sido destruídas.
Perceba que jesus não disse que a pregação salvaria aquelas pessoas, mas sim os milagres dele.
Jamais vi essa passagem bíblica citada em alguma publicação torreana.
Todos os caminhos levam a morte. Perca-se!
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por jurado8 »

ElRataAlada escreveu: 20 Set 2023 00:51 Senti como se estivessem dizendo que se Jesus estivesse em carne hoje conosco teria que obedecer primeiro a eles.
Foi exatamente isso que eles quiseram dizer.
Jesus teria seguido as "normas teocraticas"

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por Atlas »

ElRataAlada escreveu: 20 Set 2023 00:51 Como na época de Jesus não existia a organização JW.org que existe hoje, aí vão e fazem um texto desse. Em todo o momento em que estava lendo e falava que Jesus seguiu o que Jeová queria, que obedeceu a Jeová, eu não conseguia ver a figura de Jeová ali, e sim a organização. Na verdade já vejo isso na maioria dos textos e discursos deles, Jeová é o mesmo que a organização, virou sinônimo. Senti como se estivessem dizendo que se Jesus estivesse em carne hoje conosco teria que obedecer primeiro a eles.

Sobre a questão de ajuda humanitária, para eles pregar é só bater na porta, ler um texto fora de contexto, oferecer uma publicação para ver se cola um estudo, convidar para os eventos enfadonhos deles e ficar prostrado debaixo de sol em um carrinho de publicações. Esquece que ajudar a outros de formas mais ativas e que realmente ajudem, como no caso das ajudas humanitárias, também é uma forma de pregar, de mostrar valores.

Não sei se é impressão minha por estar do lado de fora, mas a mim parece que essa religião está cada vez mais de mal a pior, como se o "poder" tivesse subido à cabeça de quem exerce a liderança. Não que antes era uma religião certa, sempre pregou coisas problemáticas, porém a visão que tenho hoje é que está indo de mal a pior, e é desesperador olhar as pessoas continuarem ali absorvendo e seguindo tudo que é falado das tribunas, sem ao menos perceberem o que estão fazendo, religiosamente indo duas vezes na semana em um salão ouvir coisas que já sabem de cor e salteado. Isso hoje me parece tão estranho. Como não percebem?
Você resumiu muito bem o que sinto: desespero ao ver as pessoas ouvirem estas coisas semana após semana e absorverem tudo como se fosse a coisa mais normal do mundo. Também concordo que essa organização está piorando, enrijecendo, se tornando cada vez mais estreita de pensamento. O espírito sempre foi o mesmo, mas em tempos passados (embora eu não tenha presenciado) parecia que havia um pouco mais de abertura, ao menos algumas publicações se concentravam em tentar ser atrativas, mas nem isso há mais nos dias de hoje. A Torre está se concentrando cada vez mais em si mesma, nos seus procedimentos, nos seu alinhamentos organizacionais, está tudo mecanizado, protocolado, enfadonho e longe da verdade.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por jurado8 »

Inevitavel escreveu: 20 Set 2023 06:25 Quando questionaram os milagres de jesus, ele disse que se as obras poderosas que ele estava fazendo tivessem sido feitas em Sodoma e Gomorra, aquelas cidades não teriam sido destruídas.
Perceba que jesus não disse que a pregação salvaria aquelas pessoas, mas sim os milagres dele.
Jamais vi essa passagem bíblica citada em alguma publicação torreana.
Eles escolhem o que convem.
Aquela da prostituta perdoada simplesmente tiraram. Duvido que se fosse Jesus seguindo algum "procedimento judaico" se nao teriam deixado...

Como uma prostituta ser perdoada, e nao apedrejada (que seria o "procedimento") eles meio que discordam, nao entendem porque Jesus fez e tal, simplesmente tiraram e pronto.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por ElRataAlada »

jurado8 escreveu: 20 Set 2023 10:07
Inevitavel escreveu: 20 Set 2023 06:25 Quando questionaram os milagres de jesus, ele disse que se as obras poderosas que ele estava fazendo tivessem sido feitas em Sodoma e Gomorra, aquelas cidades não teriam sido destruídas.
Perceba que jesus não disse que a pregação salvaria aquelas pessoas, mas sim os milagres dele.
Jamais vi essa passagem bíblica citada em alguma publicação torreana.
Eles escolhem o que convem.
Aquela da prostituta perdoada simplesmente tiraram. Duvido que se fosse Jesus seguindo algum "procedimento judaico" se nao teriam deixado...

Como uma prostituta ser perdoada, e nao apedrejada (que seria o "procedimento") eles meio que discordam, nao entendem porque Jesus fez e tal, simplesmente tiraram e pronto.
Verdade. Quase não se houve essa passagem nas reuniões ou nas publicações. Se na história acontecesse o contrário, certeza estaria nesse vídeo do tópico, para justificar que ele apenas estava seguindo a lei de Jeová.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
Osvaldo
Forista
Forista
Mensagens: 313
Registrado em: 04 Nov 2008 11:26

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por Osvaldo »

jurado8 escreveu: 19 Set 2023 12:18
Então Jesus podia ter pensado: "Ok, eu posso pregar mas também vou gastar minha energia para ajudar as pessoas. Vou organizar uma ajuda humanitária, curar os doentes, ajudar os pobres."
Ué, mas que absurdo é esse?

Jesus pensou e fez exatamente isso.

Ele gastou sua energia para ajudar as pessoas e organizava ajuda humanitária, já que existia uma bolsa ou caixa de dinheiro para os pobres (João 13:29) e curava os doentes a nível de multidões...

Fora as coisas que Jesus fez e não foram relatadas (João 21:25).

Saudades do tempo em que as Testemunhas de Jeová podiam orgulhar-se de serem estudantes da Bíblia. Hoje em dia cometem gafes bíblicas absurdas como essa...
Tudo que Jesus fez foi respeitando a estrutura organizacional que Jeová permitiu que existisse na época
E é impressão minha ou a Torre está se comparando com o sistema judaico? Aquele mesmo que tinha templos suntuosos, sacerdotes, fariseus...

Eu sabia que o nível de ensino havia decaído, mas não consigo acreditar que chegou a esse ponto...
Osvaldo Jr.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por Atlas »

Osvaldo escreveu: 20 Set 2023 13:45
jurado8 escreveu: 19 Set 2023 12:18
Então Jesus podia ter pensado: "Ok, eu posso pregar mas também vou gastar minha energia para ajudar as pessoas. Vou organizar uma ajuda humanitária, curar os doentes, ajudar os pobres."
Ué, mas que absurdo é esse?

Jesus pensou e fez exatamente isso.

Ele gastou sua energia para ajudar as pessoas e organizava ajuda humanitária, já que existia uma bolsa ou caixa de dinheiro para os pobres (João 13:29) e curava os doentes a nível de multidões...

Fora as coisas que Jesus fez e não foram relatadas (João 21:25).

Saudades do tempo em que as Testemunhas de Jeová podiam orgulhar-se de serem estudantes da Bíblia. Hoje em dia cometem gafes bíblicas absurdas como essa...
Tudo que Jesus fez foi respeitando a estrutura organizacional que Jeová permitiu que existisse na época
E é impressão minha ou a Torre está se comparando com o sistema judaico? Aquele mesmo que tinha templos suntuosos, sacerdotes, fariseus...

Eu sabia que o nível de ensino havia decaído, mas não consigo acreditar que chegou a esse ponto...
Sem dúvida o ensino vem decaindo cada vez mais ao ponto de cometer erros grotescos como este. Já tive a oportunidade de perguntar discretamente a alguns irmãos o que achavam de determinados absurdos que li na Sentinela e a resposta que recebi deles é quase sempre de que faz todo sentido e não veem nada de estranho.

Como exemplo, olha o que a Sentinela de 2022 num artigo de estudo falava sobre a fera que faz descer fogo do céu:

"As duas bombas atômicas que puseram fim à guerra no Pacífico foram resultado do trabalho conjunto entre cientistas britânicos e americanos. Dessa forma, a Potência Mundial Anglo-Americana fez “descer fogo do céu para a terra”.

Sem ironia alguma, mas quase chega a ser cômico dar uma explicação tão pueril como essa. Lembro-me de ter perguntado a um irmão o que ele achava dessa explicação e ele disse que "achava incrível o discernimento da organização".

O ensino está nesse nível capenga. E pior: são ensinos que não encontram obstáculos algum, pois, a grande maioria já não tem defesa crítica para confrontar o erro com a verdade.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por jurado8 »

A Torre tem um método de pregação ineficiente.

Se eles aceitassem as sugestões dos irmãos, fariam escolas em comunidades carentes, dariam ajuda financeira aos pobres, organizariam eventos, cursos, oficinas e condicionariam isso a "progresso espiritual". Bem maquiavélico e canalha, do jeitinho que a Torre gosta.

O acima uniria o útil ao agradável. Marketing pro JW e para sair na TV e jornais com editoriais, chamariam atenção da comunidade para eles, conseguiriam pessoas interessadas e progredindo.

Entravam na comunidade por exemplo, construíam um salão, pegava irmão cabeleireiro para cortar cabelo da mulecada (permitia quem ajudasse a contar hora), organizavam eventos com bolos, refri, etc (incentivando os irmãos a doar); fazia curso de inglês, costura, mecânica, etc (com irmãos dando aulas) MAS todos os inscritos são instados a também ter um estudo bíblico progressivo. Depois isso virava notícia no JW, para chamar atenção dos ricos para doarem ainda mais para Torre porque eles são bonzinhos, ajudam os pobres.

Daí pegavam o precedente do próprio Jesus, e embrulhava os textos como sempre fazem.

Ainda bem que o CG é bem engessado e continua só com pregacao. Pelo menos é menos pessoas enganadas.

Minha mãe mesmo, era bem pobre e foi uma pioneira que converteu toda a família da minha vó. E eu por consequência depois. Como? Levava cesta básica, dava roupa, levava para passear E ensinava a Bíblia. Todo mundo virou TJ.

Mas viva a orientação de Jeová de só pregar mesmo. Que continuem assim.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Jacamerops
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023 18:14

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por Jacamerops »

Qualquer ateu entende melhor a teologia do evangelho que o corpo governante. Não é um equívoco, é um método. O cidadão usa um versículo mal aplicado para tentar contradizer todo o Novo Testamento. Que boas novas ele acha que Jesus pregava ? O que ele orientou os apóstolos a fazerem ?

"Ao irem, preguem, dizendo: ‘O Reino dos céus está próximo.’ Curem os doentes,+ ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, portanto deem de graça." (Mateus 10 : 7,8) Mas em alguma ilustração de A Sentinela você irá ver Pedro e João na frente da casa de um judeu com uma bolsa cheia de papiros, pra tentar dizer da forma mais anacrônica possível que os apóstolos e o próprio Jesus pregavam assim como uma TJ do século XXI.
“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.”

(Ludwig Feuerbach)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tenor e 418 visitantes