Menos ajuda humanitária, mais pregação

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por RafaelCioran »

jurado8 escreveu: 20 Set 2023 10:07
Inevitavel escreveu: 20 Set 2023 06:25 Quando questionaram os milagres de jesus, ele disse que se as obras poderosas que ele estava fazendo tivessem sido feitas em Sodoma e Gomorra, aquelas cidades não teriam sido destruídas.
Perceba que jesus não disse que a pregação salvaria aquelas pessoas, mas sim os milagres dele.
Jamais vi essa passagem bíblica citada em alguma publicação torreana.
Isso é engraçado mesmo.

Disseram ser necessária uma tradução feita por eles mesmos para ter máximo fidelidade às Escrituras originais.
Daí na Bíblia preta colocam essa passagem da mulher que seria apredejada.
Daí na Bíblia prata retiram a passagem kkk aiai
Jeová deve estar meio confuso 🥴


Eles escolhem o que convem.
Aquela da prostituta perdoada simplesmente tiraram. Duvido que se fosse Jesus seguindo algum "procedimento judaico" se nao teriam deixado...

Como uma prostituta ser perdoada, e nao apedrejada (que seria o "procedimento") eles meio que discordam, nao entendem porque Jesus fez e tal, simplesmente tiraram e pronto.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por JonSnow »

jurado8 escreveu: 20 Set 2023 14:12 A Torre tem um método de pregação ineficiente.

Se eles aceitassem as sugestões dos irmãos, fariam escolas em comunidades carentes, dariam ajuda financeira aos pobres, organizariam eventos, cursos, oficinas e condicionariam isso a "progresso espiritual". Bem maquiavélico e canalha, do jeitinho que a Torre gosta.

O acima uniria o útil ao agradável. Marketing pro JW e para sair na TV e jornais com editoriais, chamariam atenção da comunidade para eles, conseguiriam pessoas interessadas e progredindo.

Entravam na comunidade por exemplo, construíam um salão, pegava irmão cabeleireiro para cortar cabelo da mulecada (permitia quem ajudasse a contar hora), organizavam eventos com bolos, refri, etc (incentivando os irmãos a doar); fazia curso de inglês, costura, mecânica, etc (com irmãos dando aulas) MAS todos os inscritos são instados a também ter um estudo bíblico progressivo. Depois isso virava notícia no JW, para chamar atenção dos ricos para doarem ainda mais para Torre porque eles são bonzinhos, ajudam os pobres.

Daí pegavam o precedente do próprio Jesus, e embrulhava os textos como sempre fazem.

Ainda bem que o CG é bem engessado e continua só com pregacao. Pelo menos é menos pessoas enganadas.

Minha mãe mesmo, era bem pobre e foi uma pioneira que converteu toda a família da minha vó. E eu por consequência depois. Como? Levava cesta básica, dava roupa, levava para passear E ensinava a Bíblia. Todo mundo virou TJ.

Mas viva a orientação de Jeová de só pregar mesmo. Que continuem assim.

Isso sempre foi um grande questionamento interno que tive durante todo tempo em que permaneci na Torre. Ao ler a Biblia, em especifico nas Escrituras Gregas, percebia que o modo de vida de Jesus estava dividido entre pregação e outras atividades, que o proprio considerava bem importante por sinal. Como já dito, Jesus pregava, mas também alimentava os pobres, curava os doentes, dava consolo emocional, entre outras coisas. E me incomodava muito o foco exagerado que a Torre dava em pregar, em todas as reunioes, em todo estudo, sempre pregação esta em primeiro lugar.

Eu gostava muito de ajudar os outros, ajudar em tudo que podia, e sim, se alguem estivesse precisando, eu colocava a ajuda em primeiro lugar do que a pregação, pelo menos é o que eu entendia de Galatas 6:10 que diz para fazermos o bem a todos, mas principalmente para nossa familia na fé. Levava isso como principio de vida, e lembro como era desanimador, alguma pessoa necessitando de alguma ajuda especifica, e todos virando as costas para ir ao campo, nas mesmas quadras, nas mesmas casas, com as mesmas pessoas que estavam desinteressadas...

Fui iludido pelo Marketing da Torre de que ela faz ajuda humanitaria, a meta de vida era auxiliar na ajuda humanitaria da Torre rsrs. Hoje percebo que isso é puro Marketing msm, se há alguma ajuda são em situaçoes bem especificas de desastre, onde nao apenas a Torre como varias comunidades e pessoas se juntam para ajudar, e diria que fazem muito mais que essa tal ajuda que a Torre divulga em broadcasting's.

Lembro que achava bonito, voluntarios nos hospitais, igrejas que distribuiam comida na rua, arrecadavam roupas, faziam creches, açoes sociais em comunidades. Eu tinha até medo de fazer isso de forma individual e ser criticado, a que ponto chega o fanatismo de criticar um irmao que tenta fazer algo para beneficiar outra pessoa..

Uma das coisas que tenho conciencia totalmente leve, é enquanto fiquei la, não ter me dedicado 100% a pregação, apesar de ser pioneiro, fico feliz de ter feito amizades e ajudado em serviços dentro da propria residencia de inumeros irmãos idosos e sempre ter me colocado a disposição para ajudar no que fosse preciso a qualquer pessoa, seja criança, publicador nao batizado, ancião, irmaos idosos, sem distinção.

Pude perceber duas coisas fazendo isso enquanto estava la dentro ainda, primeiro, as pessoas se aproveitam..sim os "irmaos bonzinhos" podem se aproveitar de boas vontades, de grosso modo, fazer de troxa, pelo que vejo hoje. Segundo, com o tempo percebo que ninguem ta nem ai para ninguem praticamente, em quase 10 anos la dentro, foram pouquissimas pessoas realmente preocupadas com as outras sinceramente, todos estão apenas preocupados com horas, orientações, procedimentos e essas besteiras.

Fim das contas, depois de sair me senti duplamente um troxa, um por ter dado tantas horas da minha vida em prol de uma causa egoista e sem sentido alem de ser ineficaz, que é a pregação. E outra, que alem das horas que dediquei a pregação, dediquei praticamente a mesma quantidade de horas ajudando pessoas que hoje provavelmente me abominam e falam de mim pelas costas kkk
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Menos ajuda humanitária, mais pregação

Mensagem não lida por jurado8 »

JonSnow escreveu: 23 Set 2023 01:34 Segundo, com o tempo percebo que ninguem ta nem ai para ninguem praticamente, em quase 10 anos la dentro, foram pouquissimas pessoas realmente preocupadas com as outras sinceramente, todos estão apenas preocupados com horas, orientações, procedimentos e essas besteiras.

E outra, que alem das horas que dediquei a pregação, dediquei praticamente a mesma quantidade de horas ajudando pessoas que hoje provavelmente me abominam e falam de mim pelas costas kkk
O que nós temos la JonSnow, sao no maximo colegas de religiao.

Eu fiquei decadas la. Quase 30 anos. Meus amigos de infancia na Torre, todos casaram e nenhum me convidou (e quando eramos criancas ou adolescentes, brincavamos toda semana juntos). Os amigos que participei do casamento foram os que eu tava na cong. Mudei de cong? Depois de uns meses é como se tivesse morrido.

Nao temos amigos la. Temos colegas de profissao. Aquele show de amor e alegria em congressos faz parte do trabalho, ou seja, é forçado.

Em quase 30 anos sendo super ativo, conhecendo irmaos de todo Brasil...fiz apenas 1 casal de amigos. Só. Mesmo afastado, falam comigo.

Os outros? Se dividem em 3 tipos. Os que nao sabem mais nada da minha vida; os que pensam que Jurado8 desanimou e uns poucos que ficam falando mal de mim pelas costas, como voce disse.

A esses ultimos pergunto se estao gostando da vista e peço que falem mal por tras mesmo. Uma vez que na frente cria um clima chato, falar por tras nao muda em nada minha vida.

Beijos a eles.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Tenor e 456 visitantes