Conversando com a I.A. sobre "seitas"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Conversando com a I.A. sobre "seitas"

Mensagem não lida por Rapha »

Perguntei a uma inteligência artificial sobre seitas. Pedi que descrevesse algumas e perguntei sobre as Testemunhas. Segue:


Aqui estão alguns exemplos de seitas de autocontrole mental notórias:

Igreja da Cientologia - Fundada por L. Ron Hubbard, utiliza auditorias, trabalhos forçados e desconexão para controlar seus membros. Famosos como Tom Cruise e John Travolta são membros.

Peoples Temple - Liderada por Jim Jones, levou 900 membros a um suicídio em massa na Guiana em 1978 através de lavagem cerebral e isolamento.

Ramtha's School of Enlightenment - Ensina que os seguidores podem alcançar poderes sobre-humanos canalizando uma entidade chamada Ramtha. Usa isolamento e privação de sono.

NXIVM - Liderada por Keith Raniere, marcava as mulheres como escravas e as forçava a fazer dietas perigosamente restritivas.

Ordem do Templo Solar - Seita mística e apocalíptica que levou 74 membros ao suicídio na Suíça e no Canadá nos anos 90.

Seicho-no-ie - Seita japonesa que enfatiza o poder da mente e visualização. Cobranças financeiras e lavagem cerebral são comuns.

Falun Gong - Seita chinesa que ensina exercícios espirituais dangereiros. Foi banida pelo governo chinês.
Essas são apenas algumas das muitas seitas perigosas que existem. Devemos todos estar alertas quanto aos seus métodos de recrutamento e lavagem cerebral.


As Testemunhas de Jeová estão incluídas?

RR
As Testemunhas de Jeová apresentam alguns comportamentos que podem ser considerados de seita, mas há divergências entre especialistas se elas se enquadrariam totalmente como tal. Alguns pontos a considerar:

Isolamento social - São desencorajados de criar amizades fora da religião e até mesmo dentro dela se não forem considerados "exemplares". São orientados a se dissociar de familiares não-Testemunhas.

Controle comportamental - Há regras rígidas sobre conduta moral, vestimenta, lazer, celebrações. Transgressões resultam em punições ou expulsão.
Negação de transfusões de sangue - Mesmo em casos de risco de vida, transfusões são proibidas. Isso já levou a mortes evitáveis.

Crença apocalíptica - Acreditam que o Armagedom está próximo e só eles serão salvos. Isso gera compromisso extremo.

Estrutura autoritária - As orientações vêm de cima por uma liderança não questionável. Obediência total é exigida.
Porém, membros não são isolados em comunidades fechadas e podem deixar o grupo sem grandes represálias físicas, embora sofram shunning. Portanto, há controvérsias se se encaixam totalmente como "seita de controle mental".


O que é shunning?

RR
Shunning, ou evitação, é uma prática utilizada por algumas seitas e grupos religiosos autoritários para punir membros que violam regras ou decidem deixar o grupo.

Funciona da seguinte maneira:

Todos os outros membros da seita ou religião são instruídos a cortar completamente qualquer contato com o indivíduo sendo punido.

Isso inclui ignorar a pessoa se cruzarem na rua, recusar qualquer comunicação verbal ou escrita, evitar contato visual etc.

Famílias são orientadas a excluir o membro shunned, mesmo que sejam pais, filhos ou cônjuges.

O objetivo é fazer o indivíduo se sentir completamente isolado e sozinho, forçando-o a voltar para a seita para ter qualquer interação humana.

É utilizado para punir dissidentes, críticos, aqueles que deixam o grupo, ou que violam regras.

O shunning permanece até que a pessoa se arrependa completamente e seja aceita de volta pelo grupo.

Então, em resumo, é uma poderosa ferramenta psicológica de manipulação e controle utilizada por seitas autoritárias. Causa grande sofrimento emocional a quem é submetido.

=========
Me surpreendi sobre a Seicho-no-ie ...rsrs.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: Conversando com a I.A. sobre "seitas"

Mensagem não lida por KYARAA »

Seicho-no-ie - Seita japonesa que enfatiza o poder da mente e visualização. Cobranças financeiras e lavagem cerebral são comuns.
Essaa eu já fazia ideia, pq lembro na infância ser vizinha de um local de reunião, culto, não sei como eles chamam.

Agora veja só a irônia: já adulta cair na labia das TJ'S kkkk, pq tbm me pegaram em um momento muito delicado da minha vida, como acontece com muitos. Mas não me lembro de ter contato com as tjotas quando criança. Lembro dos mormons passando de porta em porta pra pregar.
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
OilusionistaXD
Forista
Forista
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2011 01:35

Re: Conversando com a I.A. sobre "seitas"

Mensagem não lida por OilusionistaXD »

Meu sonho de consumo é achar um jeito de fazer um "escudo pró-infancia" que ensinaria os pré-adolescentes a defenderem seus gostos, e contra-argumentar contra proibições sem sentido. Sobre filmes e brinquedos de preferencia.
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Conversando com a I.A. sobre "seitas"

Mensagem não lida por Merida »

As Seitas estão se camuflando, hoje em dia tem muitas iniciando suas atividades. Está bem comum nessa era digital elas começarem com cursos gratuitos, fazem grupos no zap, após recrutarem em propagandas em canais de Youtube, dai fazem livres que na real são cursos, e vão lavando a mente da galera.

Recente observei um grupo, o papo é bem estranho, eles dizem que estão recrutando 144 mil para mudar a mente da humanidade, muitos jogos mentais, eles tem várias entrevistas gravadas, com pessoas dizendo como a vida mudou após fazer parte do grupo, lembra muito os Tjs em seus eventos, inflam suas qualidades, e benefícios aos que entram.

Se de algo valeu fazer parte de uma Seita que seja o benefício de conseguir identificar uma, até mesmo em sua fase inicial, e virar fumaça rapidinho.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], RayFranz e 483 visitantes