Mistérios de Deus

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
djescoverfake
Forista
Forista
Mensagens: 95
Registrado em: 03 Set 2021 09:45

Mistérios de Deus

Mensagem não lida por djescoverfake »

Entrando em contato com alguns dogmas católicos, eu ouvi falar sobre os "Mistérios de Deus".

Muitas perguntas e questionamentos dos fieis católicos não encontram resposta na Bíblia, pois são, conforme o clero, os Mistérios de Deus.

Claro que essa resposta não é lá das melhores, mas mesmo assim acho essa resposta melhor e mais honesta que as respostas TJ, que inventam respostas mirabolantes de interpretações bíblicas tiradas de não sei de onde.

Neste sentido,

Igreja Católica 1 x 0 Testemunhas de Jeová

pela sinceridade.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Mistérios de Deus

Mensagem não lida por jurado8 »

Existem sim alguns mistérios de Deus.

Mas existem alguns dogmas humanos, criados em concílios, que depois eles poem na conta dos 'Mistérios de Deus'.

Trindade e inferno são um desses. Criado por seres humanos essas crenças, e depois, quem não entende, jogado na conta de 'Mistérios de Deus'.

"Quem me dera ao menos entender
Como um só Deus ao mesmo tempo é 3"

Renato Russo

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Aoutra
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 31 Mai 2023 14:05

Re: Mistérios de Deus

Mensagem não lida por Aoutra »

djescoverfake escreveu: 11 Ago 2023 14:06 Entrando em contato com alguns dogmas católicos, eu ouvi falar sobre os "Mistérios de Deus".

Muitas perguntas e questionamentos dos fieis católicos não encontram resposta na Bíblia, pois são, conforme o clero, os Mistérios de Deus.

Claro que essa resposta não é lá das melhores, mas mesmo assim acho essa resposta melhor e mais honesta que as respostas TJ, que inventam respostas mirabolantes de interpretações bíblicas tiradas de não sei de onde.

Neste sentido,

Igreja Católica 1 x 0 Testemunhas de Jeová

pela sinceridade.
Olá
Sim, várias questões tem essa mesma resposta, minha mãe mesmo falava muito isso quando éramos criança.
Eu sou católica não praticante, reconheço inúmeros erros e falhas nessa religião, mas gosto da liberdade. Quero ir à missa, sentar, rezar, levantar e ir embora? Ok. Sem cobranças, pressões ou encheções de saco. Não quero ir? Está tudo bem também. Vai mudar de religião? Ok, ninguém na família católica vira a cara. Não se fala nada sobre o fim, cada um que toque a sua vida, da melhor forma possível, nesse mundo mesmo rs
Avatar do usuário
verdadeaferida
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Fev 2023 14:26

Re: Mistérios de Deus

Mensagem não lida por verdadeaferida »

Aoutra escreveu: 11 Ago 2023 17:58
djescoverfake escreveu: 11 Ago 2023 14:06
Olá
Sim, várias questões tem essa mesma resposta, minha mãe mesmo falava muito isso quando éramos criança.
Eu sou católica não praticante, reconheço inúmeros erros e falhas nessa religião, mas gosto da liberdade. Quero ir à missa, sentar, rezar, levantar e ir embora? Ok. Sem cobranças, pressões ou encheções de saco. Não quero ir? Está tudo bem também. Vai mudar de religião? Ok, ninguém na família católica vira a cara. Não se fala nada sobre o fim, cada um que toque a sua vida, da melhor forma possível, nesse mundo mesmo rs
Realmente viu, nenhuma religião faz estragos na relação familiar com as TJs. Que bárbaro. Infelizmente a cegueira lá dentro é grande.
LIBERDADE, VERDADE E EQUILÍBRIO!
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Mistérios de Deus

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

jurado8 escreveu: 11 Ago 2023 15:36

Trindade e inferno são um desses. Criado por seres humanos essas crenças, e depois, quem não entende, jogado na conta de 'Mistérios de Deus'.

Criados por humanos coisa nenhuma.

Uma hora a Bíblia diz que Deus é um só e que o Pai é maior que o filho, outra hora diz que o filho seria chamado de Deus verdadeiro (e etccccccc).

Uma hora a Bíblia diz que os maus estão reservados para o fogo eterno, outra hora diz que todos estão no sono eterno (e etccccccc).

Se vc ao dizer que tais mistérios e ambiguidades acima são criadas por humanos, vc admite que não há nada de divino na Bíblia ou que se há, ela é contaminada com ideias humanas falhas, aí eu concordo.

Mas tendo como verdade que a Bíblia é totalmente divina, dizer que esses mistérios foram criados por humanos é a mesma coisa que dizer que Newton criou a gravidade.
Dantès
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 06 Mar 2021 13:00

Re: Mistérios de Deus

Mensagem não lida por Dantès »

A filosofia nos ajuda a entender melhor certas questões como: livre-arbítrio, verdade, etc. A teologia católica é muito profunda e antiga. A teologia procura explicar por meio da razão natural as questões relativas a fé, a religião. Mas como Deus não pode ser matéria de estudo apenas pela razão, visto que ele escapa à lógica de nossa mente, não podemos ir além em algumas questões que não são de nossa experiência humana com nossos sentidos. Então existem coisas que só sabemos por meio da Revelação Divina. Não são matéria da razão natural. Certas verdades não são obtidas por meio natural, pensando ou pesquisando. Por exemplo: o que existia antes do Universo? Quem ou o que existia para sempre? A resposta está fora da nossa visão. Porque tudo aquilo que experimentamos é aquilo que conhecemos.

Logo, Deus é mistério em muitos sentidos porque não conseguimos apreender a essência divina. Nós não conseguimos explicar como é uma cor ou um sabor a não ser por comparação de coisas que já conhecemos. Da mesma forma Deus se fez conhecer ao homem por meio de coisas que o homem poderia apreender melhor. Jesus é a plenitude da Revelação de Deus aos homens, mas muitas vezes os próprios apóstolos não compreendiam seu Senhor. Este disse que o Espírito Santo ia ajudá-los a relembrar e a entender melhor todas as coisas. Tanto é que o Evangelho de João (o mais tardio a ser escrito) em seu primeiro capítulo contém uma das passagens mais profundas de todo o Evangelho: Jesus é Deus.

Eu discordo que as doutrinas da Trindade e Inferno são meramente humanas, as acredito como divinas. Antes dos Concílios que decretaram um texto para os dogmas, temos inúmeros textos da igreja primitiva que foram usados nesses concílios e também a tradição da igreja. "Dantès, por que você acredita nisso?" Acredito que Cristo nunca deixou sua Igreja cair na escuridão da mentira, com relação as pessoas da igreja Jesus não tem culpa de seus erros. Mas foi muito importantes para mim ir as fontes históricas dos primeiros séculos: a Patrística.

A preocupação de Jesus não era explicar tudo sobre Deus ou sobre como as coisas funcionam, mas a salvação das pessoas. Quem morreu já sabe como é outro lado. Então muitas coisas são conhecimentos de Deus desconhecidos e incompreensíveis ou "Mistérios de Deus".
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Mistérios de Deus

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

O mistério como forma de nos declararmos ignorantes sobre um assunto (Deus) é uma boa resposta; o mistério como atalho para aceitar/acreditar numa divindade é fraude argumetativa, pode ser usado para defender os maiores absurdos.

Não acredita que a terra é plana? Põe na conta do mistério e aceita; não sabe como a vida pode ter surgido à base de aglutinação de moléculas? Põe na conta do mistério e aceita.

Em se tratando de Deus, a melhor coisa que se pode fazer é colocar sua existência na conta de hipótese; aceitar que ele existe e colocar como mistério qualquer tema que parece contradizer sua existência ou que nos parece confuso é unicamente um atalho para tranquilizar a mente.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, PalasAthena e 485 visitantes