Torre desmoronando?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Lais00
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 30 Ago 2017 02:11

Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Lais00 »

Vcs acham mesmo que a torre ta desmoronando? Sempre vejo o pessoal aqui no fórum falando sobre a saída de jovens e o envelhecimento do público TJ. Só que aqui no meu bairro, a quantidade de jovens é imensa e eu fico sem entender o motivo de falarem isso. Fora que, eu acho a torre muito sagaz em suas reinvenções.
Não consigo ver um futuro negativo para eles, infelizmente.
Eu acho que são capazes de tudo pra manter a membresia, inclusive voltar atrás em decisões que futuramente deixe de fazer sentido com as mudanças sociais/culturais/históricas.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Se alguém bater em sua porta e disser que a Terra é plana, é altamente improvável que você deixe de acreditar no que aprendeu na escola. Mas antigamente o terraplanismo era conceito ortodoxo e era heresia contestá-lo.

Algo parecido acontece com a Torre. Os números mostram que, desde o início do século passado até poucas décadas atrás, o crescimento da Torre era na casa de mais de 5% anuais. Desde que entrei pra organização, por volta da década de 1990, essa porcentagem já diminuía, atualmente tá na casa de 1% ou menos.

A Torre está desmoronando neste sentido. Seu crescimento está desacelerando e podemos comprovar isso.

Está desacelerando mais em países desenvolvidos e já não cresce tanto em países pobres. América Latina e África já não apresenta números tão gordos como faziam em poucos anos atrás. Deduz-se que que a razão seja acesso à informação e isso me faz voltar ao que escrevi inicialmente. A informação correta está muito mais disseminada e acessível a muitíssimo mais gente.

Muito mais gente "mundana" em qualquer lugar do mundo pode digitar "Testemunha de Jeová" em um buscador da internet por qualquer motivo, seja porque gostou de conversar com um casal de TJs que bateu à sua porta, seja porque é um estudante que está tão interessado na religião que quer aprender muito mais rápido e acha que vídeos do YouTube vão ajudar.

A informação, em maior parte produzida por dissidentes ativos como os que existem neste fórum, é o cupim da religião TJ. Não se pode apostar que a religião vai acabar, mas é certo que seu crescimento está desacelerando e um dia pode passar a diminuir.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Linotim
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 04 Mai 2023 20:30

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Linotim »

A Torre só cresce menos.
Ainda há uma geração fervorosa nela que viverá 40 anos ou mais.
"Desmoronando" é uma palavra que não reflete as condições atuais dela.
Até esse "desmoronando" ainda haverão muitos reajustes de estratégias para sobreviver como organização.
Ela não é mais a mesma antes da Pandemia, fato! Porém está muito longe do "desmoronando".
Essa é a leitura que faço. Ainda mais aqui no Brasil.
Livre de autoridades eclesiásticas e do sentimento de culpa.
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por argus »

Sobre a questão de Jovens, isso é regional e temporal... em 10 anos, muito irá mudar e nem 30% desse jovens estarão na Organização.

Lembro da minha época há uns 15 anos atrás, a minha congregação mãe tinha em média uns 40 jovens, entre crianças, adolescentes e adultos jovens (até 25a).

Hoje apenas 7, desses 40 continuam na organização.
A maioria tomaram outros rumos, outros poucos foram desassociados.

Como mencionado por Lourisvaldo, todo mundo dar um google hoje.
O crescimento tende a zero no mundo todo.

E pra piorar, os que casam hoje, não querem ter filhos, por causa do Armagedom.
Uma sociedade sem filhos não tem futuro.

Então é só fazer as contas.
Por curiosidade, fiz uma conta básica levando em conta a minha antiga congregação, quantidade de idoso, adultos que querem ter filhos, etc.

Veja abaixo, vocês concordam?
Imagem
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Bauhaus »

A estratégia de crescimento da torre não é muito eficaz. Só se... essas futuras instalações tem alguma carta na manga. Pq, diferente de muçulmanos e mórmons, as TJs não têm muitos filhos. Tb não estudam, o q impede um crescimento financeiro. E não pregam em TV aberta, como as neopentecostais.

Como já mencionado aqui, os índices deles estão baixos. E vão continuar com a pregação, né? Vide o novo lançamento.

Eu já teria trocado o gerente da área há muitos anos.
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Bauhaus »

Mentira. Não troca nada. Continua assim, torre
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Tsubasa »

Bauhaus escreveu: 17 Set 2023 14:46 Mentira. Não troca nada. Continua assim, torre
Também estou nessa torcida kkkkkkkkkkkk
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
Vigiaforadatorre
Forista
Forista
Mensagens: 64
Registrado em: 07 Jan 2023 20:59

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Vigiaforadatorre »

Não acredito num desmoronamento da Torre nem a curto,nem a médio prazo. Sempre haverá pessoas vulneráveis à mensagem torreana, mesmo que em menor quantidade, e o nível de bitolagem de um número considerável de membros, faz a coisa parecer maior do que realmente é.
Em países da América Latina e África ainda está muito forte a atuação da Torre, mesmo com um crescimento mais lento, tanto que o CG tem focado em material específico para essas regiões.
O advento da internet e a era da informação logicamente contribuem muito para que a Torre tenha sua verdadeira imagem exposta, mas como se trata de uma seita que sabe envolver e criar estratégias para se reinventar, sempre haverá uma base de apoiadores extremamente leais e fervorosos. Portanto, não se iludam com a possibilidade de extinção da Torre.
Quanto a eventual diminuição de membros oficiais, a Torre já tem o discurso pronto: Jeová está fazendo a limpeza interna, separando o joio do trigo dentro da organização.
Avatar do usuário
Saulo
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 544
Registrado em: 18 Ago 2020 17:32

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Saulo »

Concordo que a torre tem buscado se reinventar - Logo marca, cara de empresa, publicações com um estilo mais moderno e com pouquíssimas páginas, feitos para uma geração que não gosta de ler e tem pouco tempo ou paciência. Vídeos, histórias, discursos mais rasos e fazendo coisas impensáveis a 10 ou 20 anos atrás. Porém, se uma pessoa de 80 anos fizer plástica e se maquiar, continuará tendo os mesmos 80 anos, com suas doenças e fragilidades.

Como o Lourisvaldo disse, em países com melhor desenvolvimento economico, o sucesso da Torre é zero... ou às vezes lidam é com decréscimo mesmo nos números.

Um fator a que podemos atribuir essa característica de crescer em país e regiões mais podres é a diferença entre "esperança e desesperança".
Se as pessoas confiam no futuro, se tem acesso a estudos, empregos, salários melhores, boa alimentação, hábitos saudáveis... sobra pouco tem pouco tempo pra pensar em profecias bíblicas. No outro espectro, se a pessoa vende o almoço para comprar a jantar, tenta se apegar deus como solução para os seus problemas. Talvez seja a explicação para tantas igrejinhas em bairros pobres.
Entenda isso como uma fala sobre aspectos coletivos, e não individuais.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos..."

Imagem
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 274
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: Torre desmoronando?

Mensagem não lida por Bauhaus »

Em 2021 as TJs registraram 145 mil batismos. Num período equivalente, os Mórmons batizaram 168 mil (menos, em proporção, q TJs) e Adventistas 1 milhão (sério???). As demais, já meio q imaginamos, cresceram.

Acho q a atuação da torre é limitada por sua própria doutrina fechada. Quem se aproxima é pq se identifica, mas não é um público muito grande. Se quiser aumentar, tem q mudar a doutrina. Aí pode perder o q já tem. Nisso as demais crenças são mais atrativas.

E concordo com os colegas, quem está ali, no transe, acredita até o fim da vida. A torre vai precisar adaptar mais uma porção de coisas, e vão ficar. Se ficaram com essa explicação horrorosa de geração sobreposta!

https://noticias-br.aigrejadejesuscrist ... il-de-2022

https://noticias.adventistas.org/pt/not ... -no-mundo/
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 483 visitantes