Um convite interessante!

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Freenow
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 30 Mar 2022 01:07

Um convite interessante!

Mensagem não lida por Freenow »

Olá, Floristas. Pretendo ser o mais breve possível. Eu recebi um convite para entrar na Maçonaria Egipcia, esse convite partiu de um colega de profissão, o qual possui um cargo de relevância nesse meio. Eu estou curioso sobre essa vertente da Maçonaria e estou pesquisando gradualmente a respeito disso. Eu gostaria de saber se alguém do fórum participa ou conhece essa vertente? É uma Maçonaria séria e reconhecida? Aguardo opiniões. Desde já, agradeço.
LouisCartier
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Nov 2019 11:42

Re: Um convite interessante!

Mensagem não lida por LouisCartier »

Olá Freenow!

Muito bom que se interesse em conhecer e estudar melhor sobre a maçonaria. Primeiro ponto, já deves saber que não é uma organização religiosa, mas é fundamental a crença em um Ser Superior Criador do Universo e em uma vida futura (independente de dogmas).

A maçonaria se baseia nas guildas medievais de pedreiros, sendo uma ordem iniciática, velada por símbolos e alegorias.
Maçonaria não é tudo igual no mundo todo, a base dela sim, mas há suas variações como você mesmo comentou.

Quanto a maçonaria egípcia, creio que se refere ao Rito Memphis Misraim, de origem francesa. O problema não é o rito ser interpretado na vertente egípcia e sim a loja que pretendes ingressar. Atente-se se a loja está em uma potência regular(cumpri com os landmarks da Mackey) e reconhecida (possui tratados com a Grande Loja Unida da Inglaterra), do contrário pode ser uma furada, vais ser maçom, mas somente poderá ir em sua loja, sem a possibilidade de visitar lojas no Brasil e no mundo, que não sejam de sua vertente.

Como conselho sugiro que procure uma loja regular (GOB, Grandes Lojas (CMSB), ou COMAB. Maçonaria nunca se paga para entrar, primeiro se entra e depois se paga, não há relógios de brinde, anéis ou qualquer joia de admissão. Todos esses apetrechos cada um compra o que quer. Fora disso, desconfie.

Fonte: sou maçom.
Avatar do usuário
PalasAthena
Forista
Forista
Mensagens: 210
Registrado em: 14 Jun 2023 11:01

Re: Um convite interessante!

Mensagem não lida por PalasAthena »

Não posso opinar porque não conheço muito a maçonaria.
Avatar do usuário
PalasAthena
Forista
Forista
Mensagens: 210
Registrado em: 14 Jun 2023 11:01

Re: Um convite interessante!

Mensagem não lida por PalasAthena »

LouisCartier escreveu: 21 Set 2023 22:48
Spoiler!
Olá Freenow!

Muito bom que se interesse em conhecer e estudar melhor sobre a maçonaria. Primeiro ponto, já deves saber que não é uma organização religiosa, mas é fundamental a crença em um Ser Superior Criador do Universo e em uma vida futura (independente de dogmas).

A maçonaria se baseia nas guildas medievais de pedreiros, sendo uma ordem iniciática, velada por símbolos e alegorias.
Maçonaria não é tudo igual no mundo todo, a base dela sim, mas há suas variações como você mesmo comentou.

Quanto a maçonaria egípcia, creio que se refere ao Rito Memphis Misraim, de origem francesa. O problema não é o rito ser interpretado na vertente egípcia e sim a loja que pretendes ingressar. Atente-se se a loja está em uma potência regular(cumpri com os landmarks da Mackey) e reconhecida (possui tratados com a Grande Loja Unida da Inglaterra), do contrário pode ser uma furada, vais ser maçom, mas somente poderá ir em sua loja, sem a possibilidade de visitar lojas no Brasil e no mundo, que não sejam de sua vertente.

Como conselho sugiro que procure uma loja regular (GOB, Grandes Lojas (CMSB), ou COMAB. Maçonaria nunca se paga para entrar, primeiro se entra e depois se paga, não há relógios de brinde, anéis ou qualquer joia de admissão. Todos esses apetrechos cada um compra o que quer. Fora disso, desconfie.

Fonte: sou maçom.

Oh, eu queria te mandar MP, mas vc bloqueou o recebimento de mensagens...
Freenow
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 30 Mar 2022 01:07

Re: Um convite interessante!

Mensagem não lida por Freenow »

@palasathenas mandei uma mensagem no privado.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Um convite interessante!

Mensagem não lida por mayhra »

Independentemente de qual a organização a que pretende se filiar, pergunte-se:

— O que me atrai nessa organização?

Busco status social, busco vantagem profissional e/ou financeira, busco um guia para a minha vida, sou muito curioso? Procure analisar a si mesmo com respeito ao que está procurando de fato.

— O que esta organização quer de mim?

Sim, assim como vc pode ter interesse na organização, a organização tem interesse em você.

A organização quer os seus recursos, o seu apoio para as suas iniciativas, quer a sua dedicação e lealdade aos seus propósitos?

Note que nada disso é necessariamente ruim. A APAE (Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais) certamente gostaria de obter recursos e apoio para as suas iniciativas e apoiar essas organizações é bom para a Sociedade, torna o mundo melhor.

TODAVIA, infelizmente há muitas organizações que vão querer tudo que vc é e tem para propósitos nocivos ou não tão nobres assim.

— Conheço mesmo essa organização?

Uma organização sempre guarda uma parte oculta, pois nem tudo é explícito, claro. Recomendo muito cuidado com organizações misteriosas e fortemente hierarquizadas, pois você só saberá onde está se metendo quando estiver comprometido até a raiz do cabelo. Não podemos ser ingênuos de entregar a nossa vida a domínios estranhos, sejam eles quais forem. Todos nós aqui já erramos feio nesse sentido.

Não tenha preguiça de refletir e nem pressa. Nem aceite que te pressionem a aceitar um convite rápido ou uma associação rápida a qualquer organização que seja.


Contribuído.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Leviakerman94 e 488 visitantes